segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 1º de novembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

1º de novembro de 2011
305º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 60 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

01/11/1512 - O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é exibido ao público pela primeira vez. A Capela Sistina (em italiano: Cappella Sistina) é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção. Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido. (Quer saber mais?) Abra a imagem ampliada em janela separada
1800 - A Casa Branca é inaugurada. John Adams torna-se o primeiro presidente norte-americano a morar na Executive Mansion (mais tarde rebatizada de Casa Branca). A Casa Branca (tradução literal do inglês: White House) é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede oficial do poder executivo naquele país. Localizado na Avenida Pensilvânia, nº.: 1600 em Washington D.C., o edifício foi construído no período compreendido entre 1792 e 1800, pintado de arenito esbranquiçado no estilo georgiano e tem sido a residência executiva de todos os presidentes americanos desde o mandato de John Adams. O edifício foi expandido por Thomas Jefferson, que ali se instalou em 1801, com o auxílio do arquitecto Benjamin Henry Latrobe, através da criação de duas colunas, cada uma das quais destinada a dissimular estábulos e armazéns. outros Presidentes ordenaram a construção de novos "puxadinhos", na medida da necessidade da administração. Quer saber mais?
1942 - Entra em vigor o padrão monetário do Cruzeiro no Brasil. Cruzeiro (Cr$) foi a moeda do Brasil de 1942 a 1967, de 1970 a 1986 e de 1990 a 1993. Sua adoção se deu pela primeira vez em 1942, durante o Estado Novo, na primeira mudança de padrão monetário no país, com o propósito de uniformizar o dinheiro em circulação. Um cruzeiro equivalia a mil réis. O Cruzeiro passou por uma reforma monetária no governo Castelo Branco, sendo temporariamente substituído pelo Cruzeiro Novo. A moeda voltou a ser substituída pela equipe do presidente José Sarney, com o Plano Cruzado; o Cruzeiro voltou a vigorar no governo Collor e foi definitivamente substituído pelo Cruzeiro Real em 1993. (Quer saber mais?) A nota abaixo, no lado direito inferior, tem a assinatura do Ministro da Fazenda de JK, José Maria Alckimin.
1965 - Golpe Militar de 1964: instituídos os Atos Complementares 2 e 3. O primeiro trata de disposições transitórias até o estabelecimento de tribunais federais em primeira instância e o segundo determinava as formalidades para a aplicação da suspensão de direitos políticos e garantias constitucionais. A ditadura militar emitiu ao todo 17 Atos Institucionais (AIs) e, para cada um deles, surgiu uma penca de Atos Complementares (ACs), com o objetivo de detalhar e regulamentar os dispositivos dos primeiros. Deu-se, como consequência, uma balbúrdia jurídica, dado que o Congresso, a trancos e barrancos, continuava funcionando e o Brasil tinha, de longa data, sua instituição jurídica, que acabava sendo entravada por essas medidas de exceção, pondo sob congelamento uma parte da legislação brasileira.
1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, ou Tratado da União Europeia (TUE). O Tratado de Maastricht foi um marco significativo no processo de unificação europeia, fixando que à integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O seu resultado mais evidente foi a substituição da denominação Comunidade Europeia pelo termo atual União EuropeiaO Tratado de Maastricht, criou metas de livre movimento de produtos, pessoas, serviços e capital. Visava a estabilidade política do continente. Mas, a imigração continuou atuando com exigência de passaportes. Um dos pontos principais do TUE é o início do processo da união monetária que reúne todos os Estados-Membros que cumpriram os critérios económicos estabelecidos para fazer parte da moeda única (Euro). O TUE atribuiu aos cidadãos dos Estados-Membros o Estatuto de Cidadão Europeu que inclui um conjunto de direitos e deveres que caracterizam a cidadania europeia, como o voto e participação nas eleições locais e europeias, o direito de petição e o recurso ao defensor do povo europeu.

Nascimentos

1500 - Benvenuto Cellini, escultor e oirives florentino (m. 1571). Benvenuto nasceu em Florença, onde sua família teve propriedades rurais por três gerações. Seu pai, Giovanni Cellini, construía e tocava instrumentos musicais. Sua mãe era Maria Lisabetta Granacci. Era o segundo filho. Seu pai desejava que ele o ajudasse a fabricar instrumentos musicais, embora tivesse uma inclinação para trabalhar metais. Mas concordou que aos quinze anos ele fosse aprender a profissão de ourives com Antonio di Sandro, chamado Marcone. De temperamento belicoso, envolveu-se em conflitos, inclusive em crime de homicídio e, sua expulsão ou fuga de cidades onde morou trouxe-lhe, em contrapartida, a possibilidade de contato com novos mestres, aperfeiçoando-se na técnica da ourivesaria e aprendendo a arte da escultura, na que ficou melhor conhecido. A mais reverenciada escultura de Cellini é o grupo em bronze de Perseu segurando a cabeça da Medusa, encomenda do duque Cosmo I de Médici e hoje exposto, após recente restauração, na Loggia dei Lanzi, em frente à Galleria degli Uffizi, em Florença, sem duvida um dos maiores monumentos da Renascença. Outra obra importante é um crucifixo em tamanho natural, de mármore, hoje no Escorial, perto de Madri, feito para seu próprio tumulo, mas depois vendido aos Médici, que o mandaram à Espanha. Um botão de ouro para a capa do Papa Clemente VII aparece numa relação de objetos entregues pelo Papa Pio VI a Napoleão em 1797, como indenização pelas campanhas militares do corso. Um saleiro em ouro representando Netuno e Anfitrite, atualmente em Viena, inúmeras medalhas e moedas, cálices, jóias, muitas desaparecidas, demonstravam a maestria de Benvenuto Cellini com os metais preciosos. Abaixo, uma reprodução do saleiro que representa Netuno e Anfitrite.
1596 - Pietro da Cortona, pintor e arquiteto italiano (m. 1669). Pietro de Cortona (Cortona, Toscana, 1 de novembro de 1596 – Roma, 16 de maio de 1669) é como era conhecido Pietro Berettini, profícuo artista e arquiteto do Barroco italiano. Como pintor, reconhecido por seus afrescos, e como arquiteto, foi um influente contemporâneo dos grandes nomes do Barroco, Caravaggio, Bernini e Borromini. Abaixo, o quadro de sua autoria "Riposo durante la fuga in Egitto".
Antonio Canova, escultor italiano (m. 1822). Antonio Canova (Possagno, 1 de Novembro de 1757 — Veneza, 13 de outubro de 1822) foi um desenhista, pintor, antiquário e arquiteto italiano, mas é mais lembrado como escultor, desenvolvendo uma carreira longa e produtiva. Seu estilo foi fortemente inspirado na arte da Grécia Antiga, suas obras foram comparadas por seus contemporâneos com a melhor produção da Antiguidade, e foi tido como o maior escultor europeu desde Bernini, sendo celebrado por toda parte. Sua contribuição para a consolidação da arte neoclássica só se compara à do teórico Johann Joachim Winckelmann e à do pintor Jacques-Louis David, mas não foi insensível à influência do Romantismo. Não teve discípulos regulares, mas influenciou a escultura de toda a Europa em sua geração, atraindo inclusive artistas dos Estados Unidos, permanecendo como uma referência ao longo de todo o século XIX especialmente entre os escultores do Academismo. Com a ascensão da estética modernista caiu no esquecimento, mas sua posição prestigiosa foi restabelecida a partir de meados do século XX. Abaixo, a escultura "As três Graças", que pertence ao acervo do Museu Hermitage, Moscou. "As três Graças" é um tema recorrente na arte, tanto na pintura como na escultura. As Graças (Cárites, na mitologia grega, singular Cáris) são as deusas da dança, dos modos e da graça do amor, seguidoras de Vênus e dançarinas do Olimpo. (Compare as Graças de Canova com o trabalho de outros artistas)
Tina Arena, cantora norte-americana. Filippina Lydia "Tina" Arena (Melbourne, Vitória, 1 de novembro de 1967) é uma cantora e atriz australiana de ascendência italiana. 
1973 - Aishwarya Rai, atriz indiana. Aishwarya Krishnaraj Rai-Bachchan, (Mangalore, 1 de Novembro de 1973) mais conhecida como Aishwarya Rai, é uma atriz, cantora e modelo indiana. Depois de alguns anos de trabalho como modelo enquanto estudava arquitetura, foi eleita Miss Mundo em 1994. Muito rápido os maiores diretores indianos, como Yash Chopra, Subhash Gai e Sanjay Lella Bansalli, lhe entregaram grandes papéis que permitiram que ela se revelasse como atriz, aliando dança e mímica na mais pura tradição do cinema indiano. Em poucos anos, Aishwarya Rai se tornou a nova estrela de Bollywood. Ela representa para todas as indianas, a imagem de uma mulher moderna e independente com uma bem sucedida carreira profissional. Segundo a revista Times, que indicou a ela uma capa, Aishwarya está entre as mulheres mais reconhecidas do cinema indiano. Aishwarya Rai é a imagem da beleza indiana. Ela é símbolo perfeito da diversidade da beleza, segundo a gigante da cosmética mundial L'Oréal, da qual se tornou embaixatriz mundial.
Natalia Tena, atriz inglesa. Natalia Gastiain Tena (Londres, 1 de novembro de 1983) é uma atriz e musicista britânica descendente de espanhóis, nascida na Inglaterra. É vocalista da banda Molotov Jukebox e famosa por seus papéis de Ninfadora Tonks (filmes Harry Potter) e Osha (seriado Game of Thrones). Natalia Tena é lider da banda Molotov Jukebox [1], que lançou o EP Double Dare e o single "Laid To Rest" 2010 e deve lançar disco em 2012. Natalia Tena é compositora, vocalista e acordeonista da banda de ska bem original, que mistura várias outras tendências como gypsy, funk, flamenco, pop e reggae. A banda leva em seu som além do acordeon, um violino, um trompete, baixo, guitarra e baterista.

Falecimentos

01/11/1546 - Morre Giulio Romano, pintor e arquiteto italiano (n. 1499). Giulio Pippi (apelidado de Giulio Romano) foi um pintor e arquitecto do Renascimento italiano, tido como maneirista. Nasceu em 1492, e era um dos principais assistentes de Raphael, tendo, após a morte deste, recebido de herança uma pequena fortuna, que incluia óleos e esboços em carvão. Em 1524, Giulio Romano aceitou o convite de Frederico Gonzaga, Duque de Mântua, para realizar uma série de trabalhos na área da Arquitectura. Aqui, as capacidades de Giulio Romano foram, de facto, postas à prova, tendo tido que construir um sistema de protecção das inundações dos rios Pó e Mincio. Durante esta época Giulio construiu ruas, uma catedral, um paço ducal, mas a sua melhor obra é, definitivamente, o Palazzo del Té, o qual foi planejado, construído e decorado por Giulio. É neste palácio que se encontram algumas das obras mais famosas de Giulio Romano, como os frescos de Psyche, de Icarus e da Queda dos Titans.
01/11/1629 - Hendrick ter Brugghen, pintor holandês, líder da corporação flamenga  "Seguidores de Caravaggio" (n. 1588).

Feriados e eventos cíclicos

Eventos religiosos

Dia de Todos-os-Santos > Ao contrário de Finados, que é marco de tristeza e luto, a festa do dia de Todos-os-Santos é um momento de gala da Igreja, data celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.

Mitologia celta: Dia de Cailleach, aspecto selvagem da grande deusa. Cailleach Béirre, también conocida como Cailleach Béarra, Cailleach Bheare, Cailleach Bhéara, Cailleach Beare, Cailleach Bolus, Cailleach Beara, Cailleach Bhérri, Calliagh Birra, Cailleach, Cailleac Buillia o, simplemente, como Cally Berry, es una diosa celta adorada sobre todo en Escocia y en la Galia Céltica. También figura en el panteón celta de Inglaterra, donde es conocida como Black Anis, en el irlandés y en el de Cornualles. Su función es la de proteger a todos los animales durante el invierno y el otoño y cuidar la naturaleza, aunque se dice también que era «en sí» el espíritu del invierno, que no permitía que la naturaleza se desarrollara libremente. Los irlandeses la consideran una deidad fundamentalmente benéfica, protectora del ganado, mientras que los ingleses le otorgan una actitud maléfica. Los galos la veneran como la diosa-hada de la sabiduría, y los escoceses la consideraban solamente una deidad del invierno, sin adjudicarle ningún tipo de carácter adicional.