quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 1º de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

1º de Dezembro de 2011
335º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 30 dias  para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

01/12/1640 - Restauração da Independência de Portugal em relação ao Reino de Espanha; João, Duque de Bragança torna-se rei como João IV de Portugal após sessenta anos de domínio castelhano.
D. Sebastião, um rei de Portugal,  jovem e aventureiro, habituado a ouvir as façanhas das cruzadas e histórias de conquistas além-mar, quis conquistar o Norte de África em sua luta contra os mouros. Na batalha de Alcácer Quibir no Norte de África, os portugueses foram derrotados e D. Sebastião desapareceu. E os guerreiros diziam cada um a sua história. O desaparecimento de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei, jurando os foros, privilégios e mais franquias do Reino de Portugal. Durante seis décadas Portugal partilhou rei com Espanha, sob o que se tem designado por "domínio filipino". Esses 60 anos de dominação tornaram o Brasil uma colônia espanhola, com sérias consequências, pois a Holanda (que fora outrora um domínio espanhol) achou o momento para invadir, primeiro a Bahia e depois Pernambuco, contestando o "testamento de Adão" que dividia o mundo em duas metades, uma para a Espanha  e outra para Portugal. A restauração em 1640, e mais o sentimento de nacionalidade já visível entre os brasileiros, permitiu a revolta , a revelia do governo português, expulsando os holandeses de nosso território. A capitulação neerlandesa no Brasil, assinada em 26 de Janeiro de 1654 (Capitulação do Campo do Taborda), fixou os termos e as condições pelas quais os membros do Conselho Supremo do Recife entregavam ao Mestre de Campo, General Francisco Barreto de Menezes, Governador da Capitania de Pernambuco, a cidade Maurícia, Recife, e mais forças e fortes junto deles, e os lugares que tinham ocupado ao Norte, enter eles Fernando de Noronha. (Quer saber mais?) Na pintura abaixo, a representação da Capitulação do Campo de Taborda.
01/12/1822 - Pedro I é coroado Imperador do Brasil, três meses após a Proclamação da Independência.
Em abril de 1822, a popularidade do príncipe foi comprovada durante uma viagem a Minas Gerais. De lá seguiu para São Paulo, a fim de pacificar rebeliões na província. Em 7 de setembro, quando ia de Santos para a capital paulista, recebeu notícias de Portugal por cartas de José Bonifácio e da esposa Maria Leopoldina da Áustria, contando-lhe que havia promulgado a independência brasileira, uma vez que a corte portuguesa exigia o seu retorno e com isso não acontecendo, programava uma ação militar contra o Brasil. Foi então que, junto ao riacho do Ipiranga (São Paulo), o herdeiro de D. João VI proferiu o famoso Grito do Ipiranga: "Independência ou Morte!". D. Pedro I contou, naturalmente, com o apoio do "povo" e, de volta ao Rio de Janeiro, em 12 de outubro, foi proclamado imperador e "defensor perpétuo do Brasil". Em 1 de dezembro foi sagrado e coroado. A Independência do Brasil foi contestada em território brasileiro por tropas do Exército Português, especialmente nas regiões onde, por razões estratégicas, elas se concentravam, a saber, nas então Províncias Cisplatina, da Bahia, do Piauí, do Maranhão e do Grão-Pará (Guerra da Independência do Brasil). A Independência foi oficialmente reconhecida por Portugal e pelo Reino Unido somente em 1825. Debret pintou o quadro abaixo, representando o ato da coroação. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).

01/121900 - A Comissão de Arbitragem de Genebra concede a posse do território do atual Amapá ao Brasil.
Com a Proclamação da República no Brasil a situação na região fronteiriça ficou caótica. Seus habitantes elegeram, então, um triunvirato governativo (1894): Francisco Xavier da Veiga Cabral, chamado o Cabralzinho, cônego Domingos Maltês e Desidério Antônio Coelho. Os franceses nomearam capitão-governador do Amapá o preto velho Trajano, cuja prisão provocou a intervenção militar da Guiana. A canhoneira Bengali, sob o comando do capitão Lunier, desembarcou um contingente de 300 homens e houve luta. Lunier foi morto com 33 dos seus. França e Brasil assinaram um tratado de arbitragem (1897). O barão do Rio Branco, vitorioso dois anos antes na questão de limites com a Argentina, foi encarregado (1898) de defender a posição brasileira perante o conselho federal suíço, escolhido como tribunal arbitral. Em 5 de abril de 1899, Rio Branco entregou sua Memória apresentada pelos Estados Unidos do Brasil à Confederação Suíça, e em 6 de dezembro do mesmo ano uma segunda memória, em resposta aos argumentos franceses. Como anexo, apresentou o trabalho de Joaquim Caetano da Silva O Oiapoque e o Amazonas, de 1861, em que se louvara e que constituía valioso subsídio ao estudo da matéria. Reunidos, os documentos formavam cinco volumes e incluíam um atlas com 86 mapas. A sentença, de 1º de dezembro de 1900, redigida pelo conselheiro federal coronel Edouard Müller, deu a vitória ao Brasil, que incorporou a seu território 260.000km2.
01/12/1918 - A Transilvânia e o Reino da Roménia se unem e formam a Romênia moderna.
01/12/1990 - Eurotúnel o encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha.
O Eurotúnel (em inglês Channel Tunnel e em francês Le Tunnel sous la Manche) é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel. Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça. O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em 1 de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro. O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994. Com fina ironia, um jornal inglês abriu a seguinte manchete "Inaugurado o túnel - A Europa nunca mais ficará isolada".
  • 2001 - Ultimo Vôo da Companhia aérea TWA com o pouso de seu MD-80 em Saint Luis]].
  • 2009 - Entra em vigor o Tratado de Lisboa.

Nascimentos

01/12/1716 - Étienne-Maurice Falconet, escultor francês (m. 1791)
Étienne-Maurice Falconet (Paris, 1 de dezembro de 1716 - 04 de janeiro de 1791) é contado entre os principais escultores rococós da França. Falconet nasceu em uma família pobre. Primeiro foi aprendiz de carpinteiro, mas algumas de suas figuras de barro, com que ocupava suas horas de lazer, atraíram a atenção do escultor Jean-Baptiste Lemoyne, que fez dele seu pupilo. Uma de suas primeiras esculturas de sucesso foi a de Milo de Crotona, que garantiu seu ingresso na Academia de Belas Artes de Paris em 1754. Ele permaneceu no posto em Sèvres até que ele foi convidado para a Rússia por Catarina, a Grande, em setembro de 1766. Em São Petersburgo executou uma estátua colossal de Pedro, o Grande, em bronze, conhecida como o Cavaleiro de Bronze, juntamente com sua aluna e enteada de Anne-Marie Collot. Em 1788 voltou a Paris e se tornou diretor da Academia. Muitas das obras religiosas de Falconet, encomendadas por igrejas, foram destruídas na Revolução Francesa. Seus trabalhos profanos tiveram melhor sorte. (Google Imagens)
01/12/1912 - Minoru Yamasaki, arquiteto norte-americano (m. 1986), que projetou as Torres Gêmeas de Nova York, destruídas por ataques terroristas.
Minoru Yamasaki (Seattle1 de dezembro 1912 — 6 de fevereiro 1986) foi um arquitetonipo-estadunidenseO seu trabalho mais conhecido é o projeto das torres gêmeas do World Trade Center, Nova York , que foram destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001. Torre Picasso construido na capital da Espanha, Madrid. Conjunto Residencial Pruitt-IgoeSaint Louis, no estado norte-americano de Missouri.
01/12/1945 - Bette Midler, atriz estadunidense.
Bette Midler (nascida em HonoluluHawaiEstados Unidos, em 1° de dezembro de 1945) é uma cantora, atriz e comediante estadunidense, conhecida na cultura americana e por seus fãs comoThe Divine Miss M. ("A Divina Srta. M."). Ela foi nomeada a partir da atriz Bette Davis, mas Davis pronunciava seu nome em duas sílabas, enquanto que Midler usa apenas uma. Durante sua carreira, ela ganhou quatro Grammy Awards, um Emmy Award e um Tony Award, e foi indicada para doisAcademy Awards. A Primeira vez em 1979 por "A Rosa" e a segunda em 1991 por "Para Eles, Com Muito Amor".
01/12/1956 - Julee Cruise, atriz e cantora norte-americana
01/12/1963 - Gorete Milagres, atriz brasileira
Gorete Milagres, nome artístico de Maria Gorete da Silva Araújo (Conselheiro Lafaiete1 de dezembro de 1964) é uma atriz e comediante brasileira. É conhecida pela personagem dos programas humorísticos de televisão, a Filomena, aquela do bordão Ó, coitada!. Faz faculdade de cinema em São Paulo.
01/12/1965 - Mika Lins, atriz brasileira
Mika Lins Glasberg, cujo nome de batismo é Lizia Lins (São Paulo1 de dezembro de 1965), é uma atriz brasileira. Estreou nos palcos em 1984, na peça A Casa de Bernarda Alba, com a qual foi indicada ao "Prêmio Mambembe" mas recebendo o "Prêmio Governador do Estado". No teatro dirigiu a peça Seria Cômico se Não Fosse Trágico, também em 1994, e viveu as agruras de ser produtora e protagonista do espetáculo Frida, que conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo. A atriz trabalhou junto com diretores teatrais consagrados, como Antônio Abujamra e Zé Celso. Abaixo, a caracterização para interpretar Frida Kahlo no teatro.
01/12/1971 - Emily Mortimer, atriz britânica
Emily Mortimernome artístico de Emily Kathleen A. Mortimer, (Londres1 de dezembro de1971) é uma atriz anglo-americana famosa por sua performance em Scream 3Match Point e The Pink Phanter. Abaixo, em uma cena de "A Pantera Cor de Rosa".
01/12/1988 - Zoë Kravitz, atriz norte-americana
Zoe Isabella Kravitz (Los Angeles1 de dezembro de 1988) é uma atriz e cantora estadunidense, filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet. Atuou em The Brave One (2007), com Jodie FosterNo Reservations (2007), com Catherine Zeta-Jones, e X-Men: First Class.

Falecimentos

01/12/1984 - Roelof Frankot, pintor neerlandês (n. 1911).
Roelof Frankot (Meppel25 de novembro de 1911 — Raalte1 de dezembro de 1984) foi um pintor neerlandês. Foi fotógrafo até 1930, quando começou a pintar. Em sua obra, teve uma relação forte com o movimento COBRA, e suas artes finais são similares a esse movimento, geralmente pinturas muito abstratas e espontâneas em cores fortes, utilizando, na maioia das vezes, pintura a óleo. As publicações de suas pinturas foram acompanhadas ocasionalmente de poemas pequenos escritos por ele mesmo. Frankot foi considerado um inovador da arte neerlandesa. Ele morreu de câncer aos setenta e três anos de idade.
2009 - Éva Szörényi, atriz húngara (n. 1917).
Éva Szörényi (Budapeste26 de maio de 1917 - Studio City1 de dezembro de 2009) foi uma atriz húngara, ganhadora do Prêmio Kossuth. Sua carreira artística começou no início da década de 1930. Atuou como protagonista em mais de 20 filmes, motivo pela qual se tornou rapidamente famosa e admirada pelo povo húngaro. Sua voz também foi ouvida com freqüência no rádio.

Feriados e eventos cíclicos

Mitologia Grega: Festival de Poseidon, deus dos oceanos
Na mitologia grega, Posídon (em grego antigo Ποσειδῶν, transl. Poseidōn), também conhecido como Poseidon, Possêidon ou Posidão, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno , possivelmente tendo origem etrusca como Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terremotos  e dos cavalos. Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho. A origem de Posídon é cretense, como atesta seu papel no mito do Minotauro. Na civilização minóica era o deus supremo, senhor do raio, atributo de Zeus no panteão grego, daí o acordo da divisão de poderes entre eles, cabendo o mar ao antigo rei dos deuses minoicos.




Notícias e Informações > 30 de novembro de 2011 > 4ª feira

PAULO VICTORINO
Naturalismo > um adeus ao romantismo e a volta à realidade Escola de Barbizon

PAULO VICTORINO
Murais > Oito artistas estrangeiros vem a São Paulo e levam sua arte para as ruas

PAULO VICTORINO
Obras de Vik Muniz em exposição na Embaixada brasileira na Itália

PAULO VICTORINO
Recife é a primeira cidade brasileira a receber exposição alemã com a terra vista do espaço (2 imagens) >

PAULO VICTORINO
Midia > "Garota de Ipanema" cantada por Amy Winehouse cai na internet

PAULO VICTORINO
British Museum adquire coleção de gravuras de Picasso Marie-Thérèse Walter, musa e amante

PAULO VICTORINO
Fotos que falam > As imagens do dia >

PAULO VICTORINO
Lembrete> Missa 7º dia da galerista Mônica Filgueiras, hoje, às 19h, na Igreja do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 90, Jd. Paulistano-SP

PAULO VICTORINO
Intervenção urbana > Painéis no centro de SP mostram a periferia que o paulistano desconhece (5 imagens)

PAULO VICTORINO
Viagem ao centro da terra> O Grande Arquiteto e o rio subterrâneo do Vietnâ Google Imagens

PAULO VICTORINO
Visuais> Condesphat conclui que Cine Belas Artes (SP) não tem valor histórico nem arquitetônico e arquiva tombamento

PAULO VICTORINO
Pintura em medalhões é tema de leilão na Christie's de Londres

PAULO VICTORINO
Cerâmica Chinesa no leilão da Christie's de Hong Kong

PAULO VICTORINO
Sotheby's de Londres faz leilão de obras de Alexander Benois O artista e seu trabalho

PAULO VICTORINO
Arquitetura> Alguém olha para o teto? Casa&Jardim Folha Online Google imagens

PAULO VICTORINO
Google homenageia hoje Samuel Langhorne Clemens (November 30, 1835 – April 21, 1910) > Você o conhece, tenho certeza!

PAULO VICTORINO
Em 30/11/1991, morre o pintor construtivista Rubem Valentim Google Imagens

PAULO VICTORINO
Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de novembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.