quinta-feira, 5 de junho de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 5 de junho de 2014 > Quinta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Alemães
"Wie du mir – so ich dir”." (Wikiquote)
Literalmente > Olho por olho, dente por dente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
lei de talião, do latim lex talionis (lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É uma das mais antigas leis existentes.

Índice

  [mostrar


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1944, ocorria o "Dia D", com a invasão da Normandia, batalha que enfraqueceu as tropas nazistas definiu a Segunda Guerra Mundial a favor dos aliados. 
O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord.

A região era dominada pelos alemães na chamada Muralha do Atlântico. Os aliados, desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Os aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.

Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo a vitória sobre a Alemanha em 1945.

Os soldados das tropas aliadas, que participaram da invasão da Normândia durante no Dia D eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega. Fonte: www.suapesquisa.com.

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



“A grande batalha começou. Depois de tanto conflito, raiva e lamentação, o choque final está aqui.” >> General Charles De Gaulle, comandante da resistência francesa, sobre o Dia D.


São Paulo > Veja como está a Avenida Paulista, por onde passa uma das linhas radiais do Metrô, que hoje está em greve, com paralisação quase total > Agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Valores de Mercado > Na Sotheby's de Nova York, um leilão tendo como tema "Os Velhos Mestres da Pintura" > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Mais Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.

Andrea Solário (1460 - 1524) foi um pintor italiano do Renascimento. Solátio tornou-se um dos mais importantes seguidores de Leonardo da Vinci e era irmão de Cristoforo Solari, com quem aprendeu a pintar. > Fonte:: Wikipedia.


Jornal da Gazeta > Os jardins suspensos da Babilônia paulistana Vídeo 3 minutos

Jornal das 10 > Obras do espanhol Miquel Barceló são expostas em São Paulo > E Barceló veio junto, para a inauguração Vídeo 2 minutos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Miquel Barceló en 2011
Miquel Barceló (8 de Janeiro de 1957FelanitxMaiorca) é um pintor espanhol.
Estudou no Instituto de Felanitx, e logo depois iniciou os estudos de arte na Escola de Artes e Ofícios de Palma de Maiorca. Continua os estudos emBarcelona na Escola de Belas Artes de Sant Jordi onde se increveu em 1975mas frequenta-o apenas durante alguns meses. Em 1976 incorpora um grupo maiorquino de arte conceptual chamado Taller Lunatic.
O reconhecimento internacional chegou depois da sua participação na Bienal de São Paulo em 1981 e na Documenta de Kassel em 1982. Uma das suas principais características é o tratamento da matéria pictórica nas suas pinturas para conseguir efeitos de relevo. Miquel Barceló pretende incorporar o ritmo da vida e do tempo nas suas pinturas. É obcecado com o significado da arte e como a pintura pode gerar significado. Desde que viajou para Paris em 1975, absorveu uma grande variedade de influências artísticas e literárias: da tradicional pintura espanhola de VelázquezMiró e Tapiés, de seus contemporâneos como Keith HaringJena-Michel Basquiat e Francesco Clemente, que conheceu como único representante espanhol na 7.a Documenta de Kassel, 1982.
As suas obsessões com a materialidade e o significado da pintura fundiram-se de uma forma explosiva quando abandonou a Europa em 1988 para experimentar a vida em África. Não estava à procura de algum tipo de exotismo nostálgico ou de nobreza selvagem, mas apenas para abandonar tudo o que lhe era familiar e confrontar a incerteza. Neste ambiente estranho, longe de todas as referências europeias, o seu trabalho sofreu uma enorme transformação.
A escassez dos materiais típicos da arte criou-lhe a necessidade de usar tudo o que pudesse encontrar: pigmentos locais e sedimentos marinhos são alguns exemplos. Quando regressou à Europa, este desenvolvimento encontrou expressão em enormes telas, que se tornaram a sua imagem de marca. Barceló limpou as suas telas de todas as referências culturais e autobiográficas que até aí eram frequentes e explícitas, substituindo-as por enormes extensões paisagísticas. Nesta fase as suas pinturas tornaram-se brancas, desoladas e desprovidas de ironia. Mas este branco não significa ausência mas o evitar do excesso. Fisicamente as superfícies eram ainda construídas com camadas de resina, tinta e verniz.
As viagens e estadias pela Europa, Estados Unidos da América e África ocidental marcaram a sua trajectória artística ao longo do tempo. A sua obra reflecte interesse pelos motivos procedentes da natureza, tanto terrestre como marítima, tratados numa paleta densa, espessa e geralmente obscura, sendo já uma influência para artistas mais jovens.
Expôs pela primeira vez individualmente num museu em 1985 no CAPC de Bordéus: uma selecção de trabalhos do período entre 1983-1985 que foi também apresentada no Palacio de Velázquez de Madrid, em Munique e emBoston. Em 1996, sob a organização do Ministério da Cultura francês, apresenta em Paris no Centro Georges Pompidou e na Galeria Nacional Jeu de Paume uma ampla série de trabalhos - telas de grandes formatos, desenhos, esculturas - realizados desde a sua primeira viagem a África, grande parte deles inspirados na descoberta daquele continente.
Em 1998 numa exposição retrospectiva no MACBA, Barcelona, apresenta uma grande parte da sua obra realizada entre 1987 e 1997. No ano seguinte, numa outra grande exposição retrospectiva no Museu Nacional Rainha Sofia, Madrid, a sua obra sobre papel realizada entre 1979 e 1999. Ainda em 1999 recebe o Prémio Nacional da Catalunha de Artes Plásticas. Em Junho de 2003 foi laureado com o Prémio Príncipe das Astúrias para as Artes.



BBC Brasil > Galeria de Fotos

BBC Brasil > Destaques e Análises

Jogadores se esforçam para destacar o 'jogo coletivo', mas demonstram que veem Neymar como 'diferencial' durante a Copa.Comentários

G1 > Pop & Arte

  1. POP & ARTE

    Noviça Rebelde > Freira de 25 anos é finalista no concurso 'The Voice Itália'

    Cristina Scuccia impressionou jurados ao cantar música de Alicia Keys. Religiosa diz que agora seu futuro 'está nas mãos da providência'. (Ouça)

  2. MÚSICA

    Manuscritos e desenhos de Lennon foram leiloados ontem por US$ 2,9 milhões

    Valor obtido é mais do que o dobro previsto por casa de leilões. Todos os 89 lotes da coleção do ex-Beatle foram arrematados.

  1. POP & ARTE

    Mostra Macabra > Réplica da orelha de Van Gogh feita com células vivas está em exposição

    Células da cartilagem de um tataraneto do irmão do pintor foram usadas. Ela ficará exposta em Karlsruhe até 6 de julho, e, em 2015, irá para NY.
Internet > Paraense criador do ZapZap diz que ainda não teve retorno financeiro
G1 


Criador do serviço de mensagens diz que receita do aplicativo é baixa.
Programa tem quase 500 mil downloads e 200 mil usuários ativos.



Vejinha  > 
 · Mostras em cartaz em três espaços culturais exibem obras de artistas de diferentes gerações


 · Anhembi receberá Carnaval fora de época na véspera da abertura da Copa do Mundo:


Na decoração, os revestimentos imitam tudo! Veja alguns revestimentos que são reproduções perfeitas:
Maioria dos brasileiros nas cidades-sede não tem interesse na Copa, mostra levantamento da USP:

Mídia Portugusa >
Jornal "Público"

Mundial 2014






RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha


Rio de Janeiro > MAM >  A partir deste sábado, dia 7 de junho, o MAM Rio passará a adotar o “horário de inverno”. Aos sábados, domingos e feriados, o Museu passa a abrir das 11h às 18h. O novo horário permanecerá até setembro. O público poderá ver as exposições “Genealogias do Contemporâneo – Coleção Gilberto Chateaubriand”; “4x3: A arte do cartaz de cinema”, “Acervo MAM: Obras Restauradas” e “MAM: sua história, seu patrimônio”

Porto Alegre (RS)A Galeria Bolsa de Arte inaugura no próximo dia 5 de junho, às 19h, a exposição Tohu Wa-Bohu, dos artistas Ío, Martha Gofre e Túlio Pinto.
O termo Tohu Wa-Bohu surge de um termo hebraico que se refere, no Gênesis,  ao universo antes da Criação e assim nos transporta para uma cena primordial anterior ao tempo, e mesmo à mente que se esforça para concebê-lo. A arte reencena o caos e a criação. Refletir sobre essa força no ciclo oscilante de representação e dissolução é o que os artistas dessa exposição propõem, através de trabalhos cujos elementos estão entre a forma e seu desaparecimento: um movimento que se transfere de uma construção à outra, que ao se aniquilar aponta para um nova possibilidade de ressurgimento.
Há um denominador comum, um ponto de intersecção que une as obras e são os fundamentos da exposição Tohu Wa-Bohu: a pulsão escultórica, que funciona como motor para cada artista explorar a maneira como forças invisíveis, de natureza física e cultural, transformam a matéria; e a compreensão desta através do tempo. 
Cada artista articula esse universo, através de sua obra, de formas distintas. A Ío manipula a matéria como fonte para exercícios mnemônicos onde signos tem seu significado de origem obliterado e são substituídos por redes de relações formais e culturais abertas. Martha Gofre repensa o que seja limite, não só através dos objetos e materiais - nas associações feitas, mas também pela insistência dos gestos, resistência e falha. A produção de Túlio Pinto gira em torno do conceito de efemeridade e transformação exploradas a partir das características próprias dos materiais trabalhados. Um dos trabalhos apresentados, Waiting Room, foi desenvolvido durante uma residência artística no início do ano em na instituição Izolyatsia (http://www.izolyatsia.org/en/project/residency-tulio/tulio-pinto-projects/) em Donetsk, na Ucrânia, e traz em seu cerne uma discussão sobre equilíbrios instáveis, o que reflete de certa forma a própria situação que o país estava vivendo naquele momento.
No dia 28 de junho, às 11h, vai ocorrer um encontro com os artistas, durante o qual será lançado um mini-catálogo da exposição.
Serviço:
Exposição Tohu Wa-Bohu
Artistas: Ío, Martha Gofre e Túlio Pinto
Local: Galeria Bolsa de Arte - Rua Visconde do Rio Branco, 365 | Bairro Floresta | CEP 90220-231 | Porto Alegre | RS
Quando: dia 5 de junho (quinta-feira), às 19h
Visitação: de 6 de junho a 11 de julho de 2014, de segunda à sexta das 10h30 às 19h, e sábados das 10h às 13h30.
Conversa com artistas e lançamento do mini-catálogo: 28 de junho de 2014 (sábado) às 11h.
Exposição "Tohu Wa-Bohu"


Porto Alegre > Coletiva "Lito em Vitro"

São Paulo > Lançamento de livro, hoje. 

Tramas e Cores nos Tapetes Voadores


Luste Editores lança Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica, da artista plástica Cristina Schleder, com fotografias autorais que registram texturas, tramas e detalhes de sua inspiração maior – a Natureza. As imagens e espelhamentos de alguns fragmentos possibilitam novos significados à importância e beleza deste ecossistema.

Para a criação da série, Cristina adentrou a área da Mata Atlântica munida de olhos treinados em busca do inusitado, do oculto, e não de uma mera imagem. Em seus momentos preferidos, os pós chuva ou os dias nublados de luz prateada, quando a vegetação atinge seu pico de beleza, a artista vislumbrava detalhes de cores que surgiam em troncos e musgos, criando uma inédita fábula visual formada por fotografias marcantes. Sua imersão era tamanha que encontrava novos personagens, os quais a acolhiam e descortinavam um novo cenário, levando-a a lembrar das estórias em que os seres viajavam em tapetes voadores. Desenhos, formatos, cores e padronagens surgiam diante da artista, leves e harmônicos, que possibilitavam a imaginação de Cristina alçar vôo.

Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica não versa apenas sobre o lúdico: também nos permite acesso à precisão da técnica e a conquista da verdade, visto que as formas e tons são exibidos em sua verdade máxima sem interferência ou alteração; o titulo de cada fotografia é o código da própria maquina quando apertado o disparador – sendo que cada imagem é realizada por um único clique, enfatizando a o momento único de cada cena.

SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica
Autora: Cristina Schleder
Texto: Tereza de Arruda
Direção de Arte: Cristina Schleder
Diagramação: Irmãs de Criação
Editora: Luste Editores - http://www.lusteditores.com.br/
Data: 5 de Junho de 2014, quinta-feira, das 18h às 22h
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano

LIVRO: Os Tapetes Voadores da Mata Atlantica, de Cristina Schleder
Editora: Luste EditoresPatrocínio: Banco PineNúmero de páginas: 244

Rio de Janeiro (RJ) >  Um mestre em DVD > Hoje 15 horas

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.