quarta-feira, 30 de abril de 2014

Eventos em destaque no dia 1º de maio de 2014 > Quinta-Feira (Feriado Nacional no Brasil, por conta do Dia do Trabalho)

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


1º de maio de 2014.
121.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 244 para acabar o ano.



305 - Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.

880 - A Igreja Nova é inaugurada em Constantinopla, servindo de modelo para as posteriores igrejas ortodoxas.

1328 - A Guerra da Independência Escocesa termina: Tratado de Edinburgo-Northampton - O Reino da Inglaterra reconhece o Reino da Escócia com um estado independente.
1045 - Gregório VI é eleito Papa.

1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (hoje Brasil) em nome do rei de Portugal.
Ilha de Vera Cruz ou Terra de Vera Cruz (Terra da Verdadeira Cruz ou Terra da Santa Cruz) foi o primeiro nome dado pelosdescobridores portugueses ao Novo Mundo, que atualmente corresponde a parte do Nordeste da costa brasileira, relatado naCarta de Pero Vaz de Caminha.1 Onde se localizava o Monte Pascoal, a primeira porção de terra da América vista pelos lusitanos, também segundo a Carta:1

Bandeira da Ordem de Cristo, muito utilizada pelos navegadores portugueses na época do descobrimento do Brasil.
Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal (monte da Páscoa) e à terra A Terra de Vera Cruz!
Além do relato do "descobrimento", Pero Vaz de Caminha data o dia1º de Maio de sua carta já com a localização da Ilha de Vera Cruz:1
Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500.
Fonte: Wikipedia

1576 - Estêvão Báthory, Príncipe da Transilvânia, se casa com Anna Jagiellon e eles se tornam co-regentes da Comunidade Polonesa-Lituana.

1625 - A armada luso-espanhola da Jornada dos Vassalos reconquista Salvador da Baía, que se achava na posse dos holandeses.

1707 - Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.

1769 - Após semanas de discussão, o Conselho Privado decide manter o imposto sobre o chá nas colónias americanas.
Este é o pivô da Guerra da Independência dos Estados Unidos, que deságua em Saratoga (1777), quando as colônias começam a dominar as tropas inglesas e forjar a independência do território.

1776 - É fundada a sociedade Illuminati
Illuminati (plural do latim illuminatus, "aquele que é iluminado") é a denominação de diversos grupos, alguns históricos outros modernos, reais ou fictícios. Mais comumente, contudo, o termo "Illuminati" tem sido empregado especificamente para referir-se aosIlluminati da Baviera, uma sociedade secreta da era do Iluminismo fundada em 1 de maiode 1776.  
Dado que "Illuminati" significa literalmente “os iluminados” em latim, é natural que diversos grupos históricos, não relacionados entre si, se tenham autodenominados de Illuminati. Frequentemente, faziam isso alegando possuir textos gnósticos ou outras informações arcanas (secretas) não disponíveis ao grande público.
A designação "Illuminati" esteve em uso também desde o século XIV pelos Irmãos do Livre Espírito, e no século XV, o título foi assumido por outros entusiastas que argumentavam que a luz da iluminação provinha, não de uma fonte autorizada, mas secreta, de dentro, como resultado de um estado alterado de consciência, ou “iluminismo”, que representaria o esclarecimento espiritual e psíquico.
Desta forma, durante os períodos moderno e contemporâneo, foi designado por "Illuminati" um número de grupos (alguns dos quais têm reivindicado o título), mais ou menos marginal e secreto, e muitas vezes em conflito com autoridades religiosas ou políticas; são eles: os Irmãos do Livre Espírito, os Rosacruzes, os Alumbrados, osIlluminés, os Martinistas, o Palladium... e, principalmente os Illuminati da Baviera. Embora as doutrinas desses grupos tenham sido variadas e por vezes contraditórias, a confusão entre eles tem sido muitas vezes mantida e levado às teorias de conspiração de uma sociedade secreta atuando através da história. (Wikipedia)

1785 - Kamehameha I, rei do Havaí, derrota Kalanikupule e estabelece o Reino do Havaí.

1786 - Estreia a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, em Viena.

1834 - A escravatura é abolida nas colónias inglesas
1851 - João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, o Duque de Saldanha, substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal
1860 - Joaquim António de Aguiar substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal

1865 - Brasil, Argentina e Uruguai assinam o Tratado da Tríplice Aliança.

1886 - Início da greve geral nos Estados Unidos e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador.
Todavia, os Estados Unidos e o Canadá celebram o Dia do Trabalhador na primeira segunda-feira de setembro, para não associar o trabalhador ao massacre sofrido em 1896. O "1º de maio" é uma data considerada subversiva nos Estados Unidos, tendo sido alvo do macartismo, que autuava e mandava prender participantes de manifestações realizadas nessa data, sobretudo, homens da mídia, que perdiam seu emprego no rádio, cinema e jornais.
Durante o Macartismo, muitos milhares de americanos foram acusados de ser comunistas ou filocomunistas, tornando-se objeto de investigações agressivas. A maior parte dos investigados pertencia ao serviço público (como Alger Hiss), à indústria do espetáculo ( ex.Barbara Bel Geddes), cientistas (David Bohm), educadores esindicalistas e até militares de alta patente. As suspeitas eram freqüentemente dadas como certas mesmo com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis, além da magnificação do nível de ameaça que representavam os investigados. Muitos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e alguns foram até mesmo presos e levados ao suicídio.
O Macartismo realizou o que alguns denominaram "caça às bruxas" na área cultural, atingindo atoresdiretores eroteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin.
A "caça às bruxas" perdurou até que a própria opinião pública americana ficasse indignada com as flagrantes violações dos direitos individuais, graças em grande parte à atuação corajosa do famoso e respeitadíssimo jornalistaEdward R. Murrow na rede americana de televisão CBS, o que levou McCarthy ao ostracismo e à precocedecadência. Ele morreu em 1957, já totalmente desacreditado e considerado uma figura infame e uma vergonhapara os americanos. Mais

1897 - Em uma sessão de 16 "filmetes" (curta-metragem) ocorrido no Cassino Fluminense, em Petrópolis, constituiu-se na primeira apresentação de filmes, produzidos e dirigidos no Brasil, em território nacional. Entre estes, encontram-se filmes como: "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama", "Chegada do trem em Petrópolis" e "Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí".
1906 - Pio X eleva as dioceses de Mariana e Belém à categoria de arquidioceses por meio da bula Sempiternam humani generis.
1912 - É fundado o Operário Ferroviário Esporte Clube, em Ponta Grossa no Paraná.

1931 - Inauguração do Empire State Building, em Nova Iorque

1932 - É fundada a cidade brasileira de Assaí, no Paraná.

1943 - É sancionada o Decreto-Lei 5452 pelo presidente Getulio Vargas unificando as leis do trabalho existentes no Brasil criando a Consolidação das Leis do Trabalho.

1945 - Os Partisans Iugoslavos libertam Trieste.

1948 - A República Democrática Popular da Coreia (Coreia do Norte) é criada, com Kim Il-sung como presidente.

1960 - Um avião espião norte-americano U-2 pilotado por Francis Gary Powers é abatido sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática.
Francis Gary Powers (17 de agosto de 1929 — 1º de agosto de1977) foi capitão da Força Aérea dos Estados Unidos. Era o Pilotonorte-americano do avião espião da CIA U-2,1 abatido a tiros enquanto sobrevoava a União Soviética, em 1960, causando assim a "Crise do U-2".

Quando o governo dos EUA soube do desaparecimento de Powers sobre a União Soviética, emitiu um comunicado afirmando que um "avião meteorológico" havia se desviado do curso e que seu piloto tinha "dificuldades com o seu equipamento de oxigênio." O que os funcionários da CIA não sabiam era que o avião caiu quase totalmente intacto e os soviéticos recuperaram seus equipamentos. Powers foi interrogado exaustivamente pela KGB durante meses antes de fazer uma confissão e um pedido de desculpas público por sua participação na espionagem. Mais

1961 - O então primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista e abole as eleições.

1967 - Casamento de Elvis Presley com Priscilla Beaulieu.
1974 - O chamado 1º Primeiro de Maio, um grande comício "em liberdade" no Dia do Trabalhador, em (Lisboa. O evento foi marcado pela presença de Mário Soares e de Álvaro Cunhal, regressados do exílio.

1994 - Ayrton Senna sofre acidente grave no Grande Prêmio de San Marino e morre no mesmo dia.

2004 - Passam a integrar a União Europeia os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Checa.

2006 - O presidente boliviano Evo Morales decreta a nacionalização dos hidro carbonetos (gás natural) e petróleo, tropas do exército boliviano ocupam uma das instalações da Petrobrás.

2006 - Imigrantes latino-americanos param os Estados Unidos, num movimento chamado "Um dia sem imigrantes", mostrando sua importância para a economia do País.
2009 - O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado na Suécia.
2011
Beatificação do Papa João Paulo II Celebrada pelo o Papa Bento XVI, O Vaticano reconheceu o milagre de Irmã Marie Simon-Pierre Pouco depois da morte do ex-pontífice, a irmã disse ter pedido a intervenção de Karol Wojtyla, durante a noite de 2 para 3 de Junho de 2005, tendo acordado sem qualquer tipo de limitação ou dor.

2011 - O presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia, em um pronunciamento, a morte do terrorista saudita Osama bin Laden, líder da rede Al-Qaeda.



1225 - Jean de Joinville, escritor francês (m. 1317).

1591 - Johann Adam Schall von Bell, missionário jesuíta alemão (m. 1666).

1626 - António Álvares da Cunha, Senhor de Tábua, foi um nobre político português e um dos Quarenta Conjurados (m. 1690).

1750 - Francisco Antônio de Oliveira Lopes, revolucionário da Inconfidência Mineira (m. 1794).
1769 - Arthur Wellesley, Duque de Wellington (m. 1852).
1804 - Aleksey Khomyakov, poeta russo (m. 1860).

1829 - José de Alencar, escritor e político brasileiro (m. 1877).

1852 – Santiago Ramón y Cajal, cientista neurológico espanhol (m. 1934).

1868 - Afonso Arinos de Melo Franco, jornalista, escritor e jurista brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras (m. 1916).

1872 - Sidónio Pais, presidente da República Portuguesa (m. 1918).
1880 - Eurípedes Barsanulfo, professor, jornalista e médium brasileiro.
1881 - Teilhard de Chardin, padre, arqueólogo e filósofo francês (m. 1955).
1912 - Azis Simão, sociólogo paulista um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (m. 1990).

1916 - Glenn Ford, ator norte-americano (m. 2006).

1917 - Danielle Darrieux, atriz e cantora francesa.
1923 - Joseph Heller, escritor estadunidense (m. 1999).
1928
Dom Marcelo Pinto Cavalheira, bispo brasileiro, ex-vice-presidente da CNBB.
Delfim Netto, político e economista brasileiro.

1934
Haroldo de Andrade, radialista brasileiro (m. 2008).
Cuauhtémoc Cárdenas, político mexicano.
1942 - Jed Graef, nadador americano, campeão olímpico.
1946 - John Woo, diretor de cinema chinês.
1947 - Danilo Popivoda, ex-futebolista esloveno.
1949
Stanisław Zając, político e advogado polonês (m. 2010).
Jim Clench, músico canadense (m. 2010).
1951 - Geoff Lees, ex-piloto inglês de F-1.
1953 - Mayumi Aoki, nadadora japonesa, campeã olímpica.
1955
Bob Lenarduzzi, ex-futebolista canadense.
1960 - Renato Martins, piloto brasileiro de Fórmula Truck.
1963 - Daniel Carreño, treinador e ex-futebolista uruguaio.
Patrycia Travassos, atriz e roteirista brasileira.

1965
Debi Diamond, atriz norte-americana.
Tiririca, cantor, compositor, humorista e político brasileiro.

1966 - Olaf Thon, ex-futebolista alemão.
1968 - Oliver Bierhoff, ex-futebolista alemão.
1970 - Fernanda Young, escritora e roteirista brasileira.
1972 - Julie Benz, atriz norte-americana.
1973 - Oliver Neuville, ex-futebolista alemão.
1974 - Lornah Kiplagat, atleta queniana.
1975
Christian Manfredini, futebolista italiano de origem marfinense.
Aleksey Smertin, ex-futebolista russo.
Marc-Vivien Foé, futebolista camaronês (m. 2003).
Yan, ex-futebolista brasileiro.
1980
Isaac Okoronkwo, futebolista nigeriano.
Ana Claudia Talancón, atriz mexicana.
1981 - Lenilson, futebolista brasileiro.
1982
Tommy Robredo, tenista espanhol.
Beto Pimparel, futebolista português.
1983 - Alain Bernard, nadador francês, campeão olímpico.
1986
Cristian Benítez, futebolista equatoriano.
Bruno Teles, futebolista brasileiro.
Mamadou Samassa, futebolista francês.
Diego Valeri, futebolista argentino.
1987
Shahar Pe'er, tenista israelense.
Leonardo Bonucci, futebolista italiano.
1990
Diego Contento, futebolista alemão.
Caitlin Stasey, atriz australiana.

1997 - Ariel Gade, atriz norte-americana.


1118 - Edite da Escócia, Rainha Consorte de Inglaterra entre 1100 e 1118 (n. 1080).
1256 - Santa Mafalda (Beata Mafalda de Portugal), filha do rei português D. Sancho I, no antigo convento beneditino de Rio Tinto.
1572 - Papa Pio V, (n. 1504)
1860 - Anders Sandøe Ørsted, foi primeiro-ministro da Dinamarca (n. 1778).

1873 - David Livingstone, missionário e explorador escocês (n. 1813)

1883 - Qorpo Santo, dramaturgo brasileiro (n. 1829)

1904 - Antonín Dvořák, compositor checo (n. 1841)

1945 - Joseph Goebbels, ministro da propaganda do regime nazi (n. 1897)
1977 - Antero de Oliveira, ator brasileiro, o "Soiza" do Programa Chico City (n. 1931).

1978 - Aram Khachaturian, compositor armênio (n. 1903).

1979 - Sérgio Paranhos Fleury, oficial brasileiro, que atuou no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante o Regime Militar (n. 1933).

1989 - Douglass Watson, ator norte-americano (n. 1921).
1989 - Dom Francisco Borja do Amaral, terceiro bispo da Diocese de Taubaté.
1993 - Pierre Bérégovoy, político francês (n. 1925)
1997 - Bo Widerberg, cineasta sueco (n. 1930)
1999 - Joel Ivo Catapan, bispo brasileiro (n. 1927)
2006
Calasans Neto, artista plástico brasileiro (n. 1932).
Johnny Paris, músico norte-americano (n. 1940).
2008 - Paulo Amaral, técnico de futebol e preparador físico brasileiro (n. 1923).
2010 - Helen Wagner, atriz norte-americana (n. 1918).

2011 - Osama bin Laden, terrorista saudita e líder da organização Al-Qaeda (n. 1957).



Dia Mundial do Trabalhador, feriado comemorado em muitos países.
Festa de São José Operário.

Mitologia Celta
Dia de Beltane

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Clipe com notícias e informações do dia 30 de abril de 2014

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Alemães
"Besser spät als nie." (Wikiquote)
Literalmente > Antes tarde do que nunca.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1981, ocorre o atentado frustrado contra o Pavilhão Riocentro, onde era realizado um show em homenagem ao dia do trabalhador. Na ocasião o governo culpou radicais da esquerda pelo atentado. Essa hipótese já não tinha sustentação na época e atualmente já se comprovou, inclusive por confissão, que o atentado no Riocentro foi uma tentativa de setores mais radicais do governo (principalmente do CIE e o SNI) de convencer os setores mais moderados do governo de que era necessária uma nova onda de repressão de modo a paralisar a lenta abertura política que estava em andamento. 
Atentado do Riocentro foi "ação articulada do Estado", diz Comissão Nacional da Verdade > Explosão prematura atingiu carro em estacionamento perto de show que reunia mais de 20 mil jovens, em 1981 Mais

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



Riocentro > "Aparatosa encenação, montada para a divulgação dos resultados do IPM do Riocentro, desde o cenário armado com meticulosidade calculada, à exibição profusa de slides até a ingênua esperteza da escolha do dia e da hora, exatamente quando o Congresso Nacional mergulha na sonolência de um mês de recesso – não procurou colar a estampilha da credibilidade numa peça política e quase confessadamente política, nos seus objetivos e na sua proposta. (...) Um documento que chega a ser constrangedor na sua fragilidade de porcelana, que não suporta o piparote de uma crítica, que não aguenta o tranco de uma análise." Jornalista Villasboas Corrêa, sobre o relatório conclusivo sobre o atentado.


Istambul (Turquia) > Chamada Bizâncio, depois Constantinopla, a cidade de Istambul é a porta de passagem do Ocidente para o Oriente. Foi a tomada da cidade pelos turcos que acabou com o Império Romano, escrevendo o último capítulo da Idade Média, provocando o surgimento das grandes navegações e do renascimento artístico e literário. A Basílica de Santa Sofia é o símbolo mais vivo dessa história. Veja agora, em streaming e com som ambiente, pela Webcam


Valores de Mercado > A Christie's de Londres realizou um leilão tendo como tema "Velhos Mestres e Pintura Britânica" > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Mais Abaixo, um quadro com o tema "Madalena Penitente", um tema recorrente na pintura e na escultura, desde o Renascimento Google Imagens Maria Madalena, o mito que se agiganta na presença de Jesus Wikipedia 


Jornal das 10 > Casa de leilões Christie's divulga imagens do maior diamante azul do mundo, que deve ser leiloado e 12 de maio > O preço deve ficar em torno dos 20 milhões de dólares, uma bagatela. Vídeo 30 segundos

Globo News em Pauta > Livro vai contar a história e a obra do sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga > Com assinatura de Audálio Dantas, o livro é mais um, dentre as muitas biografias do rei do baião e chama-se "O Céu de Luiz" Vídeo 5 minutos O céu de Luiz Vídeo 3 minutos Na imagem, alguns dos livros que já contaram o Gonzagão.


Fotografia > O tema para fotos lançado aos leitores da BBC de Londres foi "Monumentos" > Veja como eles reagiram 10 imagens O conceito de "Monumento" é bem mais amplo e vai muito além da escultura pura e simples, podendo envolver outros gêneros, como a arquitetura Google Imagens

Tudo por dinheiro > Os organizadores do Oscar tem desestimulado a venda de estatuetas concedidas como prêmio ao melhor do cinema, ressaltando que o valor delas está na distinção do premiado e não no valor venal da estatueta. Mesmo assim, vez por outra, aparecem herdeiros buscando fazer dinheiro com elas. "Uma estatueta do Oscar entregue em 1939 ao lendário diretor de fotografia Gregg Toland, que trabalhou em filmes como "Cidadão Kane", foi leiloada por US$ 150  mil nesta terça-feira (29) em Los Angeles, anunciou a casa de leilões Nate D. Sanders. Gregg Toland venceu a única estatueta em 1939 por "O morro do ventos uivantes", com Laurence Olivier."  Mais

A arte e a guerra > Artistas sírios fazem exposição em Paris e retratam violência da guerra > Mostra se chama 'E ainda assim criar! Síria: a fé na arte' e vai até julho.  > Falta de recurso levou pintor a usar sacos de farinha como telas. Mais

Touro do IR > Soprano espanhola Montserrat Caballé é acusada de fraude fiscal > Queixa contra cantora de 81 anos cita dívida de meio milhão de euros. > Ela participou de disco lançado em 1988 por Freddie Mercury, do Queen. (Vídeo abaixo)

Capim Dourado > A região de Jalapão, no Tocantins, é pobre, mas seu povo é rico com a natureza que Deus lhe deu, os lagos, as cachoeiras, as matas e, a maior dádiva, que é o capim dourado > Nas mãos de artífices, essas fibras de "ouro vegetal" se transformam nas mais belas joias Google Imagens O capim dourado, que nasceu no campo, sem ser semeado Mais O Parque Estadual do Jalapão é um caso aparte Mais Artesãos ou artistas, a criatividade não tem fim Vídeo 3 minutos




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
Leonilson vem aí, em agosto, na Pinacoteca-SP.
Você não perde por esperar. 

José Leonilson Bezerra Dias (Fortaleza,1 de março de 1957— São Paulo,28 de maio de 1993) foi um pintordesenhista eescultor brasileiroA obra de Leonilson é predominantemente autobiográfica e está concentrada nos últimos dez anos de sua vida. Segundo a crítica Lisette Lagnado, cada peça realizada pelo artista é construída como uma carta para um diário íntimo. Em 1989, começou a fazer uso de costuras e bordados, que passaram a ser recorrentes em sua produção. Em 1991, descobriu ser portador do vírus da Aids, e a condição de doente repercutiu de forma dominante em sua obra.
Seu último trabalho, uma instalação concebida para a Capela do Morumbi, em São Paulo, em 1993, tem um sentido espiritual e alude à fragilidade da vida. Por essa mostra e por outra individual realizada no mesmo ano, recebeu, em1994, homenagem póstuma e prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
No mesmo ano de sua morte, familiares e amigos fundam o Projeto Leonilson, com o objetivo de organizar os arquivos do artista e de pesquisar, catalogar e divulgar suas obras. Mais




Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp