domingo, 30 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 1º de dezembro de 2014 > Segunda-Feira > Postado na véspera às 4:06 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

1º de dezembro de 2014.
335.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 30 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1716, nasce Étienne-Maurice Falconet, escultor francês (m. 1791)
Étienne-Maurice Falconet (Paris, 1 de dezembro de 1716 - 04 de janeiro de 1791) é contado entre os principais escultores rococós da França
Falconet nasceu em uma família pobre. Primeiro foi aprendiz de carpinteiro, mas algumas de suas figuras de barro, com que ocupava suas horas de lazer, atraíram a atenção do escultor Jean-Baptiste Lemoyne, que fez dele seu pupilo. 
Uma de suas primeiras esculturas de sucesso foi a de Milo de Crotona, que garantiu seu ingresso na Academia de Belas Artes de Paris em 1754. Ele permaneceu no posto em Sèvres até que ele foi convidado para a Rússia por Catarina, a Grande, em setembro de 1766. 
Em São Petersburgo executou uma estátua colossal de Pedro, o Grande, em bronze, conhecida como o Cavaleiro de Bronze, juntamente com sua aluna e enteada de Anne-Marie Collot. Em 1788 voltou a Paris e se tornou diretor da Academia. 
Muitas das obras religiosas de Falconet, encomendadas por igrejas, foram destruídas na Revolução Francesa. Seus trabalhos profanos tiveram melhor sorte. (Google Imagens)


Nesta data, em 1984, morre Roelof Frankot, pintor holandês (n. 1911).
Roelof Frankot (Meppel25 de novembro de 1911 — Raalte1 de dezembro de 1984) foi um pintor neerlandês

Foi fotógrafo até 1930, quando começou a pintar. Em sua obra, teve uma relação forte com o movimento COBRA, e suas artes finais são similares a esse movimento, geralmente pinturas muito abstratas e espontâneas em cores fortes, utilizando, na maioria das vezes, pintura a óleo. 

As publicações de suas pinturas foram acompanhadas ocasionalmente de poemas pequenos escritos por ele mesmo. Frankot foi considerado um inovador da arte neerlandesa. 

Ele morreu de câncer aos setenta e três anos de idade.



1577 - Francis Walsingham recebe o título de cavaleiro.

1640 - Restauração da Independência de Portugal em relação ao Reino de Espanha; João, Duque de Bragança torna-se rei como João IV de Portugal após sessenta anos de domínio castelhano.
D. Sebastião, um rei de Portugal,  jovem e aventureiro, habituado a ouvir as façanhas das cruzadas e histórias de conquistas além-mar, quis conquistar o Norte de África em sua luta contra os mouros. Na batalha de Alcácer Quibir no Norte de África, os portugueses foram derrotados e D. Sebastião desapareceu. E os guerreiros diziam cada um a sua história. 
O desaparecimento de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei, jurando os foros, privilégios e mais franquias do Reino de Portugal. Durante seis décadas Portugal partilhou rei com Espanha, sob o que se tem designado por "domínio filipino". 
Esses 60 anos de dominação tornaram o Brasil uma colônia espanhola, com sérias consequências, pois a Holanda (que fora outrora um domínio espanhol) achou o momento para invadir, primeiro a Bahia e depois Pernambuco, contestando o "testamento de Adão" que dividia o mundo em duas metades, uma para a Espanha  e outra para Portugal. A restauração em 1640, e mais o sentimento de nacionalidade já visível entre os brasileiros, permitiu a revolta , a revelia do governo português, expulsando os holandeses de nosso território. 
A capitulação holandesa no Brasil, assinada em 26 de Janeiro de 1654 (Capitulação do Campo do Taborda), fixou os termos e as condições pelas quais os membros do Conselho Supremo do Recife entregavam ao Mestre de Campo, General Francisco Barreto de Menezes, Governador da Capitania de Pernambuco, a cidade Maurícia, Recife, e mais forças e fortes junto deles, e os lugares que tinham ocupado ao Norte, enter eles Fernando de Noronha. (Quer saber mais?) 
Na pintura abaixo, a representação da Capitulação do Campo de Taborda, em Pernambuco. Na segunda pintura, uma representação do ato da Restauração, em Lisboa.


1821 - A colônia espanhola de Santo Domingo, atual República Dominicana, proclama sua independência da Espanha.

1822 - Pedro I é coroado Imperador do Brasil, três meses após a Proclamação da Independência.
Em abril de 1822, a popularidade do príncipe foi comprovada durante uma viagem a Minas Gerais. De lá seguiu para São Paulo, a fim de pacificar rebeliões na província. 

Em 7 de setembro, quando ia de Santos para a capital paulista, recebeu notícias de Portugal por cartas de José Bonifácio e da esposa Maria Leopoldina da Áustria, contando-lhe que havia promulgado a independência brasileira, uma vez que a corte portuguesa exigia o seu retorno e com isso não acontecendo, programava uma ação militar contra o Brasil. 

Foi então que, junto ao riacho do Ipiranga (São Paulo), o herdeiro de D. João VI proferiu o famoso Grito do Ipiranga: "Independência ou Morte!". D. Pedro I contou, naturalmente, com o apoio do "povo" e, de volta ao Rio de Janeiro, em 12 de outubro, foi proclamado imperador e "defensor perpétuo do Brasil". 

Em 1 de dezembro foi sagrado e coroado. A Independência do Brasil foi contestada em território brasileiro por tropas do Exército Português, especialmente nas regiões onde, por razões estratégicas, elas se concentravam, a saber, nas então Províncias Cisplatina, da Bahia, do Piauí, do Maranhão e do Grão-Pará (Guerra da Independência do Brasil). 
A Independência foi oficialmente reconhecida por Portugal e pelo Reino Unido somente em 1825. 

Debret pintou o quadro abaixo, representando o ato da coroação. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).

1825 - Na Rússia, o Czar Nicolau I sobe ao trono após a morte do seu irmão, o Czar Alexandre I.
1878 - É instalado na Casa Branca, residência do presidente norte-americano, o primeiro telefone.

1887 - É publicado o primeiro romance policial de Sir Arthur Conan Doyle sobre o detetive Sherlock Holmes.

1890 - É fundada a Sociedade União Musical Alenquerense (SUMA).

1900 - A Comissão de Arbitragem de Genebra concede a posse do território do atual Amapá ao Brasil.
Com a Proclamação da República no Brasil, a situação na região fronteiriça ficou caótica. Seus habitantes elegeram, então, um triunvirato governativo (1894): Francisco Xavier da Veiga Cabral, chamado o Cabralzinho, cônego Domingos Maltês e Desidério Antônio Coelho. 
Os franceses nomearam capitão-governador do Amapá o preto velho Trajano, cuja prisão provocou a intervenção militar da Guiana. A canhoneira Bengali, sob o comando do capitão Lunier, desembarcou um contingente de 300 homens e houve luta. Lunier foi morto com 33 dos seus. 
França e Brasil assinaram um tratado de arbitragem (1897). O barão do Rio Branco, vitorioso dois anos antes na questão de limites com a Argentina, foi encarregado (1898) de defender a posição brasileira perante o conselho federal suíço, escolhido como tribunal arbitral. 
Em 5 de abril de 1899, Rio Branco entregou sua Memória apresentada pelos Estados Unidos do Brasil à Confederação Suíça, e em 6 de dezembro do mesmo ano uma segunda memória, em resposta aos argumentos franceses. Como anexo, apresentou o trabalho de Joaquim Caetano da Silva O Oiapoque e o Amazonas, de 1861, em que se louvara e que constituía valioso subsídio ao estudo da matéria. 
Reunidos, os documentos formavam cinco volumes e incluíam um atlas com 86 mapas. A sentença, de 1º de dezembro de 1900, redigida pelo conselheiro federal coronel Edouard Müller, deu a vitória ao Brasil, que incorporou a seu território 260.000 km².

1902 - Lançamento da obra Os Sertões de Euclides da Cunha.

1903 - O segundo filme de faroeste da história do cinema, O Grande Roubo do Trem é exibido em Washington, Estados Unidos.
1909 - É fundado em Israel, com o nome de Deganya Alef o primeiro kibbutz.

1910 - É apresentada oficialmente na Praça dos Restauradores em Lisboa, a nova Bandeira de Portugal após a Implantação da República. Mais


1913 - Inaugurado o primeiro posto de gasolina em Pittsburgh, Estados Unidos.
1918 - O parlamento dinamarquês aprova o decreto que tornou a Islândia um estado independente.

1918 - A Transilvânia e o Reino da Roménia se unem e formam a Romênia moderna.

1918 - O Reino da Sérvia e o Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios se unem criando o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos
1925 - É fundada a cidade de Sapé - Paraíba - Brasil

1929 - É inventado o jogo do Bingo, por Edwin Lowe.

1933 - O governo brasileiro promulga a Lei do Reajustamento Econômico que prevê o perdão de até 50% das dívidas dos cafeicultores junto aos fornecedores e ao sistema financeiro.
1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial é iniciado nos Estados Unidos o racionamento de combustível.
1944 - Fim da Conferência de Teerã, realizada entre os líderes das forças aliadas: Churchill, Roosevelt e Stálin.
1951 - São suspensas as relações comerciais entre as Alemanhas Oriental e Ocidental.
1954 - Inauguração do Estádio da Luz do clube Sport Lisboa e Benfica, na altura, o maior da Europa e o terceiro do Mundo.

1955 - Em Montgomery, no Alabama, Rosa Parks recusa-se a ceder seu lugar num ônibus a um branco. Este gesto deu início à luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. O ônibus virou peça de museu.

1956 - Minoo, no Japão, recebe estatuto de cidade.
1959 - Doze nações firmam o Tratado Antártico pelo qual se comprometem a não reivindicar nenhuma parte do continente.
1959 - Tirada a primeira fotografia colorida do planeta Terra, de uma espaçonave.
1960 - Os cães Pchelka (Abelhinha) e Mushka (Mosquinha) são lançados a bordo da Korabl-Sputnik 3.
1961 - Protectorados das Nações Unidas: a parte ocidental da Nova Guiné se torna independente da Holanda.
1963 - É fundada a cidade de Votorantim - São Paulo - Brasil
1964 - Malawi, Malta e Zâmbia são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1970 - Ebino e Owariasahi, no Japão, recebem estatuto de cidade.
1970 - Aprovada lei na Itália que, em determinados casos, concede o divórcio.

1976 - Estréia no Brasil o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Sônia Braga, Mauro Mendonça e José Wilker.

1976 - Angola é admitida como Estado-Membro da ONU.
1989 - Mikhail Gorbatchov visita o Papa João Paulo II. É o primeiro líder soviético a visitar o Vaticano desde a Revolução Russa de 1917.

1990 - Eurotúnel o encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha.
O Eurotúnel (em inglês Channel Tunnel e em francês Le Tunnel sous la Manche) é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel
Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça
O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em 1 de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro. 
O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994. Com fina ironia, um jornal inglês abriu a seguinte manchete "Inaugurado o túnel - A Europa nunca mais ficará isolada".

2001 - Último Voo da Companhia aérea TWA com o pouso de seu MD-80 em Saint Luis.
2009 - Entra em vigor o Tratado de Lisboa.


1081 - Luís VI de França, rei dos Francos (m. 1137)
1083 - Ana Comnena, princesa e historiadora bizantina (m. ca. 1153).
1521 - Takeda Shingen, daimyo japonês (m. 1573)
1580 - Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, astrônomo e botânico francês (m .1637)
1734 - Adam Kazimierz Czartoryski, escritor e político polonês (m. 1823)
1743 - Martin Heinrich Klaproth, farmacêutico alemão (m. 1817)
1792 - Nikolai Ivanovich Lobachevsky, matemático russo (m. 1856)
1823 - Karl Schenk, político suíço (m. 1895)
1844 - Alexandra da Dinamarca, rainha consorte de Eduardo VII do Reino Unido (m. 1925)
1857 - Samuel M. Ralston, político norte-americano (m. 1925)
1885 - Camille Chautemps, político francês (m. 1963)
1886 - Rex Stout, escritor norte-americano (m. 1975)
1895 - Henry Williamson, escritor inglês (m. 1977)
1896 - Georgy Zhukov, conhecido como "Marechal da União Soviética" (m. 1974)
1905 - Emilio Gino Segrè, vencedor do Nobel de Física em 1959 (m. 1989)
1908 - Georgios Kasassoglou, músico grego (m. 1984)

01/12/1912 - Minoru Yamasaki, arquiteto norte-americano (m. 1986), que projetou as Torres Gêmeas de Nova York, destruídas por ataques terroristas.
Minoru Yamasaki (Seattle1 de dezembro 1912 — 6 de fevereiro 1986) foi um arquitetonipo-estadunidense. O seu trabalho mais conhecido é o projeto das torres gêmeas do World Trade Center, Nova York , que foram destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001
Projetou, também, a Torre Picasso, construída na capital da Espanha, Madrid e o Conjunto Residencial Pruitt-IgoeSaint Louis, no estado norte-americano de Missouri.
Abaixo, uma vista geral da Torre Picasso, em Madri

1921 - Nestor de Holanda, jornalista e escritor brasileiro (m. 1970)
1922 - Vsevolod Bobrov, jogador de hóquei no gelo e futebol soviético (m. 1979)

1923 - Morris, desenhista de BD, criador do Lucky Luke (m. 2001)

1925 - Martin Rodbell, vencedor do Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1994 (m. 1988).
1929 - Alfred Moisiu, presidente da Albânia
1930 - Hermanfrid Schubart, arqueólogo alemão
1932 - Matt Monro, cantor inglês (m. 1985)
1933 - Lou Rawls, cantor estadunidense (m. 2006)
1934 - Billy Paul, cantor estadunidense
1935
Benedito Saccon, político brasileiro
Woody Allen, cineasta e ator norte-americano
1937 - Vaira Vīķe-Freiberga, ex-presidente da Letônia
1940 - Richard Pryor, ator estadunidense (m. 2005)
1944
John Densmore, músico norte-americano
Michael W. Hagee, general estadunidense
Pierre Arditi, ator francês

1945 - Bette Midler, atriz estadunidense
Bette Midler (nascida em HonoluluHawaiEstados Unidos, em 1° de dezembro de 1945) é uma cantora, atriz e comediante estadunidense, conhecida na cultura americana e por seus fãs comoThe Divine Miss M. ("A Divina Srta. M.").

Ela foi nomeada a partir da atriz Bette Davis, mas Davis pronunciava seu nome em duas sílabas, enquanto que Midler usa apenas uma. 
Durante sua carreira, ela ganhou quatro Grammy Awards, um Emmy Award e um Tony Award, e foi indicada para dois Academy Awards. A Primeira vez em 1979 por "A Rosa" e a segunda em 1991 por "Para Eles, Com Muito Amor".


1946
Gilbert O'Sullivan, cantor e compositor irlandês
Ladislav Petráš, ex-futebolista tcheco
1947 - Alain Bashung, cantor e ator francês (m. 2009)
1949
Pablo Escobar, narcotraficante colombiano (m. 1993)
Sebastián Piñera, economista e presidente do Chile
1951
Jaco Pastorius, baixista norte-americano (m. 1987)
Obba Babatundé, ator norte-americano
Treat Williams, ator estadunidense
Walcyr Carrasco, escritor e novelista brasileiro
1953 - Anselmo Vasconcelos, ator brasileiro

1956 - Julee Cruise, atriz e cantora norte-americana

1957 - Chris Poland, guitarrista norte-americano
1958 - Javier Aguirre, treinador de futebol mexicano
1961
Jeremy Northam, ator britânico
Abdullah Al-Deayea, ex-futebolista saudita
1963
Marco Greco, ex-piloto brasileiro de corridas

1963 - Gorete Milagres, atriz brasileira
Gorete Milagres, nome artístico de Maria Gorete da Silva Araújo (Conselheiro Lafaiete1 de dezembro de 1964) é uma atriz e comediante brasileira. É conhecida pela personagem dos programas humorísticos de televisão, a Filomena, aquela do bordão Ó, coitada!. Faz faculdade de cinema em São Paulo.


1964 - Salvatore Schillaci, ex-futebolista italiano

1965 - Mika Lins, atriz brasileira
Mika Lins Glasberg, cujo nome de batismo é Lizia Lins (São Paulo1 de dezembro de 1965), é uma atriz brasileira. Estreou nos palcos em 1984, na peça A Casa de Bernarda Alba, com a qual foi indicada ao "Prêmio Mambembe" mas recebendo o "Prêmio Governador do Estado". 

No teatro dirigiu a peça Seria Cômico se Não Fosse Trágico, também em 1994, e viveu as agruras de ser produtora e protagonista do espetáculo Frida, que conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo. A atriz trabalhou junto com diretores teatrais consagrados, como Antônio Abujamra e Zé Celso

Abaixo, a caracterização para interpretar Frida Kahlo no teatro.

1967 - Nestor Carbonell, ator norte-americano
1968 - Anders Holmertz, nadador sueco
1970 - Sarah Silverman, atriz norte-americana
1971
Stephanie Finochio, wrestler norte-americana
Emily Mortimer, atriz britânica
1972
Stanton Barrett, automobilista, ator e diretor de cinema estadunidense
Norbert Wójtowicz, historiador e teólogo polaco
1973 - Steve Gibb, guitarrista, baixista e cantor inglês
1974 - Costinha, futebolista português
1975 - Mario Domínguez, automobilista mexicano
1977
Brad Delson, guitarrista norte-americano
Luis Díaz, piloto mexicano de corridas
Luiz Alberto, futebolista brasileiro
1982
Diego Cavalieri, goleiro brasileiro
Riccardo Colombo, futebolista italiano
1985
Emiliano Viviano, futebolista italiano

1965 - Janelle Monáe, cantora, compositora e bailarina norte-americana

1986 - DeSean Jackson, jogador de futebol americano estadunidense
1988
Milton Caraglio, futebolista argentino

1988 - Zoë Kravitz, atriz norte-americana
Zoe Isabella Kravitz (Los Angeles1 de dezembro de 1988) é uma atriz e cantora estadunidense, filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet. Atuou em The Brave One (2007), com Jodie FosterNo Reservations (2007), com Catherine Zeta-Jones, e X-Men: First Class.

1990 - Chanel Iman, modelo norte-americana

2001 - Aiko, princesa japonesa


1135 - Henrique I de Inglaterra (n. 1068).
1521 - Papa Leão X (n. 1475).
1640 - Miguel de Vasconcelos (n. 1590).
1784 - Samuel Johnson, escritor e lexicógrafo inglês (n. 1709).
1825 - Alexandre I da Rússia (n. 1777).
1830 - Papa Pio VIII (n. 1761).
1908 - Alberto Sampaio (n. 1841).
1913 - Juhan Liiv, poeta e escritor estoniano (n. 1864).
1947 - Aleister Crowley, astrólogo e mago, difusor de Thelema, ocultismo e Wicca (n. 1875).
1952 - Vittorio Emanuele Orlando, político italiano (n. 1860).
1964 - J. B. S. Haldane, geneticista e biólogo britânico (n. 1892).
1972 - Antonio Segni, político italiano (n. 1891).
1973 - Ben-Gurion, primeiro Primeiro-Ministro de Israel (n. 1886).
1984 - Roelof Frankot, pintor neerlandês (n. 1911).
1991 - George Joseph Stigler, economista estadunidense (n. 1911).
1992 - Athiê Jorge Coury, dirigente futebolista e politico brasileiro.
1997 - Stéphane Grappelli, violinista francês (n. 1908).
2001 - Filinto Ramalho, provedor de Sacavém (n. 1917).
2005
Mário Vilela, dublador brasileiro (n. 1923).
Jack Colvin, ator americano (n. 1934).

2009 - Éva Szörényi, atriz húngara (n. 1917).
Éva Szörényi (Budapeste26 de maio de 1917 - Studio City1 de dezembro de 2009) foi uma atriz húngara, ganhadora do Prêmio Kossuth. Sua carreira artística começou no início da década de 1930. Atuou como protagonista em mais de 20 filmes, motivo pela qual se tornou rapidamente famosa e admirada pelo povo húngaro. Sua voz também foi ouvida com freqüência no rádio.

2011 - Christa Wolf, escritora alemã (n. 1929).


Dia Mundial de combate à AIDS
Dia do Imigrante
Dia do Numismata
Dia da União na Romênia
Dia da Restauração da Independência e Dia da Bandeira (Feriado Nacional) em Portugal

Mitologia Grega: Festival de Poseidon, deus dos oceanos
Na mitologia grega, Posídon (em grego antigo Ποσειδῶν, transl. Poseidōn), também conhecido como Poseidon, Possêidon ou Posidão, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno , possivelmente tendo origem etrusca como NethunsTambém era conhecido como o deus dos terremotos  e dos cavalos. 

Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho. A origem de Posídon é cretense, como atesta seu papel no mito do Minotauro. Na civilização minoica era o deus supremo, senhor do raio, atributo de Zeus no panteão grego, daí o acordo da divisão de poderes entre eles, cabendo o mar ao antigo rei dos deuses minoicos.

Santo do dia[editar | editar código-fonte]
Santo Elói




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp