Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805 — Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, dentre outros.
SAIBA MAIS
Andersen no Cinema
Thumbelina, o filme
Tema musical
NO BRASIL
Tatiana Belinky é a mais conhecida escritora de livros infantis, a primeira a adaptar para a TV as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, ocupando hoje uma cadeira na Academia Paulista de Letras. E é claro, seu nome está associado a Lobato, o mais importante dos escritores infantis brasileiros, que escreveu sobre a televisão, mas morreu antes que ela chegasse ao Brasil.
Outro nome que ganha importância nesse segmento é o de Maria Clara Machado, atriz, diretora e professora de teatro, para o qual escreveu várias peças infantis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.