Com imagens ampliáveis e em euros (EUR)
18 | FAUSTO PIRANDELLO | 36,750 | |
19 | FAUSTO PIRANDELLO | 3,500 | |
20 | FAUSTO PIRANDELLO | 24,750 | |
21 | FAUSTO PIRANDELLO | 10,000 | |
22 | FAUSTO PIRANDELLO | 27,150 | |
23 | FAUSTO PIRANDELLO | 4,750 |
Nasce em Roma em 17 jun 1889 e morre na mesma cidade, 29 de novembro de 1975). Foi um pintor italiano, filho do dramaturgo Luigi Pirandello.
No início da carreira, teve como mestre o escultor Sigismondo Lipinsky entre 1919 e 1920, quando resolveu experimentar a pintura. Seus primeiros trabalhos foram influenciados por Armando Spadini e Felice Carena, a quem conhecia pessoalmente, bem como por Gauguin, Kokoschka e van Gogh, que não chegou a conhecer..
Em 1925 expôs na Bienal de Roma e. em 1927, mudou-se para Paris, onde foi influenciado tanto por Jules Pascin como pelo cubismo. Todavia, não se associou a Giorgio De Chirico, Savinio Alberto e os outros membros do grupo Italiani di Parigi, e preferiu fazer individuais em 1929 (Paris) e 1930 (Viena).
Embora com ligações à Scuola di Via Cavour e com Corrado Cagli, Capogrossi Giuseppe Cavalli e Emanuele, durante os anos 1930 ele desenvolveu uma forma altamente individual do realismo poético. Muitos dos seus quadros eram compostos de estranhos elementos irracionais: por exemplo Interior na Manhã inclui uma imagem de quadro em torno da cabeça da figura central, um tema que já havia aparecido em Senhoras com uma Salamandra (1928-1930; Roma, priv . col., ver Ferrari, p. 19). Esta sugestão de uma "pintura dentro de uma pintura" tinha de fato sido antecipado pela pintura de De Chirico.
O mundo fantástico e mítico que Pirandello, criado a partir de cenas da vida da classe operária, contudo, foi uma idéia inteiramente sua. Em A Escada (1934;.. Roma, Gualino priv col, ver Ferrari, p. 26) há representação mundana de uma prostituta descendo as escadas do bordel, com uma imagem fantasmagórica em cima de outra mulher a pé.
A subversão da realidade cotidiana também é obtida através da manipulação do espaço. Em Golden Rain (1934;.. Priv col), ele exagera a perspectiva na escadaria, enquanto ressalta o primeiro plano, criando um conjunto ilógico, cheio de objetos, juntamente com uma figura de nu feminino de cabeça para baixo, que parece estar prestes a cair fora do plano pictórico.
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