terça-feira, 10 de novembro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 10 de novembro de 2015 - Terça-Feira - Postado às 8:12 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


VERDADE OU MENTIRA?
  • Um texto de 2010 volta a circular na internet, anunciando que limão e bicarbonato, misturados à água, podem substituir a radioterapia no combate ao câncer.   


Como está a velocidade de seu computador?

BOVESPA, DÓLAR, PESO ARGENTINO, EURO

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque:


Nesta data, em 1937, o presidente Getúlio Vargas consuma o Golpe do Estado Novo no Brasil, prolongando sua permanência no poder até 1945, agora com o Congresso fechado e com poderes absolutos.  Ao todo, Getúlio permaneceu 15 anos no poder: quatro anos sem constituição alguma, três anos com uma constituição promulgada pela Assembléia Nacional Constituinte e outros oito anos sob a constituição do Estado Novo, redigida à sua imagem e semelhança e outorgada por ele mesmo.
     Os acontecimentos se precipitaram. Em 1º de outubro de 1937, é declarado o estado de guerra. Dia 13, são presos o ex-prefeito do Distrito Federal, Pedro Ernesto, e seu filho. Dia 18, o governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha é levado à renúncia, retirando-se para o Uruguai. Dia 23, são fechadas todas as associações de caráter secreto, políticas ou não. Dia 28, a escritora Raquel de Queirós é presa, acusada de comunista. Dia 1º de novembro, os integralistas marcham diante do Palácio da Guanabara, na presença de Getúlio Vargas. A partir de 5 de novembro, a censura à imprensa, indústrias gráficas e rádio passa a ser feita pela polícia. Dia 8, Armando de Sales faz seu manifesto aos militares. Dia 9 o jurista Francisco Campos, que vinha redigindo, secretamente, a nova Constituição, toma posse como ministro da Justiça.
     No dia seguinte, 10 de novembro de 1937, a cidade do Rio de Janeiro amanhece sitiada e cavalarianos cercam os prédios da Câmara Federal e do Senado, para impedir a entrada dos parlamentares. O presidente da Câmara, deputado Pedro Aleixo, tenta enviar telegrama de protesto ao presidente Getúlio Vargas, mas o correio recusa-se a transmiti-lo.
     Às 10 horas da manhã, nesse mesmo dia, é outorgada pelo presidente da República a Constituição do Estado Novo, que ficou conhecida como "Polaca", dada sua semelhança, em muitos pontos, com a constituição fascista adotada pela Polônia. LEIA MEU ARTIGO"VIRA, VIRA, VIRA... VIROU!"


























Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.
























































Últimas Notícias






PORTO ALEGRE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.