segunda-feira, 2 de julho de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 3 de julho de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

3 de julho de 2012.
185º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 181 dias para acabar o ano.



Em 03/07/1728, nasce Robert Adam, arquiteto e designer escocês (m. 1792).
Robert Adam (Kirkcaldy, Fife, Escócia, 3 de julho de 1728 – Londres, 3 de março de 1792) foi um arquiteto, decorador e projetista de mobiliário do Reino Unido. É considerado por muitos como o maior arquiteto da segunda metade do século XVIII, o líder da retomada do estilo neoclássico por volta de 1760. William Chambers era o arquiteto oficial do governo britânico naquela época, mas Adam recebeu muitas encomendas importantes de clientes particulares e tinha mais influência no estilo da época. Saiba mais 


  Em 03/07/1850, nasce Alfredo Keil, compositor e pintor português de ascendência alemã (m. 1907).
Alfredo Cristiano Keil (Lisboa, 3 de Julho de 1850 — Hamburgo, 4 de Outubro de 1907) foi um compositor de música, pintor, poeta, arqueólogo e coleccionador de arte português. Pintor do romantismo, numa época em que a arte mundial ia em direcção do realismo. Músico e compositor lírico, escritor e poeta, Keil não era um pintor de tempo integral, embora também não fosse um artista de fins-de-semana, pois pintava regularmente e deixou centenas de quadros com impressão fina e delicada, de excelente qualidade. Era um pintor de paisagens, mas também de interiores requintados, como o quadro Leitura de uma Carta, trazido a público em 1874 e recebido com entusiasmo, tanto pela aristocracia ainda dominante, como pelos burgueses endinheirados, a quem a arte singela do romantismo sensibilizava mais fortemente. Saiba mais

Em 03/07/1866, nasce Albert Gottschalk, pintor dinamarquês (m. 1906).
Albert Gottschalk (3 de julho de 1866—13 de fevereiro de 1906) foi um pintor dinamarquês. Gottschalk nasceu em Stege, em 1866, mas mudou-se para Copenhaga. Foi muito próximo, pessoal e artisticamente, dos poetas Johannes Jørgensen, Viggo Stuckenberg e Sophus Claussen. Inspirou-se no pintor dinamarquês P.S. Krøyer, bem como na arte francesa. Gottschalk era ambicioso, tecnicamente habilidoso, e trabalhava mentalmente seus temas por um bom tempo antes de pintá-los. Buscava seus temas através da Dinamarca andando de bicicleta, e frequentemente os encontrava ao redor de Copenhaga. Suas pinturas frequentemente parecem ter sido feitas a partir de esboços rápidos, algo que não era reconhecido ao tempo do artista.


Em 03/07/1888, morre o pintor Antônio Firmino Monteiro.

Antônio Firmino Monteiro (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1855 — Niterói, 3 de julho de 1888) foi um pintor brasileiro do século XIX. Menino pobre, cedo teve de trabalhar como caixeiro, encadernador e tipógrafo. Assim seus estudos de arte tiveram um início tardio. Estudou na Academia Imperial, onde teve como mestres Vítor Meireles, Agostinho José da Mota, Pádua e Castro e Zeferino da Costa. Pintava pricipalmente paisagens e cenas pitorescas do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Uma de suas poucas viagens ocorreu em abril de 1880, quando foi à Europa com a ajuda do Imperador Pedro II. Voltou pouco depois para concorrer à cadeira de Paisagem, Flores e Animais da Academia, mas classificou-se em segundo lugar, perdendo para Leôncio Vieira. Participava do meio artístico da época, tendo se apresentado nas Exposições Gerais de Belas Artes dos anos de 1879 e 1884. Recebeu, na primeira, uma Segunda Medalha de Ouro e, na seguinte, a comenda de Cavaleiro da Ordem da Rosa, por uma participação que incluía O Vidigal, Um vendedor de balas e jornais, Fósforos!, Camões no seu leito de morte e várias paisagens.

Em 03/07/1858, morre Alexander Andreyevich Ivanov, pintor russo (n. 1806).

Alexander Andreyevich Ivanov (em russo: Алекса́ндр Андре́евич Ива́нов; 28 de julho (16 de julho [EA]) de 1806 - 15 de julho (3 de julho [EA]) de 1858) foi um pintor russo que aderiu à tradição do Neoclassicismo já em declínio, mas encontrou pouca simpatia entre seus contemporâneos. 
Natural de São Petersburgo, Ivanov estudou juntamente com Karl Briullov na Academia Imperial de Artes com o seu pai, Andrey A. Ivanov. Ele passou a maior parte de sua vida em Roma, onde fez amizade com Gogol e sucumbiu à influência dos Nazarenos. Ele era chamado "o mestre de um trabalho", pois ele levou 20 anos para completar sua obra magna, A Aparição de Cristo diante do Povo (1837-57)[1], atualmente na Galeria Tretyakov de Moscou. 

O julgamento crítico sobre Ivanov melhoraria na geração seguinte. Alguns dos numerosos esboços que ele tinha preparado para A Aparição foram reconhecidos como obras de arte por direito próprio. A coleção mais abrangente de suas obras pode ser vista no Museu Russo em São Petersburgo.





    323 - Batalha de Adrianópolis: Constantino derrota Licínio, forçando-o a retirar-se para Bizâncio.
    987 - Hugo Capeto é coroado rei da França. É o primeiro rei da dinastia capetíngia.


    1722 - Parte de São Paulo, com destino a Goiás, a bandeira chefiada por Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera.

Bartolomeu Bueno da Silva mais conhecido como o Anhanguera (Nasceu em Parnaíba em 1672 - Faleceu em Vila Boa de Goiás em 19 de setembro de 1740) foi um bandeirante brasileiro e memorável colonizador do Brasil central Goiás. 
Herdou do pai o nome e também o apelido, Anhanguera, que significa diabo velho, por causa do episódio em que seu pai ateou fogo a um pouco de aguardente a fim de amedrontar os índios e obrigá-los a revelar o local de uma jazida. Com 12 anos passou a acompanhar o pai nas expedições ao território goiano, mas com a descoberta de ouro em Minas Gerais, estabeleceu-se em Sabará e mais tarde em São João do Pará e Pitangui, onde foi nomeado assistente do distrito. 

Devido aos constantes voltou a Parnaíba para organizar uma bandeira para retornar a Goiás. Partiu de São Paulo 1722 e durante quase três anos explorou os sertões goianos em busca da lendária serra dos Martírios. Finalmente encontrou ouro no rio Vermelho.
Foi nomeado capitão-mor das minas por D. João V em 1726, fundou o arraial de Santana, depois Vila Boa de Goiás em 1739, atualmente cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás Velho. Foi acusado de sonegação de impostos em 1733 começou a perder prestígio junto a coroa e sua autoridade foi progressivamente sendo limitada pelos delegados do rei e, com a persistência das lutas internas e as suspeitas de contrabando levaram ao estabelecimento de uma ouvidoria e à criação da capitania de Goiás, morreu em 1740, pobre e destituído de poder na Vila Boa de Goiás.

    1766 - Alvará português que determina sob a forma de proceder aos aforamentos dos baldios a bem dos concelhos. Transfere para as câmaras, nos concelhos onde os donatários não tinham o direito de os aforar, maninhos e logradouros comuns. Exige-se consulta à Mesa do Desembargo do Paço para fazer novos aforamentos de baldios, a fim de evitar os abusos e compadrios nos aforamentos que eram feitos por pensões diminutas.


    1822 - Criação do Ministério da Justiça do Brasil.


    1844 - O último casal de Arau-gigante é morto.
    1849 - A França entra em Roma para restaurar o Papa Pio IX ao Poder. Isso tornou um grande obstáculo para a Unificação Italiana.
    1857
        Fundação de Montes Claros, em Minas Gerais.
        Fundação de Ubá, em Minas Gerais.


    1863 - Último dia da Batalha de Gettysburg. O Exército de Potomac, sob George Meade, derrota o Exército da Virgínia do Norte de Robert Lee, na batalha mais sangrenta da Guerra Civil Americana e de toda história dos EUA.


    1866 - A vitória da Prússia sobre a Áustria na Batalha de Königgratz conclui a Guerra Austro-Prussiana, dando à vencedora o papel de nação germânica predominante.
    1890 - Idaho torna-se o 43º estado norte-americano.


    1928 - A primeira transmissão de TV em cores é feita em Londres por J.L. Baird.


    1938 - Fundação do Guarany Sporting Clube (Guarany de Sobral), no estado do Ceará.
    1944 - Segunda Guerra Mundial: Minsk é libertada do controle nazista pelas tropas soviéticas durante a Operação Bagration.


    1952 - Inauguração do primeiro templo dedicado a Santa Maria Goretti em terras brasileiras, na cidade potiguar de Currais Novos.


    1962 - A Guerra da Argélia contra a França chega ao fim.


    1966 - Registrada a mais alta temperatura na cidade de Nova Iorque (42 graus celsius). Lembre-se que Nova Iorque fica em zona temperada.


    1970 - Conflito na Irlanda do Norte: A operação "Falls Curfew" começa em Belfast, Irlanda do Norte.


    1986 - Reinauguração da Estátua da Liberdade, onde foi feita uma limpeza e substituição da coroa.


    1988 - O vôo 655 da companhia iraniana Iran Air, um Airbus A300, foi abatido por um navio de guerra da marinha americana, o USS Vincennes (CG-49). Todas as 290 pessoas a bordo morreram.


    1988 - A Ponte Fatih Sultão Mehmet em Istambul, Turquia, é completada. É a segunda ponte que conecta a Europa com a Ásia pelo Bósforo.


    2009 - O canal Jetix muda seu nome para Disney XD.


    2010 - Roza Otunbayeva assume oficialmente o cargo da presidência interina no Quirquistão, após uma série de conflitos étnicos no país.






    1423 - Luís XI, rei da França (m. 1843).
    1442 - Imperador Go-Tsuchimikado do Japão (m. 1500).
    1879 - Alfred Korzybski, filósofo polonês (m. 1950).
    1854 - Leoš Janáček, compositor tcheco (m. 1928).
    1870 - Richard Bedford Bennett, 11° Primeiro-ministro do Canadá (m. 1947).
    1879 - Alfred Korzybski, lingüísta polonês (m. 1950).
    1883 - Franz Kafka, escritor tcheco de língua alemã (m. 1924).
    1894 - Jaime de Barros Câmara, cardeal brasileiro (m.1971).
    1900 - Alessandro Blasetti, cineasta italiano (m. 1987).


    1917 - João Saldanha, treinador e jornalista brasileiro (m. 1990).


    1924 - Sellapan Ramanathan, presidente de Singapura.
    1939 - Angelo Benedicto Sormani, ex-futebolista ítalo-brasileiro.
    1940 - Jerzy Buzek, político polonês.
    1944 - Michel Polnareff, cantor e compositor francês.
    1946 - Carlos Alberto Riccelli, ator brasileiro.
    1947
        Rob Rensenbrink, ex-futebolista holandês.
        Mike Burton, nadador americano, campeão olímpico.


    1951 - Jean-Claude Duvalier, ditador haitiano.


    1953 - Paulo Isidoro de Jesus, ex-futebolista brasileiro.
    1955 - Irina Moiseeva, patinadora artística soviética.


    1957 - Laura Branigan, cantora e atriz americana (m. 2004).


    1959 - Édson Boaro, ex-futebolista brasileiro.
    1961 - Pedro Romeiras, bailarino português.
    1962
        Tom Cruise, ator norte-americano.
        Thomas Gibson, ator norte-americano.


    1965 - Connie Nielsen, atriz dinamarquesa.


    1973
        Antonio Filippini, futebolista italiano.
    1976 - Wanderlei Silva, atleta brasileiro de MMA.
    1978 - Mizuki Noguchi, maratonista japonesa, campeã olímpica.
    1979
        Ludivine Sagnier, modelo e atriz francesa.
    1984
        Michael Agazzi, futebolista italiano.
    1986
        Marquinho, futebolista brasileiro.
        Oscar Ustari, futebolista argentino.
    1987
        Mariano Trípodi, futebolista argentino.
        Sebastian Vettel, piloto alemão de Fórmula 1.


    1991 - Anastasia Pavlyuchenkova, tenista russa.


    1992 - Jamily, cantora brasileira.
    1993 - Mussunzinho, ator brasileiro.




    683 - Papa Leão II.
    1642 - Maria de Médicis, esposa do rei Henrique IV de França.
    1643 - Padre Luís Figueira, SJ, jesuíta português.
    1749 - William Jones, matemático galês (n. 1675).


    1778 - Anna Maria Pertl Mozart, mãe de Wolfgang Amadeus Mozart (n. 1720).


    1790 - Jean-Baptiste Romé de l’Isle, mineralogista francês (n. 1736).
    1904 - Theodor Herzl, sionista austríaco (n. 1860).
    1918 - Sultão Mehmed V do Império Otomano (n. 1844).
    1933 - Hipólito Yrigoyen, presidente argentino (n. 1852).


    1935 - André Citroën, engenheiro e criador da marca de carros Citroën (n. 1878).


    1969 - Brian Jones, guitarrista do Rolling Stones.
    1971 - Jim Morrison, músico norte-americano, vocalista do The Doors.
    1972 - Hal Walker, cineasta norte-americano (n. 1896)
    1978 - James Daly, ator estadunidense (n. 1918).
    1986 - Marcelo Ibrahim, ator brasileiro (n. 1962).


    1993 - Joe DeRita, o Curly Joe dos Três Patetas.


    1994 - Lew Hoad, tenista australiano (n. 1934).
    1995 - Pancho Gonzales, tenista estadunidense (n. 1928).
    1999 - Mark Sandman, baixista/vocalista dos Morphine.
    2004 - Andrian Nikolayev, o terceiro cosmonauta da antiga URSS (n. 1929).
    2005 - Alberto Lattuada, diretor e cineasta italiano (n. 1914).
    2007 - Lícia Magna, atriz brasileira (n. 1909).




Religiosos


    São Leão II, Papa
    São Tomé, apóstolo


Brasil


    Aniversário de Montes Claros, em Minas Gerais.
    Aniversário de Ubá, em Minas Gerais.
    Aniversário de Três Pontas, em Minas Gerais


Portugal


    Portugal - Dia Nacional do vinho

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO 
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.