quarta-feira, 18 de julho de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 19 de julho de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

19 de julho de 2012.
201º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 165 dias para acabar o ano.


Em 19/07/1834, nasce Edgar Degas, pintor impressionista francês (m. 1917).
Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um gravurista, pintor e escultor francês. Embora seja muito conhecido pelas suas pinturas, majoritariamente de carisma impressionista, é igualmente relembrado como gravurista. Muitos dos seus trabalhos se conservam hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu. Saiba mais


Em 19/07/1890, nasce o pintor Raimundo Cela

Raimundo Brandão Cela (Sobral, 19 de julho de 1890 — Niterói, 6 de novembro de 1954) foi um destacado pintor, desenhista, gravador, professor e engenheiro brasileiro. 
Filho de um mecânico espanhol e de uma professora brasileira. Com quatro anos de idade a família se mudou para a cidade litorânea de Camocim onde o pai deveria assumir as oficinas da estrada de ferro e a mãe lecionar na escola de primeiras letras. Foi aí que Raimundo Cela e seus irmãos fizeram com a própria mãe os estudos iniciais de escrita e leitura. 

No ano de 1906 é mandado para Fortaleza a fim de estudar no conceituado Liceu Cearense onde recebeu o diploma de bacharel em Ciências e Letras. 

Em 1910 chega ao Rio de Janeiro e, atendendo a sua inata inclinação para as artes, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes como aluno livre. Teve por mestres Zeferino da Costa em modelo vivo, e Eliseu Visconti e Batista da Costa em pintura. Ao mesmo tempo, inscreve-se na Escola Politécnica pois era desejo de seu pai que se tornasse engenheiro. Três anos depois, recebe o grau de Engenheiro-geógrafo.  
Em 1916 participa pela primeira vez do Salão da Escola Nacional de Belas Artes e conquista a Pequena Medalha de prata. No ano seguinte, recebe o cobiçado Prêmio de Viagem ao estrangeiro.


Em 19/07/1941, nasce o pintor Oscar Araripe
Oscar Araripe (Rio de Janeiro, 19 de julho de 1941) é um escritor e pintor brasileiro. Na pintura introduziu a vela náutica (dracon poliester) como suporte (1984), o filme laser (como substituto do papel vegetal, outra de suas inovações) e desenvolveu técnicas próprias, como as transparências obtidas pelas pinturas por trás dos suportes. Tais inovações permitiram-lhe, inclusive, expor permanentemente ao ar-livre grandes telas, com estruturas de ferro como moldura. Sua obra Extinção Nunca Mais, exposta durante a Conferência das Nações Unidas, Eco-92, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, atingiu público estimado de dois milhões. É citado na Bibliografia do Grande Dicionário Aurélio e verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho. Pintor paisagista, marinista, realista e subjetivo, possui vasta obra, em fase de catalogação pela Fundação que leva seu nome, sediada em Tiradentes, MG, onde também possui galeria pessoal. Saiba mais


Em 19/07/1942, morre o pintor Pedro Alexandrino Borges
Pedro Alexandrino Borges (São Paulo, 26 de novembro de 1856 — São Paulo, 19 de julho de 1942) foi um pintor, desenhista, decorador e professor brasileiro. Foi discípulo de Almeida Júnior, em São Paulo, depois de cursar a Academia Imperial de Belas-Artes, no Rio de Janeiro onde foi aluno de José Maria de Medeiros, em desenho, e de Zeferino da Costa, em pintura. Em 1897 viajou a Paris, onde permaneceu nove anos. De volta ao Brasil, realizou individual com 110 quadros, 84 deles naturezas-mortas, gênero que o consagrou. Foi professor particular de alguns modernistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Aldo Bonadei. Detentor de várias premiações, expôs sua obra no Brasil e no exterior.


Em 19/07/1789, nasce John Martin, pintor britânico (m. 1854).
John Martin (* Haydon Bridge, perto de Hexham, 19 de Julho de 1789 - Ilha de Man, 17 de Fevereiro de 1854) foi um renomado pintor romântico inglês do século XIX. 



     711 - Forças muçulmanas comandadas por Tariq ibn Ziad derrotam os visigodos liderados por seu rei Rodrigo, na Batalha de Guadalete, assumindo o controle da península Ibérica.


    1333 - Batalha de Halidon Hill: a última batalha das Guerras da Independência Escocesa.
    1553 - Lady Jane Grey é substituída por Maria I de Inglaterra como rainha deste país depois de ter tido este título apenas por nove dias.


    1575 - Criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Gregório XIII.

De acordo com o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, “a prelazia territorial ou a abadia territorial são uma determinada porção do povo de Deus, territorialmente delimitada, cujo cuidado, por circunstâncias especiais, é confiado a um Prelado ou Abade, que a governa como seu próprio pastor, à semelhança do Bispo diocesano.” (Cân. 370).  
Quando foi fundada a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565, seu território ficou sujeito à jurisdição espiritual do bispo da Bahia, até que, pelo breve “In superemminenti militantis Ecclesiae”, do Papa Gregório XIII, de 19 de julho de 1575, foi criada a prelazia. Desmembrada do Bispado da Bahia, o território da nova prelazia estendia-se desde a Capitania de Porto Seguro até o Rio da Prata. 
Em 16 de novembro de 1676, a bula do Papa Inocêncio XI “Romani Pontificis pastoralis sollicitudo” elevou a antiga Prelazia de São Sebastião à categoria de diocese, sufragânea da Sé Metropolitana de São Salvador da Bahia, criada na mesma data. A esta ficou também subordinada a Diocese de Olinda. Da Diocese do Rio de Janeiro foram posteriormente desmembradas 131 arquidioceses, dioceses, e prelazias.


    1799 - As tropas de Napoleão encontram a famosa Pedra de Roseta, que servirá de chave para a decifração dos hieróglifos egípcios.


    1848 - Feminismo: tem início a Convenção de Seneca Falls, em Nova Iorque, sobre os direitos da mulher. A família Bloomer tem aí a sua primeira intervenção de .
    1849 - Emancipação Política da cidade de Encruzilhada do Sul - RS - Brasil.
    1862 - Guerra Civil Americana: Em Buffington Island, no Ohio, o General confederado (sulista) John Hunt Morgan tenta um ataque surpresa em direcção ao norte que é abortado quando um grande contingente do seus homens são capturados quando tentam fugir, atravessando o rio Ohio.
    1865 - Criado o município cearense de Assaré.
    1870 - Guerra Franco-Prussiana: a França declara guerra à Prússia.
    1873 - William Gosse é o primeiro europeu a descobrir Ayers Rock (em Uluru) e nomeia-a em honra do Presidente do Governo (Premier) da Austrália Meridional, Sir Henry Ayers.
    1876 - Emancipação Política da Cidade de Bom Jardim - Pernambuco, Brasil.
    1879 - Doc Holliday mata pela primeira vez: um homem que começou a disparar com um revólver no saloon de Holliday, no Novo México.


    1900 -  O metrô de Paris é inaugurado. Veja fotos do desenvolvimento do Metro parisiense e leia o texto em francês, usando o Tradutor Google
"Metro" é abreviatura de "Metropolitano" e por isso os franceses escrevem sem qualquer acento, embora pronunciando como "metrô". Isso acontecia também no Brasil dos anos 40 e 50. Em Portugal, escreve-se "Metro" e se pronuncia "métro".


    1900 -  Fundação do Sport Club Rio Grande, mais antigo clube de futebol do Brasil em atividade.
    1903 - A primeira volta à França termina em Paris, no Parque dos Príncipes.
    1920
        António Joaquim Granjo substitui António Maria da Silva como primeiro-ministro de Portugal.
        A primeira Convenção Americana pelos Direitos da Mulher é realizada em Nova York.
    1942 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Atlântico - O grande Almirante alemão Karl Dönitz ordena aos seus últimos submarinos U-boat para retirarem das posições que ocupavam junto à costa dos Estados Unidos em resposta às movimentações da esquadra americana.


    1943 - Segunda Guerra Mundial: Roma é bombardeada pela primeira vez pelos aliados. Morrem 617 pessoas; a Basílica de São Lourenço é danificada. O Papa Pio XII deixa o Vaticano e visita as vítimas.


    1946 - Marilyn Monroe faz seu primeiro teste para conseguir uma vaga no cinema americano. Aos 20 anos assina contrato com o estúdio 20th Century Fox.


    1948 - Têm início os XIV Jogos Olímpicos em Londres, que, neste ano de 2012, voltam a ser realizados na mesma cidade..


    1952 - Fundação do Banco do Nordeste.
    1958 - Fundação do município brasileiro de Penha, no estado de Santa Catarina.
    1964 - Guerra do Vietnã: Num comício em Saigon, o Primeiro-ministro sul vietnamita, Nguyen Khanh defende dirigir a guerra em direção ao norte do Vietnã.


    1966 - Aos 50 anos, o cantor Frank Sinatra casa-se com a atriz Mia Farrow, de 20. 
Mia Farrol, "la femme fatale"  foi, mais tarde, mulher de Woody Allen, até que este a trocou pela enteada, então com 18 anos, criando uma situação escandalosa que levou à separação dos dois. Enquanto estiveram juntos, produziram vários filmes como protagonistas.


    1967 - Um Boeing 727 da Piedmont Airlines colide em pleno vôo com um Cessna 310 sobre Hendersonville, na Carolina do Norte, vitimando 82 pessoas.
    1976 - É criado o Parque Nacional Sagarmatha no Nepal.
    1979 - Os rebeldes sandinistas depõem o governo da família Somoza, apoiado pelos Estados Unidos, na Nicarágua.


    1980 - Abertos os Jogos da XXII Olimpíada, em Moscou, na entãoUnião Soviética, 58 países o boicotam devido à invasão soviética do Afeganistão.


    1985 - O vice-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush anuncia que Christa McAuliffe, professora em New Hampshire será a primeira professora a viajar no ônibus espacial Challenger.
    1989 - Um Douglas DC-10, vôo 232 da United Airlines tem um acidente durante a aterragem em Sioux City, em Iowa, vitimando 112 pessoas mas, devido aos esforços do piloto e da sua equipa salvam-se 184 dos passageiros.

    1992 -   O Flamengo se sagra pentacampeão Brasileiro superando, na final, o Botafogo, num jogo que ficou conhecido também pela queda de parte da grade da arquibancada do Maracanã, vitimando vários torcedores rubro-negros.


    1420 - Guilherme VIII, Marquês de Montferrato (m. 1483).
    1744 - Heinrich Christian Boie, escritor alemão (m. 1806)
    1810 - Luísa de Mecklenburg-Strelitz, rainha da Prússia (n. 1776)
    1814 - Samuel Colt, inventor e empresário norte-americano (m. 1862).
    1860 - Lizzie Borden, acusada de assassinato, nos Estados Unidos (m. 1927).
    1874 - Jörg Lanz von Liebenfels, ideólogo anti-semita alemão.


    1876 - Irineu Marinho, jornalista brasileiro (m. 1925), fundador das Organizações Globo.


    1877 - Erland Nordenskiöld, arqueólogo e antropólogo sueco (m. 1932).
    1883 - Max Fleischer, realizador de filmes de animação e produtor cinematográfico norte-americano (m. 1992).


    1885 - Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus. Salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto (m. 1954).


    1893 - Vladimir Mayakovsky, poeta russo (m. 1930).


    1894 - Percy Spencer, inventor do forno microondas (m. 1970).


    1896 - A.J. Cronin, escritor escocês (m. 1981).
    1898 - Herbert Marcuse, filósofo da Escola de Frankfurt (m. 1979).
    1910 - Francisco Coloane, contista e romancista chileno (m. 2002).
    1921 - Rosalyn Yalow, investigadora médica e física norte-americana, galardoada com o Prémio Nobel da Medicina em 1977 (m. 2011).
    1922 - George McGovern, político dos Estados Unidos.
    1934 - Francisco Sá Carneiro, ex-primeiro-ministro de Portugal (m. 1980).
    1946
        Ilie Nastase, ex-tenista romeno.
        Fernando José Monteiro Guimarães, religioso brasileiro.
    1940
        Anzor Kavazashvili, ex-futebolista georgiano.
        Princesa Hitachi do Japão.
    1945 - George Dzundza, ator norte-americano.
    1947 - Brian May, guitarrista do grupo Queen.
    1948 - Atílio Ancheta, ex-futebolista uruguaio.
    1951 - Abel Ferrara, realizador de cinema estadunidense.
    1952 - Ricardo Corte Real, ator, humorista, compositor e publicitário brasileiro.
    1954 - Brad Cooper, nadador australiano, campeão olímpico.
    1956 - Carlos Henrique de Brito Cruz, acadêmico e pesquisador brasileiro.
    1958 - Dora Bria, atleta brasileira (m. 2008).
    1960 - Renan Dal Zotto, ex-jogador de vôlei brasileiro.
    1961
        Totonho Villeroy, cantor e compositor brasileiro.
        Hideo Nakata, cineasta japonês.
    1962 - Anthony Edwards, ator norte-americano.
    1963 - Sándor Wladár, nadador húngaro, campeão olímpico.
    1971 - Vitali Klitschko, pugilista ucraniano.
    1972 - Ebbe Sand, ex-futebolista dinamarquês.
    1973 - Aílton, futebolista brasileiro.
    1975
        Clayton, futebolista brasileiro.
        Luca Castellazzi, futebolista italiano.
        Elpídio Silva, futebolista brasileiro.


    1976 -Vinessa Shaw, atriz norte-americana.


    1977 - Danny Roberts, ator norte-americano.
    1978 - Jonathan Zebina, futebolista francês.
    1979
        Ellen Rocche, modelo e atriz brasileira.
        Desmarets, futebolista francês.
        Josué, futebolista brasileiro.
        Luke Young, futebolista inglês.
    1980
        Giorgio Mondini, piloto italiano de corridas.
        Xavier Malisse, tenista belga.
    1981
        Nenê, futebolista brasileiro.
        Grégory Vignal, futebolista francês.
    1982
        Jared Padalecki, ator norte-americano.
        Germán Herrera, futebolista argentino.


    1983 - Ellen Rocche êx-miss Brasil em 2003 e apresentadora de televisão


    1984
        Marisol Ribeiro, atriz e dubladora brasileira.
        Vinícius, futebolista brasileiro.
    1987 - Carlão, futebolista brasileiro.
    1988 - Kevin Großkreutz, futebolista alemão.
    1989 - Neto, futebolista brasileiro.
    1990 - Steven Anthony Lawrence, ator norte-americano.



    514 - Papa Símaco.
    1061 - Papa Nicolau II (ou 27 de Julho).


    1374 - Francesco Petrarca, poeta italiano.


    1415 - Filipa de Lencastre, rainha consorte de D. João I de Portugal, (de peste negra) (n. 1359)


    1543 - Maria Bolena, irmã da rainha consorte da Inglaterra, Ana Bolena.


    1810 - Luísa de Mecklenburg-Strelitz rainha da Prússia.
    1857 - Stefano Franscini, membro do Conselho Federal Suíço (n. 1796)
    1878 - Egor Ivanovich Zolotarev, matemático russo.
    1886 - Cesário Verde, poeta português.
    1900 - Rei Umberto I da Itália (assassinado).
    1910 - Johann Gottfried Galle, astrónomo alemão (n. 1812)
    1936 - Salvatore Pincherle, matemático italiano.
    1947 - Aung San, nacionalista de Myanmar.
    1965 - Syngman Rhee, primeiro presidente da Coreia do Sul.
    1977 - Karl Ristikivi, escritor estoniano (n. 1912).
    1980 - Nihat Erim, primeiro-ministro da Turquia.
    1981 - José María Pemán, escritor espanhol.
    1983 - Alexia Bryn, patinadora artística norueguesa (n. 1889).
    1985 - Janusz A. Zajdel, escritor polaco de ficção científica.


    1987 - Clementina de Jesus, cantora brasileira (n. 1901) Ouça


    1990 - Azis Simão, sociólogo paulista um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (m. 1912).
    1992 - Paolo Borsellino, Procurador da República de Itália.
    1993 - William Golding, Vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1983.
    2002 - Alexander Guinzbourg, dissidente soviético.
    2003 - Pierre Graber, membro do Conselho Federal Suíço (n. 1908).


    2008 - Dercy Gonçalves, atriz e humorista brasileira. Veja no vídeo, a irreverente e incontrolável Dercy.


    2009
        Henry Surtees, automobilista britânico, filho de John Surtees.
        Gilberto Mestrinho, político brasileiro.
        Frank McCourt, escritor dos Estados Unidos.



Brasil


    Dia do Futebol
    Dia da Caridade
    Dia da Junta Comercial
    Dia dos Povos Oprimidos


Myanmar


    Dia dos Mártires


Nicarágua


    Dia da Libertação Nacional da Nicarágua


Mitologia romana


    Roma antiga: celebração das bodas de Vênus e Adônis


Santos Católicos


    São Lucas Ávila, eremita
    Papa Símaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.