92º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 274 dias para acabar o ano.
Hoje é o "Dia da Mentira", mas todas as informações aqui contidas são verdadeiras e confiáveis.
Em 01/04/1976 morre o pintor alemão Max Ernst, mentor do Dadaismo e, depois, pintor e poeta surrealista
Max Ernest (2 de abril de 1891, Brühl, Alemanha — 1 de abril de 1976, Paris) foi um pintor alemão, naturalizado norte-americano e depois francês. Também praticou a poesia entre os surrealistas, movimento do qual fez parte. Depois de ser um soldado alemão na Primeira Guerra Mundial, Max Ernst, o garoto que aprendera a pintar copiando paisagens de Van Gogh, passou por uma breve fase cubista após a guerra. No ano seguinte, 1919, fundou o grupo Dada em sua terra natal (Colônia) e se propôs a destruir todos os valores estéticos de então. Foi uma tentativa de ruptura, uma reação contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundia. Em 1922, emigrou para a França, onde conheceu André Breton e ingressou no movimento surrealista. Publicou livros de poesia ilustrados e, em 1929, fez a colagem "A Mulher de 100 Cabeças", um dos ícones do surrealismo. Em 1930, interpretou um papel no filme de Luis Buñuel, "A Idade do Ouro". O Surrealismo levou às últimas consequências o que seus criadores entendiam como "renovação da arte a partir da recusa à lógica e à moral da burguesia". Assim como o Dadaísmo, jogou fora tudo o que até então era esteticamente aceitável. Ao lado de Louis Aragon, Salvador Dali e Man Ray, Ernst criou peças que até hoje chocam o público. O mentor intelectual do surrealismo, Breton dizia que Ernst era o "mais magnífico cérebro assombrado" do mundo das artes. O pintor alemão soube levar como poucos a premissa de que a obra deveria vir de um estado onírico, de sonho. Isto é, a pintura seria a manifestação do que os psicanalistas chamam de inconsciente. Em seus quadros de cores brilhantes, Max Ernst associava imagens de elementos demoníacos e absurdos com outros eróticos e fabulosos. Unia de forma irracional esses símbolos para expressar seu subjetivismo. Da mesma forma que em suas colagens, as esculturas mesclavam objetos cotidianos, como peças de automóvel e garrafas de leite, a blocos de cimento, que depois fundia em bronze. Na Alemanha nazista, seus quadros foram expostos, junto aos de outros artistas na mostra denominada Arte Degenerada, em 1937. Durante a Segunda Guerra, com a ocupação da França, Ernst fugiu para os Estados Unidos sob a proteção da milionária Peggy Guggenheim, uma de suas várias amantes. Em 1948, ganhou a cidadania americana. Voltou à Europa em 1958, naturalizando-se francês. Morreu em 1976, em Paris.
Eventos históricos
- 527 - O Imperador Bizantino Justino I nomeia Justiniano I como sucessor ao trono.
No reinado de Carlos V, Sacro Imperador Romano e rei da Espanha, a região era parte dasDezessete Províncias dos Países Baixos, abrangendo a maior parte do que hoje é a Bélgica. À proclamação da independência (União de Utrecht, 1579; abjuração da soberania espanhola,1581), no reinado de Filipe II, seguiu-se a guerra de independência. A assinatura, sob Filipe IV, do Tratado de Münster pôs fim à Guerra dos Oitenta Anos. O império espanhol reconheceu a República Holandesa dos Países Baixos Unidos, governados pela casa de Orange-Nassau e os Estados Generais, que anteriormente foram uma província do império espanhol. Os Países Baixos tornaram-se assim a primeira nação europeia a assumir uma forma de governo republicana. Ainda que o novo Estado exercesse autonomia apenas sobre as províncias do norte, a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos desenvolveu-se e tornou-se uma das mais importantes potências navais e econômicas do século XVII. Neste período, conhecido como o Século de Ouro, os Países Baixos estenderam suas redes comerciais por todo o planeta, estabelecendo colônias em lugares tão distantes quanto Java e o nordeste brasileiro (Brasil neerlandês). Eclipsada pela ascensão britânica durante o século XVIII, a região foi mais tarde incorporada ao império francês sob Napoleão Bonaparte. Após o Congresso de Viena (1815), o Reino Unido dos Países Baixos foi criado, incluindo os atuais Bélgica e Luxemburgo. A Bélgica conseguiu sua independência em 1830; o Luxemburgo, que seguia regras sucessórias distintas, seguiu seu próprio caminho após a morte do rei Guilherme III. Já no século XIX, os Países Baixos industrializaram-se mais lentamente do que os países vizinhos.
- 1680 - Carta de Lei abolindo a escravidão dos índios no Brasil.
- 1873 - Nasce o compositor e pianista russo Sergei Rachmaninov.
- 1889 - No Japão Himeji recebe o estatuto de cidade.
- 1922 - A África do Sul denuncia a convenção de Moçambique.
- 1927 - Fundação da cidade São Lourenço, em Minas Gerais.
- 1937 - Entra em vigor a Constituição da Índia. Os partidos abstêm-se de formar Governo, exigindo a independência completa do país.
- 1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa.
- 1946 - Terremoto de 7,8 de magnitude próximo das ilhas Aleutas cria um tsunami que atinge o Havai, matando 150 pessoas.
- 1948 - A União Soviética começa a interferir no tráfego aéreo entre Berlim e a Alemanha Ocidental.
- 1959 - A Mauritânia adopta a sua bandeira.
- 1960 - O governo da África do Sul proíbe o Congresso Nacional Africano (ANC) e o Congresso Pan-Africano.
- 1962 - A Suíça recusa, em referendo, a produção e importação de armas nucleares.
François Duvalier, mais conhecido como Papa Doc (Porto Príncipe, 14 de abril de 1907 - Porto Príncipe, 21 de abril de 1971, Haiti) foi um médico e ex-ditador do Haiti. Foi eleito presidente daquele país em 1957, onde instaurou um governo baseado no terror promovido pelos tontons macoutes, que significa Bichos-papões, em português, que pertenciam à sua guarda pessoal; e também na exploração do Vodu, uma prática mística muito popular no Haiti proveniente da África. Na década de 1959, Papa Doc exterminou suas oposições e desafetos e começou sua perseguição à igreja Católica, que perdurou até sua morte. Em 1964, quando reescreveu a constituição, decretou sua presidência vitalícia. Antes de chegar à presidência, em 1957, era tido na política como um sujeito passivo e brando, a tal ponto que os que lhe apelidaram com Papa Doc o fizeram porque notaram o quanto ele era afetivo ao cuidar de pacientes camponeses (como um papai doutor). Mas logo que assumiu o poder, para a surpresa de todos, logo se transformou num vingativo ditador e massacrou aqueles que poderiam tirá-lo de alguma forma de poder. A oposição que sobrou era nitidamente controlada por Papa Doc. Ao final de seu governo, o Haiti era a nação mais pobre das Américas, o índice de analfabetismo estava entre os primeiros e a saúde pública estava em estado caótico. Ao morrer (em 1971) foi substituído por seu filho, Jean-Claude Duvalier, que recebeu a alcunha de Baby Doc. Abaixo, pai e filho.
- 1976 - Fundada a Apple por Steve Jobs e Steve Wozniak.
- 1977 - O Governo democrático espanhol dissolve a Falange Espanhola, partido único do regime ditatorial de Francisco Franco.
- 1979 - Fundado o canal infanto-juvenil de TV Nickelodeon.
- 1990 - É constituído o Partido Liberal-Democrata, o primeiro partido não-comunista na URSS.
- 1996 - Uma reorganização administrativa na Escócia abole os distritos para a instituição de 32 Áreas de Conselho e em Gales os distritos são abolidos para a formação das 22 Principal Area.
- 1997 - Portugal assume a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
- 2001 - O antigo presidente jugoslavo Slobodan Milošević entrega-se à polícia jusgoslava.
- 2002 - Os Países Baixos tornam-se o primeiro país a legalizar a eutanásia.
- 2006 - O deputado e ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Mário David, é eleito vice-presidente do Partido Popular Europeu, a maior família política do Parlamento Europeu.
- 2007 - O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Ángel Moratinos, inicia a visita Cuba, a primeira de um chefe europeu de diplomacia, depois das sanções adoptadas pela União Europeia em 2003.
Nascimentos
- 1122 - Leonor, Duquesa da Aquitânia e Condessa de Poitiers (m. 1204).
- 1220 - Go-Saga, 88º imperador do Japão (m. 1272).
- 1578 - William Harvey, físico inglês, descobridor da circulação sangüínea (m. 1657).
- 1697 - Antoine François Prévost, escritor e novelista francês (m. 1763).
- 1753 - Joseph de Maistre, diplomata e escritor francês (m. 1821).
- 1776 - Sophie Germain, matemática francesa (m. 1831).
- 1809 - Nikolai Gogol, escritor ucraniano (m. 1852).
Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen (desde 1865 conde von Bismarck-Schönhausen, desde 1871 príncipe von Bismarck-Schönhausen, e desde 1890 duque von Lauenburg) (Schönhausen, 1 de Abril de 1815 — Friedrichsruh, Aumühle, 30 de Julho de 1898), foi um nobre, diplomata e políticoprussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Bismarck ficou conhecido como o Napoleão da Alemanha.
- 1856 - Acacio Gabriel Viegas, médico indiano (m. 1933).
- 1873 - Sergei Rachmaninoff, compositor, pianista e maestro russo (m. 1943)
- 1898
- William James Sidis, "criança prodígio" estadunidense (m. 1944)
- Roger Bastide, sociólogo e antropólogo francês (m. 1974).
Antônio Moreira da Silva (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902 — Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Moringueira. Considerado o criador do samba-de-breque, Moreira da Silva iniciou sua carreira em 1931, com Ererê e Rei da Umbanda. Em 1992, foi tema do enredo da escola de samba Unidos de Manguinhos. Em 1995 gravou "Os 3 Malandros In Concert" com Dicró e Bezerra da Silva, aos 93 anos de idade. Em 1996, foi tema do livro Moreira da Silva - O Último dos Malandros. Com 98 anos de idade, ainda se apresentava em shows. Participou do histórico disco de Chico Buarque de Holanda, a "Ópera do Malandro" de 1979, fazendo dueto com o próprio Chico.
- 1908 - Abraham Maslow, médico norte-americano (m. 1970).
- 1919 - Joseph E. Murray, médico norte-americano, vencedor do Nobel de medicina em 1990.
- 1920 - Toshiro Mifune, ator japonês (m. 1997).
- 1925 - Wojciech Has, cineasta polonês (m. 2000).
- 1929 - Milan Kundera, escritor tcheco.
- 1930 - Grace Lee Whitney, atriz norte-americana.
Mary Frances Reynolds (El Paso, Texas, 1 de Abril de 1932), conhecida pelo nome artístico Debbie Reynolds, é uma atriz dos Estados Unidos. Após ganhar um contrato com a Warner Bros, obteve apenas um papel secundário em June Bride de 1948, se ufilme de estréia. Em 1952 participou em Cantando na Chuva (Singin' in the Rain), onde contracenou com Gene Kelly. Em 1955 atuou com Frank Sinatra em Armadilha Amorosa. Em 1953 veio em excursão ao Brasil e a outros países da América do Sul em companhia da amiga Pier Angeli. Em 1964 foi indicada ao Oscar pelo seu papel em A Inconquistável Molly Brown. Foi casada com o ator e cantor Eddie Fisher, com quem teve dois filhos: a atriz Carrie Fisher, famosa por interpretar a Princesa Leia na trilogia clássica de Star Wars, e Todd Fisher. Vive atualmente com a renda de seu cassino em Las Vegas.
- 1936 - Jean-Pascal Delamuraz, político suíço (m. 1998).
- 1939 - Ali MacGraw, atriz norte-americana.
- 1940 - Wangari Maathai, ativista queniana, ganhadora do Nobel da Paz em 2004.
- 1946 - Arrigo Sacchi, ex-treinador de futebol italiano.
- 1948 - Jimmy Cliff, músico, cantor e compositor jamaicano.
- 1950 - Loris Kessel, automobilista suíço (m. 2010).
- 1952 - Annette O'Toole, atriz norte-americana.
- 1953 - Barry Sonnenfeld, diretor e produtor cinematográfico estadunidense.
- 1955 - Dave Spitz, músico norte-americano.
- 1958 - Tita, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
- 1960 - Marina Koshevaya, nadadora russa, campeã olímpica.
- 1961
- Susan Boyle, cantora britânica.
- 1964
- José Rodrigues dos Santos, jornalista português.
- Kevin Duckworth, jogador de basquete norte-americano (m. 2008).
- 1965 - Simona Ventura, modelo e apresentadora de televisão italiana.
- 1967 - Phil Demmel, músico norte-americano.
- 1969 - Dean Windass, futebolista inglês.
- 1970
- Sung Hi Lee, modelo sul-coreana.
- Brad Meltzer, escritor e quadrinista norte-americano.
- 1971 - Shinji Nakano, piloto japonês de automobilismo.
- 1973 - Cristiano Doni, futebolista italiano.
- 1974
- Vladimir Beschastnykh, ex-futebolista russo.
- Hugo Ibarra, ex-futebolista argentino.
- Beatriz Batarda, atriz portuguesa.
- Alberto Rodríguez, futebolista mexicano.
- 1975
- Washington, ex-futebolista brasileiro.
- George Bastl, tenista suíço.
- 1976
- Clarence Seedorf, futebolista neerlandês.
- Marinho, ex-futebolista brasileiro.
- 1977
- Vitor Belfort, Lutador de MMA.
- 1978
- Andrey Karyaka, futebolista russo.
- Antonio De Nigris, futebolista mexicano (m 2009).
- Miroslava Vavrinec, ex-tenista suíça.
- Sébastian Roth, futebolista suíço.
- 1980
- Kléber Corrêa, futebolista brasileiro.
- Randy Orton, wrestler (lutador) norte-americano.
- Yūko Takeuchi, atriz japonesa.
- Bijou Phillips, atriz norte-americana.
- 1981
- Bruno Tiago, futebolista português.
- Alx Danielsson, piloto sueco de corridas.
- Armando Babaioff, ator brasileiro.
- Janaina Jacobina, apresentadora brasileira.
- 1982
- Róbert Vittek, futebolista eslovaco.
- Zhang Xiaoping, pugilista chinês.
- 1983
- Sergey Lazarev, cantor russo.
- Robert Anderson, futebolista brasileiro.
- Amr Zaki, futebolista egípcio.
- Romeo Hamzaj, futebolista albanês.
- 1984 - Jonas, futebolista brasileiro.
- 1985
- Réver, futebolista brasileiro.
- Manuel Reina Rodríguez, futebolista espanhol.
- Elizabeth Tweddle, ginasta britânica.
- 1986 - Haminu Dramani, futebolista ganês.
- 1987
- Vitorino Antunes, futebolista português.
- José Ortigoza, futebolista paraguaio.
- 1988
- Kayke, futebolista brasileiro.
- Courtney McCool, ginasta norte-americana.
- 1989
- Christian Vietoris, automobilista alemão.
- David N'Gog, futebolista francês.
- Matías Aguirregaray, futebolista uruguaio.
- 1997 - Asa Butterfield, ator britânico
Falecimentos
- 304 - Papa Marcelino.
- 1915 - Theodor Altermann, cenógrafo e ator estoniano (n.1885).
- 1930 - Zauditu, imperatriz etíope (n.1876).
- 1947 - Jorge II, rei da Grécia (n.1890)
- 1968 - Lev Landau, físico e matemático soviético (n. 1908).
- 1984 - Marvin Gaye, cantor estado-unidense (n. 1939).
- 1987 - Henri Cochet, tenista francês (n. 1901).
- 1996 - Mário Viegas, actor e declamador português (n. 1948).
- 1997 - Ronnie Lane, músico (baixista) da banda britânica Small Faces (n. 1946).
- 1999 - Marcos Rey, jornalista, escritor, roteirista e publicitário brasileiro (n. 1925).
- 2002
- Rui Manuel Nogueira Simões, presidente da Confederação da Indústria Portuguesa. (n. 1930).
- Simo Häyhä, franco atirador finlandês (n. 1905.
- 2006 - Ai Takano, cantor japonês, famoso pelos temas de abertura e encerramento de Jaspion (n.1955).
Feriados e eventos cíclicos
- Aniversário da cidade de São João Nepomuceno.
Loki (também conhecido como Loke ou possivelmente Lothur) é um deus ou um gigante da mitologia nórdica. Deus do fogo, da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir formas de vários animais - exceto de aves - e de ambos os sexos. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica. Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas. Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada.Segundo as lendas nórdicas ele iria liderar um exército no Ragnarok. Entretanto, ele é respeitado por Thor. Ele também ajuda Thor a recuperar seu martelo Mjölnir, roubado pelos gigantes, obtém alguns dos artefatos mais preciosos dos deuses - como a própria Mjölnir, a lança de Odin, Gungnir, os cabelos de ouro de Sif e o navio mágico de Freyr, Skidbladnir.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow