Frequentemente, essa pergunta me é formulada. Abordei o assunto no capítulo 25 do Manual do Mercado de Arte, quando tratei da arte como investimento. Assim, transcreverei parte daquele capítulo - escrito em 10 de junho de 1997 – que, como um todo, ainda não perdeu a atualidade. Destaco, então, naquele capítulo, o tópico onde respondo:
O que devo comprar para
a minha parede?
Respondo: o quadro que você e a maioria das pessoas gostam... Para ilustrar, gostaria de destacar uma pintura apregoada no do leilão de 25 de maio de 1997, realizado pela Bolsa de Arte, no Copacabana Palace Hotel. Eu estava lá. Refiro-me ao lote 55 do leilão, a pintura intitulada "Banho de Luz" de Georgina de Albuquerque (1885-1956), óleo sobre tela, medindo 0,64m x 0,50m, que ganhou "Pequena Medalha de Ouro" no Primeiro Salão Paulista de Belas-Artes. Ele foi muito disputado e arrematado por R$ 75 mil, que à época equivalia a US$ 70.231,29 – o super-recorde para as telas da artista. Isso sempre acontece quando uma pintura alcança a unanimidade de opiniões, quanto à sua beleza e qualidade.
Quadro bem comprado, independentemente de quem o assina, é mais fácil de revender tempos depois e também é um dos raros objetos que se pode auferir lucro com a revenda.
Compradorhoje,
vendedor amanhã
Procuro sempre dissuadir as pessoas quando dizem: "Não compro quadro para vender, compro o que gosto e não me interessa a opinião dos outros". Concordo que se deva comprar só o que se gosta, mas sempre em consonância com as normas do mercado de arte, pois um dia, fatalmente, até por uma simples mudança de decoração, haverá de se procurar um novo dono para aquela pintura. Aí, nesse momento, a opinião dos outros será muito importante...
Ao se comprar uma obra de arte, há que se ter sempre o cuidado de se saber o seu preço real de mercado, onde aquele artista tem mercado e, nele, qual o seu grau de liquidez. Isso é fundamental. As pessoas quando compram uma obra de arte, seja qual for o seu valor, nunca pensam que um dia poderão necessitar de vendê-la e aí se arrependem por não terem se assessorado. Portanto, ao comprar uma obra de arte procure, pelo menos, conversar com um amigo iniciado em mercado e, por certo, ele lhe falará de procedência, autenticidade, qualidade, do preço justo de mercado, onde ela tem mercado e onde tem maior liquidez.
1328 - A Guerra da Independência Escocesa termina: Tratado de Edinburgo-Northampton - O Reino da Inglaterra reconhece o Reino da Escócia com um estado independente.
1897 - Em uma sessão de 16 "filmetes" (curta-metragem) ocorrido no Cassino Fluminense, em Petrópolis, constituiu-se na primeira apresentação de filmes, produzidos e dirigidos no Brasil, em território nacional. Entre estes, encontram-se filmes como: "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama", "Chegada do trem em Petrópolis" e "Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí".
1906 - São Pio X eleva as dioceses de Mariana e Belém à categoria de arquidioceses por meio da bula Sempiternam humani generis.
1912 - É fundado o Operário Ferroviário Esporte Clube, em Ponta Grossa no Paraná.
1943 - É sancionada o Decreto-Lei 5452 pelo presidente Getulio Vargas unificando as leis do trabalho existentes no Brasil criando a Consolidação das Leis do Trabalho.
1945 - Os Partisans Iugoslavos libertam Trieste.
1948 - A República Democrática Popular da Coréia (Coreia do Norte) é criada, com Kim Il-sung como presidente.
1960 - Um avião espião norte-americano U-2 pilotado por Francis Gary Powers é abatido sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática.
1967 - Casamento de Elvis Presley com Priscilla Beaulieu.
1974 - O chamado 1º Primeiro de Maio, o grande comício em liberdade (Lisboa) no Dia do Trabalhador. O evento foi marcado pela presença de Mário Soares e de Álvaro Cunhal, regressados do exílio.
1994 - Ayrton Senna sofre acidente grave no Grande Prêmio de San Marino e morre no mesmo dia.
2004 - Passam a integrar a União Européia os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Checa.
2006
O presidente boliviano Evo Morales decreta a nacionalização dos hidrocarbonetos (gás natural) e petróleo, tropas do exército boliviano ocupam uma das instalações da Petrobrás.
Imigrantes latino-americanos param os Estados Unidos da América, num movimento chamado "Um dia sem imigrantes", mostrando sua importância para a economia do País.
2009 - O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado na Suécia.