178º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 188 dias para acabar o ano.
Em 26/06/1903, nasce o pintor e gravurista Lívio Abramo.
Lívio Abramo (Araraquara, 26 de junho de 1903 — Assunção, 26 de abril de 1992) foi um gravador, desenhista e pintor brasileiro de renome internacional. Trotskista e militante sindical torna-se membro da Oposição de Esquerda Internacional no Brasil, junto com Mário Pedrosa, Lívio Xavier e Aristides Lobo, organização liderada por Leon Trotski. Realiza suas primeira gravuras em 1926 quando, bastante influenciado pelos temas humanos e sociais do expressionismo europeu, introduz no Brasil a gravura moderna. Viajou para a Europa com o prêmio de viagem do Salão Nacional de Arte Moderna de 1950, onde conheceu o não-figurativismo, que traduziu para uma linguagem pessoal. Esse estilo ficou mais patente na série Festa, iniciada em 1954 e um dos momentos mais ricos de sua carreira. Neto do anarquista italiano Bortolo Scarmagnan, é parte de uma família muito influente na arte, na imprensa e na política brasileira. Irmão de Athos Abramo, Fúlvio Abramo, Beatriz Abramo, Lélia Abramo, Mário Abramo e Cláudio Abramo.
Em 26/06/1977, nasce Tite Kubo, mangaká japonês.
Tite Kubo (久保 帯人?), de nome verdadeiro Noriaki Kubo (久保 宣章?), nascido em 26 de Junho de 1977. Kubo começou a desenhar mangás durante o ensino médio, no qual fazia parte do Clube de Anime . Foi também no ensino médio que ele criou seu primeiro mangá: Zombie Powder, que foi publicado semanalmente na revista Shonen Jump. Porém, com a falta de sucesso do mangá, a série foi cancelada, logo após alcançar 4 volumes. Mais tarde, em sua carreira, após o fracasso com ZP, Kubo criou um novo mangá, chamado Bleach, e o enviou à Weekly Shonen Jump, com a esperança de que o mangá fosse publicado. Porém, Bleach foi rejeitado devido as similaridades com o mangá Yu Yu Hakusho que estava sendo publicado pela revista na época. A versão anime, foi exibida pela TV Tokyo, e foi um dos animes de maior audiência atualmente no Japão, o que leva a crer que Kubo, no futuro, garantirá seu nome como um dos maiores mangakás do século XXI.
363 - O Imperador Romano Juliano é morto durante uma retirada, com seu exército, do Império Sassânida. O General Joviano é proclamado Imperador pelas tropas no campo de batalha.
684 - Benedito II se torna Papa.
1282 - Casamento, em Trancoso de D. Dinis, Rei de Portugal e Isabel de Aragão.
D. Dinis I de Portugal tinha 19 anos quando subiu ao trono e, pensando em casamento, convinha-lhe Isabel de Aragão, assim D. Dinis enviou, por isso, uma embaixada a Pedro de Aragão em 1280. Formavam-na João Velho, João Martins e Vasco Pires. Quando lá chegaram, estavam ainda à espera de resposta enviados dos reis de França e de Inglaterra, cada um desejoso de casar com Isabel um dos seus filhos. Aragão preferiu entre os pretendentes aquele que já era rei.
A 11 de Fevereiro de 1282 com 12 anos, Isabel casou-se, então, por procuração com o soberano português D. Dinis em Barcelona, tendo celebrado a boda ao passar a fronteira da Beira, em Trancoso, em 26 de Junho do mesmo ano. Por esse motivo, o rei acrescentou essa vila ao dote que habitualmente era entregue às rainhas (a chamada Casa das Rainhas, conjunto de senhorios a partir dos quais as consortes dos reis portugueses colhiam as prendas destinadas à manutenção da sua pessoa.
Em 1281 D. Isabel de Aragão recebeu como dote as vilas de Abrantes, Óbidos, Alenquer, e Porto de Mós. Posteriormente deteve ainda os castelos de Vila Viçosa, Monforte, Sintra, Ourém, Feira, Gaia, Lamoso, Nóbrega, Santo Estêvão de Chaves, Monforte de Rio Livre, Portel e Montalegre, para além de rendas em numerário e das vilas de Leiria e Arruda (1300), Torres Novas (1304) e Atouguia da Baleia (1307). Eram ainda seus os reguengos de Gondomar, Rebordões, Codões, para além de uma quinta em Torres Vedras e da lezíria da Atalaia.
1284 - De acordo com a lenda, o Flautista de Hamelin hipnotizou 130 crianças, levando-as para fora da cidade de Hamelin.
1409 - O Grande Cisma do Ocidente: foi uma ruptura que ocorreu na Igreja Católica Romana de 1378 a 1417. As motivações deste cisma não foram de ordem teológica mas sim política, resultado do fim do Papado de Avignon. O cisma terminou décadas mais tarde no Concílio de Constança de 1414, com o papado restabelecido em Roma.
1483 - Richard III se torna Rei da Inglaterra.
1541 - Francisco Pizarro é assassinado em Lima pelo filho de seu ex-companheiro e depois antagonista Diego Almagro. Diego, depois, é capturado e executado.
1718 - Tsarevich Alexei Petrovich, filho de Pedro, O Grande, morre misteriosamente depois de ser sentenciado à morte por seu pai por conspirar contra ele.
1723 - Depois de um longo ataque militar, Baku se rende à Rússia.
1794 - As tropas francesas do General Jourdan vencem os austríacos em Fleurs, obrigando-os a evacuar a Bélgica.
1807 - Um raio atinge um depósito em Luxemburgo, matando 230 pessoas.
1811 - Os líderes do movimento independentista mexicano Miguel Hidalgo, Ignacio Allende e Juan Aldama são fuzilados em Chihuahua, México.
1819 - A bicicleta é patentada.
1848 - Fim da Revolta dos Dias de Junho em Paris.
1857 - Primeira vez que alguém foi premiado com a Victoria Cross, em Hyde Park, London. A Victoria Cross é uma medalha de reconhecimento à coragem face-a-face com o inimigo.
1870 - O feriado Cristão do Natal é declarado feriado nacional nos Estados Unidos.
1918 - Primeira Guerra Mundial: A Batalha por Belleau Wood - A Tríplice Entente sob o comando de John J. Pershing e James Harbord derrotam a Tríplice Aliança sob o comando do Príncipe Wilhelm.
1924 - Forças de Ocupação norte-americanas se retiram da República Dominicana.
1934 - O Presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt assina o Federal Credit Union Act, que estabelece uniões de crédito.
1934 - Vôo inaugural de Focke-Wulf Fw 61, o primeiro helicóptero completamente controlável.
1940 - Segunda Guerra Mundial: Sob o Pacto Molotov-Ribbentrop (também conhecido como pacto Nazi-Soviético ou pacto Hitler-Stalin), a União Soviética apresenta um ultimato à Romênia, requerendo a esta que ceda Bessarabia e norte de Bukovina.
1945 - A Carta das Nações Unidas é assinada em San Francisco.
1959 - A Saint Lawrence Seaway é inaugurada, abrindo os Grandes Lagos da América do Norte aos navios oceânicos.
1960 - O antigo Protetorado Britânico de Somalilândia ganha sua independência.
1960 - Independência de Madagascar.
1963 - John F. Kennedy diz sua famosa frase "Ich bin ein Berliner" em uma visita a Berlim Ocidental*.
"Ich bin ein Berliner" ("Eu sou um berlinense", em alemão) é uma citação de um discurso feito em 26 de junho de 1963 pelo presidente dos Estados Unidos à época, John F. Kennedy, em Berlim Ocidental. Na ocasião Kennedy estava enfatizando o apoio dos Estados Unidos à Alemanha Ocidental, 22 meses depois do Estado comunista da Alemanha Oriental, aliado da União Soviética, ter erguido o Muro de Berlim como forma de impedir qualquer movimento entre as regiões orientais e ocidentais da cidade.
O discurso é considerado um dos melhores de Kennedy, e um dos momentos notáveis da Guerra Fria. Representou um grande impulso moral para os berlinenses ocidentais, que viviam num enclave situado dentro da Alemanha Oriental e temiam uma possível ocupação comunista.
1964 - Os Beatles lançaram o álbum A Hard Day's Night nos Estados Unidos.
1967 - Karol Wojtyla (Futuro Papa João Paulo II) era feito Cardeal pelo Papa Paulo VI.
1973 - No Cosmódromo de Plesetsk 9 pessoas são mortas na explosão de um Cosmos 3-M rocket.
1974 - Um Código de barras na simbologia Universal Product Code é escaneado pela primeira vez para vender um pacote de Wrigley's goma de mascar no Marsh Supermarket em Troy, Ohio, Estados Unidos. Abaixo> Fazendo arte com o código de barras.
1975 - Indira Gandhi estabelece uma regra autoritária na Índia.
1975 - Os agentes do FBI Ronald Williams e Jack Coler e o membro do American Indian Movement Joseph Stuntz são mortos em um tiroteio em Pine Ridge Indian Reservation em South Dakota.
1976 - Arquitetura > A CN Tower, a maior estrutura auto-sustentada do mundo, é inaugurada.
A construção da Torre CN iniciou no dia 10 de fevereiro de 1973 com massivas escavações para a fundação da base da torre. Quando foi completada, 56,000 toneladas de sujeira e terra foram removidos de 15 metros de profundidade, e a base incorporou 7.000 metros cúbicos de concreto com 450 toneladas de barras de ferro e 36 toneladas de cabos de aço construídos para uma espessura de 6,7 metros. Esta parte da construção foi bastante rápida, com apenas quatro meses necessários entre o início da construção da base até ser concluído para iniciar a construção vertical. Foi utilizado um concreto especial de alta qualidade misturado com água, se tornando um molde maciço, sendo usado como elemento para a construção da base da torre. Enquanto o concreto ia endurecendo, a estrutura ia se elevando, a base do concreto ia diminuindo e a torre ia sendo suportada por macacos hidráulicos. Com essa técnica, a torre subia 6 metros por dia. O concreto foi derramado continuamente por uma equipe de 1.532 pessoas até 22 de fevereiro de 1974, durante o qual ela já havia se tornado a estrutura mais alta do Canadá, ultrapassando a recém-construída Inco Superstack que usou métodos semelhantes em sua realização. No total, a torre contém 40,500 metros cúbicos de concreto. Um desafio existente foram os esforços necessários para que a torre não se inclinasse, ou sofresse torção. Além de construir com alta precisão do prumo, instrumentos ópticos foram utilizados, fazendo as medidas a cada duas horas. O resultado foi uma torre com um desvio apenas de 29 mm do prumo.
1978 - Air Canada Vôo 189 para Toronto ultrapassou a pista de decolagem e bateu no Etobicoke Creek ravine. Dois dos 107 passageiros a bordo morreram.
1993 - Os Estados Unidos lançam um míssil de ataque com destino aos Quartéis Generais de Inteligência de Bagdá em retaliação ao atentado contra o ex-presidente George H. W. Bush em Abril, no Kuwait.
1996 - A jornalista irlandesa Veronica Guerin leva um tiro em seu carro enquanto dirigia pelas ruas de Dublin.
2006 - Montenegro se torna o 192º membro das Nações Unidas.
1580 - Pedro Claver, santo missionário jesuíta da Catalunha (m. 1654)
1730 - Charles Messier, astrônomo francês (m. 1817).
1819 - Abner Doubleday, general estadunidense (m. 1893).
1821 - Bartolomé Mitre, político e historiador argentino (m. 1906).
1824 - William Thomson (Lord Kelvin), físico e engenheiro irlandês (m. 1907).
1825 - Francisco Otaviano, advogado, jornalista, diplomata, político e poeta brasileiro (m. 1889).
1892 - Pearl S. Buck, escritora estado-unidense, ganhadora do Nobel de Literatura de 1938 (m. 1973).
1899 - Maria Nikolaevna Romanova, Grã-Duquesa da Rússia (m.1918)
1908 - Salvador Allende, médico, político e estadista chileno (m. 1973). Foi o pivô da crise que culminou com golpe militar e início da ditadura militar no Chile.
1912 - Bernardo Sousa Dantas, ex-automobilista brasileiro.
1924 - Juan Gómez, ex-futebolista mexicano.
1934 - Dave Grusin, músico e compositor norte-americano.
1937 - Robert Coleman Richardson, físico americano, ganhador do Nobel de Física em 1996.
1938 - Maria Velho da Costa, escritora portuguesa.
1942 - Gilberto Gil, cantor e compositor brasileiro.
1944 - Wolfgang Weber, ex-futebolista alemão.
1948 - José Barata-Moura, cantor, escritor e professor português.
1949 - Margot Glockshuber, ex-patinadora artística alemã.
1954
Luis Miguel Arconada, ex-futebolista espanhol.
Marco Lucchinelli, ex-motociclista italiano.
1955
Philippe Streiff, ex-piloto francês de F-1.
Maxime Bossis, ex-futebolista francês.
1957
Andrea Pininfarina, empresário e designer italiano (m. 2008).
Pietro Paolo Virdis, ex-futebolista italiano.
1964 - Tommi Mäkinen, piloto finlandês de ralis.
1966 - Jürgen Reil, baterista alemão.
1968 - Paolo Maldini, ex-futebolista italiano.
1970
Paul Thomas Anderson, cineasta, produtor e roteirista norte-americano.
Chris O'Donnell, ator norte-americano, conhecido por interprear Robin, no longa metragem "Batman".
Jorge Goeters, piloto mexicano de corridas.
1971
Max Biaggi, motociclista italiano.
Leonardo Gaciba, ex-árbitro de futebol brasileiro.
Leomar, ex-futebolista brasileiro.
1978 - Baiano, futebolista brasileiro.
1979 - Luka, cantora e compositora brasileira.
1980
Jason Schwartzman, ator norte-americano.
Rémy Vercoutre, futebolista francês.
1981
Agustín Orión, futebolista argentino.
Paolo Cannavaro, futebolista italiano.
1983 - Felipe Melo, futebolista brasileiro.
1984 - Luiza Possi, cantora brasileira.
1985 - Ugyen Tranley, o 17° Karmapa Lama.
1987
Carlos Iaconelli, piloto brasileiro de corridas.
Samir Nasri, futebolista francês.
1992 - Jennette McCurdy, atriz e cantora estadunidense.
1993
Duam Socci, ator brasileiro.
Ariana Grande, atriz e cantora estadunidense.
2005 - Princesa Alexia dos Países Baixos.
1541 - Francisco Pizarro, conquistador do Peru (n. 1476).
1793 - Gilbert White, ornitologista inglês (n. 1720).
1810 - Joseph Montgolfier, inventor francês (n. 1740), conhecido por ter inventado, com o irmão, o balão de ar quente.
1836 - Claude Joseph Rouget de Lisle, compositor e oficial francês, autor do hino nacional da França (n. 1760).
1856 - Max Stirner, filósofo alemão (n. 1806).
1878 - Maria das Mercedes de Orleães, rainha da Espanha (n. 1860).
1880 - Francisco João de Azevedo, inventor brasileiro (n. 1814).
Francisco João de Azevedo (Paraíba, 1814 - Paraíba, 26 de junho de 1880) foi um padre e inventor brasileiro que ficou conhecido por criar uma máquina de escrever a mão com o auxílio de apenas lixa e canivete. Só que a máquina não teve reconhecimento e o padre com o passar dos anos, ficou esquecido no tempo. Existem suspeitas que o padre foi sabotado por um amigo estrangeiro, que roubou os seus projetos.
1918 - Peter Rosegger, poeta austríaco (n. 1843).
1922 - Alberto I, Príncipe do Mónaco (n. 1848).
1939 - Ford Madox Ford, escritor inglês (n. 1873).
1943 - Karl Landsteiner, biólogo e físico austríaco, ganhador do Nobel de Fisiologia ou Medicina (n. 1868).
1945 - Emil Hácha, presidente da Tchecoslováquia (n. 1872).
1947 - Richard Bedford Bennett, Primeiro-ministro do Canadá (n. 1870.
1956 - Clifford Brown, trompetista de jazz estadunidense (n. 1930.
1957 - Alfred Döblin, escritor alemão (n. 1878.
1958 - George Orton, atleta canadense (n. 1873).
1975 - Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei (n. 1902).
1982 - Alfredo Marceneiro, fadista português (n. 1891).
1984 - Michel Foucault, filósofo francês. (n. 1926)
1987 - Sonia Ribeiro, radialista, apresentadora de televisão e atriz brasileira (n. 1930). Era casada com o produtor e apresentador Blota Júnior.
1992 - Buddy Rogers, westler estadunidense (n. 1921).
1996 - Veronica Guerin, jornalista irlandesa (n. 1958.
1997 - Israel Kamakawiwo'ole, cantor hawaiano (n. 1959).
2000 - Judith Arundell Wright, escritora australiana (n. 1915).
2003 - Marc-Vivien Foé, futebolista camaronês (n. 1975)
2004 - Naomi Shemer, cantora e escritora israelense (n. 1930).
Naomi Shemer (em hebraico נעמי שמר), nasceu em 13 de Julho de 1930, no kibutz Kvutzat Kinneret, nordeste de Israel, o mesmo onde está enterrada a famosa escritora Rachel Bluwstein. Naomi Shemer faleceu no dia 26 de junho de 2004, em Telaviv, Israel, com a idade de 73 anos.
Algirdas Brazauskas, político lituano (n. 1932).
Alberto Guzik, ator brasileiro (n. 1944).
Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
Dia das Nações Unidas do apoio às vítimas de tortura.
Dia do Professor Geografia no Brasil, de acordo com a Lei nº. 6664 de 26 de junho de 1979.
Santo do dia
São Paio, mártir.
São Josemaria Escrivá, sacerdote e fundador da Opus Dei
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.