quarta-feira, 27 de junho de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de junho de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de junho de 2012.
180º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 186 dias para acabar o ano.



Em 28/06/1848, nasce o pintor luso brasileiro Augusto Rodrigues Duarte
Augusto Rodrigues Duarte (Nespereira, 28 de junho de 1848 — Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1888) foi um pintor português radicado no Brasil.  Chegou ao Brasil ainda jovem. Em 1866 matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes, sendo aluno de Vítor Meirelles. Entre 1874 e 1879 esteve na França para aperfeiçoar-se com Léon Gerôme, na Escola Superior de Belas Artes. Em 1878 apresentou na Exposição Universal sua obra mais famosa, Exéquias de Atalá, que hoje pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Em 1879 conquistou a medalha de ouro na exposição geral da Academia, e em 1884 recebeu a medalha de cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. Abaixo, o quadro "As exéquias de Atalá".

Em 28/06/1848, morre o pintor franco brasileiro Jean Baptiste Debret
Jean-Baptiste Debret ou Debret (Paris, 18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848) foi um pintor e desenhista francês. Integrou a Missão Artística Francesa (1816), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou pintura. De volta à França (1831) publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX. Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira republicana, adotada em 19 de novembro de 1889.


Em 28/06/ 1577, nasce Peter Paul Rubens, pintor flamengo (m. 1640).
Peter Paul Rubens (Siegen, 28 de Junho de 1577 — Antuérpia, 30 de Maio de 1640) foi um pintor flamengo inserido no contexto do Barroco. Além de manter um grande estúdio em Antuérpia que produziu muitas pinturas populares entre a nobreza e os colecionadores por toda a Europa, Rubens foi humanista de educação clássica, um colecionador e um diplomata, e foi elevado ao título de cavaleiro por Filipe IV da Espanha e Carlos I de Inglaterra. Saiba mais

  1975 - Constantínos Apóstolos Doxiádis, arquiteto grego, responsável pela reformulação urbanística do Rio de Janeiro (n. 1913).
Constantínos Apóstolos Doxiádis, em grego Κωνσταντίνος Απόστολος Δοξιάδης, (1913 — 28 de junho de 1975) foi um importante arquiteto e urbanista grego. Doxiadis formou-se em Arquitetura na Universidade Técnica de Atenas em 1935, obtendo o doutorado na Universidade de Charlottenburg, em Berlim, no ano seguinte. Foi o principal responsável pelo projeto da capital do Paquistão, Islamabad, e, depois, de sua fusão linear com Rawalpindi. Liderou o movimento chamado Ekistica, e formulou o conceito da ecumenópolis. É reputado pela sua elevada contribuição para o "alto" modernismo. No Brasil, na primeira metade da década de 1960, foi o responsável pelo chamado Plano Doxiadis, de reformulação urbanística da cidade do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, grátis, uma oficina de arte sonora e cultura digital.
Neste sábado, dia 30 de junho, às 15h, terá inicio a oficina gratuita de arte sonora e cultura digital com o artista multimídia Romano, no Galpão Bela, na favela da Maré. O artista explora a noção de "Paisagem Sonora Urbana" e dará as ferramentas para desenvolver uma radionovela com os participantes, que será transformada em podcast e irá ao ar na página da oficina, no site LABE. Esta é a primeira oficina do Bela/Labe, um projeto de formato híbrido, que discute espaço urbano, cultura digital e arte contemporânea por meio de uma plataforma na internet e de oficinas no entorno físico da favela da Maré. Seu objetivo é disponibilizar e promover, on-line, obras em formato digital, especialmente arte sonora e videoarte, realizadas por artistas convidados e participantes de oficinas temáticas oferecidas no Galpão Bela. A oficina com o artista Romano será realizada nos dias 30 de junho, 7, 14 e 21 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: belamare@belamare.org.br. Além da oficina com o artista Romano, estão previstas outras com Moana Mayall e Cleantho Viana. A curadoria do Bela/Labe é de Daniela Labra e a realização do Observatório de Favelas, Espiral e Automatica. Informações: www.belamare.org.br/labe.



    1098 - Derrota de Kerbogha pelos exércitos da Primeira Cruzada na batalha de Antioquia.

Kerbogha ou Corbaran (كربغا em árabe, Kürboğa em turco) foi um atabei, ou governador, de Mossul durante a Primeira Cruzada. 
Em 1098, quando este general de renome soube que os cruzados tinham cercado Antioquia, juntou o seu exército para auxiliar a cidade. Quando chegou ao local, a 7 de Junho, descobriu que os cristãos tinham tomado a cidade quatro dias antes, massacrando os habitantes muçulmanos. Incapazes de reabastecer a cidade antes da chegada de Kerbogha, este agora cercava os há bem pouco sitiadores de Antioquia. 


Pedro o Eremita terá sido enviado como emissário pelos líderes cristãos ao general Kerbogha para sugerir que a posse da cidade fosse decidida em duelo, mas Kerbogha terá recusado, uma vez que estava em situação de vantagem militar. 
Durante o cerco, o monge e místico Pedro Bartolomeu afirmou ter descoberto a Santa Lança que feriu o flanco de Cristo na cruz depois de ter visões de Santo André Muitos, incluindo o legado papal Ademar de Monteil, bispo de Le Puy, e o líder cruzado Boemundo de Taranto, acreditavam que Pedro era um charlatão e que trouxera um pedaço de ferro, fingindo encontrá-lo na igreja de São Pedro. Mas no geral esta descoberta foi aceite, inclusivamente por Raimundo IV de Toulouse, outro líder, e aumentou o moral dos cruzados. 
Ao mesmo tempo ocorreram desentendimentos e lutas internas no exército muçulmano. A 28 de Junho, quando Boemundo de Taranto decidiu atacar, Kerbogha foi surpreendido porque tinha recebido informações de um exército cristão fraco e desorganizado. Em vez disso, enfrentou forças motivadas e unidas, em parte devido ao misticismo da relíquia cristã, enquanto o seu próprio exército mostrava sinais de dissensão. Forçado a retirar voltou para Mossul em desgraça.


    1389 - Forças otomanas arrasam os exércitos da Europa cristã em Kosovo, abrindo caminho para a conquista otomana do Sudeste Europeu. 
    1635 - Guadalupe se torna colônia da França.
    1651 - Começa a Batalha de Berestechko entre os poloneses e os ucranianos.


    1762 - Após um Golpe de Estado que retira o Czar Pedro III do poder, a sua esposa, a Grã-duquesa Catarina, sobe ao trono como Catarina II da Rússia. A História irá conhecê-la por Catarina, a Grande.


    1807 - Segunda invasão britânica no Río de la Plata; John Whitelocke chega em Ensenada na tentativa de recapturar Buenos Aires e é derrotado pela resistência local.
    1865 - O Exército do Potomac é desmobilizado.


    1881 - Fundação da cidade de Ilhéus (Bahia - Brasil)


    1895 - El Salvador, Honduras e Nicarágua formam a República da América Central.


    1914 - Francisco Ferdinando, Arquiduque da Áustria e herdeiro do trono austro-húngaro, é assassinado em Sarajevo por Gavrilo Princip, um nacionalista sérvio, desencadeando a Primeira Guerra Mundial.


    1919 - A Alemanha é obrigada a assinar o Tratado de Versalhes. O tratado, draconiano, foi, em verdade, o germe que levou à Segunda Guerra Mundial em 1939.


    1922 - Instituída, pela primeira vez, na República Federativa do Brasil, a instituição do Tribunal do Júri.
    1940 - Romênia cede a Bessarábia (atual Moldávia) para a União Soviética.
    1942 - Segunda Guerra Mundial: início da batalha de Estalinegrado (ou Stalingrado, no Brasil).
    1950 - Seul é capturada pelas tropas da Coréia do Norte.


    1966 - Golpe de estado que instaurou a ditadura argentina. Foi, em realidade, uma ação residual do golpe acontecido dois anos antes no Brasil e que inspirou o fechamento do regime em países do Cone Sul. Logo mais, cairia o Chile.


    1967 - Israel invade o leste de Jerusalém.
    1969 - Frequentadores do bar Stonewall Inn (Nova Iorque - Estados Unidos), voltado para o público homossexual e transexual, reagem à ação policial ali ocorrida, fato que desencadeia mais dois dias de protestos e culmina na marcha ocorrida no dia 1 de julho de 1970, em lembrança ao aniversário do motim, precursora das atuais Paradas do Orgulho Gay.


    1972 - O Congresso Nacional aprovou a criação da Empresa Telecomunicações Brasileiras S/A, a Telebrás.


    1977 - Um engavetamento de 51 carros na rodovia Anchieta, em São Paulo, deixou quinze mortos e 212 feridos. O acidente foi provocado por nevoeiro na estrada.
    1984 - Barreiro é elevada a cidade.
    1988 - Um Consistório presidido pelo Papa João Paulo II criou 25 cardeais, dentre os quais os brasileiros José Freire Falcão e Lucas Moreira Neves e o moçambicano José Maria dos Santos.
    1992 - É adotada a atual Constituição da Estônia.


    1994 - Membros do culto Aum Shinrikyo soltam o gás sarin no metrô de Tóquio, Japão.


    1997 - Mike Tyson mordeu e arrancou um pedaço da orelha direita de Evander Holyfield, no terceiro assalto de uma luta. Segundo Tyson, a primeira agressão teria sido uma cabeçada do adversário.


    1997 - Pesquisadores descobriram em uma vala comum na cidade de Vallegrande (Bolívia) os restos mortais do líder guerrilheiro Che Guevara. A ossada estava sem as mãos, o que indica que o corpo do revolucionário foi amputado para não ser identificado. Transferida para Cuba, foi enterrada com honrarias de chefe de Estado.


    2000 - Após intensa batalha jurídica entre Cuba e EUA, Elián González, sobrevivente de um naufrágio na costa norte-americana, voltou ao seu país.
    2004 - Término da ocupação oficial do Iraque na chamada 3ª Guerra do Golfo.
    2006 - Montenegro é aceito pela ONU como país independente.


    2009 - Manuel Zelaya sofre um golpe de estado em Honduras. A diplomacia brasileira envolveu-se intensamente nos acontecimentos que se seguiram.


        A Seleção Brasileira venceu os EUA na final da Copa das Confederações. Com a vitória, passou a ser o maior campeão da competição com três títulos, à frente da França.




    1476 - Papa Paulo IV (m. 1559)


    1491 - Henrique VIII, Rei de Inglaterra e fundador da Igreja Anglicana (n. 1547).


    1712 - Jean-Jacques Rousseau, filósofo franco-suíço (m. 1778).


    1867 - Luigi Pirandello, escritor italiano (m. 1936).


    1883 - Pierre Laval, político francês (m. 1945).
    1902 - Pierre Brunet, patinador artístico francês (m. 1991).
    1926 - Mel Brooks, cineasta e ator estado-unidense.


    1930 - Itamar Franco, 33º presidente do Brasil (m. 2011).


    1932 - Pat Morita, ator estado-unidense (m. 2005).
    1935 - John Inman, ator inglês (m. 2007).
    1937 - Juan José Saer, escritor argentino.
    1940 - Muhammad Yunus, empresário bengali (prêmio Nobel da Paz de 2008).


    1945 - Raul Seixas, cantor e compositor brasileiro, pioneiro do Rock and Roll (m. 1989).


    1948 - Kathy Bates, atriz norte-americana.
    1954 - Daniel Dantas, ator brasileiro.
    1957 - Georgi Parvanov, presidente da Bulgária.
    1958 - Sergei Shakhrai, ex-patinador artístico soviético.
    1961 - Alberto Mussa, escritor brasileiro.
    1963 - Márcio Bittar, político brasileiro.
    1966
        John Cusack, ator norte-americano.


        Mary Stuart Masterson, atriz estado-unidense.


        Jirko Malchárek, ex-automobilista e político eslovaco.
    1967 - Lars Riedel, atleta alemão, campeão olímpico.
    1968
        Chayanne, cantor e ator portorriquenho.
        Otto, músico brasileiro.
    1969 - Ayelet Zurer, atriz israelense.
    1971
        Fabien Barthez, ex-futebolista francês.
        Tichina Arnold, atriz estado-unidense.
    1972 - Alessandro Nivola, ator norte-americano.
    1974 - Patrícia Marx, cantora brasileira.
    1977
        Perdigão, futebolista brasileiro.
        Mark Stoermer, baixista da banda The Killers.
        Davide Mandelli, futebolista italiano.
    1979
        Alejandro Lago, futebolista uruguaio.
        Tim McCord, baixista da banda Evanescence.
    1980
        Flávio Saretta, ex-tenista brasileiro.
        Maurizio Domizzi, futebolista italiano.
    1981 - Tiffany Hopkins, atriz francesa.


    1982 - Grazi Massafera, modelo e atriz brasileira.


    1986
        Kellie Pickler, cantora estadunidense


    1990 - Jasmine Richards, atriz canadense.
Jasmine Richards (Scarborough, 28 de junho de 1990) é uma atriz e cantora canadense conhecida pelo seu papel no filme do Disney Channel Camp Rock e por interpretar Margaret Browning-Levesque na série televisiva do canadá, Naturally, Sadie.






      548 - Teodora, Imperatriz Bizantina (n. c. 500)
      572 - Alboíno, rei dos lombardos (n. 526).
      767 - Papa Paulo I.
    1385 - Andrónico IV Paleólogo, Imperador Bizantino (n. 1348).
    1389 - Lázaro da Sérvia, Príncipe da Sérvia (n. 1329).
    1586 - Primož Trubar, reformista protestante esloveno (n. 1508).
    1598 - Abraham Ortelius, catógrafo e geógrafo flamengo (n. 1527).
    1716 - George FitzRoy, 1.° Duque de Northumberland, general inglês (n. 1665).
    1813 - Gerhard von Scharnhorst, general prussiano (n. 1755).
    1836 - James Madison, quarto presidente dos Estados Unidos (n. 1751).
    1876 - August Wilhelm Ambros, compositor e musicólogo austríaco] (n. 1816).
    1881 - Jules Armand Stanislas Dufaure, primeiro ministro francês (n. 1798).


    1913 - Manuel Ferraz de Campos Sales, presidente do Brasil (n. 1841)


    1914
        Francisco Fernando, Arquiduque da Áustria e herdeiro do trono austro-húngaro (n. 1863).
        Sofia, Duquesa de Hohenberg, esposa de Francisco Fernando (n. 1868).
    1921 - Fabriciano Felisberto Carvalho de Brito, militar e político brasileiro (n. 1840).
    1922 - Velimir Khlébnikov, poeta russo (n. 1885).
    1929 - Edward Carpenter, poeta inglês (n. 1844).


    1954 - Cláudio de Sousa, médico, escritor e teatrólogo brasileiro (n. 1876).


    1971 - Franz Stangl, comandante austríaco dos campos de concentração (n. 1908).
    1981 - Terry Fox, atleta e ativista canadense (n. 1958).
    1985 - Evaldo Cavalcanti da Cruz, político brasileiro (n. 1931).
    1989 - Joris Ivens, cineasta dos Países Baixos (n. 1898).
    1992 - Mikhail Tal, oitavo campeão mundial de xadrez (n. 1936).
    1993 - GG Allin, cantor estadunidense de punk-rock (n. 1956).
    1995 - Ângelo Frosi, bispo italiano (n. 1924).
    2001 - Mortimer Adler, filósofo e escritor estadunidense (n. 1902).
    2007 - Kiichi Miyazawa, 78º primeiro-ministro do Japão (n. 1919).
    2008 - Ruslana Korshunova, modelo cazaque (n. 1987).
    2009 - Billy Mays, ator estadunidense (n. 1955).
    2010 - Robert Byrd, político estadunidense (n. 1917).
    2011 - Angélico Vieira, ator e cantor português (n. 1982).




    Feriado Municipal do Barreiro
    Santo Ireneu de Lyon para os católicos
    São Paulo I, Papa e mártir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.