terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Edição 729 > Eventos em destaque no dia 27 de fevereiro de 2013 (Fonte> Wikipedia)

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



WEBCAM's
São Paulo: Edifício Copan, Hilton e Igreja da Consolação http://is.gd/WbADcG
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Oxford (Inglaterra) agora http://is.gd/7UBxWO
Inverno em Quebec (Canadá) > A rua e o rinque http://is.gd/rz2sn0
Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V



Em 27/02/1902, nasce Lúcio Costa, arquiteto brasileiro nascido na França e autor do  "avião" que deu origem a Brasília (m. 1998).
Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa (Toulon, França, 27 de fevereiro de 1902 — Rio de Janeiro, 13 de junho de 1998) foi um arquiteto, urbanista e professor brasileiro, mestre de Oscar Niemeyer. Ambos ficaram conhecidos por sua participação no projeto e execução da Capital Federal, Brasília.
   Arquiteto polêmico, em 1975, Lúcio Costa se recusou a assinar o ato de tombamento do Palácio Monroe, a sede anterior do Senado brasileiro construída em 1906. A construção foi marcada para demolição para a construção da linha de metrô, porém devido às reclamações da sociedade, a companhia responsável pela obra modificou o trajeto. Mesmo assim isso de nada adiantou, devido à negação de tombamento, sendo o prédio demolido logo em seguida.
    Outra questão polêmica foi o favorecimento que Lúcio Costa deu à herança da colonização portuguesa acima de outras influências culturais brasileiras, com exceção apenas dos seus projetos modernistas. Devido a essa visão, arraigado também em preservacionistas mais jovens, devido à influência de Lúcio Costa nas escolas de arquitetura do Brasil, muito da arquitetura dos séculos 19 e começo do 20, incluindo a alemã, japonesa e italiana, se perdeu, para a renovação urbana dos anos 1960 e 1970 de Lúcio Costa. 
    Já em 1936, quando houve a competição para a construção do Ministério de Educação e Saúde, o vencedor foi um design eclético do arquiteto Arquimedes Memória. Lúcio Costa então fez uso de suas conexões políticas com o governo para modificar o resultado da competição e formar um novo projeto a partir de um grupo formado por ele mesmo e Le Corbusier, além de outros membros como os irmãos Roberto e Oscar Niemeyer. Ao longo dos anos houve muita discussão a respeito de quem teria sido o verdadeiro mentor do projeto, Lúcio Costa ou Le Corbusier. Saiba mais   >>>   Abaixo, o rabisco que Lúcio Costa apresentou no concurso para a escolha do projeto da nova capital. Apesar de concorrer com grandes empresas, com projetos coloridos e majestosos, a ideia de Lúcio Costa foi escolhida sem vacilação.



    1510 – Afonso de Albuquerque conquista Goa.

    1531 – Criação da Liga de Esmalcalda (Turíngia).
    A Liga de Esmalcalda ou de Schmalkalden (Schmalkaldischer Bund, em alemão) era uma aliança defensiva de príncipes protestantes do Sacro Império Romano criada em 27 de fevereiro de 1531. Recebeu o nome da cidade de Schmalkalden, na Turíngia (atual Alemanha), onde foi proclamada.
    A Liga foi fundada por Filipe I de Hesse e João Frederico, Eleitor da Saxônia, que se comprometeram a defender-se mutuamente caso seus territórios fossem atacados por Carlos V, Sacro Imperador Romano. Anhalt, Bremen, Brunswick-Lüneburg, Magdeburgo, Mansfeld, Estrasburgo e Ulm também foram membros fundadores. Konstanz, Reutlingen, Memmingen, Lindau, Biberach an der Riß, Isny im Allgäu e Lübeck juntaram-se posteriormente. Os integrantes da Liga concordaram em fornecer um total de 10.000 soldados e 2.000 cavaleiros.
    Em 1532, a Liga aliou-se à França e, em 1538, à Dinamarca. A Liga raramente provocava Carlos de maneira direta, mas confiscou terras da Igreja, expulsou bispos e príncipes católicos e apoiou a propagação do luteranismo no norte da Alemanha. (Wikipedia)
    Em 1544, Carlos celebrou a paz com a França, no entendimento de que esta denunciaria a aliança com a Liga. Carlos e o Papa Paulo III começaram então a reunir um exército em 1546, enquanto os integrantes da Liga se desentendiam, incapazes de se unir em sua própria defesa, como originalmente proposto. Carlos derrotou a Liga na Batalha de Mühlberg, em 24 de abril de 1547, capturando muitos dos seus dirigentes. Entretanto, novas ligas protestantes foram criadas, o que levou à celebração da Paz de Augsburgo, em 1555. (Wikipedia) A propósito, os castelos e a paisagem urbana da Turíngia serviram de inspiração para os mais famosos contos de fadas que conhecemos, os "Contos de Grimm".



    1560 - O Tratado de Berwick, que expulsaria as tropas francesas da Escócia, é assinado pela Inglaterra e pela Congregação da Escócia.
    1594 - Henrique IV é coroado Rei da França.
    1617 - Suécia e Rússia assinam o Tratado de Stolbovo, encerrando a Guerra Ingriana e expulsando a Rússia do Mar Báltico.
    1626 - Yuan Chonghuan é indicado como Governador de Liaodong, após ele liderar os chineses a uma vitória contra os Manchurianos, liderados por Nurhachi.
    1700 - A ilha de Nova Bretanha é descoberta pelos europeus.

    1801 – Espanha declara guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.

    1812 - Manuel Belgrano estende a Bandeira da Argentina pela primeira vez, na cidade de Rosário.
    1814 – Invasões Francesas: Batalha de Orthez. Nova vitória de Wellington sobre Soult.

    1844 – A República Dominicana consegue a sua independência do Haiti. A partir de então, a ilha Hispaniola ficou dividida entre os dois países

       1844 - Os farrapos Onofre Pires e Bento Gonçalves duelam por questões de honra. O duelo termina com um ferimento de Onofre.

    1861 – Ocorre o Massacre de Varsóvia, quando tropas russas disparam contra uma multidão que se manifestava contra o governo russo.

    1870 - A atual Bandeira do Japão é adotada pela primeira vez, como bandeira nacional pelos barcos mercantes japoneses.
    1900
        Fundação do Partido Trabalhista britânico. Ramsay MacDonald é nomeado o primeiro secretário-geral.
        Fundação do Bayern de Munique.

    1904 - Olinto De Pretto apresenta oficialmente a tese "Ipotesi dell'etere nella vita dell'universo", ou ("Hipótese do éter na vida do universo"), que foi supostamente plagiada e incorporada por Albert Einstein para criação da teoria da relatividade.
Em 1999, Umberto Bartocci, professor de matemática na Universidade de Perugia, publicou um livro intitulado "Albert Einstein e Olinto De Pretto - La vera storia della formula più famosa del mondo" (A verdadeira história da fórmula mais famosa do mundo.)
    O estudioso Zorzi da cidade de Verona defendeu a ideia que Olinto De Pretto foi o primeiro a chegar à intuição da famosa fórmula E = mc² e que, inclusive Albert Einstein teria inspirado-se em seu trabalho na elaboração da teoria da relatividade. Zorzi, Speri e mais tarde Umberto Bartocci, com uma pesquisa que durou vários anos, discutiram em que situações Albert Einstein poderia ter se apoderado do ensaio de De Pretto e ter sido o primeiro a enunciar a teoria sobre a equivalência entre matéria e energia.
    O estudioso da cidade de Schio, Inácio Marchioro, que publicou um ensaio no Quaderni di Schio, reconhece o valor das contribuições científicas de De Pretto, chamando-o de gênio, mas põe em causa a relação com Einstein e defende que as fórmulas têm apenas uma semelhança casual. O estudioso de livros proibidos, Simone Berni, trata de De Pretto e de seus raros textos científicos no livro científico A caccia di libri proibiti (Caça de livros proibidos) (Macerata, Simple, 2005) e (Macerata, Biblohaus, 2008). (Wikipedia)

    1933 – Incêndio no edifício do Reichstag, o parlamento alemão, de origem criminosa, que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e ativista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido executado.

    1939 – Grã-Bretanha e França reconhecem o governo fascista de Francisco Franco em Espanha.

    1940 - Martin Kamen e Sam Ruben descobrem o Carbono-14.
    1942 – Segunda Guerra Mundial: Batalha do Mar de Java com a derrota das Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana pela Marinha Imperial Japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das Índias Orientais Holandesas.

    1945 – Segunda Guerra Mundial: Os Fuzileiros dos Estados Unidos ocupam a segunda pista de aviação na ilha de Iwo Jima.

    1950
        O general Chiang Kai-shek é eleito Presidente da República da China, nome oficial da China Nacionalista sediada em Taiwan.
        A Índia apresenta a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu na União Indiana. A proposta é recusada.

    Damão e Diu é um território da União da Índia, junto ao Estado do Gujarate. Durante 450 anos estes enclaves situados na costa do Mar Arábico fizeram parte do Estado Português da Índia, juntamente com Goa e ainda Dadrá e Nagar-Aveli. Goa, Damão e Diu foram ocupados pela União Indiana em 19 de Dezembro de 1961; contudo Portugal não reconheceu a ocupação até 1974. 
    Goa, Damão e Diu foram administrados como parte de um território União Indiana até 1987, altura em que Goa se tornou um estado de direito próprio dentro da Índia, permanecendo Damão e Diu como territórios da União separado administrativamente.
    O guzerate é o idioma maioritário; o uso do português está em declínio por não ser ensinado nas escolas, embora ainda seja falado por 10% dos habitantes de Damão. Existem contudo crioulos portugueses em Damão (conhecidos como Língua da casa) e Diu (a Língua dos velhos); porém, este último está a extinguir-se rapidamente devido à pressão do gujarate. (Wikipedia)


    1951 – A 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos é ratificada, limitando o mandato presidencial a dois mandatos de quatro anos.

    1952 – É realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York.

    1975 – Em Portugal é aprovada a construção do Complexo Petroquímico de Sines.

    1978 – A Presidência, a Assembleia e o Governo da República Portuguesa repudiam o pedido do dirigente líbio Muammar al-Gaddafi para a independência da ilha da Madeira, considerada pela Organização de Unidade Africana com pertencendo a África.

    1991 – Tropas do Kuwait recuperam a capital do País. O presidente norte-americano George Bush anuncia o fim da libertação do Kuwait.
    1995
        O chefe da máfia, Salvatore "Toto" Riina e outros 47 suspeitos, membros da organização criminosa, vão a julgamento, sob acusação de cumplicidade em 48 assassinatos na Sicília.
        O Banco de Inglaterra intervém no Berings, o sexto maior banco inglês de investimento. A instituição encontra-se à beira da falência, devido aos investimentos especulativos de um corretor no mercado de futuros de Singapura.
    1996 – São lançados no Japão os primeiros games da série multimilionária da Nintendo, Pokémon.
    1998 – Termina o restauro de seis anos da Fragata portuguesa Dom Fernando II e Glória, no Arsenal do Alfeite.
    2001 – A destruição das estátuas dos Budas, no Afeganistão é defendida pelo líder talibã Muhammad Omar.
    2002
        A rainha Elizabeth II e o príncipe Philip visitam a Austrália.
        O governo de Madagáscar impõe recolher obrigatório em Antananarivo.
        Na cidade indiana de Godhra, no estado de Gujarat, um incêndio em trem deixa 57 mortos.

    2005 – Pela primeira vez em 26 anos de pontificado, o Papa João Paulo II não faz a oração dominical na Praça de São Pedro no Vaticano.

    2010 – Terremoto de magnitude 8,8 Mw atinge a região central do Chile, fazendo pelo menos 802 mortes e é lançado alerta de tsunami em todo o Oceano Pacífico.
    2011 - Um acidente grave com um trio elétrico deixa 16 mortos e mais de 50 feridos na cidade de Bandeira do Sul (Minas Gerais, Brasil).


    274 – Imperador Constantino, o Grande (m. 337).

    1500 – João de Castro, fidalgo português (m. 1548).
    1807 – Henry Wadsworth Longfellow, poeta estadunidense (m. 1882).
    1861 - Rudolf Steiner, filósofo austríaco (m. 1925).
    1908 – Pierre Brunet, remador francês (m. 1979).
    1910 – Joan Bennett, atriz norte-americana (m. 1990).
    1912 – Lawrence Durrell, escritor britânico (m. 1990).
    1913 – Paul Ricoeur, filósofo francês (m. 2005)
    1923 – Dexter Gordon, músico de jazz norte-americano (m.1990)
    1926 – Efraín Sánchez, ex-goleiro e ex-treinador colombiano de futebol.
    1928 – Ariel Sharon, militar e político israelense.
    1929 – Djalma Santos, ex-futebolista brasileiro.

    1932 – Elizabeth Taylor, atriz inglesa (m. 2011).

    1933 – Livio Vacchini, arquiteto suíço (m. 2007). Saiba mais

    1934 – Baptista Bastos, escritor português.
    1939 – Peter Revson, automobilista norte-americano (m. 1974).
    1940 – Marilu Bueno, atriz brasileira.

    1943 – Carlos Alberto Parreira, treinador brasileiro de futebol.

    1944 - Iberê Ferreira, 55º Governador do Rio Grande do Norte.
    1950 – Cláudia Mello, atriz brasileira.

    1951 – Walter de Silva, designer italiano de origem portuguesa.
Walter Maria de Silva (Lecco, Itália, 27 de fevereiro de 1951) é um designer automotivo italiano. Dirige em Ingolstadt, (Alemanha) o centro de estilo de Audi, Lamborghini e Seat — todas do grupo Volkswagen. É um dos mais premiados designers de automóveis desta década. Saiba mais Google Imagens http://is.gd/V7dD1v

    1956 – Beto Barbosa, cantor brasileiro.
    1957
        Adrian Smith, guitarrista inglês da banda de Heavy Metal Iron Maiden.
        Timothy Spall, ator inglês.
    1958
        Nancy Spungen, groupie e namorada de Sid Vicious (m.1978).
        Hugo De León, ex-futebolista uruguaio.
    1960 – Pär Arvidsson, ex-nadador sueco, campeão olímpico.
    1962 – Adam Baldwin, ator norte-americano.
    1965
        Oliver Reck, ex-futebolista alemão.
        Pedro Chaves, piloto português de corridas.
    1968
        Celso Unzelte, jornalista brasileiro.
        Ståle Solbakken, ex-futebolista norueguês.
        Dănuţ Lupu, ex-futebolista romeno.
    1972 – Leandro Bulhões, Filósofo Brasileiro Filho de Neide Bulhões.
    1974 – Colin Edwards, motociclista norte-americano.
    1976 - Sergey Semak, futebolista russo.
    1978 - James Beattie, futebolista inglês.
    1980 - Chelsea Clinton, filha do ex-presidente norte-americano Bill Clinton.
    1981
        Josh Groban, cantor norte-americano.
        Robert de Souza, futebolista brasileiro.
    1985
        Thiago Neves, futebolista brasileiro.
        Diniyar Bilyaletdinov, futebolista russo.
        Juliana Imai, modelo brasileira.

    1986
        Jonathan, futebolista brasileiro.
        Xaves, futebolista brasileiro.
    1987 - Sandy Paillot, futebolista francês.
    1992
        Filip Krajinović, tenista sérvio.
        Jonjo Shelvey, futebolista inglês.


    1784 – Conde de St. Germain, ocultista romeno.

    O Conde de St. Germain (Transilvânia, 28 de Maio de 1696 — Eckernförde (?), 27 de fevereiro de 1784) foi uma das figuras mais misteriosas do século XVIII. Tido como místico, alquimista, ourives, lapidador de diamantes, cortesão, aventureiro, cientista, músico e compositor. Após a data de sua morte (de precisão incerta), várias organizações místicas o adotaram como figura modelo. Segundo relatos antigos, era imortal e possuía o elixir da juventude e a pedra filosofal.Em 27 de fevereiro de 1784 o conde de Saint Germain morreu na residência junto à fabrica cedida pelo príncipe Carlos de Hesse-Kassel. Sua morte foi registrado nos anais da Igreja de São Nicolau em Eckernförde[1] e sepultado no dia 2 de março . No dia 3 de april a cámera e burgomestre de Eckernförde emitiu um proclama de leilão dos poucos pertences deixados pelo conde, já que nenhum parente apareceu para reclamá-los.
    No final século XIX começaram a aparecer rumores de aparições do conde. St. Germain supostamente teria sido visto em 1835, em Paris, e em 1867, em Milão[carece de fontes]. Adeptos da teosofia foram os proponentes da tal imortalidade do conde, clamando-o como mestre e que ainda estava vivo. Annie Besant, uma teosofista, disse ter conhecido o conde em 1896. Outro teosofista, C. W. Leadbeater, disse tê-lo encontrado em Roma, em 1926. Um piloto americano, após falha mecânica em sua aeronave em 1932, fez um pouso forçado em uma das montanhas isoladas do Tibet;e entre os monges que o trataram, relatou que havia um homem estranho que teria dito Eu sou o Conde de Saint Germain, e em breve voltarei para a França(sic). Nos anos 1970 o francês Richard Chanfray clamava ser o conde.


    1821 - Guilherme IX de Hesse-Cassel, primeiro eleitor de Hesse (n. 1741)
    1887 – Aleksandr Borodin, compositor e químico russo (n. 1833)
    1906 – Samuel Pierpont Langley, astrónomo e físico estado-unidense, pioneiro da aviação (n. 1834).

    1936 – Ivan Petrovich Pavlov, fisiólogo e psicólogo russo (n. 1849).

   Ivan Petrovich Pavlov (em russo: Иван Петрович Павлов) (Ryazan, 26 de Setembro de 1849 — Leningrado, 27 de Fevereiro de 1936) foi um fisiólogo russo.

    Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado). Saiba mais


    1973 – Bill Everett, cartunista estadunidense (n. 1917).
    1980 – George Tobias, ator dos Estados Unidos (n. 1901).

    2011 - Moacyr Scliar, escritor gaúcho e membro da Academia Brasileira de Letras

    2011 - Octávio Omar Cardoso, advogado e senador gaúcho


    Brasil: Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
    Brasil: Dia do Livro Didático

Santos do dia
    São Gabriel de Nossa Senhora das Dores – (m. 27 de Fevereiro de 1862).

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.