quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de fevereiro de 2013 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia



Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
São Paulo: Edifício Copan, Hilton e Igreja da Consolação http://is.gd/WbADcG
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Oxford (Inglaterra) agora http://is.gd/7UBxWO
Inverno em Quebec (Canadá) > A rua e o rinque http://is.gd/rz2sn0
Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
São Petersburgo (Rússia) http://is.gd/8GR8Oc 
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V


22 de fevereiro de 2013.
53º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 312 para acabar o ano.


Em 22/02/1894, nasce Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro (m. 1955).

Victor Brecheret (Farnese, 22 de fevereiro de 1894 — São Paulo, 17 de dezembro de 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país.[1] É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista". 
Nascido "Vittorio Breheret" (sem a letra 'c' no sobrenome) numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Breheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância. No Brasil, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de trinta anos de idade recorreu à Justiça para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira, embora tivesse nascido na Itália. Este tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil. Saiba mais

Em 22/02/1855, nasce o pintor Firmino Monteiro
Antônio Firmino Monteiro (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1855 — Niterói, 3 de julho de 1888) foi um pintor brasileiro do século XIX. 
Menino pobre, cedo teve de trabalhar como caixeiro, encadernador e tipógrafo. Assim seus estudos de arte tiveram um início tardio. Estudou na Academia Imperial, onde teve como mestres Vítor Meireles, Agostinho José da Mota, Pádua e Castro e Zeferino da Costa. 
Pintava principalmente paisagens e cenas pitorescas do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Uma de suas poucas viagens ocorreu em abril de 1880, quando foi à Europa com a ajuda do Imperador Pedro II. Voltou pouco depois para concorrer à cadeira de Paisagem, Flores e Animais da Academia, mas classificou-se em segundo lugar, perdendo para Leôncio Vieira. 
Participava do meio artístico da época, tendo se apresentado nas Exposições Gerais de Belas Artes dos anos de 1879 e 1884. Recebeu, na primeira, uma Segunda Medalha de Ouro e, na seguinte, a comenda de Cavaleiro da Ordem da Rosa, por uma participação que incluía O Vidigal, Um vendedor de balas e jornais, Fósforos!, Camões no seu leito de morte e várias paisagens. (Wikipedia)  Veja também nota no Itaú Cultural http://is.gd/MCkw6n

    Em 22/02/1875, morre o pintor francês Jean-Baptiste Camille Corot  (n. 1796).
Jean-Baptiste Camille Corot (Paris, 16 de Julho de 1796 – Ville-d'Avray, 22 de Fevereiro de 1875) foi um pintor realista francês.  Saiba mais



    1987 – Andy Warhol, artista plástico e produtor cinematográfico norte-americano (n. 1928).
Andy Warhol (nascido Andrew Warhola; Pittsburgh, 6 de agosto de 1928 — Nova Iorque, 22 de fevereiro de 1987) foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. Os anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte. Saiba mais



    1461 – Guerra das Rosas – Segunda Batalha de St. Albans: Margarida de Anjou derrota o Conde de Warwick e recupera a guarda de Henrique VI.
    1775 – Pio VI se torna o 250º papa.
    1793 - Ataque dos franceses a La Maddalena (Sardenha), de onde seriam expulsos no dia 25.

    1819 – Tratado de Adams-Onís entre Estados Unidos e a Espanha, em que a Florida é cedida pela Espanha aos Estados Unidos.

    1836 – Criação da cidade de Uberaba

    1828 – Regresso a Lisboa de D. Miguel, que jura a Carta Constitucional, assume a regência e nomeia um novo ministério.
Em Portugal se viviam as Guerras Liberais, tendo, de um lado, os miguelistas, partidários do absolutismo defendido por Miguel, que usurpara a Coroa de D. Maria da Glória, filha de D. Pedro I, rainha com o título de D. Maria II; e, de outro, os liberais, defensores do constitucionalismo. Este foi um dos motivos que levaram D. Pedro I a abdicar do trono no Brasil engajando-se na luta contra seu irmão D. Miguel, para garantir o trono à filha. Saiba mais

    1912 – Assinatura com a Marconi do contrato para introdução da telegrafia sem fios em Portugal.

    1939 – Petróleo jorra pela primeira vez no Brasil, no poço de Lobato (Salvador), mas não em escala comercial.

Em 1936, diante dos obstáculos impostos pelo governo Vargas à exploração de petróleo, Monteiro Lobato lançou O Escândalo do Petróleo, no qual acusava o governo de "não perfurar e não deixar que se perfure".[3] O livro esgotou várias edições em menos de um mês. 
O Escândalo do Petróleo foi censurado em 1937 por Getúlio Vargas, no mesmo ano em que o escritor lançou O Poço do Visconde. Na obra supostamente infantil, diz que "ninguém acreditava na existência do petróleo nesta enorme área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, toda ela circundada pelos poços de petróleo das repúblicas vizinhas". Monteiro Lobato acaba sendo preso em 1941, ironicamente por uma ordem partida do General Horta Barbosa, que mais tarde seria um dos líderes da Campanha do Petróleo. 
Em 1938, o governo decidiu explorar um poço em Lobato, na Bahia, e técnicos constatam a existência de petróleo. É criado o Conselho Nacional do Petróleo, e as jazidas minerais passam a ser consideradas propriedade estatal. Saiba mais

    1974 – O Paquistão reconhece a independência do Bangladesh
    1974 – O General português António de Spínola publica o livro "Portugal e o Futuro" em que propõe soluções políticas e não militares para os conflitos nas colónias portuguesas em África.
    1979 – O Reino Unido concede a independência a Santa Lúcia.

    1998 – O edifício Palace II, construído pelo então deputado Sergio Naya (PPB-MG, já falecido), com suspeitas de uso indevido de materiais de baixa qualidade para baratear a obra e aumentar os lucros, e situado na Barra da Tijuca, desaba matando 8 pessoas e deixando 176 desabrigadas.

    1999 – Edison Tsung Chi Hsueh, um calouro da Faculdade de medicina da USP, é encontrado morto no fundo de uma piscina, após um trote de veteranos.

    2001 – Divulgada a violação do Painel do Senado na votação pela cassação do  senador Luís Estêvão envolvendo o líder do PSDB, José Roberto Arruda e do PFL, Antônio Carlos Magalhães, que, para não serem cassados, renunciaram ao mandato.
Resumo da ópera: Luís Estêvão foi cassado. José Roberto Arruda renunciou para não perder o mandato, depois voltou, não mais como senador mas como deputado federal. Já Antônio Carlos Magalhães (ACM), também renunciou para não perder o mandato e voltou, em janeiro de 2003, novamente como senador. Mais tarde, Arruda elege-se governador de Brasília, envolve-se no chamado "mensalão dos Democratas" e vai para a cadeia, no primeiro caso de um governador brasileiro preso no exercício do mandato.

    2006
        Um atentado bombista em Samarra, Iraque, destrói a cúpula dourada da Mesquita de Al Askari aumentando as tensões religiosas entre sunitas e xiitas.
        O papa Bento XVI anuncia a realização do Consistório Ordinário Público de 2006 para a criação de novos cardeais.
    2011 - Terremoto de 8 graus na escala Richter atinge Christchurch na Nova Zelândia, matando centenas de pessoas.


    1324 - David II da Escócia, rei escocês (m. 1371).
    1732 – George Washington, general e primeiro presidente dos Estados Unidos (m. 1799).
    1749 – Johann Nikolaus Forkel, musicólogo, musicista e teórico alemão (m. 1818).

    1788 – Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (m. 1860).

    1824 – Pierre Janssen, astrônomo francês (m. 1907).
    1840 – August Ferdinand Bebel, político alemão e um dos fundadores do Partido Social Democrata da Alemanha (m. 1913).

    1857 - Sempre Alerta > Robert Baden-Powell, general britânico e fundador do escotismo (m. 1941). Na mesma data, mas em 1889, nasce Olave Baden-Powell,  que viria a ser sua esposa e líder do ramo feminino do escotismo (m. 1977).

      1857 - Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão, que demonstrou a interação entre eletricidade e magnetismo, formando o eletromagnetismo, que possibilitou criar  aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio (m. 1894).

    1895 – Plínio Salgado, jornalista, escritor e político brasileiro, fundador da Ação Integralista Brasileira (m. 1975).

    1897 – Barbosa Lima Sobrinho, jornalista e político brasileiro (m. 2000).

    1900 – Luis Buñuel, cineasta espanhol (m. 1983).
    1902 – Herma Szabo, patinadora artística austríaca (m. 1986).
    1908 – Rómulo Betancourt, político venezuelano (m. 1981).
    1913 – Harry Keller, produtor e diretor de cinema estadunidense (m. 1987).
    1914 – Renato Dulbecco, virólogo italiano, vencedor do prémio Nobel de Medicina (m. 1975).
    1915 – Aristides Pirovano, bispo brasileiro (m. 1997).

    1920 – Jorge Ferreira Chaves, arquitecto português (m. 1982).

    1921 – Jean-Bédel Bokassa, ditador da República Centro-Africana (m. 1996).
    1922
        José Travassos, futebolista português (m. 2002).
        Jesús Iglesias, automobilista argentino (m. 2005).
    1926 - Ede Király, patinador artístico húngaro (m. 2009).
    1932 – Ted Kennedy, político norte-americano (m. 2009).

    1936 – Renato Canini, desenhista brasileiro.

    1938 – Timmy Mayer, automobilista norte-americano (m. 1964).

    1940 – Aracy Balabanian, atriz brasileira.

    1941 – Hipólito Mejía, político dominicano.
    1943
        Paulo Henrique Amorim, jornalista brasileiro.
        Horst Köhler, político alemão.
    1944 – Jonathan Demme, cineasta estadunidense.

    1945 – Elke Maravilha, atriz brasileira.

    1949 – Niki Lauda, ex-piloto austríaco de Fórmula 1, tricampeão da categoria.
    1950 – Julie Walters, atriz britânica.

    1952 – Marcos Caruso, ator e autor brasileiro.

    1954 – Rosemiro, ex-futebolista brasileiro.
    1962 – Steve Irwin, naturalista e apresentador australiano (m. 2006).
    1964
        Wagner Rubinelli, político brasileiro.
        Luís Fernando, ex-futebolista brasileiro.
    1966
        Luca Marchegiani, ex-futebolista italiano.
        Gonçalves, ex-futebolista brasileiro.
    1968 – Jeri Ryan, atriz norte-americana.
    1969
        Shaka Hislop, ex-futebolista trinitário.
        Marc Wilmots, ex-futebolista belga.
        Brian Laudrup, ex-futebolista dinamarquês.

    1971 – Roger Cruz, desenhista brasileiro de histórias em quadrinhos.

    1972 – Michael Chang, ex-tenista norte-americano.
    1973 - Juninho Paulista, futebolista brasileiro.
    1974
        James Blunt, cantor e compositor britânico.
        Markus Schopp, ex-futebolista austríaco.
    1975
        Zé Manel, futebolista português.
        Gianni Guigou, futebolista uruguaio.
        Drew Barrymore, atriz norte-americana.

    1977
        Hakan Yakın, futebolista suíço.
        Dimitrios Eleftheropoulos, futebolista grego.
    1978 – Marko Ciurlizza, futebolista peruano.
    1979

        Brett Emerton, futebolista australiano.
        Yasunori Takada, futebolista japonês
        Débora Falabella, atriz brasileira.
.
    1980 - Ivan Levenets, futebolista russo.
    1981
        Fredson, futebolista brasileiro.
        Dênis Marques, futebolista brasileiro.
    1982
        Susanna Pöykiö, patinadora artística finlandesa.
    1983 – Alanzinho, futebolista brasileiro.
    1984 - Branislav Ivanović, futebolista sérvio.
    1985
        José Fuenzalida, futebolista chileno.
        Larissa Riquelme, modelo paraguaia, musa da Copa 2010 na África do Sul.

    1986
        Rajon Rondo, jogador norte-americano de basquete.
        Toshihiro Aoyama, futebolista japonês.
    1987 - Sergio Romero, futebolista argentino.
    1988
        Jimena Navarrete, modelo mexicana.
        Efraín Juárez, futebolista mexicano.
    1990
        Diogo Viana, futebolista português.
        Kota Mizunuma, futebolista japonês.
    1992
        Alexander Merkel, futebolista alemão (nascido no Cazaquistão).
        Li Shanshan, ginasta chinesa.


    606 – Papa Sabiniano.

    1512 – Américo Vespúcio, explorador e navegador italiano (n. 1454).

    1636 – Santorio Santorio, professor, médico e fisiologista italiano (n. 1561).
    1760 – Anna Magdalena Bach-Wilcken, segunda esposa de Johann Sebastian Bach (n. 1701).

    1891 – Benjamin Constant, articulador da República (n. 1836).

    1913
        Francisco I. Madero, presidente do México (n. 1873).
        Ferdinand de Saussure, lingüista suíço (n. 1857).

    1943 – Sophie Scholl, membro da Rosa Branca, movimento de resistência antinazista.
Sophie Magdalena Scholl (Forchtenberg, 9 de maio de 1921 – Munique, 22 de fevereiro de 1943) era membro da Rosa Branca, movimento da resistência alemã antinazista. Foi condenada por traição e executada na guilhotina. É conhecida como uma das poucas alemãs que se opuseram ativamente ao Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial e é também vista como mártir. Saiba mais

    1956 – Mário Augusto Teixeira de Freitas, estatístico e advogado brasileiro (n. 1890).
    1984 – David Vetter, criança estadunidense que ficou conhecida como "menino da bolha" (n. 1971).
    1989 – Moisés da Costa Amaral, líder timorense, Presidente da UDT (n. 1938).
    2002 – Jonas Savimbi, dirigente angolano da UNITA (n. 1934).
    2004 – Roque Maspoli, ex-futebolista uruguaio, campeão da Copa do Mundo FIFA de 1950 (n. 1917).
    2008
        Rubens de Falco, ator e teledramaturgo brasileiro (n. 1931).
        Oswaldo Louzada, ator brasileiro (n. 1912).

    2009 – Ida Gomes, atriz brasileira (n. 1933).


    Catolicismo – Festa da Cátedra de São Pedro.
    Dia Europeu da Vítima.
    Aniversário da cidade de Andradas
    Dia da Criação do IBAMA.
    Dia Mundial do Escotismo
    Dia Internacional do Maçom

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.