Brasilia
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
compteur gratuit
Contador de visitas
WEBCAM's
São Paulo: Edifício Copan, Hilton e Igreja da
Consolação http://is.gd/WbADcG
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Oxford (Inglaterra) agora http://is.gd/7UBxWO
Inverno em Quebec (Canadá) > A rua e o rinque http://is.gd/rz2sn0
Nova York > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Times
Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood
Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
5 de março de 2013.
64º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 301 dias para acabar o ano.
64º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 301 dias para acabar o ano.
Em 05/03/1907, nasce Cícero Dias, pintor brasileiro (m. 2003)
Cícero Dias (Escada, 5 de março de 1907 — Paris, 28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro.
Sétimo entre os onze filhos do casal Pedro dos Santos Dias e Maria Gentil de Barros Dias, Cícero passou a infância num engenho da Zona da Mata pernambucana. Em 1920, com treze anos, foi para o Rio de Janeiro. Entre os anos de 1925 a 1927, Cícero conheceu os modernistas e estudou pintura.
Em 1927, realizou sua primeira exposição individual, no Rio de Janeiro e, em 1928, abandonou a Escola de Belas Artes, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura.
Em 1937, executou o cenário do balé de Serge Lifar e Villa Lobos, expôs em coletiva de modernos em Nova Iorque e viajou a Paris, onde se fixou definitivamente. Em Paris, tornou-se amigo de Picasso, do poeta Paul Éluard, e entrou em contato com o surrealismo. Durante a ocupação da França foi feito prisioneiro dos alemães.
Em 1943, participou do Salão de Arte Moderna de Lisboa, onde obteve premiação e, em 1945, voltou a Paris e ligou-se ao grupo dos abstratos. Nesse mesmo ano, expõe em Londres, na Unesco em Paris e em Amsterdam.
O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra.
No início dos anos 1960, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres. Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife. Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve novamente na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo.
Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O Pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris (Fonte: Wikipedia) Veja minha crônica na Pitoresco
363 – O imperador romano Juliano parte de Antioquia com um exército de 90 000 homens para atacar o Império Sassânida, em uma campanha que ocasionaria a sua própria morte.
Juliano, o Apóstata (Flávio Cláudio Juliano, em latim Flavius Claudius Iulianus), ou simplesmente Juliano (em latim: Iulianus; em grego: Ιουλιανός; Constantinopla, 331 - Maranga, atual Samarra, 23 de junho de 363) foi imperador romano, que reinou desde o ano 361 até a sua morte. Foi o último imperador pagão.
Nascido em Constantinopla, homem de notável formação intelectual, seu reinado, de apenas vinte meses, ficou marcado pela pretensão de harmonizar a cultura e a justiça com os valores da antiga religião pagã de Roma. Era filho de Júlio Constâncio, (meio irmão do imperador Constantino I) e sua segunda esposa, Basilina. Seu avós paternos eram o imperador romano do Ocidente, Constâncio Cloro, e sua segunda esposa, Flávia Maximiana Teodora.
O novo imperador, embora batizado e educado no cristianismo, declarou-se pagão ao iniciar o mandato, e adotou as antigas crenças pagãs greco-romanas, o que lhe valeu o apelido de o Apóstata. Introduziu diversas reformas, reduziu os impostos e reafirmou a liberdade de culto. Apesar de sua aparente tolerância religiosa, tomou medidas contra os cristãos.Juliano lutou contra os persas e obteve várias vitórias, tendo devastado a Assíria e acampado em Ctesiphon, porém, ao retornar, foi morto pelo inimigo, no dia 26 de junho de 363 AD, no sexto ano de seu reinado e aos trinta e dois anos de idade. (Wikipedia)
1279 - A Ordem Livoniana é derrotada na Batalha de Aizkraukle pelo Grão-Ducado da Lituânia.
1496 – O rei inglês Henrique VII emite carta-patente a John Cabot e a seus filhos, autorizando-os a descobrirem terras desconhecidas.
1637 – Companhia Neerlandesa das Índias Orientais: Rendição de Porto Calvo a João Maurício de Nassau após a retirada da tropa hispano-luso-brasileira aquartelada no local.
1770 – Massacre de Boston: cinco estado-unidenses são mortos por tropas britânicas em um incidente que daria início à Guerra da Independência dos Estados Unidos cinco anos mais tarde.
1793 – Guerras Revolucionárias Francesas: Tropas francesas são derrotadas pelas forças austríacas e Liège é retomada.
1830 – Circula o primeiro exemplar do Jornal Matutina Meiapontense, em Meia Ponte (Atual Pirenópolis, Goiás). Este é o Primeiro Jornal do Centro-Norte brasileiro.
1836 – Samuel Colt produz o primeiro modelo de revólver (calibre 34).
1860 – Parma, Toscana, Módena e Romanha aceitam em referendo se unir ao Reino da Sardenha.
1904 – Nikola Tesla, em Electrical World and Engineer, descreve o processo de formação do raio globular.
1905 – Guerra russo-japonesa: a Rússia inicia a retirada de suas tropas de Mukden, Manchúria após perder 100 000 soldados em três dias.
1907 – A segunda Duma tem início em São Petersburgo, Rússia e 40 000 manifestantes tem que ser dispersados pelas tropas russas.
1912 – Forças italianas usam pela primeira vez dirigíveis para fins militares, utilizando-os para missões de reconhecimento aéreo por detrás das linhas turcas.
1918 – A cifra ADFGVX é utilizada pela primeira vez nas transmissões via rádio do exército alemão. As mensagens, a partir daí, seguem criptografadas com essa cifra.
1933
O Partido Nazista ganha 44 por cento dos votos nas eleições parlamentaristas na Alemanha.
1933 - Grande Depressão: Presidente Franklin D. Roosevelt declara "feriado bancário", fechando todos os bancos estado-unidenses e congelando todas as transações financeiras, dando início à implementação do New Deal.
O New Deal (cuja tradução literal em português seria "novo acordo" ou "novo trato") foi o nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão. O nome dessa série de programas foi inspirado no Square Deal, nome dado pelo anterior Presidente Theodore Roosevelt à sua política econômica. O New Deal representou o início da recuperação dos Estados Unidos, após o crack da Bolsa, em 1929. (Wikipedia)
1936 – Primeiro voo do caça inglês Spitfire.
1940 – Membros do politburo soviético assinam uma ordem para a execução de 25 700 pessoas da inteligência polonesa, incluindo 14 700 prisioneiros de guerra poloneses, conhecido também por Massacre de Katyn.
1943 – Primeiro voo do caça a jato britânico Gloster Meteor e o único dos Aliados a entrar em ação antes do fim da Segunda Guerra Mundial.
1945 – Segunda Guerra Mundial: início do cerco a Castelnuovo pelas tropas aliadas na tentativa de conter o seu avanço alemão no Norte da Itália.
1946 – Winston Churchill utiliza pela primeira vez a palavra "Cortina de Ferro" no seu discurso na Universidade Westminster em Fulton, Missouri nos Estados Unidos.
Esta expressão célebre é utilizada para designar o domínio da extinta União Soviética sobre os países do leste da Europa. Tal nome surgiu de um discurso do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, proferido a 5 de março de 1946 no Westminster College, na cidade de Fulton, Missouri, nos Estados Unidos. [1] No entanto, já havia sido usada antes no mesmo contexto por Joseph Goebbels,[2] Lutz Schwerin von Krosigk e pelo próprio Churchill em Maio de 1945. (Wikipedia)
Mais tarde, surgiria o "Muro da Vergonha", expressão circunscrita à muralha erguida na cidade de Berlim, com o objetivo de impedir os berlinenses de transitar entre a Berlim Ocidental (capitalista) e a Berlim Oriental (comunista)
1950 - Beatificação de Domingos Sávio.
1951 – Os Estados Unidos e o Alþingi assinam um acordo concordando que os Estados Unidos deveriam novamente ser responsáveis pela defesa da Islândia.
1958 – É criada a região autônoma de Guangxi Zhuang.
1970
Entra em vigor o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, após ser ratificado por 43 países.
Os átomos do Dúbnio foram pela primeira vez positivamente identificados.
1974 – Guerra do Yom Kippur: forças israelenses se retiram da margem ocidental do Canal de Suez.
1978 – Landsat 3 é lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia.
1990 – Começa a publicar-se o jornal Público em Portugal.
1991 – Iraque liberta todos os prisioneiros da Guerra do Golfo.
1998 – A NASA anuncia que a sonda Clementine, em órbita na Lua, encontrou água suficiente para suportar uma colônia humana.
2010 – O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, torna-se o primeiro chefe de Estado estrangeiro a visitar oficialmente Andorra (Alto dos Pirineus) em toda a história do principado.
1133 – Henrique II de Inglaterra (m. 1189)
1324 – David II da Escócia (m. 1371)
1512 – Gerardo Mercator, cartógrafo flamengo (m. 1594)
1574 – Frederico IV, Eleitor Palatino (m. 1610)
1575 – William Oughtred, matemático inglês (m. 1660)
1585 – João Jorge I, Eleitor da Saxônia (m. 1656)
1648 – David Caspari, teólogo alemão (m. 1702)
1719 – João Carlos de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, político e nobre português (m. 1806)
1726 – Claude François Xavier Millot, clérigo e historiador francês (m. 1785)
1748 – Jonas Carlsson Dryander, botânico sueco (m. 1810)
1770 – Hans Ernst Karl von Zieten, militar prussiano (m. 1848)
1771 – Wilhelm Daniel Joseph Koch, botânico alemão (m. 1849)
1778 – Quintiliano Rodrigues da Rocha Franco, político brasileiro (m. 1854)
1779 – Benjamin Gompertz, matemático e atuário britânico (m. 1865)
1794 – Jacques Babinet, físico francês (m. 1872)
1803 – José Estanislau de Oliveira, militar brasileiro (m. 1884)
1811 – Charlemagne Théophile Lefebvre, explorador e escritor francês (m. 1860)
1816 – Rodman McCamley Price, político estado-unidense (m. 1894)
1828 – Antônio Luís Afonso de Carvalho, político brasileiro (m. 1892)
1830 – Étienne-Jules Marey, inventor e fotógrafo francês (m. 1904)
Seu trabalho foi significativo no desenvolvimento da cardiologia, da instrumentação física, da aviação, da cinematografia e da ciência da fotografia operacional. (Wikipedia)
1839 – Manuel José de Araújo Góis, político brasileiro (m. ?)
1846 – Edouard Van Beneden, biólogo belga (m. 1910)
1847 – Cesário Mota Júnior, médico e político brasileiro (m. 1897)
1848 – Rita Amada de Jesus, beata portuguesa (m. 1913)
1849 – Luís Alves Leite de Oliveira Belo, político brasileiro (m. 1915)
1855 – Sofia Frederica da Áustria (m. 1857)
1858 – José Relvas, político português (m. 1929)
1862 – Siegbert Tarrasch, enxadrista alemão (m. 1934)
1865 – Eduard Vilde, jornalista e escritor estoniano (m. 1933)
1869 – Michael von Faulhaber, religioso alemão (m. 1952)
1871 – Rosa Luxemburgo, filósofa marxista polonesa (m. 1919)
1873 – Lawrence J. Burpee, bibliotecário e autor canadense (m. 1946)
1876 – Teófilo Guimarães, religioso, historiador e genealogista brasileiro (m. 1945)
1879 – William Beveridge, economista britânico (m. 1963)
1880 – José Antônio Flores da Cunha, político brasileiro (m. 1959)
1887 – Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro (m. 1959)
1893 – Edgar Schneider, político brasileiro (m. 1963)
1894 – Artur de Magalhães Basto, professor e historiador português (m. 1960)
1896 – Ronald D'Oyley Good, botânico britânico (m. 1992)
1898 – Chu En-Lai, político chinês (m. 1976)
1904 – Karl Rahner, teólogo alemão (m. 1984)
1905 – László Benedek, cineasta húngaro (m. 1992)
1906 – Vicente João Schneider, político brasileiro (m. ?)
1908 – Rex Harrison, ator britânico (m. 1990)
1909 – Patativa do Assaré, poeta brasileiro (m. 2002)
1910
Ennio Flaiano, roteirista, dramaturgo, novelista e jornalista italiano (m. 1972)
Momofuku Ando, empresário japonês (m. 2007)
1913 – José Magnani, ciclista brasileiro (m. 1966)
1915 – Laurent Schwartz, matemático francês (m. 2002)
1918 – James Tobin, economista estado-unidense (m. 2002)
1920 – Juan José Torres Gonzáles, político boliviano (m. 1976)
1921 – Ramon Roque Rafagnelli, ex-futebolista argentino (m. 2001)
1922 – Pier Paolo Pasolini, escritor e cinegrafista italiano (m. 1975)
1925
Luís Filipe Lindley Cintra, filólogo e linguista português (m. 1991)
Jacques Vergès, advogado francês
George G. Hall, matemático norte irlandês
1927 – Jack Cassidy, ator estado-unidense (m. 1976)
1929 – J. B. Lenoir, músico estado-unidense (m. 1967)
1934 – Daniel Kahneman, economista israelense
1936
Dean Stockwell, ator estado-unidense
Canaan Sodindo Banana, político zimbabuano (m. 2003)
1937
Olusegun Obasanjo, militar e político nigeriano
Divaldo Suruagy, político brasileiro
1940 – Graham McRae, ex-automobilista neozelandês
1941 – Roberto Requião, político brasileiro
1942 – Felipe González, político espanhol
1943
Noel de Carvalho, político brasileiro
Shehu Musa Yar'Adua, político nigeriano
Lucio Battisti, músico e cantor italiano (m. 1998)
1944
Ewa Sowińska, política polonesa
Jorge Ortiga, arcebispo português
Peter Brandes, artista dinamarquês
1946
Delfina Cruz, actriz portuguesa
Richard Bell, músico canadense (m. 2007)
1947
Clodagh Rodgers, cantora e atriz britânica
Nobuhiko Hasegawa, mesa-tenista japonês (m. 2005)
1948
Eddy Grant, músico guianês (da Guiana)
Jan van Beveren, ex-futebolista neerlandês
Elaine Paige, atriz e cantora inglesa
1949
Franz Josef Jung, militar alemão
Bernard Arnault, empresário e milionário francês
1950 – Caco Barcellos, jornalista brasileiro
1951 – Fernando Vanucci, jornalista e apresentador de televisão brasileiro
1952 - Luis Alberto de Abreu, dramaturgo brasileiro
O premiado Luis Alberto de Abreu começou a carreira como dramaturgo e, depois, passou a escrever roteiros para cinema e TV. A partir dos anos 80, destacou-se como autor ligado ao grupo Mambembe, com as peças Foi Bom, Meu Bem? e Cala a Boca já morreu.
Em seus 28 anos de carreira, já conta com mais de 40 peças teatrais – escritas e adaptadas – em seu repertório, com destaque para a antológica Bella Ciao, as premiadas Borandá e Auto da paixão e da alegria, ambas encenadas pela Fraternal Companhia de Arte e Malas Artes; e O Livro de Jó, montada pelo Teatro da Vertigem. Como roteirista se destacou no cinema com os filmes Maria (1985); Lila Rapper (1997), juntamente com Jean Claude-Bernardet; e os premiados Kenoma (1998) e Narradores do Vale de Javé (2000); além de Andar às Vozes (2005), juntamente com Eliane Caffé.
Já para TV, escreveu os roteiros de duas minisséries globais recentemente: Hoje é Dia de Maria (2005) e A Pedra do Reino (2006).
Foi, ainda, professor de dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André por oito anos e dramaturgo residente no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), sendo o autor de peças levadas à cena por Antunes Filho, como Rosa de Cabriúna e Xica da Silva.
O autor recebeu prêmios, como quatro prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA – 1980, 1982, 1985, 1996), Prêmio Mambembe do Instituto Nacional de Artes Cênicas (1982), Prêmio Molière da Companhia Air France (1982), Prêmio Estímulo de dramaturgia para desenvolver o projeto de pesquisa sobre Comédia Popular Brasileira (1994), Prêmio Mambembe (1995), Prêmio Apetesp (1995), Prêmio Panamco (2002) e Prêmio Shell (2004).
1952 - Fernando da Piedade Dias dos Santos, político angolano
Petar Borota, ex-futebolista sérvio (m. 2010)
1953 – Valery Korzun, cosmonauta russo
1955
Penn Jillette, mágico e comediante estado-unidense
Rodrigo Kenton, ex-futebolista e treinador de futebol costarriquenho
1956 – Adriana Barraza, atriz mexicana
1958
Andy Gibb, cantor britânico (m. 1988)
Vladimir Bessonov, ex-futebolista ucraniano
1959
Milton Leite, jornalista desportivo brasileiro
Talia Balsam, atriz estado-unidense
Vazgen Sargsyan, político armênio (m. 1999)
1962
Amina Annabi, cantora e atriz francesa
Robert Curbeam, ex-astronauta estado-unidense
Wellington Dias, político brasileiro
Choi In-Young, ex-futebolista sul-coreano
1963 – Lotta Engberg, cantora sueca
1964 – Scott Skiles, ex-basquetebolista estado-unidense
1965 – Johnny Ekström, ex-futebolista sueco
1966
Mark Z. Danielewski, escritor estado-unidense
Kim Pan-Keun, ex-futebolista sul-coreano
1968 – Gordon Bajnai, político húngaro
1969 – MC Solaar, rapper francês
1970 – John Frusciante, músico estado-unidense (Red Hot Chili Peppers)
1971
Dinho, cantor brasileiro (Mamonas Assassinas) (m. 1996)
Yuri Lowenthal, dublador estado-unidense
1972 – Luca Turilli, músico italiano (Rhapsody)
1973
Juan Eduardo Esnáider, ex-futebolista argentino
Giuliano Pariz, treinador de futebol brasileiro
1974
Jens Jeremies, ex-futebolista alemão
Matt Lucas, ator britânico
Jon Andoni "Bolo" Alonso, ex-futebolista espanhol
Eva Mendes, atriz e modelo estado-unidense
1975
Fábio Ramalho, jornalista brasileiro
Jolene Blalock, atriz estado-unidense
Luciano Burti, automobilista brasileiro
Serguei Ivanov, ciclista russo
Sílvia Andrea Santos Luz, jogadora brasileira de basquetebol
Sasho Petrovski, futebolista australiano
1976 – Šarūnas Jasikevičius, jogador de basquete lituano
1977
Taismary Agüero, jogadora cubana de vôlei
Wally Szczerbiak, jogador de basquete estado-unidense
1978 – Blessing Kaku, futebolista nigeriano
1979
Phil Giebler, automobilista estado-unidense
Jarno Heinikangas, futebolista finlandês
Alhandra, futebolista português
Rógvi Jacobsen, futebolista feroês
1981
Erika Oliveira, modelo brasileira
Ulrik Lindkvist, futebolista dinamarquês
Walter da Luz Filho, futebolista brasileiro
Shugo Oshinari, ator japonês
1982
Hitsugi, músico japonês (Nightmare)
Danilo Clementino, futebolista brasileiro
1983 – Gabriel Santos, futebolista brasileiro
1984 – Guillaume Hoarau, futebolista francês
1985
Flávio Guedes, futebolista brasileiro
Whitney Port, participante estado-unidense de reality show
Kenichi Matsuyama, ator japonês
1986
Alexandre Barthe, futebolista francês
Diego Lagos, futebolista argentino
Mahmoud Shikabala, futebolista egípcio
Adriano Niz, nadador português
Mikel Dañobeitia, futebolista espanhol
Sebastián Balsas, futebolista uruguaio
1987
Bruno Grassi, futebolista brasileiro
Emerson Samba, futebolista serra-leonês
Blaž Kavčič, tenista esloveno
Lua Blanco, atriz e cantora brasileira
Anna Chakvetadze, tenista russa
Artur Jorge Pereira Pacheco, futebolista português
Ishmael Miller, futebolista britânico
Tiemi Kimura, atriz brasileira
1988
Bjarni Viðarsson, futebolista islandês
Ribeiro, futebolista português
Damien Plessis, futebolista francês
1989
Jonathan Cristaldo, futebolista argentino
Kensuke Nagai, futebolista japonês
Jake Lloyd, ator estado-unidense
Pedro Beda, futebolista brasileiro
Nicole Natalino, cantora chilena
Sterling Knight, ator estado-unidense
Exequiel Benavídez, futebolista argentino
1990 – Daniel Drinkwater, futebolista britânico
1991 – Rogelio Funes Mori, futebolista argentino
1416 – Leonor de Castela, nobre espanhola (n. c. 1363)
1539 – Nuno da Cunha fidalgo português e governador da Índia (n. 1487)
1572 – Giulio Campi, pintor e arquiteto italiano (n. 1500) > Abaixo, o quadro "A vendedora de frutas"
1778 – Thomas Arne, compositor e músico britânico (n. 1710)
1815 – Franz Anton Mesmer, médico austríaco (n. 1734)
1827
Alessandro Volta, físico italiano (n. 1745)
Pierre Simon Laplace, matemático francês (n. 1749)
1840 – George Spencer-Churchill, 5.º Duque de Marlborough, nobre britânico (n. 1766)
1841 – José de Castro e Silva, político brasileiro (n. 1776)
1857 – Maria Benedita de Castro Canto e Melo, nobre brasileira (n. 1792)
1865 – Heinrich Wilhelm Schott, botânico austríaco (n. 1794)
1870 – José Maria do Vale, político brasileiro (n. 1807)
1871 – John Thomas, teólogo britânico (n. 1805)
1876
Francesco Maria Piave, poeta e libretista italiano (n. 1810)
Marie d'Agoult, escritora francesa (n. 1805)
1880 – Anastácio Silveira de Sousa, político brasileiro (n. 1809)
1893 – Hippolyte Taine, historiador francês (n. 1828)
1894 – Emílio Severino de Avelar, médico português (n. ?)
1895
Henry Rawlinson, soldado e orientalista britânico (n. 1810)
Nikolai Leskov, escritor russo (n. 1831)
1897 – Luís Carlos de Bourbon-Duas Sicílias, nobre italiano (n. 1824)
1900 – Emmanuel Liais, político, botânico, astrônomo e explorador francês (n. 1826)
1903 – Gaston Paris, escritor e erudito francês (n. 1839)
1904 – Alfred von Waldersee, militar prussiano (n. 1832)
1909 – Júlio Anacleto Falcão da Frota, militar e político brasileiro (n. 1836)
1910 – Luís Antônio de Oliveira, nobre brasileiro (n. 1831)
1917 – Manuel de Arriaga, primeiro presidente português (n. 1840)
1918
Emílio Blum, engenheiro e político brasileiro (n. 1861)
Abdón Porte, futebolista uruguaio (n. 1890)
1919 – Brasílio Augusto Machado de Oliveira, político brasileiro (n. 1848)
1925 – Clément Ader, pioneiro francês da aviação (n. 1841)
1941
Karl Menning, diretor de teatro e diplomata estoniano (n. 1874)
Dmitri Pavlovich, nobre russo (n. 1891)
1944 – Max Jacob, poeta e escritor francês (n. 1876)
1947 – Alfredo Casella, compositor italiano (n. 1883)
1952 – Fábio de Barros, médico, cronista e jornalista brasileiro (n. 1881)
1953 - Sergei Sergeyevich Prokofiev, compositor russo (n. 1891)
1957 – William Cameron Menzies, cenógrafo e cineasta estado-unidense (n. 1896).
1958 – Afonso Duarte, poeta português (n. 1884)
1961 – Kjeld Abell, escritor e dramaturgo dinamarquês (n. 1901)
1963 – Patsy Cline, cantora estado-unidense (n. 1932)
1966 – Anna Akhmatova, poetisa russa (n. 1889)
1967 – Mohammed Mossadegh, primeiro-ministro iraniano (n. 1880)
1972 – Severino Franco da Silva, futebolista brasileiro (n. 1899)
1973 – Leo Vaz, escritor brasileiro (n. 1890)
1977
Tom Pryce, automobilista britânico (n. 1949)
Jansen Van Vuuren, fiscal de pista neerlandês (n. 1958)
1982 – John Belushi, ator e comediante americano (n. 1949)
1983 – Eraldo Gueiros Leite, magistrado e político brasileiro (n. 1912)
1984
William Powell, ator estado-unidense (n. 1892)
Pedro Homem de Mello, poeta português (n. 1904)
Tito Gobbi, barítono italiano (n. 1915)
1985 – Humberto Pasquale, religioso e escritor italiano (n. 1906)
1990
Edmund Conen, futebolista alemão (n. 1914)
Machado Lopes, militar brasileiro (n. 1900)
1991 – Helmut Sick, ornitólogo e naturalista alemão (n. 1910)
1997 – Marcos Barbosa, religioso brasileiro (n. 1915)
2004
Claude Nougaro, cantor francês (n. 1929)
Jorge Guinle, socialite, playboy e herdeiro milionário brasileiro (n. 1916)
2006 – Richard Kuklinski, criminoso estado-unidense (n. 1935)
2007
Ivo Lorscheiter, religioso brasileiro (n. 1927)
Yvan Delporte, autor de banda desenhada belga (n. 1928)
2008
Iván Ríos, guerrilheiro colombiano (n. 1961)
Joel Serrão, historiador português (n. 1919)
Joseph Weizenbaum, cientista alemão (n. 1923)
2009 – Valeriy Broshin, futebolista russo (n. 1962)
2010
Aleksandr Grave, ator russo (n. 1920)
Philip Langridge, cantor inglês (n. 1939)
Richard Stapley, ator inglês (n. 1923)
Samuel Eldersveld, cientista político estadunidense (n. 1917)
Dia do Filatelista Brasileiro.
Dia da Integração Cooperativista.
Dia da Música Clássica.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl
Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn
História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.