quarta-feira, 26 de março de 2014

MAC de Niterói se transforma em Museu Fórum com o tema “Mobilidades em trama – do território ao simbólico”



Museu de Arte Contemporânea de Niterói
26 de março (quarta), às 15h
Entrada gratuita!
transmissão simultânea em www.facebook.com/macdeniteroi.OFICIAL?ref=hl


O Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC –, que tem a frente o Diretor/ curador Luiz Guilherme Vergara, oferece, no dia 26 de fevereiro (quarta), às 15h, o projeto “Museu Fórum”. O programa propõe a atualização do sentido público participativo da instituição museu, transformando o MAC em uma arena propícia para reflexões e trocas sobre temas emergentes da sociedade contemporânea.

Nesta edição do Museu Fórum será abordado o tema “Mobilidades em Trama – do território ao simbólico”. Em linhas gerais, o fórum tratará sobre conceitos de mobilidade, entre eles, mobilidade social, física e simbólica, com ênfase na mobilidade urbana e seus aspectos.
Para aproximar os visitantes dos assuntos abordados, o MAC receberá para uma conversa aberta ao público pesquisadores e atores sociais que vivenciam experiências alternativas de solução para o gargalo urbano, principalmente no aspecto de tráfego.

Convidados:
Jailson de Sousa e Silva
Geógrafo, professor associado da Universidade Federal Fluminense, diretor do Observatório de Favelas do RJ, foi Secretário de Educação de Nova Iguaçu e Subsecretário Executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Pesquisador com trabalhos publicados na Revista Estudos e Políticas Urbanas. Autor, junto com Jorge Luiz Barbosa e Marcus Vinícius Faustini do livro NOVO CARIOCA.

Clarisse Linke
Diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), mestre em politicas sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science, compôs o corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namibia, a maior rede de distribuição de bicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia”.

Luiz Araújo
Produtor Cultural, idealizador do projeto Pedal Sonoro, ciclista e beneficiário das politicas de implementação de uso de bicicletas na cidade de Niterói.


Serviço:
Museu Fórum
MAC de Niterói – Mirante da Boa Viagem s/ número
Convidados: Jailson de Sousa e Silva, Clarisse Linke e Luiz Araújo
Dia 26 de março, às 15h
Entrada gratuita
Mais informações: 2620-2400/ 2620-2481
Assessora de Imprensa – MAC
Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
Leonardo Caldeira - (21) 7872-5706/ caldeira.leo@gmail.com

Matheus Ribeiro - (21) 7139-5600/ matheusr419@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.