sexta-feira, 28 de março de 2014

Rio de Janeiro > Hoje, a abertura de dois eventos na EAV Parque Lage

A EAV Parque Lage vai abrir hoje, dia 28 de março (sexta), às 19h, a exposição "Coma no Rio de Janeiro - um exército de amor", da artista portuguesa Angela Berlinde. A mostra - que apresenta fotografias, vídeo e instalação - faz parte do intercâmbio firmado entre a EAV e o Festival Encontros da Imagem (Braga, Portugal) e tem curta duração (até 6 de abril). 

E, neste mesmo dia, das 18h às 19h, vai haver visita guiada e conversa aberta ao público, na exposição "Cosmogonia", da artista Evany Cardoso, em cartaz nas Cavalariças da EAV Parque Lage. Participam do bate-papo Evany e Marisa Flórido (curadora da mostra). 


EAV Parque Lage abre exposição
“Coma no Rio de Janeiro – um exército de amor”,
da artista portuguesa Angela Berlinde
No âmbito do Intercâmbio com a Associação Encontros da Imagem,
em Braga, Portugal

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura – vai abrir, no dia 28 de março, às 19h, a exposição “Coma no Rio de Janeiro – um exército de amor”, da artista portuguesa Angela Berlinde, que fez residência na EAV.
Fazem parte da mostra fotografias e vídeos de seu passado, pessoas e vivências, retratos dos quais ela se apropria.
Coma no Rio de Janeiro – um exército de amor” é um projeto dinâmico de residência artística baseado no passado da artista e na construção dos seus autorretratos. Ângela Berlinde apropria-se de fotografias de álbuns de família e restitui-lhes a condição de imagens autônomas. Corta, escolhe, coleciona, junta fotos-pinturas para elaborar uma obra onde as imagens ganham uma nova dimensão estética e uma inserção cultural distinta da sua condição anterior. “Esta exposição joga e tenta novos processos de criação e conexões com o passado, por meio da utilização de imagens de arquivo, tendo em vista a criação de um mistério e fantasia sobre as vivências de um lugar. Quero que o público possa viajar por um mundo onírico, pleno de alusões ao universo da pintura. Ele é claramente evidente não só no tema, mas também na escolha dos símbolos que integram esta obra”, explica a artista.
“A mostra proporciona uma reflexão poética em busca de uma transformação do real, às vezes como sombra, como fugaz reverbaração de um mundo que perdeu peso e adquire a leveza da melancolia, dessa saudade’ que as fotografias proporcionam”, diz a artista.

O visitante vai poder perceber também, nesta instalação, que há nas linhas contorcidas das imagens não apenas um intenso movimento, mas, acima de tudo, uma aspiração a uma estética de sonho que o torna imediatamente aberto e, paradoxalmente, muito pessoal.  De dentro para fora, esta residência artística apresenta a reverbalização pela imagem da realidade do sonho, da virtualidade do real.


Mais sobre a artista:
Angela Berlinde nasceu no Porto, em Portugal, em 1975.
É diretora do Festival Encontros da Imagem, Investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia | Doutora em Fotografia e Estudos Artísticos na Universidade Federal do Rio de Janeiro em cooperação com a Universidade do Minho, Braga. Possui Mestrado em Multimídia e Novas Tecnologias, com especialização em Fotografia Digital, pela Utrecht School of Arts - Holanda.
Licenciatura em Direito pela Universidade do Minho em Braga e Pós-graduação em Direção Artística. A sua obra tem sido inserida em várias publicações e exposições, individuais e coletivas.

Serviço:
Exposição “Coma no Rio de Janeiro – um exército de amor”, da artista Ângela Berlinde.
Abertura: dia 28 de março, sexta-feira, às 19h
Exposição de curta duração: até 6 de abril
Escola de Artes Visuais do Parque Lage |Capela
Visitação: diariamente, das 10h às 17h
Mais informações: 3257-1800/ www.eavparquelage.rj.gov.br

Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 99738-1243

______________________________________________________________

Conversa e visita guiada na exposição “Cosmogonia”, da artista Evany Cardoso


A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura – vai oferecer, das 18h às 19h, visita guiada e conversa aberta ao público na exposição Cosmogonia, de Evany Cardoso – com a presença da artista e da curadora Marisa Flórido – em cartaz nas Cavalariças da EAV Parque Lage até o dia 30 de março.
Serão abordados o processo da artista e sua relação com a gravura, destacando-se as obras expostas nas Cavalariças do Parque Lage e as questões que suscitaram a mostra "Cosmogonia", na qual a cosmogonia da arte e a do mundo se refletem e se interrogam incessantemente.
A mostra engloba elementos da natureza em uma não paisagem. A irrupção do ser, a aparição do Cosmo. São cerca de 15 obras, que ocupam todos os espaços das Cavalariças. Ao entrar no local, o visitante encontra as paredes tomadas por nuvens.
Em contraposição a essa claridade diáfana das nuvens, encontra-se, no centro da sala principal do espaço expositivo, um cubo negro de um céu noturno, salpicado de estrelas: as constelações do Zodíaco e imagens de galáxias. E assim, em oposição a essa leveza celeste, é possível penetrar, no corredor ao lado esquerdo, um espaço de pedras brutas – os ossos da Terra. Essa relação entre céu e Terra é representada pelos contrastes de matérias usados nas impressões essencialmente serigráficas, com suportes que variam do acrílico ao aço inoxidável e o uso da própria pedra (carborundo) como ‘tinta’.
Serviço:
Visita guiada e bate-papo (com Evany Cardoso e Marisa Flórido), na exposição “Comogonia”, da artista Evany Cardoso
Dia e horário: 28 de março de 2014 (sexta), das 18h às 19h
Local: Cavalariças da EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Entrada gratuita
Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 99738-1243

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.