segunda-feira, 5 de maio de 2014

Eventos em destaque no dia 6 de maio de 2014 > Terça-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


6 de maio de 2014.
126.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 239 dias para acabar o ano.



1447 - Casamento de D. Afonso V, rei de Portugal, com D. Isabel de Avis.

1542 - Francisco Xavier chega a Goa para evangelizar, atendendo solicitação do rei João III de Portugal.
São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jasso Azpilcueta Atondo y Aznáres, (Xavier7 de Abril de 1506 — Sanchoão3 de Dezembro de 1552) foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro. Pioneiro e co-fundador daCompanhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a sua actividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão. É o padroeiro dosmissionários, da Diocese de Registro (SP) e também um dos padroeiros da Diocese de Macau.

1682 - Luís XIV da França transfere a corte para Versailles.
1769 - Alvará português cria a Junta das Confirmações, para registar bens da coroa, insusceptíveis de apropriação patrimonial.

1794 - Toussaint l'Ouverture lidera uma revolução escrava no Haiti.

1840 - Inglaterra realiza e primeira emissão de selos postais do mundo, o one penny black.

1889 - A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris > Deveria ser desmontada logo após o término da exposição.

1889
Os franceses reconhecem Paris como a Cidade-Luz.
Criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

1937 - O desastre do Hindenburg: o Zeppelin alemão Hindenburg pega fogo e é destruído em menos de um minuto ao tentar pousar em Lakehurst, Nova Jersey, causando 36 mortes.

Foi o fim do sonho em transformar o Zeppelin em um navio espacial.

1942 - As tropas britânicas capturam Madagáscar às forças coloniais de Vichy.

1967 - Tropas israelenses conquistam o setor oriental de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias.

Os seis dias 

Militares israelenses ao lado de uma aeronave árabe destruída, em 1967
Diante da ação árabe iminente, antes de a invasão começar, o governo e os líderes militares de Israel implementaram uma estratégia para furar o bloqueio militar imposto pelos árabes. Logo depois das 8:45 do dia 5 de Junho, lançaram um ataque aéreo contra as forças árabes. Este ataque aéreo, com o nome de código 'Moked', foi desenhado para destruir a Força Aérea do Egito enquanto esta estava no solo. Em três horas, a maioria dos aviões e bases estava destruída. Os caças israelenses operavam continuamente apenas voltando para se reabastecer de combustível e armamento em apenas sete minutos. Neste primeiro dia, os árabes perderam mais de 400 aviões; Israel perdeu 20. Esses ataques aéreos deram a Israel a hipótese de destroçar de forma desigual as forças de defesa árabes. A ideia inicial era somente inoperar a base aérea egipcia, iniviabilizando qualquer decolagem de aviões militares, onde obtiveram éxito. Leia mais

1969 - Cacilda Becker sofre derrame cerebral quando representava na peça Esperando Godot.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Cacilda Becker
Cacilda Becker, em cena do filme Luz dos Meus Olhos(1947).
Nome completoCacilda Becker Yáconis
Nascimento6 de abril de 1921
Pirassununga, SP
Morte14 de junho de 1969 (48 anos)
São Paulo, SP
OcupaçãoAtriz
CônjugeWalmor Chagas
IMDb(inglês)
Cacilda Becker Iaconis (Pirassununga6 de abril de 1921 – São Paulo14 de junho de 1969) foi uma atriz brasileira, um dos maiores mitos dos palcos nacionais.

Índice

  [mostrar
Filha do imigrante italiano Edmondo Iaconis e de Alzira Becker, Cacilda tinha apenas nove anos quando seus pais romperam o casamento e sua mãe viu-se obrigada a criar três filhas sozinha, uma delas a também atriz Cleyde Yáconis. Por este motivo, fixaram-se na cidade de Santos, onde Cacilda ainda jovem frequentou os círculos boêmios e mais vanguardistas, já que por ser filha de pais pobres e separados não podia estabelecer amizade com pessoas da alta sociedade.
Cacilda começou no teatro paulista como atriz amadora e se profissionalizou em 1948. Neste ano, Nydia Lícia recusou um papel na peça "Mulher do Próximo", de Abílio Pereira de Almeida, produzida pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), para não ter que beijar nem dizer "amante" em cena, pois isto podia lhe custar o emprego numa importante loja. Cacilda, que a substituiu, exigiu ser contratada como profissional, acabando com o velho preconceito de que artista sério deveria ser diletante.
Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças, no Rio de Janeiro e em São Paulo; fez dois filmes (Luz dos Seus Olhos em 1947 e Floradas na Serra, em 1954) e uma telenovela (Ciúmes, em 1966), na TV Tupi além de outras participações em teleteatros na televisão, foi Cacilda quem inaugurou o Teatro Municipal de São Carlos com a peçaEsperando Godot no começo de 1969.
Cacilda provocava paixões avassaladoras e teve três maridos, sendo o último Walmor Chagas, com quem adotou sua única filha, Maria Clara Becker Chagas, nascida em 1964. Durante a apresentação do espetáculo Esperando Godot, que encenava com o marido Walmor Chagas, na capital paulista, em 6 de maio de 1969, Cacilda sofreu umderrame cerebral e foi levada para o hospital, ainda com as roupas de seu personagem. Morreu após 38 dias de coma e foi sepultada no Cemitério do Araçá, com a presença de uma multidão de admiradores.

1994 - Inauguração do Eurotúnel no Canal da Mancha.

1997 - Privatização da Vale do Rio Doce.
2002 - Pim Fortuyn, um dos políticos mais polêmicos dos Países Baixos, é assassinado.

2004 - Ocorre a última transmissão do seriado Friends na NBC.
Assista a última cena, quando Mônica e Chandler deixam o apartamento e todos os seis companheiros depositam sua chave sobre a mesa Vídeo 4 minutos O princípio do fim: Ross, Rachel e a cena do Aeroporto Vídeo 5 minutos  Fim do fim > O público se despede dos atores, em apresentação pública Vídeo 3 minutos 
2006 - Os primeiros seis refugiados norte-coreanos chegam aos EUA.


1501 - Papa Marcelo II (m. 1555).
1574 - Papa Inocêncio X (m. 1655).
1713 - Charles Batteux, filósofo francês (m. 1780).

1758 - Maximilien de Robespierre, advogado e político francês (m. 1794).

Resumo da vida de Robespierre

Filho de uma família da pequena burguesia, Maximilien Robespierre perdeu sua mãe cedo e foi depois abandonado pelo pai. Viajou a Paris com uma bolsa de estudos e, em 1781, graduou-se em direito. Exerceu a profissão de advogado em sua cidade natal, Arrás, com sucesso.
Em abril de 1789 Robespierre tornou-se deputado pelo Terceiro estado da região de Artois. Revelou-se um grande orador. Em abril de 1790, tornou-se membro do Clube dos Jacobinos, a ala mais radical dos revolucionários. A partir daí, adquiriu notoriedade e sua vida passou a estar intimamente associada aos acontecimentos da Revolução Francesa.
Em 1791 Robespierre foi um dos principais líderes da insurreição popular do Campo de Marte. Sua fama de defensor do povo lhe valeu o apelido de "Incorruptível". Combateu então a facção dos girondinos, menos radicais.
Robespierre foi um dos que pediram a condenação do rei Luís XVI, guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. Em julho do mesmo ano, Robespierre criou um Comitê de Salvação Pública para perseguir os inimigos da revolução. Foi instaurado o regime do "Grande Terror" - o auge da ditadura de Robespierre.
Em 1794, Robespierre mandou executar Danton, o revolucionário que propunha um rumo mais moderado para a revolução. Neste mesmo ano, tornou-se Presidente da Convenção Nacional. No dia 27 de julho, numa sessão tumultuada, Robespierre foi ferido e teve que sair da sala às pressas. Foi detido imediatamente por seus inimigos e, um dia depois, guilhotinado.

1856 - Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, fundador da psicanálise (m. 1939).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sigmund Freud
Sigmund Freud, por Max Halberstadt, em 1922.1
Nome completoSigmund Schlomo Freud
Nascimento6 de maio de 1856
Freiberg in MährenMorávia,Império Austríaco (atualmente pertencente à República Tcheca)
Morte23 de setembro de 1939 (83 anos)
LondresInglaterraGrã-Bretanha
NacionalidadeÁustria Austríaca
Influências
Influenciados
PrêmiosPrêmio Goethe
Escola/tradiçãoPsicanálise (fundador)
Principais interessesNeurologiapsiquiatriapsicologia,psicoterapiapsicanálise,literatura
Sigmund Freud bust Vienna Oct. 2006 002.jpg






















Sigmund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856  Londres, 23 de setembro de 19393 ), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e criador daPsicanálise.2 Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco. Atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca.3
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnosecomo forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes deCharcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença erapsicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.4 Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa,repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano: um animal dotado de razão imperfeita influenciado por seus desejos e sentimentos que cria na mente destes um tormento pela contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade. Fatos como a descrição de pacientes curados através do diálogo porJosef Breuer e a morte do colega Ernst von Fleischl-Marxow por overdose do antidepressivo da época, a cocaína, levou-o ao abandono das técnicas de hipnose e drogas para utilizar uma nova metodologia: a cura pela conversa, a Psicanálise, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como vias de acesso ao inconsciente.5 6
Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico. Mais

1861 - Rabindranath Tagore, escritor, poeta e músico indiano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura (m. 1941).

1868 - Nikolay Aleksandrovich Romanov (Nicolau II), czar da Rússia (m. 1918).
Ultimo dos czares, foi executado, com toda sua família após a revolução popular de 1917, fechando um período de três séculos de czarismo.

1871 - Victor Grignard, químico francês (m. 1935).
1872 - Willem de Sitter, matemático, físico e astrônomo neerlandês (m. 1934).
1895
Rodolfo Valentino, ator estado-unidense de origem italiana (m. 1926).
Júlio César de Mello e Souza, escritor brasileiro (m. 1974).
Malba Tahan, escritor e matemático brasileiro (m. 1974).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Malba Tahan
Nome completoJúlio Cesar de Melo e Sousa
Nascimento6 de maio de 1895
Rio de Janeiro Brasil
Morte18 de junho de 1974 (79 anos)
Recife Pernambuco
Nacionalidade brasileiro(a)
Ocupaçãoescritor e matemático
Júlio César de Melo e Sousa1 (Rio de Janeiro6 de maio de 1895— Recife18 de junho de 1974), mais conhecido pelo heterônimo deMalba Tahan, foi um escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática noBrasil.
Ele é famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o heterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma NoitesMonteiro Lobato classificou-a como: "… obra que ficará a salvo das vassouradas do Tempo como a melhor expressão do binômio ‘ciência-imaginação.’"2 Júlio César, como professor de matemática, destacou-se por ser um acerbo crítico das estruturas ultrapassadas de ensino. "O professor de Matemática em geral é um sádico. — Denunciava ele. — Ele sente prazer em complicar tudo."3 Com concepções muito à frente de seu tempo, somente nos dias de hoje Júlio César começa a ter o reconhecimento de sua importância como educador. Em 2004 foi fundado em Queluz -- terra onde o escritor passou sua infância—o Instituto Malba Tahan, com o objetivo de fomentar, resgatar e preservar a memória e o legado de Júlio César. Mais

1897 - Árpád Szenes, pintor, gravurista, ilustrador, desenhista e professor húngaro, naturalizado francês em 1956 (m. 1985).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Lisboa
Árpád Szenes (Budapeste6 de maio de 1897 — Paris16 de janeirode 1985) foi um pintorgravuristailustradordesenhista e professorhúngaronaturalizado francês em 1956.
Sua trajetória artística ficou profundamente ligada ao mundo latino, devido — em grande parte — ao seu casamento com a portuguesaMaria Helena Vieira da Silva, com quem realizou inúmeras viagens àAmérica Latina para participar de exposições, como em 1946 no Instituto de Arquitetos do Brasil.
Devido ao facto de ser judeu e de sua esposa ter perdido anacionalidade portuguesa, eram oficialmente apátridas. O casal decidiu então residir por um longo tempo no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e no período pós-guerra. No Brasil, entram em contato com importantes artistas locais, como Carlos Scliar eDjanira.
A ligação com Portugal reflete-se na existência da Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva, sediada em Lisboa.

1899 - José Campos de Figueiredo, escritor português (m. 1965).
1904 - Harry Martinson, escritor sueco (m. 1978).
1906 - André Weil, matemático francês (m. 1998).
1910 - Santo Irmão Augusto Andrés, monge do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, santo e mártir de Turón (m. 1934).
1914 - Britto, ex-futebolista brasileiro.
1915 - Orson Welles, cineasta e ator estado-unidense (m. 1985).
1916 - Zezé Macedo, atriz e humorista brasileira (m. 1999).
1920 - Kamisese Mara, político fijiano (m. 2004).
1932
Tatsuo Yoshida, quadrinista japonês (m. 1977).
José Maria Marin, político brasileiro.
1937 - Rubin Carter, ex-pugilista norte-americano (The Hurricane) (m. 2014).
1941 - Ivica Osim, ex-treinador bósnio de futebol.
1943 - Andreas Baader, guerrilheiro alemão (m. 1977).
1946 - Luiz Mott, antropólogo brasileiro.
1947 - Alan Dale, ator neozelandês.
1952
Michael O'Hare, ator norte-americano.
António Pinto Basto, fadista português.
1953
Tony Blair, político britânico.
Graeme Souness, ex-futebolista e treinador de futebol inglês.
1954 - Dora Bakoyannis, política grega (administradora da região do Monte Atos).
1958 - Tommy Byrne, ex-automobilista irlandês.

1961 - George Clooney, ator norte-americano.

1963 - Britto Júnior, apresentador de televisão e jornalista brasileiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Britto Junior
Britto Jr
Foto:Sérgio Savarese
Nome completoHilton Antonio Mendonça Britto Junior
Nascimento6 de Maio de1963 (50 anos)
Caxias do SulRS
Nacionalidade Brasileira
Ocupaçãojornalista eapresentador
Hilton Antonio Mendonça Britto Junior,1 ou simplesmente Britto Junior (Caxias do Sul6 de maio de 1963), é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. Começou carreira de jornalista em 1979, na Rádio Independência de Caxias. Em 1981 ingressou na RBS TV Caxias do Sul, onde trabalhou durante quatro anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1984, contratado pela Rede Globo, se transferiu para Bauru, interior deSão Paulo, para a implantação da Rede Globo Oeste Paulista. Nos anos de1996 e 1997 teve uma breve passagem pelo SBT, retornando à Rede Globo em 1998. Participou do programa Domingão do Faustão, apresentando as notícias do dia, e da cobertura da Copa do Mundo daCoreia do Sul e do Japão, em 2002 e foi repórter do SPTV na Rede Globo.
Em junho de 2005 foi contratado pela Rede Record para apresentar o programa matinal Hoje em Dia, ao lado de Ana HickmannEdu Guedes e Chris Flores.
Em 2007, apresentou um talk-show na Record News, chamado Entrevista Imprevista. Também em 2007, apresentouO Jogador, junto com Ana Hickmann. Em 2009, deixou a apresentação do Hoje em Dia e passou a apresentar oreality show A Fazenda. É blogueiro do R7.2
Em 10 de setembro de 2012 Britto volta a apresentar ao lado de Ana Hickmann e consequentemente Ticiane Pinheiro, o Programa da Tarde.3

1964 - Andrea Chiesa, piloto de automobilismo ítalo-suíço.
1965 - Leslie Hope, atriz canadense.
1968 - Hisashi Kurosaki, ex-futebolista e treinador de futebol japonês.
1969 - Cláudia Liz, modelo e atriz brasileira.
1972
Fábio Augusto, futebolista brasileiro.
Esquerdinha, ex-futebolista brasileiro.
1974 - Romeu, futebolista brasileiro.
1976
Iván de la Peña, futebolista espanhol.
Denny Landzaat, futebolista holandês.
1977 - André Sá, tenista brasileiro.
1979
Gerd Kanter, atleta estoniano, campeão olímpico no Lançamento de Disco.
Jon Montgomery, piloto de skeleton canadense.
Jocivalter Liberato, futebolista brasileiro.
1980
Ricardo Oliveira, futebolista brasileiro.
Brooke Bennett, nadadora norte-americana.
1981 - Guglielmo Stendardo, futebolista italiano.
1982 - Paulão, futebolista brasileiro.
1983
Daniel Alves, futebolista brasileiro.
Adrianne Palicki, atriz norte-americana.
Gabourey Sidibe, atriz norte-americana.
Bruno Cazarine, futebolista brasileiro.
Raquel Zimmermann, modelo brasileira.

1984 - Juan Pablo Carrizo, futebolista argentino.
1986 - Da Costa, futebolista português.
1987 - Romain Beynié, futebolista francês.
1988 - Ramón, futebolista brasileiro.
1989 - Dominika Cibulkova, tenista eslovaca.
1991 - Freddie Boath, ator britânico.
1992 - Vanesa Leiro, atriz e cantora argentina.


   680 - Muawiya I ibn Abi Sufyan, primeiro califa omíada, em Damasco (n. 602)

1859 - Alexander von Humboldt, naturalista e explorador alemão (n. 1768)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1862 - Henry David Thoreau, escritor e filósofo estadunidense, mentor de movimentos de desobediência civil (n. 1817)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Henry David Thoreau
Nascimento12 de Julho de 1817
Concord (Estados Unidos)
Morte6 de maio de1862 (44 anos)
Concord (Estados Unidos)
Ocupaçãoensaístapoeta,naturalista e filósofo
Influências
Influenciados
Escola/tradiçãoNaturalismo,Simbolismo,Abolicionismo,Anarcoindividualismo
















Henry David Thoreau (Concord12 de julho de 1817 — Concord, 6 de maio de 18621 ) foi um autor estadunidensepoetanaturalista, ativista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimentopesquisadorhistoriador,filósofo e transcendentalista. Ele é mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaioDesobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto.
Os livros, ensaios, artigos, jornais e poesias de Thoreau chegam a mais de 20 volumes. Entre suas contribuições mais influentes encontravam-se seus escritos sobre história natural e filosofia, onde ele antecipou os métodos e preocupações da ecologia e do ambientalismo. Seu estilo de escrita literária intercala observações naturais, experiência pessoal, retórica pontuada, sentidos simbolistas, e dados históricos; ao mesmo tempo em que evidencia grande sensibilidade poética, austeridade filosófica, e uma paixão "yankee" pelo detalhe prático.2 Ele também era profundamente interessado na ideia de sobrevivência face a contextos hostis, mudança histórica, e decadência natural; ao mesmo tempo em que buscava abandonar o desperdício e a ilusão de forma a descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida.2
Foi também um longevo abolicionista, realizando leituras públicas nas quais atacava as leis contra as fugas de escravos evocando os escritos deWendell Phillips e defendendo o abolicionista John Brown. A filosofia de Thoreau da desobediência civil influenciou o pensamento político e ações de personalidades notáveis que vieram depois dele, filósofos e ativistas como Liev TolstóiMohandas Karamchand Gandhi, e Martin Luther King, Jr.

1910 - Rei Eduardo VII do Reino Unido (n. 1841)

1952 - Maria Montessori, pedagoga italiana (n. 1870)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Montessori
Nascimento31 de Agosto de 1870
Chiaravalle  Itália
Morte6 de maio de1952 (81 anos)
Noordwijk aan Zee  Países Baixos
Ocupaçãoeducadoramédica,pedagogista e feminista















É conhecida pelo método educativo que desenvolveu que é ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.
Destacou a importância da liberdade, da actividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adoptou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didáctico3 .

1954 - B. C. Forbes, jornalista financeiro (n. 1880)
1976 - Donald Byrne, enxadrista estadunidense (n. 1930).

1992 - Marlene Dietrich, atriz alemã (n. 1901)

1995 - Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, escritora e reivindicadora do trono português (n. 1907)
2006 - Aluísio Alves, político brasileiro (n. 1921).

2007 - Enéas Carneiro, médico e político brasileiro, criador do bordão "Meu nome é Enéas!" (n. 1938). Ouça

2013 - Giulio Andreotti, político democrata cristão italiano (n. 1919).


Aniversário da Cidade de Serra Talhada (Pernambuco).~

Aniversário da Cidade de São Paulo das Missões (Rio Grande do Sul).

Dia do Otaku
Otaku (おたく?) é um termo usado no Japão e outros países para designar os fãs (homens ou mulheres) de animes e mangás. Entretanto, no Japão, o termo pode ser utilizado para designar um fã de qualquer coisa em um grande excesso.

Índice

  [mostrar

No Brasil

Jovens fãs de anime e cultura nipo-brasileira em frente à Estação Liberdade do metrô de São Paulo.
Este termo foi primeiramente introduzido no Brasil provavelmente pelos membros da colônia japonesa existente no país, mas ficou restrito às colônias e ao seu sentido original (o tratamento respeitoso na segunda pessoa, literalmente sua casa ou sua família). Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis, ocorrida no final dadécada de 1980, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou.
Porém, a popularização do termo, e em certa medida até mesmo dos animese dos mangás no país se deu graças a primeira revista especializada de animes e mangás no Brasil — a Animax. Em tal revista utilizou-se provavelmente pela primeira vez a palavra otaku no mercado editorial brasileiro para agrupar pessoas com uma preferência por animação e quadrinhos japoneses. Como pôde ser percebido mais tarde, o significado original do termo e a visão pouco favorável que a sociedade japonesa tinha dosotaku não foi citada: o termo fora citado na Animax como sendo somente um rótulo utilizado por fãs de animês e mangás no Japão, e este foi o estopim da grande polêmica.

Dia nacional da matemática e dos matemáticos

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.