terça-feira, 6 de maio de 2014

Eventos em destaque no dia 7 de maio de 2014 > Quarta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil



Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


7 de maio de 2014.
127.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 238 dias para acabar o ano.


  558 - Em Constantinopla, a cúpula da Hagia Sofia desmorona. A reconstrução é imediatamente ordenada por Justiniano.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia)
Hagia Sophia
Hagia Sophia
LocalIstambul
País Turquia
Coordenadas
ReligiãoIgreja Ortodoxa (360–1204 e 1261–1453)
Igreja Católica (1204–1261)
Islamismo (1453–1931)
Museu secular (1931–atual)
Ano deconsagração25 de dezembro de 537
ArquitetoIsidoro de Mileto e Antêmio de Trales
Estilo arquitetónicoBizantino
Início da construção532
Fim da construção537

Interior de Santa Sofia.





















A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (em grego: Άγια Σοφία; transl.: Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria"; em turco:Ayasofya) é um imponente edifício construído entre 532e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral deConstantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). Da data em que foi dedicada em 360 até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedralcatólica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi umamesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foisecularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.1
A igreja foi dedicada ao Logos, a segunda pessoa daSantíssima Trindade,2 com a festa de dedicação tendo sido realizada em 25 de dezembro, a data em que se comemora o Nascimento de Jesus, a encarnação doLogos em Cristo.2 Embora ela seja chamada de "Santa Sofia" (como se tivesse sido dedicada em homenagem aSanta Sofia), sophia é a transliteração fonética em latim da palavra grega para "sabedoria" — o nome completo da igreja em grego é Ναός τῆς Ἁγίας τοῦ Θεοῦ Σοφίας, "Igreja da Santa Sabedoria de Deus".3 4
Famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), ela é considerada a epítome da arquitetura bizantina5 e é tida como tendo "mudado a história da arquitetura".6 Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha fosse completada em 1520. O edifício atual foi construído originalmente como uma igreja entre 532 e 537 por ordem do imperador bizantino Justiniano I e foi a terceira igreja de Santa Sofia a ocupar o local, as duas anteriores tendo sido destruídas em revoltas civis. Ela foi projetada pelos cientistas gregos Isidoro de Mileto, um médico, e Antêmio de Trales, um matemático.7
1104 - Batalha de Harã: derrota das forças do Principado de Antioquia e do Condado de Edessa frente aos seljúcidas; Balduíno II de Edessa e Joscelino de Courtenay são aprisionados; Tancredo da Galileia torna-se regente de Edessa, com Ricardo de Salerno como governador.

1824 - Estréia a Nona Sinfonia de Beethoven.
sinfonia n.º 9 em ré menor, op. 125, "Coral", é a última sinfoniacompleta composta por Ludwig van Beethoven. Completada em 1824, asinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.
A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.
A sinfonia n.º 9 tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual. Em especial, a música do último movimento, chamado informalmente de "Ode à Alegria", foi rearranjada por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia. Outra prova de sua importância na cultura atual foi o valor de 3,3 milhões de dólares atingido pela venda de um dos seusmanuscritos originais, feita em 2003 pela Sotheby's, de Londres. Segundo o chefe do departamento de manuscritos da Sotheby's à época, Stephen Roe, a sinfonia "é um dos maiores feitos do homem, ao lado do Hamlet e do Rei Lear de Shakespeare".
Foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, noKärntnertortheater, em Viena, na Áustria. O regente foi Michael Umlauf, diretor musical do teatro, e Beethoven - dissuadido da regência pelo estágio avançado de sua surdez - teve direito a um lugar especial no palco, junto ao maestro. Mais

1831 - A Espanha e a Argentina firmam um acordo sobre a extradição de criminosos.

1910 - O cometa Halley passa pela Terra.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1P/Halley
Lspn comet halley.jpg
Descoberta
Descoberto porEdmond Halley
Data1696
Outros nomesCometa Halley, 1P
Informações orbitais
Excentricidade(e)0,967
Semi-eixo maior (a)17,8 UA
Periélio (q)0,586 UA
Afélio (Q)35,1 UA
Período orbital(P)75,3 anos
Inclinação (i)162,3°
Último periélio9 de fevereiro de 1986 (28 anos)
Próximo periélio28 de julho de 2061
Fonte: Wikipedia
cometa Halley é um cometa brilhante de período intermediário que retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 75-76 anos, aproximadamente. Sua órbita em torno do Sol está na direção oposta à dos planetas e tem uma distância de periélio de 0,59unidades astronômicas; no afélio, sua órbita estende-se além da órbita de Netuno. Foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico, descoberta feita por Edmond Halley em 1696.

Órbita[editar | editar código-fonte]

O cometa Halley foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico. Reparando que as características observáveis de um cometa em 1682 eram praticamente as mesmas que as de dois cometas que tinham aparecido em 1531 (observado por Petrus Apianus) e 1607 (observado por Johannes Kepler), Halley concluiu que todos os três cometas eram na realidade o mesmo objecto que voltava de 76 em 76 anos (o período foi entretanto corrigido para 75-76 anos). Depois de uma estimativa das perturbações na orbita que o cometa iria sofrer devido à atração dos planetas, Edmond Halley previu o seu regresso em 1758. A previsão feita por Halley estava correta, embora o cometa só tenha sido observado a 25 de Dezembro de 1758 por Johan Georg Palitzsch um agricultor alemão e astrônomo amador, o cometa só passou o seu periélio em 13 de Março de 1759, a atração de Júpiter e Saturno tinham causado um atraso de 618 dias, como foi calculado, anteriormente ao seu regresso, por uma equipe de três matemáticos Franceses: Alexis Claude de ClairaultJoseph Lalande e Nicole-Reine Lepaute. Halley não sobreviveu para ver o regresso do cometa, pois faleceu em 1742.

1915 - Primeira Guerra Mundial: um submarino alemão afunda, no mar de Irlanda, o transatlântico Lusitania dos Estados Unidos, causando a morte de 1,2 mil pessoas. A Alemanha e os Estados Unidos rompem relações diplomáticas.

1927 - É fundada a Varig (Viação Aérea Riograndense) (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
VARIG - Viação Aérea Rio-Grandense S.A.
IATA
RG
ICAO
VRG
Indicativo de chamada
VARIG
Fundada em7 de maio de 1927 (86 anos)
Encerrou atividades em2006
Hub
Programa de milhagemSmiles (até 20 de julho de 2006)
Aliança aéreaex-membro Star Alliance
Subsidiária(s)
Destinos59 (no momento da recuperação)
SloganVarig, Varig, Varig.
SedeBrasil Porto AlegreRio Grande do Sul
Pessoa(s)
chave
VARIG foi a primeira companhia aérea do Brasil. Foi fundada em 7 de maio de 1927 na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) sob o nome Viação Aérea Rio Grandense pelo alemão Otto Ernst Meyer.1 A empresa, que era controlada pela Fundação Ruben Berta, atravessou um processo de recuperação judicial inédito no Brasil.
Entre as décadas de 1950 e 1970, a Varig era uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, concorrendo até mesmo com a inigualável PanAm. A empresa era conhecida pelo seu requintado serviço de bordo em todas as três classes. Nessa época a Varig operava rotas internacionais pra AméricaEuropaÁfrica e Ásia, no início com os Lockheed Constellation e Douglas DC-6, mais tarde com os Boeing 707 e Sud Aviation Caravelle, e por fim com os Douglas DC-10 e Boeing 747.
Em 20 de julho de 2006, após ter entrado no processo de recuperação judicial, teve sua parte estrutural e financeiramente boa isolada e vendida para a Varig Logística S.A. através da constituição da razão social VRG Linhas Aéreas S.A., a qual, em 9 de abril de 2007, foi cedida para a Gol Linhas Aéreas.
Devido ao fato de não poder operar voos com a própria marca, que foi cedida juntamente à unidade produtiva que hoje está sob o domínio da VRG Linhas Aéreas S.A., a Fundação Ruben Berta criou a marca Flex Linhas Aéreas, que chegou a operar voos regulares comissionados pela Gol Linhas Aéreas mas, que teve sua falência decretada no mesmo dia do decreto da falência da Varig.

Índice

  [mostrar

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

A VARIG nasceu em 27 de maio de 1927, em Porto Alegre, fundada pelo imigrante alemão Otto Ernst Meyer, em conjunto com diversas personalidades teuto-brasileiras do Rio Grande do Sul, como Alberto Bins, Artur Bromberg, Waldemar Bromberg, Emílio Gertum, Jorge Pfeiffer, Ernst Rotermund, Rudolph Ahrons, com o nome de Condor, alterado esse nome para Viação Aérea do Rio Grande do Sul(VARIG), pelo Presidente Getúlio Vargas, porque Adolf Hitler ligou a figura do Condor ao Nazismo, quando ainda Chanceler-Alemão e Político-trabalhista Alemão.2 Era a companhia aérea mais antiga do Brasil, e uma das mais antigas do mundo.
Sua primeira aeronave foi uma hidroavião Dornier Do J Walapelidado de Atlântico, de nove passageiros, considerado um dos mais modernos de sua época, que fez seu voo de estreia de Porto Alegre a Rio Grande, no mesmo estado. No início, operava hidroaviões (além do Dornier Do J, contava com o Dornier Do-B Merkur) a partir da Ilha Grande dos Marinheiros, no Rio Guaíba, operando principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Em1932, comprou seu primeiro avião com trem de pouso, um Junkers A-50 Junior, e depois o Junkers F.13, iniciando suas operações em Porto Alegre, no terreno que daria origem ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

1937 - É Inaugurada a Rádio Bandeirantes (Rádio Sociedade Bandeirante-PRH 9)
1939 - É fundado o Aeroclube de João Monteiro na cidade de Vitória do Espírito Santo.
1945 - Acaba a II Guerra Mundial. A Alemanha Nazi assina o termo de rendição incondicional perante os aliados.

1946 - Fundação da empresa japonesa Sony

1954 - Fim da Batalha de Dien Bien Phu com a vitória do Việt Minh sobre o corpo expedicionário francês no Extremo Oriente.
1963 - Os Estados Unidos colocam em órbita o satélite de comunicações Telstar.

1973 - O diário The Washington Post recebe o Prêmio Pulitzer por sua investigação no escândalo Watergate.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Richard Nixon deixa a Casa Branca em consequência do Caso Watergate.
caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo partido republicano. "Watergate" de certo modo tornou-se um caso paradigmático de corrupção.

O caso

Em 18 de Junho de 1972, o jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos.1 Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalaraparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.
Bob Woodward e Carl Bernstein, dois repórteres do Washington Post, começaram a investigar o então já chamado caso Watergate. Durante muitos meses, os dois repórteres estabeleceram as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate. Eles foram informados por uma pessoa conhecida apenas por Garganta profunda (Deep Throat) que revelou que o presidente sabia das operações ilegais.
Richard Nixon foi eleito presidente em 1968, sucedendo a Lyndon Johnson, tornando-se o terceiro presidente dos Estados Unidos a ter de lidar com aGuerra do Vietnã. Nixon voltou a candidatar-se em 1972, tendo como opositor o senador democrata George McGovern, e obteve uma vitória esmagadora, ganhando em 48 dos 50 estados. McGovern venceu apenas emMassachusetts e em Washington.
Foi durante essa campanha de 1972 que se verificou o incidente na sede do Comitê Nacional Democrático. Durante a investigação oficial que se seguiu, foram apreendidas fitas gravadas que demonstravam que o presidente tinha conhecimento das operações ilegais contra a oposição. Em 9 de Agosto de 1974, quando várias provas já ligavam os atos de espionagem ao Partido Republicano, Nixon renunciou à presidência. Foi substituído pelo vice Gerald Ford, que assinou uma anistia, retirando-lhe as devidas responsabilidades legais perante qualquer infração que tivesse cometido. 
1995 - Jacques Chirac é eleito presidente da República da França.

2001 - O ladrão inglês Ronald Biggs, escondido no Brasil, volta ao Reino Unido.

2007 - Instauração do Parlamento do Mercosul.


1711 - David Hume, filósofo escocês (m. 1776)

1819 - Otto Wilhelm von Struve, astrônomo russo de origem alemã (m. 1905)

1833 - Johannes Brahms, compositor (m. 1897)

1840 - Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor russo (m. 1893)

1850 - Anton Seidl, maestro húngaro (m. 1898)
1884
A.J.Renner, empresário brasileiro (m. 1966)
Max Brod, escritor alemão de origem tcheca (m. 1968)
1892 - Josip Broz Tito, militar e presidente da Iugoslávia (m. 1980).

1893 - Orestes Barbosa, poeta e compositor popular brasileiro (m. 1966).

1901 - Gary Cooper, ator norte-americano (m. 1961).

1919 - Eva Perón, esposa do presidente da Argentina, Juan Domingo Perón. (m. 1952).
Eva e Juan Perón se casaram em 22 de outubro de 1945
Em 1944 conheceu Juan Domingo Perón, então vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra. No ano seguinte, Perón foi preso por militaresdescontentes com sua política, voltada para a obtenção de benefícios para os trabalhadores. Evita, então apenas a atriz Eva Duarte, organizou comícios populares que forçaram as autoridades a libertá-lo. Pouco depois se casou com Perón, que se elegeu presidente em 1946.3
Famosa por sua elegância e seu carisma, Evita conquista para o peronismo o apoio da população pobre, na maioria migrantes de origem rural a quem ela chamava de "descamisados".
"Ligando a figura mundialmente conhecida, de “Evita”, uma glória ‘hollywoodiana’ de proporções desmedidas, com a moça simples, a criança ultrajada, podemos chegar à conclusão de que Eva foi, possivelmente, uma personalidade dividida. De um lado, repleto de altruísmo e generosidade, há a moça simples, ‘revoltada com a injustiça’, de outro, no entanto, a mulher seduzida pelo poder. No âmago de suas preocupações sociais mais profundas, como o salário e as seguranças empregatícias para a dona de casa, encontra-se uma infância pobre e uma mãe humilhada pelas circunstâncias. Promovida pelo peronismo, e sendo principal fator de legitimação deste, a figura de Eva irá se confundir com a de uma grande estadista. Eva torna-se mais importante do que a própria imagem da Argentina real, uma vez que esta imagem é representada revestida de um aparato e de uma glória que não correspondem à realidade social da época."  Mais

1925
Jorge Loredo, ator e humorista brasileiro.
Luiz Pacheco, escritor, editor e crítico literário português (m. 2008)
1928 - Vicente da Câmara, fadista português.

1944 - Iara Iavelberg, revolucionária na época da Ditadura Militar no Brasil e companheira de Carlos Lamarca (m. 1971).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Iara Iavelberg
Nascimento7 de maio de 1944
São PauloBrasil
Morte20 de agosto de 1971 (27 anos)
Salvador, Brasil
NacionalidadeBrasil brasileira
Ocupaçãoguerrilheirapsicóloga,professora
Influências
Iara Iavelberg (São Paulo7 de maio de 1944 — Salvador20 de agosto de 1971) foi uma militante e guerrilheira de extrema-esquerda, integrante da luta armada contra a ditadura militar brasileiraPsicóloga e professora, depois de entrar na luta contra o regime militar, primeiro integrando a Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop) e depois o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), tornou-se companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, um dos principais líderes da oposição armada ao governo militar no Brasil, até morrer num cerco de agentes de segurança em SalvadorBahia, em agosto de 1971.

Índice

  [mostrar

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iara Iavelberg nasceu numa rica família judia paulistana e aos 16 anos já estava casada. O casamento, com um médico, durou apenas três anos e ela deixou a relação para entrar na militância política. Separada, e mal entrada nos vinte anos, virou adepta doamor livre, moda na época, e entre um de seus casos esteve o líder estudantil José Dirceu. Alta, bonita, de olhos claros e corpo bem cuidado, virou a musa da intelectualidade estudantil paulista de esquerda ao meio da década de 1960. Destemida e vaidosa, nos seus tempos de clandestinidade era capaz de sair de um 'aparelho' para cortar os cabelos nos melhores salões de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Iara chegou ao Marxismo através do movimento estudantil e, militando no MR-8, conheceu Carlos Lamarca, comandante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) dois meses depois dele desertar do exército, em abril de 1969. A paixão entre a filha de milionários paulista que tornou-se socialista e o filho de sapateiro carioca, capitão desertor do exército brasileiro e um líderes da luta armada, foi fulminante. Os dois foram viver juntos e passaram dez meses escondidos em 'aparelhos' pelo país. Uma das companhias do casal nestes esconderijos e que testemunhou de perto a relação entre os dois, foi a guerrilheira 'Vanda', da VPR, codinome de Dilma Roussef, décadas depois a primeira mulher presidente do Brasil.1

1950 - Tim Russert, jornalista norte-americano (m. 2008).
1960 - Márcio Araújo, treinador de futebol brasileiro.
1964
Giuseppe Iachini, treinador de futebol italiano.

1964 - Denis Mandarino, artista plástico e compositor brasileiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Denis Mandarino
Denis Mandarino self portraite.jpg
Autorretrato do artista (2006), acrílico sobre tela, 70 x 50 cm.
Informação geral
Nome completoDenis Garcia Mandarino
Nascimento7 de maio de 1964 (49 anos) 1
OrigemSão Paulo São PauloSP
PaísBrasil Brasil
Gênero(s)Música brasileiraClássicoWorld musicExperimentalBlues-rock,Instrumental
Ocupação(ões)Artista plástico,2 compositor,3 escritor
Instrumento(s)violãoguitarrabaixolãomandolin3
Modelos de instrumentosViolões: Variax,3 SugiyamaYamaha, Godin, Tagima de 12 cordas3 . Guitarras: iGuitar Brian Moore,4FenderIbanez e Semi-acústicaCrafter.
Extensão vocalBaritenor
Período em atividade1983 - presente
Outras ocupaçõesProfessor universitário,5 arranjador6 eProdutor multimídia7
Gravadora(s)Independente1
Afiliação(ões)Versatilismo,8 Figurativismo9 Arte contemporânea10
Página oficialhttp://www.denismandarino.com
Mandarino assinatura.jpg
Denis Mandarino (São Paulo7 de maio de 1964) é umcompositorescritorartista plástico e geômetra brasileiro.Discípulo do maestro Hans-Joachim Koellreutter em regência coral e Estética. Escreveu em 1995 uma teoria sobre apercepção quadridimensional, onde afirma que os conceitos por detrás da perspectiva renascentista envolvem quatro dimensões, em vez da tridimensionalidade que comumente lhe é atribuída. Desenvolveu, em 1997, o processo de perspectiva quadridimensional, no qual representa-se a visão panorâmicade um observador em movimento. Em 2007 propôs oVersatilismo por meio de um manifesto.

Índice

  [mostrar
Descendente de espanhóis por parte de mãe '(Diva Garcia)' e deitalianos por parte de pai '(Dino Mandarino)'. Estudou violão clássico no Conservatório Musical Maraiza (1978-1983). Cursou o Bacharelado em Pintura e Licenciatura em Artes Plásticas na Belas Artes de São Paulo (1984-1989). Concluiu omestrado e o doutorado na Universidade Mackenzie (1995), na área de Comunicação e artes. Leciona no ensino superior desde 1987.

Versatilismo[editar | editar código-fonte]

Logotipo Versatilista
Em 2007 propôs o Versatilismo, um movimento artístico, por meio de um manifesto literário, com a intenção de libertar as pessoas das análises especializadas e promover a prática daarte como forma de autoconhecimento e aprimoramentoespiritual. No corpo do texto estão presentes os seguintes princípios estéticos e proposições:
  1. vida eterna, a existência de Deus e do espírito
  2. a desvinculação da prática artística do mercado de arte e do egocentrismo 
  3. a busca de expressões artísticas que promovam o homem e a sociedade, respeitando o presente nível de consciência do artista
  4. a alteração constante do nível de consciência e a aprendizagem como processo infinito
  5. a ausência de concursos de arte
  6. o questionamento do papel do crítico de arte, pela impossibilidade de o homem avaliar o seu semelhante de forma isenta e atemporal.

Literatura

Trilogia de contos (2007-2009).
Escreveu a Trilogia de contosversatilistas, composta por:
  • I) A Busca de Cada Um (2007)
  • II) Encontro Com o Destino (2008)
  • III) Além do Quarto Elemento (2009)
E o romance
1970 - Edwin Zoetebier, ex-futebolista holandês.
1975 - Preto Casagrande, futebolista brasileiro.
1976 - Thomas Biagi, piloto italiano de corridas.
1981 - Stacy Silver, atriz tcheca.
1983 - Julio Dos Santos, futebolista paraguaio.
1984 - Alceu, futebolista brasileiro.
1985 - Mikhail Ignatiev, ciclista russo.
1987
Thiago Sales, futebolista brasileiro.
Jérémy Menez, futebolista francês.
1989 - Francesco Bolzoni, futebolista italiano.


  973 - Oto I da Germânia, imperador do Sacro Império Romano (n. 912)

1825 - Antonio Salieri, compositor italiano, contemporâneo de Mozart (n. 1750)

1880 - Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro (n. 1803).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís Alves de Lima e Silva Exército Brasileiro
Duque de Caxias
Senador pelo Rio Grande do Sul
Mandato6ª a 17ª Legislatura (senador vitalício)
Presidente do Conselho de Ministros
Mandato1855-1857, 1861-1862 e 1875-1878
Ministro da Guerra
Mandato1855 a 1858 e 1861 a 1862
Presidente do Maranhão
Mandato1840 a 1841
Presidente do Rio Grande do Sul
Mandato1842 a 1846
Vida
Nascimento25 de agosto de 1803
Porto da EstrelaBrasil colonial
Reino de Portugal Portugal
Morte7 de maio de 1880 (76 anos)
Desengano
Império do Brasil Brasil
ProgenitoresMãe: Mariana Cândida de Oliveira Belo
Pai: Francisco de Lima e Silva
Dados pessoais
CônjugeAna Luísa de Loreto Carneiro Viana
PartidoConservador
Profissãomilitar, professor, político
AssinaturaAssinatura de Luís Alves de Lima e Silva
Títulos nobiliárquicos
Barão de Caxias18 de julho de 1841
Marquês de Caxias20 de junho de 1852
Duque de Caxias23 de março de 1869
}
Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias GCNSC (Porto da Estrela25 de agosto de 1803 — Desengano7 de maio de 1880),alcunhado O Pacificador, foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil.1
Filho do brigadeiro e regente do Império brasileiroFrancisco de Lima e Silva, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas que aos cinco anos de idade assentou praça no exército do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1808). O que os biógrafos não explicitam é que essa trajetória "apoteótica" é devida às especificidades da carreira militar nessa época. Ter sido cadete aos cinco anos não era um sinal de seu caráter especial: a honraria era concedida aos filhos de nobres ou militares e muitos alcançaram o mesmo privilégio, até mesmo com menor idade.2
Pertencia a uma tradicional família de militares. De um lado, a família paterna, constituída de oficiais superiores e generais do exército português, e, posteriormente, quando da independência do Brasil, em 1822, do exército brasileiro. Do lado materno, a família era de oficiais de milícia. Foi com o pai e com os tios que Luís Alves de Lima e Silva aprendeu a ser militar.
Ao fim de uma carreira consagrada, retirou-se, por motivos de saúde, para a fazenda de Santa Mônica, em Desengano (hoje JuparanãRio de Janeiro) em 1878, onde morreu dois anos depois, em 7 de maio. Foi enterrado no jazigo de sua esposa, no Cemitério do Catumbi, onde repousou até 1949, quando seus restos foram exumados e trasladados para o Panteão Duque de Caxias.
Para culto de sua memória, o governo federal proclamou-o, em 1962, "Patrono do Exército Brasileiro". O dia do seu nascimento, 25 de agosto, é considerado o Dia do Soldado. Seu nome está inscrito no "Livro dos Heróis da Pátria".
Os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras prestam o seguinte juramento durante a cerimônia de graduação:
"Recebo o sabre de Caxias como o próprio símbolo da Honra Militar!"6

Índice

  [mostrar



1896 - H. H. Holmes, serial killer norte-americano
1922 - Urbano Santos, político brasileiro e Vice-Presidente do Brasil entre 1914 e 1918 (n. 1859).
1941 - James Frazer, antropólogo escocês (n. 1854).

1956 - Josef Hoffmann, arquiteto e designer checo (n. 1956)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Josef Hoffmann.
Josef Franz Maria Hoffmann (BrtniceÁustria-Hungria, hoje: República Checa15 de dezembro de 1870 — Viena7 de maio de 1956) foi umarquiteto e designer de produto austríaco.
Josef Hoffmann foi um dos líderes do grupo de artistas e arquitetos [oip] conhecidos como a Viena. Embora a arte da Secessão fosse fundamentalmente art nouveau no estilo, seu design é lembrado por um enfoque ornamental mais geométrico. A Secessão publicava sua própria revista, Ver Sacrum, e expunha regulamente obras de vários artistas internacionais. Estudou e trabalhou com Otto Wagner.




1969 - Manuel Mendes, escritor, escultor e político português (n. 1906)
1985 - Carlos Alberto da Mota Pinto, professor universitário e político português (n. 1936)
1986 - Herma Szabo, patinadora artística austríaca (n. 1902).

1990 - Elizeth Moreira Cardoso, cantora e sambista brasileira (n. 1920)

2000 - Douglas Fairbanks Jr., ator norte-americano (n. 1909)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Douglas Fairbanks, Jr.
Nome completoDouglas Elton Ulman, Jr.
Nascimento9 de dezembro de 1909
Nova Iorque, EUA
NacionalidadeEstados Unidos Norte-americana
Morte7 de maio de 2000 (90 anos)
Nova Iorque, EUA
OcupaçãoAtor, oficial naval
CônjugeJoan Crawford (1929-1933)
Mary Lee Eppling (1939-1988)
Vera Shelton (1991-2000)
Atividade1923 - 1989
IMDb(inglês)
Douglas Fairbanks, Jr., (Nova IorqueNova Iorque9 de dezembrode 1909 - Nova IorqueNova Iorque7 de maio de 2000) foi um atornorte-americano, além de militar condecorado na Segunda Guerra Mundial.

Vida e carreira

Filho do formidável Douglas Fairbanks, um dos primeiros personagens lendários de Hollywood, Fairbanks, Jr. nunca conseguiu sair totalmente da sombra do pai. Estudava em Paris, para onde seguiu com a mãe recém-divorciada, quando foi alcançado pelo empresário William Elliott, que queria lançá-lo nocinema. Assinou com a Paramount aos quatorze anos de idade, contra a vontade paterna, que desejava para ele o caminho dauniversidade, e estreou nas telas em 1923, na fracassada comédiaTesouros da Mocidade/Stephen Steps Out. Seus trabalhos seguintes no cinema mudo são pouco memoráveis, com exceção dodrama Stella Dallas (Stella Dallas, 1926), de Henry King.
A transição para o cinema sonoro foi tranquila, ajudada, inclusive, pelo casamento com Joan Crawford, com quem coestrelou Donzelas de Hoje (Our Modern Maidens, 1929). Na década de 1930, Fairbanks Jr. conheceu o sucesso em filmes como A Patrulha da Madrugada (The Dawn Patrol, 1930), Alma no Lodo (Little Caesar,1931), O Prisioneiro de Zenda (The Prisoner of Zenda, 1937), onde, pela primeira vez, interpretou um espadachim (personagem imortalizado pelo próprio pai em uma série de filmes na era muda),Gunga Din (Gunga Din, 1939) e Os Irmãos Corsos (The Corsican Brothers, 1941).
Fairbanks interrompeu a carreira para participar da Segunda Guerra Mundial. Alistou-se na Marinha, tendo servido, entre outros, sob as ordens do herói inglês Lord Mountbatten. Inicialmente tenente, Fairbanks somente deu baixa em 1954, já comocapitão. Lutou na frente de batalha e recebeu diversas medalhas: Silver Star e Legion of Merit de seu país, a British Distinguished Service Cross da Inglaterra e as francesas Légion d'Honneur e Croix de Guerre.
Findo o conflito, Fairbanks retornou a Hollywood, mas passava muito tempo no Reino Unido, onde era aceito nos altos círculos sociais desde a década anterior, quando já filmava por lá. Em 1949 recebeu uma condecoração noPalácio de Buckingham; era íntimo da Rainha Elizabeth e do Príncipe Filipe, a quem recebia em sua mansão, The Boltons. No cinema, voltou ao gênero capa-e-espada em Simbad, O Marujo (Sinbad the Sailor, 1947) e O Exilado(The Exile, 1947), porém foi-se afastando aos poucos das câmeras. Trabalhou esporadicamente no teatro, inclusive na montagem americana de My Fair Lady, em substituição a Rex Harrison no papel de Higgins. Entre 1954 e 1956, estrelou na televisão a série Douglas Fairbanks, Jr. Presents. Participou de vários telefilmes.
Após vender The Boltons, fixou-se em Nova Iorque, onde se dedicava aos esportes, aos negócios e à vida desocialite. Fairbanks casou-se três vezes. Após divorciar-se de Joan Crawford, desposou Mary Lee Eppling, que lhe deu suas três filhas, Daphne, Victoria e Melissa. O casamento somente terminou com o falecimento dela em 1988. Por fim, uniu-se a Vera Shelton em 1991, com quem viveu até seu próprio passamento, em 2000, vítima de enfarto.12 Foi sepultado no Hollywood Forever CemeteryLos AngelesCalifórnia no Estados Unidos na mesma cripta que seu pai. Na foto abaixo, uma cena de "Simbá, o Marujo".

2001 - Joseph H. Greenberg, linguista norte-americano (n. 1915)
2006
António de Vasconcelos Xavier, Bioquímico português (n. 1943)
Machiko Soga, atriz e dubladora japonesa (n. 1938)
2011 - Severiano Ballesteros, golfista espanhol.


Dia do Oftalmologista (Brasil).

Dia do Silêncio (Brasil).

Dia de Santa Flávia Domitila.

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.