quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Amanhã, no Rio, o encontro internacional “Desafio Global, Transformação Local”, no Auditório da Universidade Santa Úrsula


DESAFIO GLOBAL, TRANSFORMAÇÃO LOCAL
O design como agente de mudanças

Dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Auditório da Universidade Santa Úrsula
Entrada Franca

O Projeto Glob-all Mix – 30 Cartazes para um Mundo Sustentável, criado pelo designer brasileiro Felipe Taborda, em parceria com O Globo, apresenta o encontro internacional “Desafio Global, Transformação Local”, no Auditório da Universidade Santa Úrsula, nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2012, às 19h. O projeto nasceu de um desafio de Taborda para seus colegas mundo afora: como pensar a sustentabilidade de forma gráfica.  Deste desafio originou-se uma exposição verdadeiramente global com 30 cartazes, realizados por designers de 26 países, sobre o desenvolvimento sustentável. 

O encontro “Desafio Global, Transformação Local” programado para o Auditório da Universidade Santa Úrsula (USU) objetiva aprofundar esta relação, mostrando como o design tem sido um agente de transformação para realidades locais.  Para o debate desta quinta-feira, artistas gráficos do Brasil e quatro outros países trarão cases reais sobre como o design foi usado para engajar a população em torno de um tema, mudando assim não só uma realidade física, mas também um paradigma – algo necessário para que esta mudança seja realmente sustentável.

Estarão presentes no encontro o diretor do IED Rio, Fábio Palma; o Reitor da Universidade Santa Úrsula, Paulo Alcântara; os designers brasileiros Felipe Taborda e Barbara Szaniecki e os estrangeiros Gitte Kath (Dinamarca), Fang Chen (China), Saki Mafundikwa (Zimbábue) e Diego Bermúdez (Colômbia). 

Encerrando o ciclo de palestras, um especialista na área de sustentabilidade realizará uma apresentação sobre a necessidade de transformação do atual paradigma global e o papel que o design pode ter nisso. 

Este encontro servirá como resumo e encerramento do GLOBALL MIX, apresentando o alcance e sucesso do projeto, que foi realizado em diversos países e continentes.  Durante o encontro serão distribuídas algumas cópias dos catálogos e cartazes produzidos para a exposição. 

PROGRAMAÇÃO:

19h – Abertura: Fabio Palma (Diretor IED Rio)
  Paulo Alcântara (Reitor da Universidade Santa Úrsula) 

19h05 – “O Legado do Projeto Glob-All Mix”, com Felipe Taborda

19h15 – “O Design Como Agente de Mudanças”, com Gitte Kath (Dinamarca), Fang Chen (China), Saki Mafundikwa (Zimbábue), Diego Bermúdez (Colômbia) e Barbara Szaniecki (Brasil)

20h30 – “Movimento Rio Eu Amo, Eu Cuido” - Exemplo de engajamento para a 
               transformação

20h45 – “A Transformação do Paradigma Atual: um Desafio Necessário” 

21h – Debate com perguntas do público

22h – Encerramento

Serviço: Encontro Internacional “Desafio global, transformação local”
Auditório da Universidade Santa Úrsula (USU)
Rua Farani, 42 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Realização: Glob-all Mix, IMX, Brasil/S e Rio+20
Parceria: O Globo
Apoio: IED, USU, ADG/Brasil
Patrocínio: Light e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Mais informações: CW&A Comunicação 
        Walter Clemente/ Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha 
           55 (21) 2286.7926 e 55 (21) 3285.8687

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.