terça-feira, 22 de janeiro de 2013

EAV Parque Lage abre a “Terceira Mostra”, exposição do Programa Aprofundamento de 2012


No dia 25 de janeiro (sexta-feira), às 19h, será aberta, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura –, a exposição que encerra o Programa Aprofundamento 2012 da EAV, com curadoria de Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos – professores do programa. O programa, que ocupa um lugar único na formação do artista brasileiro, é anual e gratuito. A mostra apresenta obras de 18 artistas, selecionados entre cerca de 120 portfólios do Rio de Janeiro e de outros estados do país. 

Como o próprio nome sugere, esta é terceira edição do Programa Aprofundamento, coordenado, em 2012, por Anna Bella Geiger. Destina-se a artistas e pesquisadores com mais de 21 anos e com processo de trabalho consolidado, que busquem o aprofundamento de sua formação e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção. Foram realizados encontros semanais para avaliação e discussão da produção dos artistas, além de debates e de palestras com convidados. 

A exposição é resultado desse processo ao longo do ano de 2012, e reúne trabalhos dos artistas Alexandre Paes, André Renaud, Arthur Chaves, Bernardo Mosqueira, Carla Hermann, Bete Esteves, Fabrício Belsoff, Fernanda Furtado, Gabriela Noujaim, Joana César, Jorge Soledar, Nadam Guerra, Leidiane Carvalho, Paula Huven, Raphael Fonseca, Rodrigo Braga, Sofia Caesar e Zoé Dubus. Segundo Anna Bella Geiger, coordenadora do programa e também curadora da mostra, “trata-se de uma coletiva que assume a heterogeneidade da experiência que lhe deu origem – o Aprofundamento – tornando possível a realização de uma exposição que qualifica e permite aos seus participantes, individual e coletivamente, a difusão de seus trabalhos na cena contemporânea brasileira”.

Fotografia, videoarte, instalação, pintura, desenho, objetos híbridos, entre outros trabalhos experimentais, serão apresentados. 

E, até o dia 18 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a seleção de portfólios para o Programa Aprofundamento de 2013.

Mais sobre os curadores:

Anna Bella Geiger

Artista e professora da EAV.  Possui obras nas coleções do MoMA, Nova York; Centre Pompidou, Paris; ICA, Chicago; Victoria & Albert Museum, Londres; Getty Collection, Los Angeles; Museo Reina Sofia, Madri; MAM e MAC Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras. 

Entre as suas últimas Individuais de destaque  estão: Anna Bella Geiger – CIRCA 1970, Henrique Faria Galery, Nova Iorque (2012); Anna Bella Geiger: circa MMXI, Sesc, Rio de Janeiro (2011), entre outras. Participou de diversas coletivas no Brasil e no Exterior. 

Fernando Cocchiarale 

Crítico de arte, professor, pesquisador e curador, lecionou Estética no Departamento de Filosofia e no Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura do Brasil, na PUC-Rio; e professor da EAV Parque Lage. Foi curador do MAM- RJ (2000-2008). É autor, com Anna Bella Geiger, do livro “Abstracionismo Geométrico e Informal”. Participa como curador-coordenador do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais e foi curador da Casa de Cultura Laura Alvim nos anos 2011 e 2012.

Marcelo Campos

Crítico de arte, professor, pesquisador e curador, é doutor em Artes Visuais pela UFRJ. Professor da UERJ, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, artes visuais, hibridismos culturais, história e teoria da arte e trabalho de campo.

Curador da exposição Ulysses, de José Rufino, em cartaz na Casa-França Brasil, e da exposição “O amor do pássaro rebelde”, da artista Brígida Baltar, realizada em 2012 nas Cavalariças na EAV.

Serviço:

Exposição “Terceira Mostra”. Programa Aprofundamento 2012.
Coordenação: Anna Bella Geiger
Curadoria: Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos


Artistas: 
Alexandre Paes, 
André Renaud, 
Arthur Chaves, 
Bernardo Mosqueira, 
Carla Hermann, 
Bete Esteves, 
Fabrício Belsoff, 
Fernanda Furtado, 
Gabriela Noujaim, 
Joana César, 
Jorge Soledar, 
Nadam Guerra, 
Leidiane Carvalho, 
Paula Huven, 
Raphael Fonseca, 
Rodrigo Braga, 
Sofia Caesar e 
Zoé Dubus


Abertura: dia 25 de janeiro, sexta-feira, às 19h
Até 17 de março de 2013
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Galerias 1, 2 e Galeria EAV
Visitação: de segunda a quinta, das 9h às 22h; sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h
Mais informações: (21) 3257-1800/ www.eavparquelage.rj.gov.br 
Assessoria de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.