domingo, 27 de janeiro de 2013

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de janeiro de 2013 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's

São Paulo: Edifício Copan, Hilton e Igreja da Consolação http://is.gd/WbADcG
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Oxford (Inglaterra) agora http://is.gd/7UBxWO
Inverno em Quebec (Canadá) > A rua e o rinque http://is.gd/rz2sn0

Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
São Petersburgo (Rússia) http://is.gd/8GR8Oc 
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V


28 de janeiro de 2013.
28º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 337 para acabar o ano.


Em 28/01/1912, nasce Jackson Pollock, pintor estadunidense (m. 1956).
Paul Jackson Pollock, (Cody, Wyoming, 28 de janeiro de 1912 — Springs, 11 de agosto de 1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Pollock nasceu em Cody, no estado de Wyoming. Começou seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para New York. Homem de personalidade volátil e tendo vários problemas com o alcoolismo, em 1945 ele casou-se com a pintora Lee Krasner, que se tornaria uma importante influência em sua carreira e em seu legado. Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock foi muito importante para o 'dripping'; o quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa mais pincéis. A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. Morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956. (Wikipedia)

Em 28/01/2003, morre o pintor Cícero Dias
Cícero Dias (Escada, 5 de março de 1907 — Paris, 28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro. Sétimo entre os onze filhos do casal Pedro dos Santos Dias e Maria Gentil de Barros Dias, Cícero passou a infância num engenho da Zona da Mata pernambucana. Em 1920, com treze anos, foi para o Rio de Janeiro. Entre os anos de 1925 a 1927, Cícero conheceu os modernistas e estudou pintura. Em 1927, realizou sua primeira exposição individual, no Rio de Janeiro e, em 1928, abandonou a Escola de Belas Artes, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura. Em 1937, executou o cenário do balé de Serge Lifar e Villa Lobos, expôs em coletiva de modernos em Nova Iorque e viajou a Paris, onde se fixou definitivamente. Em Paris, tornou-se amigo de Picasso, do poeta Paul Éluard, e entrou em contato com o surrealismo. Durante a ocupação da França foi feito prisioneiro dos alemães. Em 1943, participou do Salão de Arte Moderna de Lisboa, onde obteve premiação e, em 1945, voltou a Paris e ligou-se ao grupo dos abstratos. Nesse mesmo ano, expõe em Londres, na Unesco em Paris e em Amsterdam. O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra. No início dos anos 1960, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres. Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife. Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve novamente na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo. Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O Pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris.


    1521 – Início da Dieta de Worms.

    1808 – Abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
A abertura dos portos foi uma manifestação essencialmente política. Naquele ponto, só havia duas nações hegemônicas, a França de Napoleão, com a qual o Brasil rompeu e a Inglaterra, à qual o Brasil jurou fidelidade. Então, a abertura dos portos "às nações amigas" era simplesmente a entrega dos portos à Inglaterra, o que na prática já vinha acontecendo. Lembre-se que, a esta altura dos acontecimentos, a família real já se achava no Brasil e a Inglaterra estava com seus exércitos em Portugal, na luta para a expulsão dos invasores franceses.

    1811 – Primeiro movimento de independência no Uruguai, encabeçado por José Artigas.
    1823 – Fundação do Condado de Fulton.
    1856 – É criado o Banco da Espanha.
    1857 – Criação da freguesia, hoje município, de Passo Fundo.
    1859 – Incorporação da cidade de Olympia.
    1871 – Fim da Guerra Franco-Prussiana.

    1887 – Colocação da primeira pedra da Torre Eiffel, símbolo de Paris, projetada por Gustave Eiffel. Inaugurada em 1889 como a máxima atração da Exposição Universal, a Torre era então a construção mais alta do mundo, com 300 metros de altura.
Cantada em prosa e verso no mundo todo, a Torre Eiffel é odiada pelos franceses, que a consideram um monstrengo de ferro. Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel (pronuncia-se com a sílaba tônica no último "e", [eifél] e não [êifel]) foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. Para torná-la mais palatável, ela conta, há anos, com uma iluminação especial. Não se cogita mais em desmontá-la, pela fama que adquiriu e pela arrecadação que proporciona com as visitas feitas por turistas.

    1900 Fundação da Federação Alemã de Futebol.
    1914 – Incorporação da cidade de Beverly Hills, Califórnia.
    1908 – É instaurado um movimento revolucionário em Portugal, abafado três dias depois.

    1932 – As forças japonesas começam a ocupação de Shanghai.

    1933 – Criação do nome Paquistão pelo nacionalista muçulmano e estudante de Cambridge Choudhary Rahmat Ali.
    1935 – A Islândia torna-se o primeiro país do mundo a legalizar o aborto

    1942 – O governo brasileiro, presidido por Getúlio Vargas, rompe relações com a Alemanha e com a Itália.
Getúlio nunca deixou de extravasar sua simpatia pelo nazismo, mas os atos de hostilidade da Alemanha contra o Brasil, com o afundamento de vários navios mercantes nossos, e a pressão popular daí decorrente, não deixou outro caminho possível que não fosse o rompimento. Ainda não era uma declaração formal de guerra, mas apenas o rompimento de relações.

    1943 – Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt participam da Conferência de Natal, onde ocorrem as primeiras tratativas que resultarão na criação da Força Expedicionária Brasileira.
Aos Estados Unidos, não interessava a presença brasileira na guerra, mas Getúlio ponderou que, ao ceder o o território brasileiro para a instalação de bases, sem participação mais efetiva do Brasil na guerra, isso daria uma aparência de ocupação estrangeira. No acordo de cooperação entrou, então, a possibilidade de o Brasil formar uma força expedicionária, sendo que nossos oficiais seriam treinados no War College, dos Estados Unidos, enquanto que os soldados brasileiros (mais tarde conhecidos como "pracinhas", receberiam treinamento e armamento nos campos de combate. 

    1943 – Segunda Guerra Mundial: a Alemanha recruta todos os homens de 16 a 65 anos.
    1944 – Fundação da cidade de Apucarana (Paraná, Brasil).
    1951 – Técnicos norte-americanos realizam um teste nuclear no deserto de Nevada.
    1954 – Fundação da Confederação Nacional do Transporte – CNT do Brasil.
    1960 – A Birmânia assina um tratado de paz com a China.
    1970 – Fundação da Universidade Estadual de Londrina.
    1979 – Ingressa na Real Academia Espanhola a escritora Carmen Conde, primeira mulher a fazer parte da Instituição.
    1983 – A França instala novos mísseis intercontinentais na região dos Alpes da Alta Provença.

    1984 – Reincorporação do Egito à Liga Árabe, solicitada pelo rei Hussein da Jordânia.
O Egito, num primeiro momento, ficou em situação delicada perante a Liga Árabe, por ter reconhecido o Estado de Israel e estabelecido relações diplomáticas com aquele país. Houve um longo período de isolamento, até que os árabes admitissem uma situação de fato e o Egito voltou à Liga, muito embora os demais países árabes continuassem a recusar o reconhecimento do Estado de Israel.

    1986 – A espaçonave Challenger explode 73 segundos após ter sido lançada. O acidente mata seis astronautas e a professora Christa McAuliffe, primeira civil a participar de um programa espacial.
    1994 – Mechislav Grib é eleito presidente da Bielorrúsia.

    2003 – Ariel Sharon é reeleito primeiro-ministro de Israel
l.
    2005 – A Procter & Gamble compra a Gillette em acordo estimado em US$ 57 bilhões, uma das maiores transações comerciais já realizadas.

Culturais e de Média/Mídia

    1956 – Elvis Presley aparece na televisão pela primeira vez no show Os Irmãos Dorsey, onde cantou as músicas "Blue Suede Shoes" e "Heartbreak Hotel".

    1981 – A carioca Ana Maria Botafogo torna-se, aos 23 anos, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

    1985 – A coalizão de músicos USA for Africa, liderada por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie, grava a canção "We are the world", para arrecadar fundos destinados às vitimas da fome na África.
    1997 – Clive Davis recebe uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.


    1225 – São Tomás de Aquino, escritor, filósofo e teólogo italiano (m. 1274).
Tomás de Aquino OP (Roccasecca, 1225 — Fossanova, 7 de março 1274) foi um padre dominicano, filósofo, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e Doutor da Igreja cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Católica. Seu maior mérito foi a síntese do cristianismo com a visão aristotélica do mundo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na Escolástica anterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma sólida base filosófica para a teologia e retificando o materialismo de Aristóteles. Em suas duas summae, sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época: a Summa theologiae e a Summa contra gentilesA partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da razão humana) que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou que não pode haver contradição entre fé e razão. Explica que toda a criação é boa, tudo o que existe é bom, por participar do ser de Deus, o mal é a ausência de uma perfeição devida e a essência do mal é a privação ou ausência do bem. Além da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu também uma teoria do conhecimento e uma Antropologia, deixou também escrito conselhos políticos: Do governo do Príncipe, ao rei de Chipre, que se contrapõe, do ponto de vista da ética, ao O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

    1457 – Rei Henrique VII de Inglaterra (m. 1509).
    1540 – Ludolph van Ceulen, matemático alemão (m. 1610).
    1600 – Papa Clemente IX (m. 1667).
    1800 – António Feliciano de Castilho, escritor português (m. 1875).
    1822 – Alexander Mackenzie, segundo primeiro-ministro do Canadá (m. 1892).
    1841 – Henry Stanley, explorador galês (m. 1904).
    1853 – Jose Martí, escritor cubano e mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha (m. 1895).
    1865 – Kaarlo Juho Ståhlberg, 1° presidente da Finlândia (m. 1952).
    1892 – Ernst Lubitsch, cineasta alemão, naturalizado estadunidense (m. 1947).
    1899 – August Annist, escritor e folclorista estoniano (m. 1972).
    1906 – Emídio Santana, militante anarco-sindicalista português.
    1918 – Castro Gonzaga, ator brasileiro (m. 2007).
    1922 – Robert W. Holley, bioquímico estadunidense (m. 1993).
    1935 – David Lodge, escritor inglês.
    1936
        Alan Alda, ator, diretor e escritor estadunidense.
        Ismail Kadare, escritor albanês.

    1938 – Raul Gil, apresentador de televisão e cantor brasileiro.

    1940 – Carlos Slim, mexicano, considerado o empresário mais rico do mundo.
Carlos Slim Helú (Cidade do México, 28 de janeiro de 1940) é um empresário mexicano de origem libanesa. É conhecido no México por Midas, devido a sua habilidade em transformar empreendimentos decadentes em companhias saudáveis e lucrativas. Na lista da revista "Forbes", ele vem sendo, seguidamente, reconhecido como o homem mais rico do mundo. Saiba mais

    1942 - Hans-Jürgen Bäumler, ex-patinador artístico alemão.
    1945 – Robert Wyatt, músico inglês.
    1947 – Fernando Carvalho Rodrigues, físico português.
    1948
        Mikhail Baryshnikov, bailarino russo.
        Charles Taylor, político liberiano.
    1950 – Hamad bin Isa Al Khalifa, rei do Bahrein.
    1954
        Bruno Metsu, treinador francês de futebol.
        Philippe Bergeroo, ex-futebolista francês.
    1955 – Nicolas Sarkozy, político francês.
    1958
        Maitê Proença, atriz brasileira.
        Edevaldo de Freitas, ex-futebolista brasileiro.
    1959 – Frank Darabont, diretor de cinema francês.
    1963 – António Filipe, político português.
    1964 – Rui Nova, locutor de rádio e cantor português.
    1965 – Marcello Antony, ator brasileiro.
    1968
        Edmond Abazi, ex-futebolista albanês.
        Sarah McLachlan, cantora canadense.

    1969 – Fernando Cornejo, ex-futebolista chileno (m. 2009).

    1973 – Cynthia Benini, jornalista brasileira.

O tipo de jornalismo do Jornal do SBT - 1ª Edição e SBT Notícias Breves foi bastante criticado por ter uma bancada transparente. Isso levou muitos colunistas a declararem que o jornal enfatizava mais as cruzadas de pernas das apresentadoras do que as notícias em si. Como jornalista, Cynthia Benini também foi apresentadora nos canais MTV, Sport TV, Futura, Superstation, TV Escola e E! Entertainment television. Também fundou uma revista, a Hy-P Book. 
Em 2007, Cynthia Benini foi convidada por Silvio Santos para ancorar, junto com o jornalista Carlos Nascimento, o telejornal SBT Brasil e, posteriormente, o Jornal do SBT - Noite. (Wikipedia)

    1974 – Magglio Ordóñez, jogador de beisebol venezuelano.
    1975
        Susana Feitor, marchadora portuguesa.
        Junior Spivey, jogador de baseball norte-americano.
    1977
        Marcelo Lipatin Lopez, futebolista uruguaio.
        Nádia Almada, transexual portuguesa.
        Takuma Sato, piloto japonês de corridas.
        Talita Castro, atriz brasileira.
        Joey Fatone, cantor estadunidense (ex-integrante do grupo 'N Sync).
    1978
        Jamie Carragher, futebolista inglês.
        Papa Bouba Diop, futebolista senegalês.
        Gianluigi Buffon, futebolista italiano.
        França, futebolista brasileiro.
        Jasmin Handanovič, futebolista esloveno.
    1979
        Samantha Schmütz, atriz e humorista brasileira.
        Melvin Brown, futebolista mexicano.
    1980
        Nick Carter, cantor estadunidense.
        Yasuhito Endō, futebolista japonês.
    1981
        Elijah Wood, ator estadunidense, que ganhou projeção com o personagem Frodo do filme O Senhor dos Anéis.
        Marko Babić, futebolista croata.
        Patrick Mtiliga, futebolista dinamarquês.
        Maykel Galindo, futebolista cubano.
    1982
        Patrícia Dejesus, modelo e atriz brasileira.
        Tam Nsaliwa, futebolista canadense.
        Allyson, futebolista brasileiro.
        Jan Kopecký, piloto tcheco de ralis.
    1983
        Sandy Leah Lima, cantora brasileira.
        Richard Pacquette, futebolista dominiquense.
        Urko Rafael Pardo, futebolista belga.
    1984
        Andre Iguodala, jogador de basquete estadunidense.
        Issam Jemâa, futebolista tunisiano.
    1985

        Aya Miyama, futebolista japonesa.
        Álvaro Pereira, futebolista uruguaio.
        Lisbeth Trickett, nadadora australiana.

    1986
        Miguel Torres, futebolista espanhol.
        Antonis Petropoulos, futebolista grego.
    1989 – Siem de Jong, futebolista holandês.
    1991 – Wellington, futebolista brasileiro.
    1992 – Sergio Araujo, futebolista argentino.
    1998 – Ariel Winter, atriz norte-americana.


    814 – Carlos Magno, Rei de França (n. 742).
    1119 – Papa Gelásio II.

    1547 – Rei Henrique VIII de Inglaterra, fundador da Igreja Anglicana (n. 1491).

    1621 – Papa Paulo V, (n. 1552).
    1688 – Ferdinand Verbiest, astrónomo, cientista, jesúita e missionário flamengo (n. 1623).
    1865 – Felice Romani, poeta, libretista e profesor de literatura e mitologia italiano (n. 1778).

    1891 – Nikolaus Otto, engenheiro alemão inventor do motor de combustão interna nomeadamente do ciclo de Otto (n. 1832).

    1898 – Roberto Ivens, militar português (n. 1850).
    1916 – Ramiro Barcellos, político brasileiro (n. 1851).
    1924 – Teófilo Braga, político, escritor e ensaísta português (n. 1843).
    1939 – William Butler Yeats, poeta irlandês (n. 1865).
    1963 – John Farrow, diretor de cinema australiano que fez carreira nos Estados Unidos (n. 1904)
    1972 – Dino Buzzati, escritor e jornalista italiano (n. 1906).

    1996 - Jerome Siegel, ilustrador estadunidense (n. 1914).

    1997 – Antônio Callado, jornalista e escritor brasileiro membro da ABL (n. 1917).
    1998
        Salvador Arena, empresário brasileiro.
        Shotaro Ishinomori, mangaká e criador do gênero Kamen Rider (n. 1938).

    2002 – Astrid Lindgren, escritora sueca de livros infantis. Píppi Meialonga, ou Pipi das Meias Altas (em Portugal), é a sua personagem mais famosa (n. 1907).
    2003
        Cícero Dias, pintor brasileiro (n. 1907).
        Emília Rotter, patinadora artística húngara (n. 1906).
    2009 - Billy Powell, tecladista da banda de Rock estadunidense Lynyrd Skynyrd (n. 1952)


Brasil
    Aniversário da cidade de Apucarana- Paraná .
    Aniversário da cidade de Castanhal, Pará.
    Aniversário da cidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul.
    Dia do Comércio Exterior .
    Dia do Portuário.

Religião Católica
    Dia de São Tomás de Aquino – Santo da Igreja Católica.

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.