domingo, 6 de janeiro de 2013

Notícias e Informações > 6 de janeiro de 2013 > Hoje, dia dos Santos Reis Magos, o assunto é presépio e arte sacra

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Madison Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

Igreja é arte e arte é História > A Ordem Terceira de São Francisco, uma igreja que virou, sem querer, um museu colonial http://is.gd/PPHtT8 A Igreja, multi centenária, fica no Largo de São Francisco, ao lado das arcadas da Faculdade de Direito de São Paulo e, sem que essa fosse a intenção, foi acumulando um precioso acervo cultural e artístico. Esta Nossa Senhora (abaixo), com feições de adolescente, é um biotipo caracteristicamente brasileiro. Um detalhe: os cabelos são naturais, doados por certa beata que alcançara uma graça. Não é uma escultura completa, tem o rosto e as pernas, mas o corpo é formado de uma armação leve de metal leve, para ser transportada no andor sem fazer muito peso.










Dia dos Santos Reis > No Mosteiro da Luz, em São Paulo (a igreja do Frei Galvão), um museu permanente de arte sacra http://is.gd/023Kp2 O Mosteiro da Luz é uma das duas igrejas projetadas e construídas pelo Frei Galvão (A outra é a da Ordem Terceira, citada no tópico anterior). Aqui repousam dos restos mortais do frade, já canonizado, mas que ninguém se acostuma chamá-lo de São Galvão. Na mente dos fieis, continua sendo Frei Galvão. A propósito, sabe a diferença entre frei e frade? Nenhuma, frei é um título que acompanha o nome e frade é a profissão exercida. "Frei Galvão é um frade." E ao contrário do que diz a reportagem, não foi a N. S. da Luz que deu o nome ao bairro onde está o Mosteiro e sim uma usina de força, já desativada, onde é hoje o quartel da Rota (o Bope paulista). Era a usina da luz, que deu nome ao bairro da Luz, onde fica a Pinacoteca do Estado e também o Museu da Língua Portuguesa. O nome da Nossa Senhora da Luz é consequência toponímica, ligada ao bairro e à Usina.







Dia dos Santos Reis > Em Santos, 35 presépios foram montados em um só lugar usando materiais, os mais estranhos http://is.gd/AmNbdc Eles não concorrem nas categorias de beleza ou luxo, mas na originalidade, pois foram construídos usando materiais não convencionais. Há presépio de arame, de carretéis, de tijolos, de origami, de bambu, de jornais, ou tudo mais que se possa imaginar.














Dia dos Santos Reis > D. Ciccillo trouxe ao Brasil o presépio napolitano, com 1.600 peças http://is.gd/e6AUHu Francisco Matarazzo Sobrinho, o Dom Ciccillo, exerceu profunda influência na arte paulistana, tendo, entre outros projetos, idealizado a Bienal de São Paulo. E foi dele a ideia de trazer para cá um presépio napolitano com 1.600 peças, que se encontra em exposição no Museu de Arte Sacra. Não é um presépio convencional, ele cria biotipos italianos em seu cotidiano, trabalhando,m cantando, passeando, todos com roupagem da época em que foram idealizados. É um importante registro da Nápoles do Século 19.














Maurício de Sousa > Ontem, quando anoitecia em marecias... http://twitpic.com/bsw38a 

"IstoÉ" com capa de 09/01 já está nas bancas, mas você pode ler a revista na íntegra, clicando aqui http://is.gd/qsCPZI 

Eventos em destaque no dia 6 de janeiro de 2013 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras http://is.gd/QjSH19 

06/01/2013> Bom dia>

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.