sábado, 5 de janeiro de 2013

Milestones > Eventos em destaque no dia 6 de janeiro de 2013 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Madison Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

6 de janeiro de 2013.
6º dia do ano no calendário gregoriano.
 Faltam 359 dias para acabar o ano (360 em anos bissextos).


Em 06/01/1879, nasce a pintora franco brasileira Nivoulies de Pierrefort 
Anne Marie Nivouliès de Pierrefort foi uma pintora francesa, impressionista, que viveu grande parte de sua vida no Brasil. Em 1944, Pierrefort ficou viúva, no entanto, mesmo sozinha no Brasil, resolveu não retornar à França naquele momento. Voltaria anos mais tarde, em 1950, e lá permaneceria até 1959, quando então retornaria definitivamente para o Brasil. Seu atelier no bairro da Glória era frequentado por muitos artistas iniciantes, que com ela aprendiam as técnicas impressionistas  Mais tarde, alguns deles se tornariam afamados pintores, tal como o diplomata Sergio Telles. Mesmo sozinha e viúva, Pierrefort ainda pintaria por quase mais uma década no Brasil, até sua morte, ocorrida em 24 de dezembro de 1968, no Rio de Janeiro.   Saiba mais Entre seus discípulos mais considerados está o pintor Sérgio Teles, que fez um livro sobre a mestra. 


Em 06/01/1832, nasce Gustave Doré, pintor e ilustrador de livros francês (m. 1883)
Paul Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 — Paris, 23 de janeiro de 1883) foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. Seu estilo se caracteriza pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871. Saiba mais


      353 – Último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos Católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos russos continuam comemorando em 6 de janeiro.

    1066 – Haroldo II é coroado Rei da Inglaterra
    1449 – Constantino XI é coroado imperador do Império Bizantino (seria o último)

    1502 – Descoberta da baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, pela expedição de Gonçalo Coelho, que recebe esse nome em homenagem a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus comemorada nesse dia.


    1509 – Casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Ana de Cleves (dissolvido a 9 de Julho, seis meses depois)
    1579 – Estimulados pelo novo governador espanhol Alexander Farnese, Duque de Parma, os estados do sul (situados hoje na sua maioria na Bélgica), assinaram a União de Atrecht expressando a sua lealdade ao Rei espanhol 

    1598 – Inicio da construção da Fortaleza dos Reis Magos em Natal, Brasil

    1802 – Em sua expedição científica pelas Américas, Alexander von Humboldt chega a Quito.

    1835 – Cabanagem (Brasil): os rebeldes atacam e conquistam a cidade de Belém, assassinando o presidente Sousa Lobo e o Comandante das Armas

    1838 – Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jersey

    1877 – Alois Hitler adota seu novo nome (anteriormente Aloys Schicklgruber).
    1880 – Fundação da cidade de Criciúma (Santa Catarina, Brasil)
    1912 – Novo México torna-se o 47º estado norte-americano

    1926 – Fundação da Lufthansa, empresa aérea estatal alemã.

    1927 – Os Estados Unidos invadem a Nicarágua
    1929 – Em reação à crise política que acometeu o Reino da Iugoslávia, o príncipe Alexandre institui uma ditadura pessoal

    1939 – Os EUA iniciam aproximação com o Brasil, convidando o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha para uma entrevista pessoal com o presidente Franklin Delano Roosevelt.
Oswaldo Aranha foi, durante uma boa parte de sua vida o lugar-tenente de Getúlio Vargas. Nos anos 30, quando Getúlio era governador do Rio Grande do Sul, Aranha era o vice e, como comandante da guarda civil, coube a ele detonar a Revolução de 30, que extinguiu a República Velha. Com a revolução nas ruas e Getúlio como seu comandante civil, Aranha ficou em Porto Alegre, assumindo o governo do Estado. Em 1934, com a instalação da Assembléia Nacional Constituinte, Getúlio nomeou-o seu representante, para participar como moderador das discussões parlamentares. Em 1947, com Getúlio senador, Aranha foi nomeado Ministro das Relações Exteriores e, nessa condição, abriu a Assembléia das Nações Unidas que criou o Estado de Israel. Em 1950, com Getúlio, outra vez, eleito Presidente, Aranha voltou ao governo para ocupar o Ministério da Fazenda. Voltando ao nosso assunto do título, estamos em 1939, ano em que se iniciou a Segunda Guerra Mundial. Getúlio fazia um duplo jogo político, mostrando sua simpatia para com a Alemanha, nosso grande parceiro econômico, por haver uma economia complementar perfeita entre os dois países, já que o Brasil era fornecedor de matérias primas e a Alemanha, fornecedora de máquinas e equipamentos bélicos. Mas, dentro da Doutrina Monroe, a lógica era o Brasil, país panamericano, se alinhar com os Estados Unidos, mas Getúlio buscava primeiro um acordo favorável, que acabou surgindo com um empréstimo dos E.U.A. para a construção da Cia. Siderúrgica Nacional, nossa primeira indústria de base para o alavancamento da economia brasileira. Esse acordo trouxe o desfecho natural que levou o Brasil a ceder bases militares aos Estados Unidos no Nordeste do páis, assim como a participar, junto aos aliados, na Itália, mandando para lá Força Expedicionária Brasileira.  Esta visita de Aranha a Roosevelt, em 1939, era apenas um início desse longo processo de morde-e-assopra.

    1942 – A empresa aérea Pan American World Airways realiza o primeiro voo comercial ao redor do mundo
    1944 – Fundação do Esporte Clube Avenida
    1950 – A Inglaterra reconheceu o governo da China Comunista, liderada por Mao-tsé Tung
    1963
        Criação do estado do Acre, Brasil
        Restabelecimento do sistema presidencialista no Brasil: um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo, em que cerca de 9 milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961.
O parlamentarismo não era estranho à política brasileira, já que ele vigorou aqui durante mais de meio século, durante o Império, quando o imperador exercia apenas o papel moderador e o governo ficava nas mão do chefe de gabinete. Então, os gabinetes caiam, mas o imperador permaneceu inabalável no poder durante meio século. Já o parlamentarismo instituído no país em 1961 era um remendo novo em pano podre e visava unicamente tirar o poder nas mãos do presidente João Goulart, transferindo-o para o Congresso. Votada a toque de caixa, a emenda parlamentarista trazia, em seu bojo, o germe da própria destruição, não sobrevivendo ao plebiscito, quando o eleitorado se manifestou maciçamente pela volta ao Presidencialismo.

    1987 – Caminhoneiros do porto de Santos, em São Paulo, entraram em greve. O protesto afetou 50 navios dos quais 37 tiveram de aguardar atracamento.

    1988 – Maílson da Nóbrega tomou posse como quarto ministro da Fazenda do governo de José Sarney.
Mailson foi o autor do Plano Arroz com Feijão, o último dos pacotes econômicos do governo Sarney. Na prática, este plano consistia em não fazer nada e ir empurrando a economia com a barriga até o final do governo Sarney. Como consequência, o último mês do governo Sarney fechou com uma inflação de 84% NO MÊS!!!

    1999
        Invasão da capital Serra Leoa, Freetown, por rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Foday Sankoh e seus aliados da ex-junta do tenente-coronel Johnny Paul Koroma, após uma guerra de assédio no interior do país.
        O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), decretou a moratória de seu Estado: durante noventa dias, contados a partir de 1º de janeiro, seu governo suspendeu o pagamento de todas as dívidas.

Culturais e de mídia/média
    1868 – Publicação do livro A Gênese, de Allan Kardec.
    1964 – Os Rolling Stones estrearam sua primeira turnê, no interior da Inglaterra.
    2004 – A Apple introduz ao mercado o iPod mini.

    2005 – A obra "Fonte" sofre ataque por um francês de 77 anos com um martelo.
A peça famosa do artista deu origem ao Conceito Duchamp, ou Ready Make, segundo o qual qualquer objeto, exposto no momento e hora adequada pode tornar-se uma obra de arte. Não por acaso, Duchamp afirmaria mais tarde que "será arte tudo o que eu disser que é arte" - ou seja, todo acervo artístico que nos foi legado pelo passado só é considerado arte porque alguém assim o disse e nós nos habituamos a admiti-lo. Esse mesmo conceito é aplicado pelos curadores de Bienais na seleção de obra. Se você convencer o curador que um hot dog é arte, então, ele passará a ser arte.


    1256 - Santa Gertrudes de Helfta, cirterciense, mística e teóloga alemã (m. 1302).
    1367 – Rei Ricardo II de Inglaterra (m. 1400)

    1412 – Joana d'Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa canonizada pelo Papa Bento XV (m. 1431)

    1587 – Conde-Duque de Olivares, nobre espanhol (m. 1645)
    1714 – Percivall Pott, cirurgião inglês (m. 1788)

    1745 – Jacques-Étienne Mongolfier, inventor do primeiro balão tripulado (m. 1799)

    1761 – Kaspar Maria von Sternberg, naturalista checo (m. 1838)
    1822 – Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão, descobridor de Tróia (m. 1890)

    1829 – Alexander Latimer Blackford, missionário norte-americano, pioneiro na implantação da Igreja Presbiteriana do Brasil (m. 1890)

    1838 – Max Bruch, compositor alemão (m. 1920)
    1858 – Sébastien Faure, anarquista francês (m. 1942)
    1872 – Alexander Scriabin, compositor e pianista russo (m. 1915)
    1873 – Juliano Moreira, médico brasileiro (m. 1932).
    1878 – Carl Sandburg, poeta, historiador, novelista e folclorista estadunidense (m. 1967)
    1883 – Khalil Gibran, ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista libanês (m. 1931)

    1888 – Emmerico Nunes, desenhista português (m. 1968)

    1901 – José Gaspar de Affonseca e Silva, 2° arcebispo da Arquidiocese de São Paulo (m. 1943).
    1907 – Marques Rebelo, (Eddy Dias da Cruz), escritor e jornalista brasileiro; membro da Academia Brasileira de Letras (m. 1973).
    1910
        Brandão Filho, ator brasileiro (m. 1998)
        Wright Morris, novelista, ensaista e fotógrafo estadunidense (m. 1998)

    1913 – Loretta Young, atriz estadunidense (m. 2000)

    1926 – Kim Dae-jung, ex-presidente sul-coreano.
    1928 – Carlos Manga, ator e diretor brasileiro.
    1933 – Oleg Makarov, cosmonauta russo (m. 2003).
    1934 – Tassos Papadopoulos, político cipriota (m. 2008).
    1936 – Julio María Sanguinetti, político uruguaio.
    1939 – Murray Rose, nadador australiano, campeão olímpico.
    1943 – Terry Venables, treinador inglês de futebol.
    1944 – Rolf M. Zinkernagel, imunologista suíço.
    1945 – Walter Franco, cantor e compositor paulistano.
    1946 – Syd Barrett, fundador, vocalista, guitarrista e compositor dos Pink Floyd.(m. 2006)
    1949 – José Pacheco Pereira, político, comentador e historiador português.
    1953 – Malcolm Young, guitarrista da banda australiana AC/DC.
    1954
        Anthony Minghella, diretor de cinema inglês (m. 2008).
        Luis Ramírez Zapata, ex-futebolista salvadorenho.
    1955 – Rowan Atkinson, ator e comediante inglês, famoso por interpretar Mr. Bean.
    1957 – Michael Foale, astronauta anglo-estadunidense.

    1958 – Cássia Kiss, atriz brasileira.

    1960
        Ademir Roque Kaefer, ex-futebolista brasileiro.
        Natalia Bestemianova, patinadora artística soviética/russa.
    1962 – Ray Houghton, ex-futebolista irlandês.
    1967 – Dave Matthews, criador da Dave Matthews Band.
    1968 – John Singleton, ator estadunidense.
    1969 – Ilie Dumitrescu, ex-futebolista romeno.
    1970
        Leonardo Astrada, treinador e ex-futebolista argentino.
        Tsanko Tsvetanov, ex-futebolista búlgaro.
    1971 – Joey Lauren Adams, atriz estadunidense.
    1972 – Marcelo Médici, ator brasileiro.
    1974
        Fernando Correa, futebolista uruguaio.
        Thomas Rytter, ex-futebolista dinamarquês.
    1975 – Ricardo, jogador brasileiro de vôlei de praia.
    1976 – David Di Michele, futebolista italiano.
    1978 – Ignas Dedura, futebolista lituano.
    1979 - Juris Laizāns, futebolista letão.
    1980
        Steed Malbranque, futebolista franco-belga.
        Ander Vilariño, piloto espanhol de corridas.
    1982 – Israel Damonte, futebolista argentino.
    1983 – Thiago Coimbra, futebolista brasileiro.
    1984
        Anselmo, futebolista português.
        Hugo Colace, futebolista argentino.
    1986
        Alex Turner, vocalista da banda Arctic Monkeys.
        Paul McShane, futebolista irlandês.
        Sergiy Stakhovsky, tenista ucraniano.
    1987 – Bongani Khumalo, futebolista sul-africano.
    1988 – Jeff, futebolista brasileiro.
    1990 – Alex Teixeira, futebolista brasileiro.
    1997 – Ray Ray, cantor do grupo Mindless Behavior


    1616 – Doroteia da Dinamarca, filha do rei Cristiano III da Dinamarca (n. 1546)

    1852 – Louis Braille, professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos (n. 1809)

    1876 – Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, político português (n. 1795)
    1884 – Gregor Mendel, botânico austríaco (n. 1822)
    1918 – Georg Cantor, matemático alemão (n. 1845)
    1919
        Jacques Vaché, escritor francês (n. 1896)
        Theodore Roosevelt, 26º presidente estadounidense (n. 1865)
        Max Heindel, cristão ocultista e místico (n. 1865)
    1937 – Irmão André, religioso canadense (n. 1845)
    1963 - Frank Tuttle, cineasta estadunidense (n. 1892)
    1974 – David Alfaro Siqueiros, pintor mexicano (n. 1896)

    1980 – Petrônio Portela, ex-ministro da educação brasileiro (n. 1925)

    1989 – Elisa Lispector, escritora brasileira (n. 1911)
    1990 – Pavel Alekseyevich Cherenkov, físico russo (n. 1904)
    1993
        Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz americano (n. 1917)

        Rudolf Nureyev, bailarino e coreógrafo russo (n. 1938)
    1994
        Cláudia Magno, atriz brasileira (n. 1958)
        Ilse Losa, escritora portuguesa de origem alemã (n. 1913)
    2006 – Lou Rawls, cantor norte-americano de blues (n. 1934)
    2010 – Beniamino Placido, jornalista e escritor italiano (n. 1929)

Brasil
    Aniversário de Angra dos Reis, Rio de Janeiro
    Aniversário de Criciúma, Santa Catarina
    Aniversário de Itapuranga, Goiás
    Aniversário de Paraibano, Maranhão
    Festa de São Benedito Iguape, São Paulo

Japão
    Parada dos bombeiros de Tóquio

Religioso
    Dia de Reis e Epifania
    Dia consagrado à Senhora do Destino, na mitologia celta (v. Mãe tríplice)

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.