sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Eventos em destaque no dia 4 de janeiro de 2014 > Sábado > Fonte: Wikipedia

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

  "Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > O caminhar de 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


4 de janeiro de 2014.
4.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 361 dias para acabar o ano.


275 — É eleito o Papa Eutiquiano

1558 — Chegada de Mem de Sá no Brasil.

1642 — Guerra civil inglesa: tentativa de aprisionar 5 membros do Parlamento por traição falha.
1721 — Editado decreto que confirma os estatutos da Academia Real de História Portuguesa.
1798 — A pequena república de Mulhouse anexa-se à França.

1808 — Criação da primeira tipografia no Brasil.
Foi um dos primeiros atos do príncipe regente D. João, no processo de instalação do governo real no Brasil.

1817 — Fundação do Condado de Bond (estado de Illinois, EUA).

1895 — O capitão francês Albert Dreyfus, judeu, foi condenado sob a falsa acusação de passar segredos militares aos alemães e perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. O caso virou exemplo do anti-semitismo que reinava na Europa.

1896 — Utah torna-se o 45º estado estadunidense.

1900 — Esta data é tida como referência à medida do segundo (1/31.556.925,9747 do tempo que levou a Terra a girar em torno do Sol a partir das 12 horas).

1918 — A Finlândia é reconhecida independente pela Rússia.

1922 — Depois de organizar um greve contra o aumento de impostos, Mahatma Gandhi foi preso na Índia. Declarando-se culpado, foi solto em 1924.

1948 — Independência de Myanmar, antiga Birmânia.

1950 — A RCA Victor declarou que começaria a produzir discos de longa duração, os LPs de vinil, atualmente conhecidos como "bolachões".
Os discos padrão na época eram de 78 rotações por minuto (RPM) com uma música de cada lado e quebravam-se facilmente. Já os discos de vinil, com apenas 33 RPM eram mais resistentes e comportavam 6 músicas de cada lado. Para preservar o costume dos músicos e do público, passou-se a fabricar também compactos de 7 polegadas, com uma música de cada lado, mais baratos que o Long Play (LP). A Inglaterra lançou um padrão próprio de 45 RPM, que não fez muito sucesso fora do país. No início dos anos 70 tentou-se introduzir no mercado discos de vinil com apenas 16 RPM, que não caíram no gosto do publico e foram logo recolhidos. No frigir dos ovos, o grande vencedor foi o vinil de 12 polegadas, com 33 RPM, que continua cotado até hoje, e que voltou a ser fabricado para um público seleto, que não dispensa o chiado de fundo da reprodução. Outra mudança de comportamento foi quanto à duração da música que era, em geral, de 3 minutos, o máximo que dava para colocar em um disco de 78 RPM. Com o Long Play de 33 RPM esse limite deixou de existir e uma composição poderia ter o tempo desejado pelo compositor, valiando de uma música para outra, conforme se observa nos sulcos do disco abaixo.

1951 — Seul é capturada por forças chinesas e norte-coreanas.

1954 — Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley pagou 4 dólares para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fizeram juntos algumas gravações comerciais.

1956 — O pintor Cândido Portinari entregou os painéis de Guerra e paz para a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

1958 — Edmund Hillary atinge o Pólo Sul.
1960 — Assinado o tratado que cria a Associação Europeia de Livre Comércio.

1966 — O Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S.Paulo, foi lançado.
Em verdade o JT já existira por um pequeno período lá pelos anos 30, mas sua circulação foi logo suspensa por falta de público. Neste relançamento, todo cuidado foi tomado para chegar à linguagem certa para o público certo, um público jovem, escolarizado e de classe média, mas que prefere a linguagem coloquial, menos sofisticada que a do Estadão. Então, a "edição zero", que os jornais fazem como piloto e que só circula dentro da redação, foi repetida 30 vezes. Foram 30 dias, uma "edição zero" por dia. E o lançamento do jornal nas bancas atingiu em cheio o público alvo. Uma simples "carta à redação", que se presume foi adrede preparada dentro do próprio jornal, acusava a Editora Abril, a Rede Globo e o jornal "Folha de São Paulo" de haverem recebido dinheiro do grupo estrangeiro "Time-Life" e a publicação dessa carta apócrifa causou tamanha reação das três editoras acusadas que a simples repercussão dada por elas representou a melhor publicidade que o jornal precisava em seu lançamento. Ganhou espaço no mercado e nele permaneceu por mais de 40 anos, até envelhecer se despedir do público que, a essa altura, não era mais jovem, nem estava compromissado com esse tipo de mídia. Na imagem abaixo, a capa saudosa da última edição.
1974 — Na Espanha, presta juramento o novo primeiro-ministro Arias Navarro.

1988 — O cartunista Henfil faleceu vítima de aids. Hemofílico, ele foi contaminado numa transfusão de sangue. 

Em Cabul, União Soviética e Estados Unidos iniciam conversações para pôr fim à guerra do Afeganistão.
1994 — A Lituânia torna-se o primeiro estado báltico a pedir a entrada na NATO.

2006 — Ariel Sharon sofre um acidente vascular cerebral e se afasta das funções de primeiro-ministro de Israel.

2010 — Inauguração do Burj Dubai, o edifício mais alto feito pelo homem.

Culturais e de media/mídia
1875 — Fundação do jornal brasileiro "A Província de São Paulo", que, após a Proclamação da República, passou a chamar-se "O Estado de S. Paulo".
O jornal nasceu republicano e manteve essa linha até que a república fosse proclamada. A partir daí, mudou o nome para "O Estado de São Paulo" e a família Rangel Pestana começou a afastar-se do jornalismo para enveredar na política, indo, um deles, ao Rio de Janeiro, para participar, com Rui Barbosa, da comissão de notáveis que redigiria a nova constituição. Por fim, o jornal foi vendido a um de seus empregados da maior confiança, o jornalista Julio Mesquita, cuja família está à frente da empresa até hoje. A família Rangel Pestana ganhou o nome de uma avenida em São Paulo que sai da rua do Carmo, atravessa o Parque D. Pedro e vai terminar na Estação do Norte (Estação Presidente Roosevelt), um ponto histórico da cidade, por onde chegavam as autoridades que vinham da Capital Federal, o Rio de Janeiro.

1936 — A Billboard publica seu primeiro ranking musical.
1947 — É distribuída a primeira edição do jornal alemão Der Spiegel.


1338 — Maomé V, oitavo rei nasrida de Granada entre 1354 e 1391, com um interregno (m. 1391).

1643 — Isaac Newton, físico britânico (m. 1727).
A história mais popular é a da maçã de Newton. Se por um lado essa história seja mito, o fato é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. Essa história envolve muito humor e reflexão. Muitas charges sugerem que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado por baixo de uma macieira, e que seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade. A pergunta não era se a gravidade existia, mas se ela se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita. Newton mostrou que, se a força diminuísse com o quadrado inverso da distância, poderia então calcular corretamente o período orbital da Lua. Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal". Wikipedia

1747 — Vivant Denon, arqueólogo e artista francês (m. 1825).

1809 — Louis Braille, professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos que leva seu sobrenome (m. 1852).
Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809 em Coupvray, na França, a cerca de 40 quilómetros de Paris. O seu pai, Simon-René Braille, era um fabricante de arreios e selas. Aos três anos, provavelmente ao brincar na oficina do pai, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda, possivelmente uma sovela. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total. A cegueira de Braille foi uma benção para a humanidade e perpetuou seu nome com o alfabeto criado para deficientes visuais Mais

1829 — Tito Franco de Almeida, político brasileiro (m. 1899).

1839 — Casimiro de Abreu, poeta brasileiro (m. 1860).
Casimiro de Abreu morreu aos 21 anos e tudo o que deixou foi um pequeno livro de poesias, "As Primaveras", mas o suficiente para colocar seu nome na história da literatura brasileira. Era desses tipos que giravam fora do eixo. Seu pai, um comerciante abastado, mandou-o estudar em Portugal e ele passava o tempo fazendo poesias. De volta ao Brasil, convenceu o pai a dar-lhe dinheiro para a publicação de seu livro. Pagou parte à editora e gastou o resto. A dívida com a editora só viria a ser paga por seu pai, após a morte do poeta. Não se pode acusá-lo de nada. Era desses espécimes que só aparecem um em um milhão e que tem não só o direito como a obrigação de ser diferentes. Romântico, espontâneo e ingênuo, ao contrário de Castro Alves, não queria mudar o mundo, buscava a beleza nas coisas mais simples da vida. Mais "Meus oito anos" até uma criança entende a simplicidade dos versos, mas a estrutura do texto é bem mais complexa do que parece Veja

1864 — George Albert Smith, cineasta britânico, inventor do Kinemacolor (m. 1959).
1871 — Rui Teles Palhinha, botânico e professor universitário português (m. 1957)

1894 — Manuel Dias de Abreu, médico brasileiro, inventor do diagnóstico da tuberculose (m. 1962).
A abreugrafia, popular nos anos 60, chegou a ser obrigatória como exame profissional de saúde, por ser feita em filmes de 35 milímetros, barateando sensivelmente o custo. Com o tempo, e o barateamento do processo tradicional de chamas de raios X em tamanho natural, a abreugrafia caiu em desuso.

1929 — René Gagnaux, médico e missionário suíço que trabalhou em Moçambique(m. 1990).

1932 — Carlos Saura, cineasta espanhol.

1934 — Elias Gleiser, ator brasileiro.
1939 — Igor Chislenko, futebolista russo (m. 1994).
1940 — Brian David Josephson, físico britânico.
1945 — Vesa-Matti Loiri, ator, músico, flautista e cantor finlandês.
1950 — Massimo Luca, músico italiano.
1954 — Oleg Romantsev, ex-futebolista e treinador russo de futebol.
1955 — Wolfgang Tiefensee, político alemão. 
Brian Ray, cantor e guitarrista americano
1956 — Bernard Sumner, músico britânico.
1960 — Michael Stipe, vocalista da banda de rock estadunidense R.E.M..
1962 
Norton Nascimento, ator brasileiro (m. 2007).
Peter Steele, vocalista, baixista e principal compositor da banda de metal gótico Type O Negative (m. 2010).
1963 
Till Lindemann, nadador alemão e vocalista da banda de metal Rammstein.
Elena Valova, patinadora artística russa.

1965 — Julia Ormond, atriz britânica.
1966 — Ladislav Maier, ex-futebolista tcheco.
1968 — Júlio Rasec, tecladista dos Mamonas Assassinas (m. 1996).
1971 — Richie Hearn, piloto norte-americano de corridas.
1973 
Rosen Kirilov, ex-futebolista búlgaro.
1977 
Jonathan Cochet, piloto francês de corridas.
Irán Castillo, atriz mexicana.
1978 
Dominik Hrbatý, tenista eslovaco.
Karine Ruby, esquiadora francesa (m. 2009).
André Neles, futebolista guinéu-equatoriano.
1979 
Tristan Gommendy, piloto francês de corridas.
Damian Gorawski, futebolista polonês.
Fábio Bilica, futebolista brasileiro.
1980 — Miguel, futebolista português.
1982 — Paulo Ferrari, futebolista argentino.
1985 
Ross Turnbull, futebolista inglês.
Réver, futebolista brasileiro.
1986 — James Milner, futebolista inglês.
1988 
Maksym Pashayev, futebolista ucraniano (m. 2008).
1989 — Graham Rahal, piloto norte-americano da IRL, filho de Bobby Rahal.
1990 
Alberto Paloschi, futebolista italiano.
Toni Kroos, futebolista alemão.
1993 - Manu Gavassi, cantora brasileira.


1248 — Sancho II de Portugal, no exílio (n. 1207).

1309 — Beata Ângela de Foligno, mística italiana (n. 1248).
1786 — Moisés Mendelssohn, filósofo alemão (n. 1729).
1825 — Fernando I, rei das Duas Sicílias (n. 1751).
1941 — Henri Bergson, filósofo francês (n. 1859).

1960 — Albert Camus, escritor e filósofo francês (n. 1913).

1961 — Erwin Schrödinger, físico austríaco (n. 1887).
1969 — Daisy e Violet Hilton, as gêmeas siamesas ligadas pelo quadril e vítimas da Gripe de Hong Kong (n.1908)

1965 — T. S. Eliot, poeta modernista, dramaturgo e crítico literário britânico-estadunidense (n. 1888).

1985 — Brian Horrocks, militar britânico (n. 1895).
1986 — Christopher Isherwood, escritor britânico (n. 1904).
1986 — Phil Lynott, vocalista/baixista/músico britânico da banda de hard rock Thin Lizzy
1990 — José Maria Santos, ator brasileiro (n. 1933).
1999 — Kisshomaru Ueshiba, filho de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido (n. 1921).
2007 — Padre Léo, sacerdote católico (n. 1961).

2009 — Touro Bandido, morre o maior touro brasileiro de rodeios conhecido mundialmente.

2010 
Casey Johnson, socialite e lésbica estadunidense (n. 1979).

Erasmo Dias, militar e político brasileiro (n. 1924).
Antônio Erasmo Dias (Paraguaçu Paulista, 2 de junho de 1924 — São Paulo, 4 de janeiro de 2010) foi um militar do Exército, historiador e político brasileiro. Ganhou notoriedade nacionalmente quando, ocupando o cargo de secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, comandadou a tomada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 22 de setembro de 1977, no que foi chamado de "A invasão da PUC", onde uma reunião de estudantes pretendia refundar a União Nacional dos Estudantes (UNE) e por ter sido encarregado das operações de combate à guerrilha de Carlos Lamarca no Vale do Ribeira. Erasmo Dias faleceu aos 85 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Wikipedia A exemplo do general Eurico Gaspar Dutra, que derrubou o Estado Novo de Getúlio Vargas e, em seguida, elegeu-se presidente da República com o apoio do mesmo Getúlio, Erasmo Dias era um militar do tipo que se convencionou chamar de "Caxias", ou seja, respondia às ordens de comando cegamente, sem colocar em nas ações a sua opinião pessoal, política ou militar, executando as missões dentro do princípio de que "ordens de comando são para serem obedecidas e não discutidas". Por isso, a sua personalidade como militar nada tinha a ver com sua personalidade na vida particular, uma pessoa amável e muito chegada à família. O que ficou registrado na história foi a sua participação no período mais negro da ditadura militar, da qual a invasão à PUC foi apenas um, dentre outros tantos episódios menos conhecidos, que tornaram negativa sua passagem pela vida pública. A notícia da morte

Hywel Teifi Edwards, escritor galês (n. 1924).
Johan Ferrier, ex-presidente do Suriname (n. 1910).
Lew Allen, militar estadunidense (n. 1925).

Ludwig Wilding, pintor alemão (n. 1927).

Sandro de América, cantor argentino (n. 1945).
Tadeusz Góra, aviador e militar polonês (n. 1918).

Tsutomu Yamaguchi, sobrevivente dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki (n. 1916).

2011 — Gerry Rafferty, cantor, compositor e músico escocês (n. 1947).


Angola
Angola: Dia dos Mártires da Repressão Colonial

Brasil
Criação do estado de Rondônia
Aniversário do Município de Imaculada, Paraíba,
Aniversário do Município de Lagoa Seca, Paraíba
Aniversário do Município de Santiago, Rio Grande do Sul

Internacional
Dia Mundial do Braille.

Religiosos – Católico
Dia da Beata Ângela de Foligno.
Dia de São Clemente de Sardes.

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.