sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro > A partir de hoje, até 16 de março, no EAV Parque Lage, a “Quarta mostra – Programa Aprofundamento 2013”

EAV Parque Lage abre a “Quarta mostra – Programa Aprofundamento 2013”

No dia 24 de janeiro (sexta-feira), às 19h, será aberta a exposição ‘Quarta mostra – Programa Aprofundamento 2013’, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura. Com curadoria de Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos – professores do programa –, a mostra conta com obras de 16 artistas, todos alunos do Aprofundamento, cujos portfólios foram selecionados entre cerca de 120 do Rio de Janeiro e de outros estados do país.

Destina-se a artistas e pesquisadores com mais de 21 anos e com processo de trabalho consolidado, que busquem o aprofundamento de sua formação e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção.

Esta é a quarta turma do Programa, que é anual e gratuito. O Aprofundamento prioriza e estimula processos, por meio de encontros e discussões suscitadas pelos professores e pelos estudantes, sem lançar mão a programas pedagógicos de ensino da arte pré-estabelecidos. “Observamos que esta opção torna-se mais complexa e rigorosa em razão da multiplicidade de indagações, das complexas trocas surgidas durante este processo. Ali, discutimos propostas trazidas pelos estudantes que possam apontar caminhos possíveis”, explica Fernando Cocchiarale.

A mostra reúne cerca de 30 trabalhos, dos alunos Amalia Giacomini, Anderson Ramalho, André Griffo, Bia Petrus, Anton Steenbock, Erica Tulip, Khalil Charif, Leandro Fazolla, Lippe Muniz, Luana Aguiar, Lucas Osório, Mariana Estellita, Mário Band’s, Mayana Redin, Pedro Sánchez e Srinivas Mangipudi. Segundo os curadores, “os trabalhos são como comentários, crônicas sobre a cidade, a arquitetura, os modos de convivência”. “Este grupo se caracterizou por um aguçado senso de atualidade. Além disso, percebemos certo empenho na pesquisa das referências na história da arte, dos recursos técnicos, do uso bem humorado de ferramentas infográficas e do simples gesto de caminhar pela cidade”, afirma Marcelo Campos.

 Anna Bella Geiger completa: “a todo instante, discursos, ainda não totalmente formulados pelos estudantes, se tornam desafios para o reconhecimento dessas propostas ainda não claramente explicitadas”.

O resultado de todo este processo poderá ser visto nesta mostra, que ocupará as Galerias da EAV entre os dias 24 de janeiro e 16 de março.


Mais sobre os curadores:

Anna Bella Geiger

Artista. Graduada em Letras Anglo-Germânicas pela UFRJ e em Sociologia da Arte

pela New School for Social Research, NY. Realizou exposições individuais e participou de coletivas como a Video Art, no Institute of Contemporary Art of Philadelphia,  recebeu prêmios e bolsas no Brasil e internacionais, como a da Guggenheim Foundation, NY .Seus trabalhos integram coleções como a do MoMA (Nova York) , do Victoria & Albert Museum, Londres, the Fogg Collection of  Photography, Harvard,Boston, do Centre Georges Pompidou (Paris). Publicou, com Fernando Cocchiarale, o livro Abstracionismo geométrico e informal (Funarte, 1987).


Fernando Cocchiarale

Fernando Cocchiarale é crítico de arte. Estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ) e participou de várias mostras, especialmente de vídeo, no Brasil e no exterior. Cocchiarale integra, no início da década de 90, a mostra retrospectiva “Anos 70 – Fotolinguagem”, no Parque Lage. Graduou-se em filosofia pela PUC do Rio de Janeiro e passou a escrever, mais sistematicamente, para publicações de arte. Tornou-se professor de História da Arte e Estética do curso de especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil da PUC-RJ. Atuou, ainda, como curador do MAM RJ (2000-2008). É filósofo, crítico de arte, curador e professor.


Marcelo Campos

Professor e coordenador de graduação-Instituto de Artes da UERJ. Doutor em Artes Visuais- PPGAV da EBA-UFRJ e da EAV Parque Lage. Tem textos publicados em periódicos e catálogos nacionais e internacionais. Curador de diversas exposições, entre as quais,”Faustu”, de José Rufino, "E agora toda terra é barro“CCBNB e ”O amor do pássaro rebelde”, nas Cavalariças do Parque Lage, ambas de Brígida Baltar, Cariri e Fortaleza (2008/2009); Sertão contemporâneo, Caixa Cultural-RJ e Salvador (2008/2009). É crítico, curador e professor.


Serviço:

Exposição “Quarta mostra – Programa Aprofundamento 2013”

Galerias 1, 2 e Galeria EAV

Curadores: Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos

Artistas responsáveis: Amalia Giacomini, Anderson Ramalho, André Griffo,

Bia Petrus, Anton Steenbock, Erica Tulip, Khalil Charif, Leandro Fazolla,

Lippe Muniz, Luana Aguiar, Lucas Osório, Mariana Estellita, Mário Band’s, Mayana

Redin, Pedro Sánchez e Srinivas Mangipudi.

Abertura: dia 24 de janeiro, sexta-feira, às 19h

Até 16 de março de 2014

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botanico, 414

Visitação:
De segunda a quinta, das 9h às 19h;
sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Mais informações: 3257-1800/ www.eavparquelage.rj.gov.br


Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 99738-1243/ bchataignier@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.