domingo, 20 de julho de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 20 de julho de 2014 > Domingo

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Croatas
"Tko kupuje što mu ne treba, prodavat će što mu treba."
Literalmente > "Quem compra o que não precisa, vai vender o que precisa."
Em espanhol > ‘El que compra lo que no necesita terminará vendiendo lo que necesita’ 
Em inglês > He who buys what he does not need will (eventually have to) sell what he needs).
Em português > Quem compra o inútil, para pagar a conta, acaba tendo de vender o útil.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1847 , nasce Max Liebermann, pintor alemão (m. 1935).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Max Liebermann em 1904

Jardim em Leiden1889Berlim

Rapazes na praia1898Nova PinacotecaMunique
Max Liebermann (Berlim20 de Julho de 1847 - 8 de Fevereiro de 1935) foi umpintorgravurista e litógrafo alemão, essencialmente ligado ao impressionismo e ao primeiro grupo de vanguarda alemão. Filho de um empresário judeu, faleceu poucos anos antes da perseguição anti-semita de Hitler, que, em 1943, não poupou a sua esposa que, horas antes da detenção dos soldados nazis na casada famíliasuicidou-se.
Em Berlim, sua cidade de nascimento, Liebermann estudou primeiramente Leis eFilosofia, descobrindo que a sua vocação se voltava para os ambientes artísticosao ingressar, em Weimar, numa escola de pintura e desenho, no ano de 1869. Estudou depois em Paris, em 1872, e na Holanda, durante 1876-1877. Regressando depois à Alemanha, instala-se em Munique por algum tempo, mas regressa à capitalBerlim.
Juntanemte com Lovis Corinth e Max Slevogt, Liebermann tornou-se o expoente do impressionismo alemão. Usou a sua riqueza para comprar alguns trabalhos deartistas franceses, formando uma boa colecção de arte impressionista. Inspirado nestes trabalhos, e profundamente obscuros no estilo provocante e sensual de Manet, tornou-se um célebre retratista em Berlim. Todavia, as suas escolhas reflectiam principalmente cenas do seu jardim, perto do Lago Wannsee, e o quotidiano burguês, habitual na pintura impressionista. A sua arte, mais do que nunca, torneava o impressionismo.
De 1899 a 1911, Max assistiu e colaborou na formação do primeiro grupo avant-garde, a Berliner Secession, traduzido, a Secessão de Berlim. Em 1920, reconhecido o seu trabalho, Max passa a presidir a Academia Prussiana das Artes, resignando o cargo em 1932, após a academia ter decidido que não empregava mais judeus ou descendentes seus. Após a marcha das tropas nazisatravés das Portas de Brandeburgo, celebrando a tomada de poder de Adolf Hitler, Liebermann comentou: «Não consigo comer tanto quanto gostaria de vomitar!».
Anos depois, em 1935, Max Liebermenn faleceu. Em 2006, a Sociedade Max Liebermann abriu ao público um museu permanente, com a sua obra e outrosobjectos pessoais.

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"Lembre-se que, da conduta de cada um, depende o destino de todos." >> Alexandre o Grande, que nasceu nesta data, em 356aC. Mais



Santa Catarina >Balneário de Camburiú, cujo aniversário se comemora hoje > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Município de Balneário Camboriú
"BC"
"Camboriú"
Vista do Centro a partir da Barra Norte

Vista do Centro a partir da Barra Norte
Bandeira de Balneário Camboriú
Brasão de Balneário Camboriú
BandeiraBrasão
Hino
Fundação20 de julho de 1964 (50 anos)
Gentílicobalneo-camboriuense
Prefeito(a)Edson Renato Dias - Piriquito(PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Balneário Camboriú
Localização de Balneário Camboriú em Santa Catarina


Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, noBrasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2010, uma população de 108 089 habitantes3 , sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.
Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2 350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100 000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 000 000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas deFlorianópolis6 .

Índice

  [mostrar

Topônimo

Há duas versões quanto à origem do topônimo Camboriú. Uma de origem popular, devido a uma acentuada curva no rio perto da foz, diz que, quando indagados por alguém à procura de uma pessoa, os moradores dali diziam: "camba o rio", vocábulo muito usado pelos pescadores da região. A segunda versão (e mais aceitável) é a do padre Raulino Reitzmapas bem antigos assinalam o nomerio Camboriú antes da haver povoamento de origem europeia na área; o topônimo Camboriú viria, então, do tupi, formado pela aglutinação das palavras kamuri (robalo) e 'y (rio). Segundo essa versão, portanto, "Camboriú" significaria "rio dos robalos"7 .


Valores de Mercado > Helio Oiticica na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja Helio Oiticica nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hélio Oiticica
Nascimento26 de julho de 1937
Rio de Janeiro
Morte22 de março de 1980 (42 anos)
Rio de Janeiro
NacionalidadeBrasil brasileira
Ocupaçãoartista plástico
Escola/tradiçãoarte contemporânea
Hélio Oiticica (Rio de Janeiro26 de julho de 1937 — Rio de Janeiro, 22 de março de 1980) foi um pintorescultorartista plástico e performático de aspirações anarquistas.
É considerado por muitos, um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente. 1 2
Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte como tradicionalmente definido pelas artes plásticas até então, em diálogo com a Teoria do não-objeto de Ferreira Gullar. O espectador também foi redefinido pelo artista carioca, que alçou o indivíduo à posição de participador, aberto a um novo comportamento que o conduzisse ao “exercício experimental da liberdade”, como articulado por Mário Pedrosa. Nesse sentido, o objeto foi uma passagem do entendimento de arte contemplativa para a arte que afeta comportamentos, que tem uma dimensão ética, social e política, como explicitado no texto Nova Objetividade Brasileira, publicado em 1967 no catálogo da exposição homônima ocorrida no MAM-RJ.
O conceito “Suprassensorial”, que Oiticica desenvolve também de 1967, propõe experiências com a percepção do participador, investigando possibilidades de dilatamento de suas capacidades sensoriais – uma “suprassensação”, semelhante àquela causada pelo efeito de drogas alucinógenas ou pelo êxtase do samba. Poderia a arte atingir esse mesmo efeito? Segundo Oiticica, o suprassensorial levaria o indivíduo “à descoberta do seu centro criativo interior, da sua espontaneidade expressiva adormecida, condicionada ao cotidiano”3
Hélio Oiticica aspira à superação de uma arte conformista, elitista, condicionante, limitada ao processo de estímulo-reação, que se configura como instrumento de domínio intelectual e comportamental. Propõe, então, uma arte que busca uma abertura ao participador e do participador, através de experiências que promovam uma volta do sujeito a si mesmo, redescobrindo e libertando-se de seus condicionamentos éticos e estéticos, impelindo-o a um estado criativo em uma vivência suprassensível.

Índice

  [mostrar


Jornal Gazeta > O ar livrismo volta a São Paulo para desenhar a arquitetura da cidade. Vídeo 3 minutos O ar livrismo (pintura ou desenho feitos ao ar livre) nasceu na França, estendeu-se para Portugal e chegou ao Brasil. Uma escola ao ar livre que ficou conhecida foi a de Levino Fanzeres, no Rio de Janeiro. O trabalho de campo só se tornou possível com a Revolução Industrial, que permitiu a fabricação de tintas em bisnagas, facilitando a deslocação dos artistas até o local do tema. Esse processo foi uma das causas do sucesso do Impressionismo, cujo objetivo era focalizar o "instante", o que só era possível estando presente no local escolhido, no momento certo.

Jornal das 10 > Morre, aos 80 anos, o escritor Rubem Alves, uma das referências do pensamento sobre a educação. Vídeo 3 minutos













Instrumentos antigos > Tocar piano pode ser difícil, mas nada se compara a este cravo, tocado simultaneamente com as mãos e com os pés! Veja e ouça

BBC Brasil na foto e no mundo

Galeria de Fotos


Museu vende escultura para financiar reforma
(Em inglês, com áudio de vocabulário)



Conflito em Gaza

Saúde

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Economia

















G1 > Pop & Arte
  1. CINEMA

    Morre aos 86 anos o ator americano James Garner

    Ator morreu em sua casa em Los Angeles, de causas naturais. Ele teve importantes papéis no cinema e na TV em 6 décadas de carreira. Veja fotos
G1 

Espaço foi destruído por um incêndio em maio deste ano, em Curitiba.
Organização atende crianças e adultos em situação de risco social.


G1 

Equipamento será usado junto com outro, que avalia resistência de troncos. Máquinas custaram R$ 120 mil; por ano, 800 árvores caem nas ruas do DF.


"El País" de Espanha > Edição em Português

“Não vou para a Ucrânia. Veria os assassinos da minha família”

Holanda, o país que tem mais vítimas na catástrofe do MH-17, auxilia os familiares de seus 193 compatriotas mortos

O ataque ao Boeing inflama o conflito

PILAR BONET Moscou
Distanciar-se dos rebeldes ou apoiá-los são duas opções que terão um custo para o presidente russo, Vladimir Putin

Aumenta a pressão para que Putin responda pelo ataque 

A Ucrânia diz que a Rússia forneceu o míssil que derrubou o Boeing da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo. Os líderes mundiais exigem acesso total à área do acidente

Os ataques israelenses abalam o Governo de unidade palestina

Muitos moradores da Faixa de Gaza se sentem "abandonados" pelo presidente da Autoridade Palestina. A operação militar de Israel já matou mais de 330 palestinos em 12 dias

"Clarin" de Argentina > Edição em português

China investe na Argentina e reforça reservas do BC do país


Guido Braslavsky

O presidente chinês Xi Jinping chegou nesta sexta à capital argentina. O país presidido por Cristina Kirchner será elevado à categoria de sócio estratégico integrado, a mesma do Brasil, de acordo com diplomatas do país asiático. Acordos de investimentos assinados incluem estrada de ferro e hidrelétricas e eram esperados há tempos.

Cristina Kirchner re o colega chinês Xi Jinping na Casa Rosada, sede da Presidência argentina

Hotéis baratos no Brasil


Baseada nas avaliações feitas por turistas brasileiros e estrangeiros ao longo de 2013, a rede Hostelling International (HI) elegeu os dez melhores hostels do país. 



RTP > Rádio e Televisão Portuguesa

Palestinos > Fugir, fugir e... fugir > Uma foto que vale por mil palavras

Na Faixa de Gaza e face à investida do exército israelita o pensamento único vai para a fuga. Fugir das balas, fugir das bombas, fugir das zonas de investida israelita. E para fugir tudo serve. Dentro ou fora de um qualquer meio de transporte o importante é... fugir.
  • João Lopes
  • Foi o título que deu à Palestina uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro: "Omar", de Hany Abu-Assad, é um retrato íntimo, intenso e perturbante, das relações entre israelitas e palestinianos..

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.