terça-feira, 2 de setembro de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 2 de setembro de 2014 > Terça-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Semana com mais umidade no RJ

Temperatura fica mais amena a partir de quarta-feira. Fim de semana volta a esquentar e o tempo abre.
Ler noticia
E os ipês estão florindo novamente, anunciando a Primavera, que começará em menos de três semanas Google Imagens

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Chineses (Wikiquote)
  • 知子莫若父 
Literalmente: Ninguém reconhece um filho melhor que o pai.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja Destaque > Nesta data, 2 de setembro, em 1822, Maria Leopoldina, na condição de princesa-regente, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil.
O ato formal de Decretação da Independência ocorreu no Rio de Janeiro, cinco dias antes de D. Pedro fazer a Proclamação, em São Paulo. Aconselhada por José Bonifácio, Leopoldina assumiu a responsabilidade de separar o Brasil de Portugal, logo que chegaram as cartas de Lisboa ordenando que D. Pedro voltasse imediatamente a Portugal. Em seguida, a princesa enviou mensageiros a São Paulo levando as cartas ameaçadoras da Corte, mais uma de próprio punho e outra de José Bonifácio, comentando a gravidade da situação e aconselhando o príncipe a referendar o ato. 
A Proclamação do dia 7 se deu em dois momentos distintos: o primeiro no bairro do Moinho, hoje chamado Moinho Velho do Ipiranga, a 5 quilômetros do riacho, onde os mensageiros alcançaram D. Pedro, sem cavalos nem escolta, apenas com o padre Belchior e seus assessores mais próximos; a segunda, poucas horas depois, nas margens do Ipiranga, onde uma tropa o esperava para fazer a escolta até as proximidades do Pátio do Colégio, onde haveria uma recepção, à noite. Esta última, menos importante, porém mais épica, é que é retratada pelo pintor Pedro Américo. (Paulo Victorino)
No quadro abaixo, de Georgina de Albuquerque, a princesa assina o Decreto da Independência.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quando o marido, príncipe regente, viajou a São Paulo em agosto de 1822, para apaziguar a política (o que culminaria na proclamação da lndependência do Brasil em setembro), D. Leopoldina exerceu a regência. Grande foi sua influência no processo de independência. Os brasileiros já estavam cientes de que Portugal pretendia chamar D. Pedro de volta, rebaixando o Brasil outra vez ao estatuto de simples colônia, em vez de um reino unido ao de Portugal. Havia temores de que uma guerra civil separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil. D. Pedro entregou o poder a D. Leopoldina a 13 de agostode 1822, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil, com poderes legais para governar o país durante a sua ausência e partiu para apaziguar São Paulo.
A princesa recebeu notícias que Portugal estava preparando ação contra o Brasil e, sem tempo para aguardar o retorno de D. Pedro, D. Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio de Andrada e Silva, e usando de seus atributos de chefe interina do governo, reuniu-se na manhã de 2 de setembrode 1822, com o Conselho de Estado, assinando o decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários de Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a Independência do Brasil e, na carta, adverte: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
O oficial chegou ao príncipe no dia 7 de setembro de 1822. Leopoldina enviara ainda papéis recebidos de Lisboa, e comentários de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, deputado às Cortes, pelos quais o Príncipe-Regente se inteirou das críticas que lhe faziam na Metrópole. A posição de D. João VI e de todo o seu ministério, dominados pelas Cortes, era difícil.
Enquanto se aguardava o retorno de D. Pedro, Leopoldina, governante interina de um Brasil já independente, idealizou a bandeira do Brasil, em que misturou o verde da família Bragança e o amarelo ouro da família Habsburgo. Outros autores opinam que Jean Baptiste Debret, o artista francês que desenhou o que via no Brasil dos anos 1820, foi o autor do pavilhão nacional que substituía o da vetusta corte portuguesa, símbolo da opressão do Antigo Regime. Deve-se a Debret o projeto da bela bandeira imperial, em colaboração com José Bonifácio de Andrada e Silva, em que o retângulo verde dos Bragança representava as florestas e o losango amarelo, cor da dinastia Habsburgo-Lorena, representava o ouro.
Foi coroada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de D. Pedro I.
E o famoso quadro de Pedro Américo, mostrando o momento épico da Proclamação, no dia 7.

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



“Laços fora, soldados! Pelo meu sangue, pela minha honra, juro fazer a liberdade do Brasil. Independência ou morte!” >> Frase atribuída ao príncipe D.  Pedro, na narrativa oficial da Proclamação da República. 
Mas não foi bem assim... Saiba o que disseram as testemunhas oculares do evento.



Ceará > Avenida Beira-Mar, em Fortaleza > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Valores de Mercado
Krajcberg na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja

55 • Krajcberg
Acrílica sobre madeira
24 x 17 cm 
Último lance: 
R$ 12.000 | US$ 6.000
Leilão: Junho de 2012

Kajcberg nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja


Junho de 2005
163 KRAJCBERG, Frans
Auto-Retrato
óleo s/ tela, ass. dat. 1951 inf. dir.
73 x 61 cm
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Franz Krajcberg
Krajcberg durante entrevista a Paula Saldanha, 2012.
Nome completoFranz Krajcberg
Nascimento12 de abril de 1921 (93 anos)
Kozienice
NacionalidadePolónia polonês
Ocupaçãoescultor, pintor e artista plástico
Frans Krajcberg (Kozienice12 de abril de 1921) é um pintorescultor,gravador e fotógrafoartista plástico nascido na Polônia e naturalizadobrasileiro.
Em 2008, recebeu o grande prêmio da APCA.1

Vida

Durante a Segunda Guerra Mundial (1938-1945) em 1939, Krajcberg buscou refúgio na União Europeia, onde estudou engenharia e artes na Universidade de Intgrad. Residiu na Alemanha prosseguindo seus estudos na Academia de Belas Artes de Stuttgart.
Chegou ao Brasil em 1948, vindo a participar da oitava Bienal de São Paulo, em 1951. Durante a década de 1940 o seu trabalho era abstrato.
De 1948 a 1954 viveu entre as cidades de ParisIbiza e Rio de Janeiro, onde produziu os seus primeiros trabalhos fruto do contato direto com a natureza. Na década de 1950 morou em uma caverna no Pico da Cata Branca, região de Itabirito, no interior de Minas Gerais. Ali na região, à época, era conhecido como o barbudo das pedras, uma vez que vivia solitário, sem conforto, tomando banho no rio vizinho, enquanto produzia, incessantemente, gravuras eesculturas em pedra.
Espaço Frans Krajcberg, em Curitiba. Foto:Sam Emerick/flickr
Em 1956, muda-se para o Rio de Janeiro, onde divide o ateliê com o escultor Franz Weissmann (1911 - 2005). Naturaliza-se brasileiro no ano seguinte.2
Em 1964, executou as suas primeiras esculturas com madeirasde cedros mortas. Realizou diversas viagens à Amazônia e aoPantanal Matogrossense, fotografando e documentando os desmatamentos, além de recolher materiais para as suas obras, como raízes e troncos calcinados. Na década de 1970 ganhou projeção internacional com as suas esculturas de madeiracalcinada.
A sua obra reflete a paisagem brasileira, em particular a floresta amazônica, e a sua constante preocupação com a preservação do meio-ambiente. Atualmente, o artista tem se dedicado à fotografia.

O Sítio Natura

Trabalhos de Frans Krajcberg na mostra Natura, em São Paulo.
Krajcberg está radicado desde 1972 no sul da Bahia, onde mantém o seuateliê no Sítio Natura, no município de Nova Viçosa. Chegou ali o convite do amigo e arquiteto Zanine Caldas, que o ajudou a construir a habitação: uma casa, a sete metros do chão, no alto de um tronco de pequi com 2,60 metros de diâmetro. À época Zanine sonhava em transformar Nova Viçosa em uma capital cultural e a sua utopia chegou a reunir nomes como os de Chico BuarqueOscar Niemeyer e Dorival Caymmi.
No sítio, uma área de 1,2 km², um resquício de Mata Atlântica e demanguezal, o artista plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas. O litoral do município é procurado, anualmente, no inverno, por baleias-jubarte. No sítio, dois pavilhões projetados pelo arquiteto Jaime Cupertino, abrigam atualmente mais de trezentas obras do artista. Futuramente, com mais cinco construções projetadas, ali se constituirá o Museu que levará o nome do artista.

Ativismo ecológico[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua carreira, o artista:
  • denunciou queimadas no estado do Paraná;
  • denunciou a exploração de minérios no estado de Minas Gerais;
  • denunciou o desmatamento da Amazônia brasileira;
  • defendeu as tartarugas marinhas que buscam o litoral do município de Nova Viçosa para desova;
  • postou-se na frente de um trator para evitar a abertura de uma avenida na cidade de Nova Viçosa.


Jornal da Gazeta (ontem à noite)


Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)





Globo Rural (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte
  1. POP & ARTE

    Busco papéis que não são para mim, diz atriz de 'X-Men' e 'Hemlock Grove'

    Famke Janssen conta ao G1 como foi ser bond girl e fala de série de terror. 'Ser perseguida por paparazzi não é o que queria para a minha vida', conta.
  2. MÚSICA EM SÃO PAULO

    Erasmo compara artistas no palco a cachorros e se diz 'cãozinho cansado'

    Ele fala de esforço por 'carinho' em shows e evita ser 'escravo do passado'. Cantor de 73 anos volta a São Paulo após cancelar show por morte do filho.
  3. MINAS GERAIS

    Anima Mundi BH tem programação para adultos e crianças

    Abertura é nesta terça (2), na Praça da Liberdade, com sessão ao ar livre. Além dos filmes, festival conta com oficinas.
  4. MÚSICA

    Morre Jim Jamison, vocalista da banda Survivor, diz site

    Músico de 63 anos morreu de ataque cardíaco, segundo TMZ. Ele cantou músicas das trilhas do filme 'Rocky' e do seriado 'Baywatch'.
  5. POP & ARTE

    'Obrigado iCloud', diz Kirsten Dunst, após vazamento de fotos nuas

    Atriz está entre celebridades que tiveram fotos publicadas em redes sociais. Ela brincou com serviço de armazenamento na nuvem da Apple.
  6. CINEMA

    FBI e Apple estão cuidando do caso de vazamento de fotos de atrizes nuas

    Órgão do governo e empresa se pronunciaram nesta segunda-feira (1º). Imagens de Jennifer Lawrence e mais famosas foram divulgadas na web.
  7. CINEMA

    'Lucy' bate 'Tartarugas ninja' e 'Os mercenários' na bilheteria do Brasil

    Filme sobre mulher com superpoderes estreou na liderança no país. Ação com Sylvester Stallone foi de 1º a 3º; 'Tartarugas ninja' é vice-líder.
  8. SÃO PAULO

    FOTOS: 31ª Bienal de São Paulo

    Montagem já ocorre no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Bienal ocorre de sábado (6) até 7 de dezembro.
  9. MÚSICA

    Maria Callas tem 69 discos remasterizados em Abbey Road

    Estúdio em Londres é o mesmo onde os Beatles trabalharam. Gravações da cantora de ópera estarão à venda a partir de 23 de setembro.
  10. MÚSICA NO RIO DE JANEIRO

    Camila Pitanga canta com Marcos Valle em 'berço' da bossa nova no Rio

    Show é em setembro no Beco das Garrafas, revitalizado em Copacabana. Série também tem Nouvelle Vague e João Donato com Emanuelle Araújo.
  11. POP & ARTE

    Pioneiro na Louis Vuitton, Yves Carcelle morre aos 66 anos

    Comandou grife durante mais de 20 anos, até 2012, ele tinha câncer. Executivo transformou marca em uma das maiores do mundo.

  12. RIO DE JANEIRO

    Designer Sergio Rodrigues morre no Rio, aos 86 anos

    Sergio era internacionalmente conhecido por móveis como a poltrona 'Mole'. Segundo funcionários de seu escritório, ele morreu em casa, em Botafogo.
  13. MUNDO

    Super-herói 'Chibatman' combate falta de alegria no Japão

    A versão japonesa do cavaleiro vingador de Gotham City surgiu no rastro da destruição deixada pelo terremoto de 2011.

BOM DIA ES 

03:53

A mostra intitulada “O Encantado”, reúne mais de 80 peças do artista capixaba Atílio Colnago



BBC Brasil, na foto e no mundo

Galeria de fotos

Destaques e Análises

  • Países do Golfo são acusados de financiar o grupo extremista, mas nem tudo é tão simples no panorama intrincado do Oriente Médio, diz analista.

O Cristo por dentro

Saúde

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Economia











Para cientistas políticos ouvidos pela BBC Brasil, o segundo debate entre os presidenciáveis já teve 'cara de segundo turno'.
Grama seca por calor do verão delineou locais onde teriam sido colocadas pedras que completariam um círculo monolítico completo.
Ashya King, de cinco anos, foi retirado de hospital na Inglaterra por pais e levado para Espanha.

"El País", de Espanha, em português

MUNDIAL DE BASQUETE

A Espanha atropela o Brasil

ROBERT ÁLVAREZ Granada
O catalão Pau Gasol comanda uma esplêndida exibição da Espanha no Mundial de Basquete (63-82) e vence um Brasil desafiador


Os Silva são diferentes

Lula e Marina, os dois fenômenos políticos mais fascinantes da história recente, são filhos de Brasis que se desconhecem
ELEIÇÕES 2014

Dilma e Marina Silva se confrontam diretamente no segundo debate

CARLA JIMÉNEZ São Paulo
A presidenta petista questionou a candidata do PSB sobre os caminhos para cumprir promessas. A temática econômica dominou o novo encontro dos presidenciáveis

Hannah Arendt, a musa ideológica da ambientalista

Conceitos políticos mencionados pela candidata se encontram nos escritos, por ela citados, dessa filósofa alemã

A Alemanha dará armas para os curdos do Iraque

LUIS DONCEL Berlim
O Governo Merkel, numa guinada em sua política externa, enviará metralhadoras para os 'peshmergas' que lutam contra o EI

O avanço jihadista redesenha o tabuleiro do Oriente Médio

ÁNGELES ESPINOSA Erbil (Irak) / Erbil (Iraque)
A ascensão do Estado Islâmico na região obriga os países a repensarem suas alianças e inimizades

A Ucrânia ordena que suas tropas se retirem do aeroporto de Lugansk

AGÊNCIAS / EL PAÍS Moscou / Madri
Os Governos de Moscou e Kiev se sentam hoje para negociar em Minsk (Bielorrússia) com a mediação da OSCE

Putin pressiona Kiev a negociar com os separatistas

Moscou busca um modelo de autonomia que considere os interesses dos cidadãos do leste, que falam russo

A fé em um saquinho de terra

BEATRIZ BORGES São Paulo
À espera das 3.500 casas prometidas, o Movimento dos Trabalhadores sem Teto desocupa o acampamento Copa do Povo

Alierta: “A UE pode acabar em duas tardes com o monopólio” do Google

RAMÓN MUÑOZ Santander
O presidente da Telefônica assegura que a ex-comissária Reding “foi o maior desastre que ocorreu na Europa”
CÚPULA DA ALIANÇA

A OTAN debate seu papel entre novas ameaças e mais austeridade

LUCÍA ABELLÁN Bruxelas
Obama pedirá apoio dos seus aliados nos bombardeios do Iraque durante o encontro. Síria, Líbia e Rússia são temas pendentes

Lições contra o horror

CARMEN RENGEL Jerusalém
O colégio Max Rayne, criado em 1998, é o único de Jerusalém no qual crianças israelenses e palestinas estudam juntas

O ‘fracking’ sob suspeita

VICENTA COBO San Francisco
A oposição à técnica de extração de gás e petróleo cresce na Califórnia. Sacramento submeterá a prática às urnas


"Clarin", de Argentina, em português

DO EDITOR AO LEITOR

A VERDADEIRA OPOSIÇÃO A CRISTINA-KICILLOF É A REALIDADE


Ricardo Kirschbaum

O governo era maioria e passou a ser minoria, embora conserve o controle do Congresso. É evidente que a fragmentação opositora possibilita que o governo pense que ainda tem chances de se manter no poder em 2015 ou de influenciá-lo.

Axel Kicillof e Cristina  Kirchner

MÍDIA E PROPAGANDA

ARGENTINA RESTRINGE PUBLICIDADE ESTRANGEIRA


Alejandro Alfie

Nesta segunda-feira, 01 de setembro, começou a proibição que o governo estabeleceu para a publicidade estrangeira na TV aberta e em canais de TV paga de produção nacional.

JORGE LANATA

DÓLAR, QUESTÃO DE EXPECTATIVAS


O ministro da Economia, Axel Kiciloff, disse no Senado: “O dólar é uma moeda artificialmente supervalorizada”. Naquele momento a moeda nas casas de câmbio ilegais chegou ao seu máximo valor histórico e foi vendida a cerca de 14,40 pesos. 

EFEITO BILATERAL

CRESCE PREOCUPAÇÃO NA ARGENTINA COM A ECONOMIA DO BRASIL


Marcia Carmo
Antes mesmo da 'recessão técnica', divulgada nesta sexta, 29, o comportamente da economia brasileira já preocupava. Mas agora aqui ficaram ainda mais atentos ao que acontece no Brasil, principal sócio comercial da Argentina. 


    MIRADA GLOBAL

    Brasil define lideranças para encarar uma guinada


    Jorge Castro

    No dia 5 de outubro será o primeiro turno da eleição presidencial no Brasil, ponto culminante de uma campanha eleitoral de um mês e meio de duração - e de mudanças pela frente no maior país da América Latina.

    No primeiro debate presidencial, realizado na TV Bandeirantes, Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves e os demais candidatos. Novo debate foi realizado nesta segunda, 1 de setembro, na TV SBT

    ECONOMIA ARGENTINA

    Montadoras em crise por falta de dólares para importação


    Marcelo Canton

    A falta de dólares colocou a indústria automotiva em uma situação crítica. Novas suspensões de funcionários, falta de modelos e até de entrega de produtos vendidos com o plano do governo da presidente Cristina Kirchner chamado Procreauto são a expressão da tensão em um setor que teme ser atingido pelo impacto de uma desvalorização`ainda maior do peso, a moeda argentina.

    Volkswagen em General Pachec
    "Notícias ao Minuto", de Portugal




    "Notícias ao Minuto", do Brasil



    "Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro


    São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha


    Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
    Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.