Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
Dolly: Tempestade tropical avança para o México
O sistema evoluiu de depressão para tempestade tropical. Grandes nuvens de chuva devem alcançar a costa do México.
Ler noticia
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
3 de setembro de 2014.
246.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 119 dias para acabar o ano.
590 - É eleito o Papa Gregório I.
1189 - Coroação de Ricardo I de Inglaterra.
1384 - Fim do cerco de Lisboa (Crise de 1383-1385).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ocorreu no contexto da sucessão de D. Beatriz à morte de D. Fernando I (crise de 1383-1385), diante da revolta popular que culminou com a aclamação do Mestre de Avis como Regedor e Defensor do Reino.
É descrito por Fernão Lopes (Crónica de el-rei D. João I, entre os capítulos CXIV e CL), que refere alguns dados interessantes sobre a cerca da cidade, à época, descrevendo as medidas defensivas, entre as quais:
- a cerca era amparada por 77 torres, no topo das quais foram montados caramanchões de madeira, visando optimizar a defesa;
- os muros da cerca eram rasgados por 38 portas. A mais crítica era a chamada Porta de Santa Catarina, defronte da qual se estabeleceu o arraial de Castela, e defronte à qual se registrava maior número de escaramuças.
- o lado da Ribeira era defendido por duas grossas estacadas, desde as águas do rio até ao pé da cerca;
- uma estacada dobrada defendia o Caminho de Santos, por baixo da Torre da Atalaia;
- uma estacada dobrada, no lado oposto da cidade, estendia-se junto ao muro dos fornos de cal, na direcção doMosteiro de Santa Clara;
- encontrava-se em construção, mesmo durante os combates, um troço da barbacã em face do arraial castelhano, desde a Porta de Santa Catarina até à Torre de Álvaro Pais, no comprimento de dois tiros de besta.
- a frota vinda do Porto conseguiu romper o cerco, trazendo poucos alimentos à cidade. No combate naval então travado com os barcos castelhanos foram capturadas três naus portuguesas.
- o cerco de Lisboa foi levantado a 3 de Setembro de 1384, devido sobretudo à epidemia de Peste Negra que assolou o exército Castelhano, causando-lhe muitas baixas; houve também ataques na periferia do cerco por parte de forças do exército de D. João, Mestre de Avis, forças essas chefiadas pelo fronteiro do Alentejo, Nuno Álvares Pereira. Finalmente o povo de Lisboa encontrava-se seguro e livre de perigo.
1652 - Oliver Cromwell vence Batalha de Worcester.
1758 - José I de Portugal escapa a uma tentativa de regicídio da qual resulta o Processo dos Távoras.
O reinado de José I é sobretudo marcado pelas políticas do seu primeiro-ministro, o Marquês de Pombal, que reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesa, transformando Portugal num país moderno. A 1º de novembro de 1755, José I e a sua família sobrevivem à destruição do Paço Real no Terremoto de Lisboa por se encontrarem na altura a passear em Santa Maria de Belém. Depois desta data, José I ganhou uma fobia de recintos fechados e viveu o resto da sua vida num complexo luxuoso de tendas no Alto da Ajuda em Lisboa. Outro ponto alto do seu reinado foi a tentativa de regicídio que sofreu a 3 de setembro de 1758 e o subsequente processo dos Távoras. Os Marqueses de Távora, o Duque de Aveiro e familiares próximos, acusados da sua organização, foram executados ou colocados na prisão, enquanto que a Companhia de Jesus foi declarada ilegal e os jesuítas expulsos de Portugal e das colónias. Saiba mais Saiba o que foi o Processo dos Távoras
1759 - Expulsão dos jesuístas dos domínios portugueses.
1783 - Fim de guerra e reconhecimento da Independência dos Estados Unidos.
1914 - É eleito o Papa Bento XV.
1937 - O assassino Eugen Weidmann faz sua primeira vítima (Joseph Couffy).
1938 - Leon Trotski e seus seguidores fundam a Quarta Internacional.
1939 - Inglaterra e França declaram guerra à Alemanha nazista.
1943 - Invasão da Itália pelo Aliados da Segunda Guerra Mundial.
1944 - As tropas aliadas libertam Bruxelas da ocupação alemã.
1971 - Independência do Qatar, sobre domínio do Reino Unido.
1976 - Pouso da sonda Viking 2 em Marte.
1989 - Queda de avião da Varig na Selva Amazônica, Voo Varig 254.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Voo VARIG 254 era uma linha aérea da Viação Aérea Rio Grandense (VARIG) que ligava São Paulo a Belém, realizando escalas em Uberaba, Uberlândia, Goiânia, Brasília, Imperatriz e Marabá. No dia3 de setembro de 1989, o Boeing 737-200 prefixo PP-VMK que realizava essa rota realizou um pouso forçado com pane seca (falta de combustível) em uma região de selva localizada a 60 km ao norte deSão José do Xingu, Mato Grosso. A aeronave, que havia saído de sua rota após um erro de navegação cometido pela tripulação, transportava 41 passageiros e 6 tripulantes. Apesar do pouso realizado em condições precárias, apenas 12 passageiros perderam a vida.1 2
Índice
[mostrar]
1995 - O eBay é fundado.
2003 - Gilberto Gil recebe o Grammy Latino prêmio de Personalidade do Ano, em Miami.
2004 - Termina o Cerco à escola de Beslan, na República Russa da Ossétia do Norte, com pelo menos 334 mortos, a maioria crianças.
A Crise de reféns da escola de Beslan (conhecida também como Cerco à escola de Beslan ou Massacre de Beslan) teve início no dia 1 de setembro de 2004, quando terroristasarmados fizeram mais de 1200 reféns entre crianças e adultos, na Escola Número Um, da cidade russa de Beslan, na Ossétia do Norte.
Os terroristas chechenos colocaram explosivos no prédio da escola e mantiveram os reféns sob a mira de armas por três dias. Em 3 de setembro,no terceiro dia da crise, as forças de segurança russas teriam entrado na escola e atacado os sequestradores, que detonaram explosivos e atiraram nos reféns. O resultado foi a morte de 334 civis, sendo 186 deles crianças e centenas de feridos. Saiba mais
1499 - Diana de Poitiers, a preferida de Henrique II de França.
Diana de Poitiers | |
---|---|
Condessa de Saint-Vallier / Condessa de Brézè | |
Cônjuge | Louis de Brezé |
Descendência | |
Françoise de Brezé Louise de Brezé | |
Pai | Jean de Poitiers |
Mãe | Jeanne de Batarnay |
Nascimento | 3 de Setembro de 1499 Saint-Vallier, França |
Morte | 25 de abril de 1566 (66 anos) Anet, França |
Enterro | Château d'Anet |
Diana de Poitiers (ou Diane) (3 de setembro de 1499 - 25 de abril de1566) foi uma nobre francesa que viveu nas cortes dos reis Francisco I eHenrique II de França, de quem foi amante.
Diana nasceu em Saint-Vallier, filha de Jean de Poitiers, Senhor de Saint Vallier, e de Joana de Batarnay. Ainda na juventude fez parte do séquito de Anne de Beaujeu, filha do rei Luís XI. Embora tivesse um irmão e duas irmãs, foi Diana quem conquistou o coração de seu pai, e era ela quem ele levava para caçar e cavalgar nas primeiras horas da manhã. Durante toda a vida ela seguiria seu treinamento de disciplina do corpo, levantando-se ao amanhecer para banhar-se na água fria da fonte. Aos seis anos de idade ela tinha seu próprio falcão e, bem-disposta e com boa saúde, em poucos anos era capaz de controlar qualquer cavalo do estábulo de seu pai. À semelhança de outras damas de sua época, ela usava uma máscara de veludo preto quando cavalgava, para preservar a cútis e proteger-se dos galhos enquanto caçava.
Como sua mãe morreu jovem, deixando-a órfã e sob a tutela do pai, a educação de Diana foi cuidadosamente orientada pela família de seu pai. Aos seis anos, foi enviada para a casa de uma princesa da França, Anne de Beauje, duquesa de Bourbon, filha de Luís XI e irmã de Carlos VII. Era costume na França que as meninas de alta linhagem fossem criadas na casa de uma dama importante e culta.
Anne de Beauje, descrita por um de seus alunos como "alta e grave como uma catedral", os encorajava a usar sua célebre biblioteca, que continha não só obras famosas da literatura clássica como manuscritos religiosos lindamente encadernados. Diana nunca se esqueceria desta biblioteca, e, anos mais tarde, modelou a sua pela que conhecera e amara em Moulins. Diana também aprendeu com sua sábia e bem-nascida parenta o verdadeiro significado da dignidade de sua posição, a ter um comportamento íntegro, honesto, a ter gostos e posturas nobres e, acima de tudo, a desprezar as intrigas e a malidicência.
Segundo Brantôme, historiador da época, não havia nenhuma dama de família de alta linhagem no país que não tivesse em algum momento sido ensinada por esta extraordinária filha real da França. Anne de Beauje rapidamente reconheceu os talentos de Diane de Poitiers, e percebeu que o potencial desta era bem superior ao do das outras meninas que educava, mesmo ao da sua própria filha Suzanne, para quem ela havia escrito seu famoso guia educativo "Les Enseignements d´Anne de France à sa fille Suzanne de Bourbon". Trata-se de um documento extraordinário que expõe os mais elevados ideais e princípios morais, muitos dos quais Anne aprendera com seu pai, o rei Luís XI. Sua recomendação final era a seguinte: En toute chose on doit tenir le moyen - "Mantenha sempre uma visão equilibrada de todas as coisas" -, uma máxima que Diana de Poitiers jamais se esquecera.
A vida toda de Diana foi marcada por uma conduta modelada por tais ensinamentos. Era uma mulher admirável, honesta, empreendedora, independente, uma verdadeira lady. Por isso, ela sempre foi respeitada na corte, mesmo, tendo se tornado, mais tarde, a amante de Henrique II.
Índice
[mostrar]
1790 - Francisco Acuña de Figueroa, poeta uruguaio (m. 1862).
1810 - Paul Kane, pintor irlando-canadense (m. 1871).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paul Kane | |
---|---|
Paul Kane, auto-retrato c. 1845. | |
Nascimento | 3 de Setembro de 1810 Mallow, Condado de Cork,Irlanda |
Morte | 20 de Fevereiro de1871 (60 anos) Toronto, Ontário, Canadá |
Cidadania | Irlando-canadiana |
Ocupação | Pintor |
Influências | |
Influenciados |
Paul Kane (Mallow, Cork, 3 de Setembro de 1810 — Toronto, 20 de Fevereiro de 1871) foi um pintor irlando-canadiano, famoso por seusquadros que retratam a população das primeiras nações do CanadáOcidental e de outros nativos americanos de Oregon Country.
Kane, artista autodidata, cresceu em Toronto (na altura conhecida comoYork) e treinou-se copiando os mestres europeus quando fez uma viagem de estudos pela Europa. Realizou duas viagens pelo noroeste selvagem canadiano em 1845 e de 1846 a 1848. Na sua primeira viagem de ida e volta de Toronto a Sault Ste. Marie, conseguiu o apoio daCompanhia da Baía de Hudson para a segunda viagem, muito mais longa que a primeira, iniciando em Toronto, atravessando as Montanhas Rochosas até Fort Vancouver e Fort Victoria na Colúmbia Britânica, como os canadianos designavam Oregon Country.
Em ambas as viagens, Kane fez esboços, pintou os povos indígenas e documentou os seus modos de vida. Quando regressou a Toronto, produziu mais de uma centena de pinturas a óleo baseadas nos esboços. Os trabalhos de Kane, em especial os seus esboços, são ainda um recurso valioso para os etnólogos. As pinturas a óleo completadas no seu estúdio são consideradas uma parte do património culturalcanadiano, embora, frequentemente ele as tenha embelezado consideravelmente, baseado na exactidão dos seus esboços, em favor de cenas mais dramáticas.
Índice
[mostrar]
1869 - Fritz Pregl, químico austríaco (m. 1930).
1875 - Ferdinand Porsche, empresário austríaco, fundador da Porsche e um dos "pais" do Fusca (m. 1951).
1883 - António Sérgio, pensador português.
1888 - Nereu Ramos, presidente brasileiro (m. 1958).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nereu de Oliveira Ramos (Lages, 3 de setembro de 1888 — São José dos Pinhais, 16 de junho de 1958) foi um advogado e políticobrasileiro.
Foi presidente da República durante dois meses e 21 dias, de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956. Foi vice-presidente do Brasil, eleito pelo Congresso Nacional, de 1946 a 1951.
Foi o único catarinense que presidiu o Brasil. Contudo, o catarinenseMárcio de Sousa Melo fez parte da junta militar que governou o país de 31 de agosto a 30 de outubro de 1969.
Índice
[mostrar]Vida
Filho de Vidal Ramos, governador de Santa Catarina de 1910 a 1914, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1909.
Carreira
Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarinana 7ª legislatura (1910 — 1912) e na 10ª legislatura (1919 — 1921).
Em 1927 foi fundador e primeiro presidente do Partido Liberal Catarinense.Em 1930 foi eleito deputado federal, mas com o fechamento do congresso teve seu mandato extinto. Apoiou a Revolução Constitucionalista de 1932 e em 1933 foi eleito deputado constituinte com a maior votação de seu estado. Foi um dos 26 deputados integrantes da comissão encarregada de examinar o anteprojeto de constituição preparado pelo Governo Provisório daRevolução de 1930.
Em 1935 foi eleito governador, sendo nomeado interventor em 1937, permanecendo neste cargo até 1945. Foi eleito simultaneamente deputado e senador pelo PSD em 1946. Presidente da Câmara de Deputados, em 1951, e vice-presidente do Senado, em 1955.
Como 1º Vice-presidente do Senado Federal, Nereu Ramos assumiu a presidência após o suicídio do titular, Getúlio Vargas, e o impedimento do vice-presidente, Café Filho, e do impedimento do presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz, liderados pelo General Henrique Lott no Movimento de 11 de Novembro.
Coube a Nereu Ramos, em sua breve passagem pela presidência do Brasil, de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956, sob estado de sítio, completar o quinquênio presidencial.
A crise política em que mergulhara o país, após o suicídio de Getúlio Vargas, projetou a figura do Ministro da Guerra Henrique Lott, por ter assegurado tanto a posse de Juscelino Kubitschek e deJoão Goulart, eleitos em 1955, como a continuidade democrática. Com a posse de Juscelino Kubitschek, Nereu assumiu o Ministério da Justiça. Em 1957 voltou ao Senado, demitindo-se do ministério.
Faleceu em 16 de junho de 1958, em desastre aéreo. O avião, um Convair CV-440 de matrícula PP-CEP da Cruzeiro do Sul, procedente de Florianópolis, acidentou-se durante o pouso em São José dos Pinhais, vitimando 18 dos 24 ocupantes.1 Também faleceram no acidente os políticos catarinenses Jorge Lacerda, governador de Santa Catarina na ocasião, e Leoberto Leal, então deputado federal por Santa Catarina.
Foi sepultado no Rio de Janeiro. Seus restos mortais foram depois transladados para Lages, sua cidade natal, sendo resguardados no Memorial Nereu Ramos, juntamente com um acervo de documentos e fotografias, e também partes do avião acidentado.
1894 - André Hébuterne, pintor francês (m.1992).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
André Hébuterne (3 de setembro de 1894, Paris - 30 de junho de 1992) foi um pintor francês. Filho de Achille Casimir Hébuterne, contabilista e Eudoxie Anaïs Tellier, do lar. Se juntou aos artistas de Montparnasse em sua juventude, onde se transformou em um sócio de Modigliani incentivando sua irmã mais nova, Jeanne Hébuterne (1898-1920) a entrar na vida artística. Foi ele quem apresentou o casal. Trabalhou por muito tempo como retratista, tendo como seus modelos, familiares e amigos. Ao suicídio de sua irmã em 1920, preparou o funeral e depois disso ganhou a posse de seus trabalhos. Seus desenhos e pinturas foram mantidos confidenciais até que sua viúva permitiu o acesso público a eles. André Hébuterne tinha limitado o sucesso como um artista, mas suas gravuras a água-fortefeitas para a impressão de 1948 do livro Gargantua baseadas na criação de François Rabelais é o que lhe mais deram fama. Morreu aos 98 anos de idade, em 1992.
1897 - Francisco Mignone, maestro e compositor brasileiro (m. 1986).
1898 - Alves dos Reis, um dos maiores burlões da história portuguesa (m. 1955).
1905 - Carl David Anderson, físico norte-americano (m. 1991).
1913 - Kenzo Tange, arquitecto japonês.
1922 - Burt Kennedy, roteirista e cineasta norte-americano (m. 2001).
1923 - Mort Walker, cartunista estadunidense.
1926 - Irene Pappás, atriz e cantora grega.
1931
Michael Fisher, físico e químico inglês.
Paulo Maluf, político brasileiro.
1932 - Ferreira Simões, jornalista português.
1933 - Mino Carta, jornalista ítalo-brasileiro.
1938 - Ryoji Noyori, químico japonês, vencedor do Nobel de Química em 2001.
1940 - Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio.
1942 - Alan Jardine, músico do grupo californiano Beach Boys.
1943 - Mário Juruna, líder indígena e político brasileiro (m. 2002).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mário Juruna | |
---|---|
[[1]] | |
Nascimento | 3 de setembro de 1942 ou 1943 Barra do Garças, Mato Grosso,Brasil |
Morte | 18 de julho de 2002 (59 anos) Brasília |
Ocupação | político |
Mário Juruna (Barra do Garças, 3 de setembro de 1942 ou 1943 —Brasília, 18 de julho de 2002) foi o primeiro deputado federal brasileiropertencente a uma etnia indígena.
Nasceu na aldeia xavante Namakura, próxima a Barra do Garças, no estado de Mato Grosso, no Brasil. Era filho do chefe da aldeia, Apoenã. Viveu na aldeia, sem contato com o a população branca brasileira, até os dezessete anos, quando sucedeu seu pai na liderança da aldeia.
Na década de 1970, ficou famoso ao percorrer os gabinetes da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, lutando pela demarcação de terra para os índios, portando sempre um gravador "para registrar tudo o que o branco diz" e constatar que as autoridades, na maioria das vezes, não cumpriam a palavra.
Foi eleito deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (1983-1987), representando o estado do Rio de Janeiro. Sua eleição teve uma grande repercussão no país e no mundo. Foi o responsável pela criação da Comissão Permanente do Índio no Congresso Nacional do Brasil, o que levou o problema indígena ao reconhecimento formal. Em 1984, denunciou o empresário Calim Eid por tentar suborná-lo para votar em Paulo Maluf, candidato dos militares à presidência da república no colégio eleitoral.1 Votou em Tancredo Neves, candidato da oposição democrática.
Não conseguiu se reeleger em 1986, mas continuou ativo na política por vários anos. Findo o mandato e abandonado pela tribo, ficou na miséria, vindo a falecer em decorrência de diabetes.
1946 - Dirceu Lopes, ex-futebolista brasileiro.
1949 - José Pekerman, treinador argentino de futebol.
1955
Edson Gomes, cantor e compositor brasileiro.
Serginho Leite, músico, humorista e radialista brasileiro (m. 2011).
1960 - Perry Bamonte, músico inglês.
1963 - Amber Lynn, atriz pornográfica norte-americana.
1964
Adam Curry, um dos principais responsáveis pela criação do formato podcast.
Gisele Fróes, atriz brasileira.
1965
Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro de futebol brasileiro.
Charlie Sheen, ator estadunidense.
1969 - Jörg Müller, automobilista alemão.
1970 - Gareth Southgate, ex-futebolista e treinador inglês de futebol.
1971
Paolo Montero, ex-futebolista uruguaio.
Emerson Ferreti, ex-futebolista brasileiro.
Luciano Huck, apresentador de televisão brasileiro.
1973 - Jennifer Paige, cantora norte-americana.
1974 - Didier André, automobilista francês.
1979
Júlio César, futebolista brasileiro.
Tomo Miličević, guitarrista da banda 30 Seconds To Mars.
1980
Daniel Bilos, futebolista argentino.
Lauro, futebolista brasileiro.
1983
Augusto Farfus, piloto brasileiro de corridas.
Nicky Hunt, futebolista inglês.
1984 - Garrett Hedlund, ator estadunidense.
1985
Scott Carson, futebolista inglês.
Leandro Carrijo, futebolista brasileiro.
1986 - Leandro Franco da Rocha, músico brasileiro (NX Zero).
1988 - Carla Suárez Navarro, tenista espanhola.
1989 - Gusttavo Lima, músico brasileiro
1990 - Bianca Bin, atriz brasileira.
1991 - Mauricio Destri, ator brasileiro.
1632 - Vicente de Santo António, mais conhecido por Beato S. Vicente de Albufeira, santo português, martirizado em Nagasaki (n. 1550).
1649 - Duarte de Bragança, senhor de Vila do Conde, militar português (n. 1605).
1659 - Oliver Cromwell, político britânico (n. 1599).
1853 - Auguste de Saint-Hilaire, naturalista francês (n. 1779).
1877 - Adolphe Thiers, político francês (n. 1797).
1883 - Ivan Turgeniev, escritor russo (n. 1818).
1962 - Aldo Locatelli, pintor ítalo-brasileiro (n. 1915).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aldo Daniele Locatelli (Villa d'Almè, 18 de agosto de 1915 —Porto Alegre, 3 de setembro de 1962) foi um pintor ítalo-brasileiro, de grande importância no cenário artístico do estado do Rio Grande do Sul, onde passou a fase final de sua carreira.
Nascido em família de modestos recursos, não obstante pôde receber uma sólida preparação artística em academias italianas celebradas. Herdeiro das tradições clássicas e renascentistassistematizadas pela disciplina acadêmica, recebeu também influências maneiristas, barrocas e modernistas. A partir disso criou um estilo figurativo original onde se aliaram expressividade narrativa e monumentalidade, em grandes murais e obras de cavalete espalhados pela Itália e sul do Brasil. Abordou preferencialmente a temática religiosa, decorando vários templos no Rio Grande do Sul, mas deixou obras importantes também no campo do retrato e da cena histórica.
Índice
[mostrar]Biografia
Aldo Locatelli nasceu em uma família humilde do norte da Itália, mas que tinha como valor básico o estudo e como meta a boa formação dos filhos. Desde os dez anos de idade o menino manifestou interesse pela pintura, a partir do contato com restauradores que trabalhavam recuperando obras na igreja local. Esse interesse foi forte o bastante para causar preocupação no pai, que imaginava para o filho um futuro mais próspero do que supunha a arte poder conceder-lhe. Mais tarde Locatelli lembrou que a opção pela arte lhe causara sofrimento, pois pesava-lhe muito desagradar os pais, por quem tinha verdadeira veneração. Mas incentivado pelos restauradores, e permanecendo inabalável, conseguiu, depois de dois anos, vencer a resistência paterna, já que o pai reconhecia que o filho não sabia fazer nada além de pintar. A partir daí dedicou-se inteiramente à sua carreira.1
1962 - E. E. Cummings, poeta estadunidense (n. 1894).
1977 - Jean Rostand, biólogo, filósofo moralista e historiador francês (n. 1894).
1905 - Frederic Dannay, escritor norte-americano (estadunidense) (n. 1905).
1980 - Fabian von Schlabrendorff, resistente alemão (n. 1907).
1991 - Frank Capra, cineasta estadunidense (n. 1897).
1996 - Walter Forster, ator de cinema e pioneiro da televisão brasileira (n. 1917).
1997 - Viktor Frankl, psicoterapeuta austríaco (n. 1905).
2001 - Thuy Trang, atriz vietnamita, conhecida por ter interpretado a primeira "Power Ranger" amarela (n. 1973).
2005 - Fernando Távora, arquiteto português (n. 1923).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando Távora | |
---|---|
Nome completo | Fernando Luís Cardoso de Menezes de Tavares e Távora |
Nascimento | 25 de Agosto de 1923 Porto |
Morte | 3 de Setembro de 2005 (82 anos) Matosinhos |
Nacionalidade | Portugal |
Ocupação | Arquiteto Professor Ensaísta |
Movimento | Modernismo |
Fernando Luís Cardoso de Meneses e Tavares de Távora(Porto, 25 de Agosto de 1923 - Matosinhos, 3 de Setembro de 2005) foi um arquitecto português1 estabelecido no Porto, diplomado pelaEscola de Belas-Artes do Porto em arquitectura no ano de 1952.1
No âmbito pedagógico, a sua acção foi muito relevante na afirmação do curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto(mais tarde Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e no curso de Arquitectura do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC) - que apoiou a construir no final da década de 1980, em colaboração com Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares e Raul Hestnes Ferreira.
Membro da Organização dos Arquitectos Modernos, introduziu, em associação com outros arquitectos (ver também Iniciativas Culturais Arte e Técnica (ICAT)) e a partir do fim dos anos 40, uma reflexão que não tinha precedente em Portugal sobre o corolário social da arquitectura, em oposição às realizações e aos discursos oficiais da época.
Como criador de uma nova lógica de construção, deu transversal ênfase às paisagens originais, utilizando-as como dados culturais que deverão ser integrados no diálogo com a arquitectura[carece de fontes].
Álvaro Siza Vieira estagiou no seu atelier.
Existe um documentário da RTP, com guião de António Silva e realização de Cristina Antunes, que lhe é dedicado.
Hoje existe um prémio de arquitectura com o seu nome - Prémio Fernando Távora.2
2012 - Michael Duncan, ator estadunidense (n. 1957).
Independência de San Marino (301).
Sereníssima República de San Marino5 6 7 (também conhecido como São Marinho8 9 10 e São Marino11 12 13 – em italiano: Serenissima Repubblica di San Marino) é um país situado nos Apeninos. Ele é um enclave encravado, completamente envolto pela Itália. Seu tamanho é de apenas 61 km² com uma população estimada em 30 000 hab. Sua capital é a Cidade de San Marino. Um dos microestados europeus, junto com Liechtenstein, Vaticano, Mônaco,Andorra, e Malta, San Marino tem a menor população de todos os membros do Conselho da Europa.
San Marino é o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, tendo sido fundada em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab. Diz a lenda que Marinus deixou Rab, então uma colônia romana, em 257, quando o futuro imperador, Diocleciano, emitiu um decreto solicitando a reconstrução dos muros da cidade de Rimini, que havia sido destruída por piratas Libúrnios.14
A Constituição de San Marino, promulgada em 1600, é a mais velha constituição do mundo ainda em exercício.15 Ela estabelece uma forma parlamentar de governo. O parlamento, chamado de Grande e Geral Conselho, possui sessenta membros e é presidido por dois capitães-regentes, que são Chefes de Estado por um prazo de seis meses. O poder executivo é exercido pelo Congresso de Estado, formado de dez conselheiros escolhidos entre os membros do Grande e Geral Conselho.
Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de renda do país, devido a sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, produtos eletrônicos e cerâmicas. Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se ovinos nos campos.
San Marino tem uma das menores forças armadas do mundo. Seus diferentes ramos têm variadas funções, incluindo: desempenho cerimonial, patrulhamento das fronteiras, montar guarda em prédios do governo, da polícia e de assistência nos principais processos penais. Existe também uma polícia, que é tecnicamente parte das forças militares da República de San Marino.
Índice
[mostrar]
Independência do Qatar (1971).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Qatar5 ou Catar6 7 8 (em árabe: قطر, AFI: [ˈqɑtˤɑr]) é umpaís árabe, conhecido oficialmente como um emirado doOriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica. Faz fronteira com aArábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.
O Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou emir após depor seu pai, Khalifa bin Hamad Al Thani, em um golpe de Estado.9
Foi um protetorado britânico até ganhar a independência em1971. Desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, devido às receitas oriundas do petróleo e do gás natural (possui a terceira maior reserva mundial de gás)10 11 . Antes da descoberta do petróleo, sua economia era baseada principalmente para a extração de pérolas e comércio marítimo. Atualmente, lidera a lista dos países mais ricos do mundo pela revista Forbes10 e de países com maiordesenvolvimento humano no mundo árabe.12 Desde a primeira Guerra do Golfo, tem sido um importante aliado militar dos Estados Unidos da América e atualmente abriga a sede do Comando Central da superpotência na região.13
Com uma população estimada em 1,9 milhões de habitantes, apenas 250 mil são nativos catarianos. Os demais são trabalhadores estrangeiros,14 especialmente de outras nações árabes (13%), Subcontinente indiano (Índia 24%,Nepal 16%, Bangladesh 5%, Paquistão 4%, Sri Lanka 2%),Sudeste Asiático (Filipinas 11%) e demais países (7%).15Também é um dos poucos países do mundo em que seus cidadãos não pagam impostos.16
Índice
[mostrar]
Brasil
Dia Nacional do Guarda Civil (Lei Ordinária nº 5088, de 30 de agosto de 1966).
Fundação do Município de Senador Pompeu - Ceará (1896).
Dia do Biólogo.
Aniversário da cidade de Pinheiro - Maranhão.
Santos do dia
São Gregório Magno.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Gregório I Magno, O.S.B. | |
---|---|
São Gregório, por Francisco de Zurbarán. | |
Papa; Doutor da Igreja; "O Grande"; "Dialogador" | |
Nascimento | ca. 540 (1474 anos) em Roma, Império Bizantino |
Morte | 12 de Março de 604 (64 anos) emRoma, Império Bizantino |
Veneração por | Igreja Católica Igreja Ortodoxa Comunhão Anglicana Igreja Luterana |
Festa litúrgica | 3 de Setembro |
Padroeiro | músicos; cantores; estudantes; professores1 |
Portal dos Santos |
Papa Gregório I (em latim: Gregorius I), O.S.B., conhecido comoGregório Magno ou Gregório, o Grande2 foi papa entre 3 de setembro de 590 e sua morte, em 12 de março de 604. Ele é conhecido principalmente por suas obras, mais numerosas que as de seus predecessores3 . Gregório é também conhecido como Gregório, o Dialogador na Ortodoxia por causa de seus "Diálogos" e é por isso que seu nome aparece em algumas obras listado como "Gregório Dialogus". Foi o primeiro papa a ter sidomonge antes do pontificado.
Gregório é reconhecido como um Doutor da Igreja e um dosPadres latinos. É também venerado como santo por católicos,ortodoxos, anglicanos e alguns luteranos. Foi canonizado assim que morreu por aclamação popular, como era o costume4 . Oreformador protestante João Calvino admirava Gregório e declarou em seus "Institutos" que ele teria sido o "último bom papa"5 .
Índice
[mostrar]Vida
A data exata do nascimento de Gregório é incerta, mas estima-se que tenha ocorrido por volta do ano 540[a] em Roma. Seus pais o batizaram Gregorius, um nome que, segundo Elfrico de Abingdon(Ælfric) em sua "Uma Homilia sobre o Nascimento de São Gregório" "...é grego e significa, na língua latina, 'vigilantius', que em inglês se traduz como 'watchful' [vigilante em português]..."6 . Autores medievais seguem também esta mesma etimologia[b] e não hesitam em aplicar seu significado à vida de Gregório. Elfrico, por exemplo, conta que "ele era muito diligente [em sua obediência] aos mandamentos de Deus". Na realidade, o nome deriva de um termo do Novo Testamento, "grēgorein", que significa um "aspecto presente e contínuo do ato ser vigilante em não abandonar Cristo" e deriva de um termo mais antigo,"egrēgora", que significa "despertado do sono", derivado por sua vez de "egeirein", "acordar alguém"7 .
RIO DE JANEIRO
SÃO PAULO
MINAS GERAIS
BRASÍLIA
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da FolhaRS, BA, PR, SC
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.