segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 18 de novembro de 2014 > Terça-Feira > Postado na véspera às 3:49 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Cantareira deve terminar a semana com chuva forte

Chuva acumulada em novembro já é maior desde março
Ler noticia

No Rio de Janeiro a semana começa com frio. Segundo informações do aeroporto do Campo dos Afonsos, a menor temperatura registrada durante a manhã desta segunda-feira (17) foi de 14°C. > A entrada do ar polar e o céu com poucas nuvens ao longo das madrugadas, faz a temperatura cair bastante. Isso se deve a rápida perda de calor na atmosfera em condições de pouca nebulosidade.

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

18 de novembro de 2014.
322.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 43 dias para acabar o ano.


CENTENÁRIO DA MORTE DE ALEIJADINHO
Atenção > Nunca use o termo "comemora-se", quando se trata de morte de alguém.
18/11/1814 - Aleijadinho, escultor brasileiro (n. 1730).
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas. (Quer saber mais?)



1095 - Teve início o Concílio de Clermont. O concílio foi convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa.
1302 - Papa Bonifácio VIII publica a bula Unam Sanctam que afirma o princípio da supremacia temporal do Papa.

1307 - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flecha numa maçã na cabeça de seu filho.
Guilherme Tell (em alemão Wilhelm Tell) foi um herói lendário do início do século XIV, de disputada autenticidade histórica, que se pensa ter vivido no cantão de Uri, na Suíça. O nome Guilherme Tell surge tipicamente associado à guerra de libertação nacional da Suíça face ao império Habsburgo da Áustria.  (Conhece a lenda?) Para ver a imagem em tamanho maior, abra-a em janela separada.

1421 - Uma comporta do dique no Zuider Zee se rompeu, alagando 72 vilas e matando cerca de dez mil pessoas nos Países Baixos.
1477 - William Caxton apresenta Dictes or Sayengis of the Philosophres, o primeiro livro inglês impresso numa gráfica.

1493 - Cristóvão Colombo avista pela primeira vez o que agora é Porto Rico. Ele desembarcou no dia seguinte e batizou a ilha de San Juan Batista.
Porto Rico - ("Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe, a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por umarquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são ViequesCulebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem CubaHispaniola e a JamaicaConquistado pela Espanha em 1493 e cedido em 1898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51º estado estadunidense ou a de se tornar independente. Não obstante, é maciça a presença de portorriquenhos nos Estados Unidos, sobretudo em Nova York.

1626 - A Basílica de São Pedro é consagrada.
1659 - Estreia de Molière no teatro Petit-Bourbon com a peça Les Précieuses ridicules ("As Preciosas Ridículas").
1686 - Charles François Felix opera uma fístula anal no rei Luís XIV de França depois de praticar a cirurgia em vários camponeses.
1837 - Criada a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com o nome de Força Policial.
1903 - Assinado o Tratado Hay-Bunau-Varilla que cedeu o controle da Zona do Canal aos Estados Unidos por US$ 10 milhões.
1918 - Independência da Letónia.
1921 - Estreia oficial da Selecção Portuguesa de Futebol.

1928 - Mickey surge pela primeira vez, sendo protagonista do filme de animação sonoro Steamboat Willie.
Mickey Mouse (conhecido em português por Rato Mickey em Portugal ou Camondongo Mickey no Brasil)  é um personagem de desenho animado e que se tornou o símbolo da The Walt Disney Company. O personagem foi criado em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks e o fato curioso é que foi dublado pelo próprio Walt Disney. The Walt Disney Company celebra seu aniversário em 18 de novembro de 1928, que é a data de lançamento de Steamboat Willie embora até meados dos anos 1980 a data fosse comemorada em 28 de setembro. O camundongo antropomórfico evoluiu de ser simplesmente um personagem de desenhos animados e quadrinhos para se tornar um dos símbolos mais conhecidos do mundo. 

Direitos autorais e domínio públicoComo a lei de direitos autorais nos EUA garantia o autor por 70 anos da data da criação, Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998 . Então, com um jeitinho tipicamente brasileiro, conseguiu-se a aprovação, pelo Congresso americano, da lei de prorrogação do copyright (apelidada de Lei Mickey) que expandiu para 90 anos da data da criação, os direitos autorais de todas as obras americanas que não tivessem caído ainda em domínio público, o que faz com que tal situação só ocorra em 18 de novembro de 2018. Mas no Brasil, a proteção é de 70 anos a contar do ano seguinte à morte do autor. Como Disney morreu em 1966 , aqui Mickey só cairá no domínio público em 2037, 19 anos após os EUA. 
(Para ampliar a imagem, abra-a em janela separada))

1930 - Criação da Ordem dos Advogados do Brasil.
1930 - Fundação da Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valores), predecessora da Soka Gakkai e da SGI. (Japão)
1960 - Éder Jofre conquista o primeiro título mundial, para o Brasil, de peso-galo ao vencer o campeão mexicano Eloy Sanchez.
1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper, feita por comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia.
1966 - Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).
1978 - Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown, na Guiana Inglesa, onde 914 pessoas morreram no maior suicídio coletivo da História.

1985 - Primeira publicação da tira Calvin e Haroldo.

1987 - Incêndio de King's Cross na estação de metro de King's Cross St. Pancras na Londres; 31 pessoas morreram.
1996 - Um incêndio ocorre no Eurotúnel, o único registrado desde sua inauguração.
1998 - A Valve (empresa produtora de jogos eletrônicos norte-americana) lança o jogo Half Life, que redefiniu o conceito de jogos no estilo FPS (First Person Shooter).
2006 - Os atores Tom Cruise e Katie Holmes sobem ao altar em cerimônia ocorrida num castelo de Bracciano, na Itália.
2007 - Na final da Copa do Mundo de Beisebol, a equipe dos Estados Unidos supera o favoritismo de Cuba e conquista seu terceiro título.


9 - Vespasiano, Imperador Romano (m. 79).
1647 - Pierre Bayle, filósofo e escritor francês (m. 1706).
1786 - Barão von Weber, orquestrista alemão (m. 1826).

1787 - Louis Jacques Mandé Daguerre, primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (m. 1851). O processo é conhecido pelo nome de "daguerreotipia".
Louis-Jacques-Mandé Daguerre (18 de novembro de 1787Cormeilles-en-ParisiVal-d'OiseFrança —10 de julho de 1851Bry-sur-Marbe, França) foi um pintorcenógrafofísico e inventor francês, tendo sido o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (1835 - o daguerreótipo). No prosseguimento dos experimentos fotográficos de Joseph Nicéphore Niépce, a descoberta decisiva coube a Louis Daguerre, que em 1835 apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário, para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por acção do mercúrio. Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas, longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem era invertida e o contraste era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída; Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável. Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Em 1839, vendeu sua invenção, o daguerreótipo, ao governo Francês, tendo ficado a receber uma renda vitalícia de 6.000 Francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4.000.

1891 - Francisco Campos, jurista e político brasileiro (m. 1968).
1897 - Patrick Maynard Stuart Blackett, físico britânico (m. 1974).
1906 - George Wald, cientista norte-americano (m. 1997).
1906 - Klaus Mann, escritor alemão, filho de Thomas Mann e Kathia Mann (m. 1949).

1914 - Iberê Camargo, pintor brasileiro (m. 1994).
Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca18 de novembro de 1914 — Porto Alegre9 de agosto de 1994) foi um pintorgravurista e professor brasileiroIberê Camargo iniciou seus estudos ainda no Rio Grande do Sul, na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, com Parlagreco e Frederico Lobe. Já em Porto Alegre estudou pintura com João Fahrion. Em 1942 ele chegou ao Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Nacional de Belas Artes. Mas, insatisfeito com a metodologia ali adotada, juntou-se a outros artistas, também insatisfeitos, e com seu professor de gravura, Guignard, para fundar o Grupo Guignard. Em 1953 tornou-se professor de gravura no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, lecionando mais tarde essa técnica em seu próprio ateliê ou em permanências mais ou menos longas em Porto Alegre e em outras cidades, inclusive do exterior. Embora Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre reapresentadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza. Iberê tinha tendência à depressão, não gostava de cachorros, nem de crianças e esse estado de espírito se reflete em toda sua obra, e, de forma bem mais acentuada após um incidente de rua, em que, num momento de irreflexão, matou um transeunte.


1919 - Milton Corrêa Pereira, bispo brasileiro (m. 1984).
1923 - Alan Shepard, astronauta estadunidense (m. 1998).
1925 - Ênio Silveira, sociólogo brasileiro (m. 1996).
1931 - Toni Morrison, escritora norte-americana.
1932 - Nasif Estéfano, piloto argentino de F-1 (m. 1973)
1940 - Qaboos bin Said al Said, sultão de Omã.
1941 - Gary Bettenhausen, ex-piloto norte-americano de corridas.
1942 - Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.
1950 - Tim Lopes, jornalista brasileiro (m. 2002).
1952 - Delroy Lindo, ator britânico.

1953 - Alan Moore, quadrinista britânico.

1954 - Adrie Koster, ex-futebolista e treinador de futebol holandês.
1955 - Joaquín Caparrós, treinador de futebol espanhol.
1958
Daniel Brailovsky, treinador de futebol argentino.

1958 - Cláudia Jimenez, atriz brasileira.
Cláudia Maria Patitucci Jimenez (Rio de Janeiro, 18 de novembro de 1958) é uma atriz e humorista brasileira. Participou dos programas humorísticos Escolinha do Professor Raimundo, Os Trapalhões, Sai de Baixo e Zorra Total. Fez sucesso o seu bordão "Beijinho-Beijinho, Pau-Pau!", paródia maliciosa de Xuxa, que se despedia sempre em seu programa de TV com a frase: "Beijinho-Beijinho, Tchau-Tchau!". 

1960
Francisco Agatão, ex-futebolista e treinador de futebol português.

1960 - Elizabeth Perkins, atriz norte-americana.
Elizabeth Perkins (QueensNova Iorque18 de Novembro de 1960), é uma actriz norte americanaFoi morar em Vermont ainda criança. Estudou teatro na Chicago's Goodman School of Drama e depois foi para DePaul University durante três anos, lançando então a sua carreira profissional, co-estrelando na companhia de Neil Simon em "Brighton Beach Memoirs" (1986). Retornou a Nova Iorque na primavera de 1984 para fazer a sua estreia na Broadway como uma representante de Simon. Como uma actriz de estágio, pisou nas placas do horizonte de "Playwrights" no estúdio de Ensemble, e em "The New York Festival Shakespeare", e, voltou a Chicago, com o teatro de Steppenwolf.

1961 - Syarhey Harlukovich, ex-futebolista bielorusso.
1962 - Kirk Hammett, guitarrista da banda Metallica.
1963 - Peter Schmeichel, ex-futebolista dinamarquês.

1967 - Regina Remencius, atriz brasileira.
Regina Remencius (São Paulo18 de novembro de 1967) é uma atriz brasileira. De origem lituana, residiu na Europa nove anos morando sucessivamente na Suíça, Áustria e Grécia. Sua língua materna é o Português. Ela tem fluência em inglês, grego e alemão e fala também lituano, espanhol e francês. Na televisão, foi Laura, a protagonista do seriado "Santo de Casa" na Band. Participou no seriado "Aquarela do Brasil" na Globo como Ana. Fez participações especiais em novelas e seriados (Os Normais, A Diarista, As Filhas da Mãe,Seriado Sandy e Junior, Malhação …) Na Grécia, atuou em filmes de longa metragem: "It’s a Long Road" de Pandelis Vulgaris, "Business in the Balkans" de Vassilis Buduris e "Eleatis Xenos" de Dimos Theos. No Brasil, participou dos seguintes filmes: "Os Desafinados" de Walter Lima Jr, Durval Discos de Ana Muylaerte e "Sau Paulo" de Dardo Toledo de Barros.

1968
Owen Wilson, ator norte-americano.
Luizianne Lins, política brasileira.
1970
Martin Pringle, ex-futebolista sueco.
Elizabeth Anne Allen, atriz norte-americana.
Peta Wilson, atriz australiana.
1973 - Darko Kovačević, ex-futebolista sérvio.
1974
Petter Solberg, piloto norueguês de ralis.
Max Tonetto, futebolista italiano.
Denis Romanenco, futebolista moldávio.

1974 -Chloë Sevigny, atriz e modelo norte-americana.

1975
Patricio Graff, futebolista argentino.
Altin Lala, ex-futebolista albanês.
Pastor Troy,rapper norte-americano.
David Ortiz, jogador de beisebol dominicano.
1976
Matt Welsh, nadador australiano.

1976 - Mona Zaki, atriz egípcia.


1977 - Michel, futebolista brasileiro.
1978 - Júlio César Correa, futebolista brasileiro.
1979
Jean Narde, futebolista brasileiro.
Perry Mutapa, futebolista zambiano.
1980
Ivan Pelizzoli, futebolista italiano.
François Duval, piloto belga de ralis.
Egutu Oliseh, futebolista nigeriano.
Luke Chadwick, futebolista inglês.
Denny Hamlin, piloto norte-americano de corridas.
1981
Moshe Biton, futebolista israelense.
Freddy Nazareno, futebolista equatoriano.
1983
Michael Dawson, futebolista inglês.
Isabel Swan, iatista olímpica brasileira.
Anetta Keys, atriz tcheca.
1984
Enar Jääger, futebolista estoniano.
Johnny Christ, baixista norte-americano da banda Avenged Sevenfold.
Takayuki Nakahara, futebolista japonês.
1986
Davidas Arlauskis, futebolista lituano.

1986 - Dinara Gimatova, ginasta azeri (Do Arzebaijão).

18/11/1986 - Gia Carangi, modelo norte-americana (n. 1960).



1987
Neto Berola, futebolista brasileiro.
Jake Abel, ator norte-americano.
Toshiya Sueyoshi, futebolista japonês.
1988 - Marc Albrighton, futebolista inglês.
1991
Noppawan Lertcheewakarn, tenista tailandês.
Hayato Nakamura, futebolista japonês.
1992 - Nathan Kress, ator norte-americano.


1724 - Bartolomeu de Gusmão, padre, inventor e cientista luso-brasileiro (n. 1685).
1814 - Aleijadinho, escultor brasileiro (n. 1730).
1886 - Chester A. Arthur, vigésimo primeiro presidente dos Estados Unidos (n. 1829).
1922 - Marcel Proust, escritor francês.
1941 - Walther Hermann Nernst, físico e químico alemão (n. 1864).
1944 - Tsunessaburo Makiguti, fundador e 1º presidente da Soka Gakkai.
1962 - Niels Bohr, químico dinamarquês (n. 1885)
1978 - Jim Jones, norte-americano que comandou um suicídio em massa (n. 1931).
1986 - Gia Carangi, modelo norte-americana (n. 1960).
1997 - Zózimo Barroso do Amaral, jornalista brasileiro (n. 1941).
1998 - Aurélio de Lira Tavares, militar brasileiro (n. 1905).
2003 - Michael Kamen, maestro e compositor alemão (n. 1948).

2004 - Borjalo, desenhista e cartunista brasileiro (n. 1925).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Borjalo
Nome completoMauro Borja Lopes
Nascimento15 de novembro de 1925
PitanguiMinas Gerais
Morte18 de novembro de2004 (79 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidadebrasileira
Borjalo, pseudônimo de Mauro Borja Lopes (Pitangui15 de novembro de 1925 — Rio de Janeiro18 de novembro de 2004), foi um desenhista e cartunista brasileiro, conhecido por seus personagens de traços simples (desenhados sem boca e, na maior parte das vezes, sem diálogo).

Biografia

A carreira de Borjalo começou em Belo Horizonte, no jornal Folha de Minas. Logo ele passaria para O Diário de Minas e de lá para o Rio de Janeiro, onde foi colaborador das revistas A CigarraMancheteO Cruzeiro e O Cruzeiro Internacional. Seus cartuns mais marcantes foram os que traziam mensagens ecológicas, assunto pouco abordado naqueles anos 1950.
Ficou conhecido fora do Brasil ao ser incluído entre os sete maiores caricaturistas do mundo no Congresso Internacional de Humorismo, em 1955 na Itália, e passou a ter trabalhos publicados no exterior, em veículos como The New York Times e Paris Match. Pouco depois, foi apontado como um dos cinco maiores do mundo por outro mestre do desenho, o romeno naturalizado norte-americano Saul Steinberg.
Ainda nos anos 1960, passou a trabalhar em televisão, integrando-se à equipe de Fernando Barbosa Lima naEsquire, agência de comunicação que realizava programas para as principais emissoras do país, como as TV Rio,TV ExcelsiorTV TupiTV Itacolomi, entre outras. Em 1966, deixou a Esquire e foi para a TV Globo, convidado pelo então diretor-geral da emissora, Walter Clark. Na Globo, Borjalo trabalhou 36 anos, primeiro como diretor de programas, depois diretor de criação, diretor-geral da Central Globo de Produção, e, finalmente, diretor de controle de qualidade. Foi um dos principais parceiros do executivo de produção e programação José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, na implantação do chamado "padrão Globo de qualidade".
Além de atuar na direção de televisão, Borjalo nunca deixou de desenhar. Mas adaptou seus desenhos à linguagem da TV. Nos anos 1960 ilustrava os programas que dirigia com caricaturas de olhos e boca móveis, para dar a impressão de que "falavam". Atores e/ou locutores dublavam os bonecos. Os primeiros bonecos falantes(como o próprio Borjalo apelidou essas caricaturas em papel-cartão) apareceram no Jornal de Vanguarda da TV Excelsior, e o mais famoso deles foi a Zebrinha da Rede Globo, criada em 1972 para divulgar os resultados daloteria esportiva.1 Nos anos 1990, já usando os recursos da computação gráfica, criou alguns "cartuns-eletrônicos" para as vinhetas de intervalo da Globo, os famosos "plim-plins".
Também participou, por muitos anos, dos "Debates Populares" do radialista Haroldo de Andrade, na Rádio GloboAM do Rio de Janeiro. Borjalo e Haroldo foram grandes amigos.
Foi casado com a autora e roteirista de novelas Marilu Saldanha,com quem teve dois filhos Helena e Gustavo e dois netos Bernardo e o jornalista Bruno Saldanha.[carece de fontes]
Borjalo morreu em 2004, aos 79 anos de idade, em decorrência de um câncer na boca.


Curiosidade: dia a partir do qual o sol não nasce na cidade de Hammerfest (até 1 de fevereiro)
Resumindo: Hoje, é noite eterna (24 horas sem sol). Já no dia 1º de fevereiro, será dia eterno (24 horas), com o tão falado "Sol da meia-noite). Isso acontece pela sua proximidade com o Polo Norte.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hammerfest
CondadoFinnmark
Número2004
SedeHammerfest
Área847 km²
População(2004)9 157
Densidade10 hab/km²
IdiomaNeutral
Websitewww.hammerfest.kommune.no
Hammerfest é uma comuna, cidade-porto da Noruega, no condado de Finnmark, com 847 km² de área e 9 157 habitantes (censo de 2004), situada na ilha de Kvalo, a 480 km do Círculo Polar Ártico. É a cidade com mais de 6.000 habitantes mais a norte no mundo.
O seu magnífico porto é uma base de pesca baleeira das ilhasSvalbard.
Nesta cidade, o Sol não se põe de Maio a Agosto e não aparece de 18 de Novembro a 1 de Fevereiro.
Esta cidade foi destruída pelas tropas alemãs em 1940.
Pela inexistência de poluição e de outros agentes interferentes, as fotos tiradas no local tem um colorido muito especial (imagem 1) De lá, é possível também contemplar o majestoso espetáculo da Aurora Boreal (imagem 2).


Culto, em Maracaibo, à Virgen de la Chiquinquirá, padroeira do estado de Zulia.
La Virgen de Chiquinquirá es una de las advocaciones con que se venera a la Virgen María en el catolicismo. Es la patrona y reina de Colombia,del Estado Zulia en Venezuela, y de la ciudad de Caraz, en el departamento de Ancash en Perú.

Letónia: Dia da Independência (1918).
Omã: Dia da Pátria.

Pérsia: Dia de Ardvi Sura, deusa das estrelas.
Anahita é a forma antiga persa do nome de uma deusa iraniana, figura venerada como a divindade de 'Águas' ( Aban ) e, portanto, associada à cura, fertilidade e sabedoria.  O culto a Anahita, foi - juntamente com outros cultos religiosos - foi introduzido aparentemente no quarto século aC e durou até que foi suprimido na esteira de um movimento de iconoclastas. Os historiadores gregos e romanos da antiguidade clássica se reerem a ela como Anaïtis, identificado-a com uma das divindades de seus próprios panteões. Na astronomia, o "Anahita 270" , um asteróide do tipo S recebeu esse nome em homenagem à deusa.

Brasil: Dia do Conselheiro Tutelar.
Brasil: Dia do Tabelião e Registrador.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.