segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 25 de novembro de 2014 > Postado na véspera às 4:09 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Frente fria muda o tempo na Região Sul

Uma nova frente fria vai passar pelo oceano, mas é capaz de organizar áreas de instabilidade sobre os três Estados da Região Sul. A chuva vai ocorrer principalmente ao longo da tarde e da noite, mas em áreas do oeste há o risco de chuva j´[a pelo período da manhã. Com o abafamento no ar e a presença de muita umidade, não está descartada a presença de chuva forte. A chuva deve perder intensidade e o sol já aparece forte a partir da sexta-feira (28) com o avanço das instabilidade em direção ao Sudeste. CLIMATEMPO

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

25 de novembro de 2014.
329.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 36 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1911, nasce o pintor holandês Roelof Frankot (m. 1984).
Roelof Frankot (Meppel25 de novembro de 1911 — Raalte1 de dezembro de 1984) foi um pintor neerlandês. Foi fotógrafo até 1930, quando começou a pintar. Em sua obra, teve uma relação forte com o movimento COBRA, e suas artes finais são similares a esse movimento, geralmente pinturas muito abstratas e espontâneas em cores fortes, utilizando, na maioia das vezes, pintura a óleo. 
As publicações de suas pinturas foram acompanhadas ocasionalmente de poemas pequenos escritos por ele mesmo. Frankot foi considerado um inovador da arte holandesa. Ele morreu de câncer aos setenta e três anos de idade. 
Durante sua carreira, Frankot fêz um grande número de exposições na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

Nesta data, em 1967, morre o pintor e escultor russo Ossip Zadkine(n. 1890)
Ossip Zadkine (VitebskBielorrússia14 de Julho de 1890 — Paris25 de Novembro de 1967), escultor bielorusso de ascendência judaica eescocesa
Além da escultura, produziu trabalho também na pintura e na litografia. Depois de frequentar uma escola de arte em Londres, Zadkine fixou-se em Paris por volta de 1910, onde integrou o novo movimento cubista(1914-1925). Depois deste período desenvolveu um estilo original fortemente influenciado pelas artes primitivas
Serviu na Primeira Guerra Mundial como maqueiro e foi ferido em ação. Passou os anos da Segunda Guerra Mundial no exílio, nos Estados Unidos da América
O seu trabalho mais conhecido é provavelmente a escultura "Cidade sem coração", um memorial da enorme destruição do centro de Roterdã perpetrada pelos alemães em 1940
Dava aulas na sua Escola Zadkine de Escultura. Ossip Zadkine foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris
Abaixo, a escultura "Cidade sem coração" (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)


1120 - Naufrágio do White Ship, onde morre Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra.

1185 - Eleito o Papa Urbano III, sucedendo o Papa Lúcio III.
1277 - Eleito o Papa Nicolau III, sucedendo o Papa João XXI
1435 - Ratificação por D. Duarte dos Tratados entre D. João I e os monarcas ingleses, Ricardo II, Henrique IV e Henrique V.
1615 - Filipe IV de Espanha casa-se com Isabel de Bourbon.

1845 - Nasce, em Póvoa de Varzim, o escritor Eça de Queirós.
José Maria de Eça de Queirós (Póvoa de Varzim25 de novembro de 1845 — Paris16 de agosto de 1900) é um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, de Os Maias e O crime do Padre Amaro; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIXEm 1870 ingressou na Administração Pública, sendo nomeado administrador do Concelho de Leiria. Foi enquanto permaneceu nesta cidade, que Eça de Queirós escreveu a sua primeira novela realista, O Crime do Padre Amaro, publicada em 1875. Tendo ingressado na carreira diplomática, em 1873 foi nomeado cônsul de Portugal em Havana. Os anos mais produtivos de sua carreira literária foram passados em Inglaterra, entre 1874 e 1878, durante os quais exerceu o cargo em Newcastle e Bristol. Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, como A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Manteve a sua actividade jornalística, publicando esporadicamente no Diário de Notícias, em Lisboa, a rubrica «Cartas de Inglaterra». Mais tarde, em 1888 seria nomeado cõnsul em Paris. (Quer saber mais?) 
Abaixo, uma homenagem ao escritor em sua cidade natal. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

1861
Assinado um tratado de amizade entre Portugal e a China, negociado por Isidoro Guimarães em Pequim.
Inaugurada a Exposição Industrial do Porto, no Palácio da Bolsa.
1865 - A vila de São paulo do Muriahé, hoje apenas Muriaé, é elevada à categoria de cidade.
1875 - O Reino Unido adquire o controlo do Canal do Suez, através da compra de 176 602 acções ao Egipto.
1889 - O governo britânico entrega uma nota ao governo português protestando pela decisão de Portugal de considerar os territórios entre Angola e Moçambique como dependentes da soberania portuguesa.

  • 1897 - A Espanha concede autonomia política e administrativa a Porto Rico. No ano seguinte, o território passa para os Estados Unidos, tornando-se um "Estado Independente" dos EUA.
Conquistado pela Espanha em 1493 e cedido em 1898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51º Estado estadunidense ou a de se tornar independente. 

Porto Rico (em espanholPuerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol"Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe, a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens

Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são ViequesCulebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem CubaHispaniola e a Jamaica.

1900 - 39as eleições gerais portuguesas, com nova vitória do partido no governo. As listas monárquicas vencem em Lisboa e no Porto, não sendo eleitos deputados republicanos, mesmo que a sua votação tenha aumentado.
1911 - D. Manuel Vieira de Matos, bispo da Guarda é entregue ao poder judicial, acusado de desrespeitar a Lei da Separação do Estado da Igreja.
1914
Redução dos custos de armazenagem dos géneros alimentícios no porto de Lisboa.

1914 - Parte para o Brasil, Duarte Leite, o primeiro embaixador formal de Portugal no Rio de Janeiro.
Duarte Leite Pereira da Silva GC C (Porto11 de Agosto de 1864 — 29 de Setembro de 1950 (86 anos)) foi um professor, historiadorpolítico e diplomata português dos tempos da Primeira República Portuguesa. 

A partir de 1906 ocupou sucessivamente diferentes cargos políticos: vereador da Câmara Municipal do Porto e, em seguida, Ministro das Finanças no governo presidido por João ChagasDe 16 de Junho de 1912 a 9 de Janeiro de 1913 foi Primeiro Ministro num governo que integrou democráticos, evolucionistas e unionistas

De 1914 até 1931 foi embaixador de Portugal no Rio de Janeiro, no BrasilA partir de 1931 passou a viver na sua casa de Meinedo (Douro), onde escreveu alguns livros sobre História de Portugal assim como sobre a história dos Descobrimentos portugueses. Os seus estudos sobre os descobrimentos portugueses deram origem a uma monografia em dois volumes intitulado História dos descobrimentos.

1917 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Cambrai - A maior parte dos avanços efectuados pela força blindada britânica são perdidos devido aos contra-ataques alemães.
1925
Ezra Taft Benson, do Conselho dos Doze Apóstolos (mórmons), é nomeado Secretário de Estado (Ministro) da Agricultura de Dwight D. Eisenhower, Presidente dos Estados Unidos.

1925 - Em Portugal é extinto o Ministério do Trabalho.

1933 - Na Alemanha, manifestação de protesto do movimento de resistência contra a política nazista em matéria eclesiástica.
1936 - Assinatura do Pacto Anti-Komintern pela Alemanha e o Japão, acordo que tinha como objectivo a oposição ao desenvolvimento do comunismo.
1939 - Segunda Guerra Mundial: Embarcações alemãs libertam minas ao largo da costa sudoeste da Suécia, dentro do limite das suas águas territoriais. Os governos italiano, sueco, japonês e dinamarquês protestam junto do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico a propósito da política de represálias decidida na sequência da libertação de minas alemãs nas costas britânicas.
1940
Segunda Guerra Mundial: O navio Patria explode e afunda-se no porto de Haifa, Palestina, na sequência de uma sabotagem efectuada por vários membros da organização sionista Irgun Zvai Leumi para impedir que seja utilizado pelos britânicos para deportar judeus palestinianos.
Segunda Guerra Mundial: Voo inaugural em Hatfield do protótipo do avião De Havilland Mosquito.

1941 - Segunda Guerra Mundial: A Croácia adere ao Pacto Anti-Komintern. A Dinamarca é forçada a assiná-lo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Embaixador japonês Kintomo Mushakoji e o ministro alemãoJoachim von Ribbentrop na assinatura do pacto.
Pacto Anti-komintern foi assinado em 25 de novembro de 1936 entre oImpério do Japão e a Alemanha nazista, onde ambas as nações se comprometeram a tomar medidas para se protegerem contra a "ameaça" da Internacional Comunista (Comintern).1
Em caso de ataque da União Soviética contra a Alemanha ou o Japão, os dois últimos comprometiam-se a efetuar consultas à cerca das medidas a serem tomadas para proteger os seus interesses comuns. Também concordaram que nenhum dos dois concluiria tratados políticos com a União Soviética. A Alemanha, ademais, concordou em reconhecer o Manchukuo, o Estado-fantoche japonês na Manchúria. Em 1937, a Itália aderiu ao Pacto, formando o grupo que mais tarde seria conhecido como o Eixo. Em 1939, aderiram a Espanha, a Hungria e o Manchukuo. Apesar do pacto de não-agressão germano-soviética de 1939 (Pacto Molotov-Ribbentrop) e do tratado de neutralidade assinado porTóquio com Moscou, o pacto foi renovado por outros cinco anos, em novembro de 1941.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Frente dos Balcãs. Sabotagem do viaduto de Gorgopotamos, sobre a linha de caminho de ferro que liga Atenas a Salónica, por onde passa uma grande parte dos abastecimentos destinados a Rommel, por resistentes gregos de dois movimentos de oposição às ordens de agentes britânicos do S.O.E..
1943
Segunda Guerra Mundial: Aprovação pelo comando supremo aliado do plano da Operação Shingle que prevê um desembarque no sector de Anzio, de detrás das linhas alemãs.
Segunda Guerra Mundial: Frente do Pacífico. Cinco contratorpedeiros norte-americanos interceptam no mar das Ilhas Salomão, perto do cabo Saint-Georges (Nova-Bretanha), um esquadrão japonês de cinco contratorpedeiros que transportam soldados e material para a ilha de Buka. Três contratorpedeiros japoneses são afundados.
1944
Segunda Guerra Mundial: Um míssil V-2 atinge o armazém comercial de Woolworth na zona leste de Londres, fazendo 160 vítimas.
Segunda Guerra Mundial: Frente do Pacífico. Filipinas. Os Task Groups 38.2 e 38.3 comandados pelos contra-almirantes Bogan e Sherman atacam os aeródromos ao centro de Luçon bem como a frota japonesa em redor da ilha. Os cruzadores Kumano e Yasoshima são afundados. Os Japoneses enviam toda a sua restante força aérea contra os norte-americanos, os aviões kamikazes danificam os porta-aviões USS Intrepid, USS Essex e USS Hancock, bem como porta-aviões ligeiro USS Cabot, enquanto o USS Independence é danificado devido à explosão de um aparelho norte-americano aquando da aterragem.
1961 - O Papa João XXIII cria a Prelazia de Abaeté do Tocantins, no Pará.
1964 - Guerra Colonial: O Comité de Libertação da OUA reconhece o MPLA como único representante do povo angolano.

1966 - Aprovação do actual Código Civil Português.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Código Civil português vigente foi aprovado a 25 de Novembro de 1966, e entrou em vigor a 1 de Junho de1967, revogando o primeiro Código Civil, elaborado pelo Visconde de Seabra e que entrara em vigor em Portugalum século antes, em 1867. O seu texto foi redigido por uma equipa de Professores de Direito que na revisão e fase final foi presidida pelo professor João de Matos Antunes Varela, motivo pelo qual é frequente ser conhecido por "Código de Varela" por oposição ao "Código de Seabra" anterior; outros professores de Direito que participaram no empreendimento foram Adriano Vaz Serra, Fernando Pires de Lima, António Ferrer Correia, Vasco Labo Xavier e Rui de Alarcão (U. de Coimbra) e Manuel Duarte Gomes da Silva e Inocêncio Galvão Telles (U. de Lisboa). MAIS

1974 - Assinatura, em Argel, entre Portugal e o MLSTP, de um acordo para a independência de São Tomé e Príncipe.
1975
Independência do Suriname.
    • 1975 - Em Portugal, um golpe militar põe fim ao PREC. (
    Processo Revolucionário em Curso) –  Faz parte do doloroso processo de adaptação ao regime democrático, após 40 anos de ditadura salazarista, que culminou com a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974.
Por vezes referido como "Período Revolucionário em Curso" ou, com mais frequência, apenas pela sigla PREC – designa, em sentido lato, o período de actividades revolucionárias, marcante na História de Portugal, decorrido durante a Revolução dos Cravos, iniciada com o golpe militar de 25 de Abril de 1974 e concluída com a aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976

A 25 de Novembro de 1975, sectores da esquerda radical (essencialmente pára-quedistas e polícia militar na Região Militar de Lisboa), alarmados com notícias que correm, levam a cabo uma tentativa de golpe de estado, que se mostra sem liderança clara. O Grupo dos Nove decide reagir, pondo em prática um plano militar de resposta liderado por António Ramalho Eanes

O plano prevê, numa situação limite, a instalação de um governo alternativo no Porto e a hipótese de uma guerra civil, que poderia envolver interferência estrangeira. O Presidente da República, Costa Gomes, consegue chamar a Belém os principais comandantes militares, incluindo Otelo, Rosa Coutinho (armada, tido como próximo do PCP), e os líderes do Grupo dos Nove (agora bastantes mais que nove) e concentrar assim em si a autoridade

O PCP retrai-se. O grupo de militares revoltosos, sem liderança nem outros apoios, rende-se sem grandes conflitos. 

1999 - Criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Brasil.

2007 - Desabamento da arquibancada do Estádio Octávio Mangabeira, em Salvador, na Bahia.

Estádio Octávio Mangabeira, também conhecido como Fonte Nova, foi um estádio de futebolna cidade de Salvador (Bahia), de propriedade do governo do estado da Bahia e que era utilizado pelos principais clubes do estado. 

Sua capacidade era de pouco mais de 60.000 pessoas até seu fechamento devido ao desabamento de parte de sua arquibancada superior. 

Visando a Copa do Mundo de 2014, o estádio foi implodido no dia 29 de agosto de 2010 para dar lugar a Arena Fonte Nova, que será a sede baiana.

2012 - Sebastian Vettel se tornou o mais novo tri campeão mundial de Formula 1. E também um dos três únicos pilotos a ganhar três campeonatos consecutivos ao lado de Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.


1553 - Próspero Alpini, médico e botânico italiano (m. 1616).
1562 - Félix Lope de Vega, dramaturgo e poeta espanhol (m. 1635).
1703 - Jean-François Séguier, botânico e astrônomo francês (m. 1784)

1844 - Karl Benz, engenheiro alemão, um dos inventores do automóvel (m. 1929).
Karl Friedrich Benz (Karlsruhe25 de novembro de 1844 — Ladenburg4 de abril de 1929) foi um engenheiro de automóveis alemão
É o inventor (com Gottlieb Daimler) do automóvel movido a gasolina como o conhecemos atualmente. Em 29 de Janeiro de 1886, registou esta patente (DRP 37435) e em Julho apresentou o primeiro automóvel. 
Origem do "Mercedes"Em 1899, a DMG construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: Mercédès Jellinek. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como "Mercedes 35hp" e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas dos automóveis na França, Áustria-Hungria, Bélgica e Estados Unidos da América. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500.000 marcos. 
A mudança do nome ajudou a evitar problemas legais porque depois da morte de Daimler em 1929, a DMG decidiu vender o nome registado "Daimler" ficando o nome Mercedes salvaguardado. 
Nas fotos abaixo > Do primeiro "Benz" ao último "Mercedes". (Para ampliar, abra as imagens em janela separada)


1868 - Ernesto Luís de Hesse-Darmstadt, grão-duque de Hesse-Darmstadt (m. 1937)
1873 - Pierre Lacau, egiptólogo francês (m. 1963).
1881 - Papa João XXIII, 262º papa (m. 1963).
1883 - Harvey Spencer Lewis, escritor norte-americano (m. 1939).

1897 - Otto Ernst Meyer, fundador da companhia aérea Varig (m. 1966).
Ernst Otto Meyer Labastillealemão naturalizado brasileiro com o nome Otto Ernst Meyer (Hanôver25 de novembro de 1897 - Porto Alegre1966), foi o fundador e primeiro presidente da companhia aérea Varig. Segundo consta, além de fundador da Varig, Ernst Meyer participava de um embrionário partido nazista brasileiro, escrevia artigos no "Neue Deustsche Zeitung" um jornal nazista de Porto alegre Foi oficial-aviador da Força Aérea Alemã e chegou ao Brasil em 1921.

1904 - Ba Jin, escritor chinês (m. 2005).

1911 - Paul Murry, desenhista norte-americano (m. 1989).

1913 - Lewis Thomas, conselheiro de política e investigador norte-americano (m. 1993).
1915 - Augusto Pinochet, militar e ex-presidente chileno (m. 2006).
1920 - Ricardo Montalbán, ator mexicano (m. 2009).
1923 - Mauno Koivisto, político finlandês.
1924 - Takaaki Yoshimoto, poeta e crítico literário japonês.
1926 - Jeffrey Hunter, ator norte-americano (m. 1969).
1938 - Luiz Henrique Rosa, músico e compositor brasileiro (m. 1985).
1940
Jan Jongbloed, ex-futebolista holandês.
Percy Sledge, músico norte-americano.
1946 - Slim Borgudd, ex-piloto de F-1 e ex-músico sueco.
1947
Marcos Rivas, ex-futebolista mexicano.

1947 - Zé Rodrix, cantor e instrumentista brasileiro (m. 2009).

1951 - Johnny Rep, ex-futebolista holandês.
1955 - Aleksandr Kozulin, político bielorrusso.
1956 - Hélène Goudin, política sueca.
1960
John F. Kennedy, Jr., advogado e jornalista norte-americano (m. 1999).
Amy Grant, cantora norte-americana.
1965
Dougray Scott, ator escocês.
David Kelly, ex-futebolista irlandês.
José Leon Machado, escritor português
Ana Paula Padrão, jornalista brasileira.
.
1966
Billy Burke, ator estadunidense.
Tim Armstrong, cantor e guitarrista norte-americano.
1967 - Niurka Marcos, atriz e cantora cubana.
1968
Erick Sermon, rapper norte-americano.
Jacqueline Hennessy, atriz e apresentadora canadense.

1968 - Jill Hennessy, atriz canadense.
Jillian "Jill" Noel Hennessy (EdmontonAlberta25 de novembro de 1968) é uma atriz e músicacanadense, mais conhecida pelos seus papéis nas séries de televisão Law & Order e Crossing Jordan.

1970
Eluana Englaro, italiana morta pela eutanásia (m. 2009).

1979 - Virgínia Cavendish, atriz brasileira.
Virgínia Cavendish Moura (Recife25 de novembro de 1970) é uma atrizapresentadora de televisão e produtora de cinema brasileira, mais conhecida por seu trabalho em filmes de Guel Arraes, como O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro. Na televisão, a atriz tornou-se mais conhecida por sua participação em Avassaladoras, como Maria Teresa, e por apresentar o programa de televisão TNT + Filme.

1971 - Christina Applegate, atriz norte americana.
1972 - Stefan Everts, motociclista belga.
1973
Martin Rettl, piloto de skeleton austríaco.
Peter Facinelli, ator norte-americano.
1974 - Kenneth Mitchell, ator canadense.
1975 - Michael Svensson, futebolista sueco.
1976 - Clint Mathis, ex-futebolista norte-americano.
1977
MacBeth Sibaya, futebolista sul-africano.
Guillermo Cañas, tenista argentino.
Nuno Assis, futebolista português.

1978 - Taís Araújo, atriz brasileira.
Taís Bianca Gama de Araújo Ramos (Rio de Janeiro25 de novembro de 1978) é uma atriz,modelo e apresentadora brasileira de cinema e televisão

Seu primeiro papel de destaque na televisão foi como a protagonista da novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete. Sete anos depois, interpretou a personagem Preta, na Rede Globo, na telenovela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro. 

Atuou sua primeira protagonista em horário nobre da Globo, a Helena, da novela Viver a Vida, de Manoel Carlos.

1980
Aaron Mokoena, futebolista sul-africano.
Julio Irrazábal, futebolista paraguaio.
1981
Mawete Júnior, futebolista angolano.
Xabi Alonso, futebolista espanhol.
Sydney Plaatjies, futebolista namibiano.
Ruslan Pimenov, futebolista russo.
Maurício Rua, atleta brasileiro de MMA.
1982
Luciano Corrêa, judoca brasileiro.
Vitangelo Spadavecchia, futebolista italiano.
Ossi Martikainen, futebolista finlandês.
1983
Fernando Henrique, futebolista brasileiro.
Rodrigo Alvim, futebolista brasileiro.
Cássio, futebolista brasileiro.
Ildar Akhmetzyanov, futebolista russo.
1984 - Guy Essame, futebolista camaronês.
1985
Fernandinho, futebolista brasileiro.
Obadiah Tarumbwa, futebolista zimbabuano.
1986
Craig Gardner, futebolista inglês.
Katie Cassidy, atriz, modelo e cantora norte-americana.
1987
El Arbi Hillel Soudani, futebolista argelino.
Ericson, futebolista cabo-verdiano.
Dolla, rapper norte-americano (m. 2009).
Davino Verhulst, futebolista belga.

1987 - Adriana Birolli, atriz brasileira.
Adriana Birolli Ferreira (Curitiba25 de novembro de 1987) é uma atriz brasileira muito conhecida pela sua interpretação como a invejosa Isabel na novela Viver a Vida.

1988
Jay Spearing, futebolista inglês.
Nodar Kumaritashvili, atleta de luge georgiano (m. 2010).
Keisuke Shimizu, futebolista japonês.
1990 - Roland Peqini, futebolista albanês.
1992 - Ana Bogdan, tenista romena.


311 - Pedro, Patriarca de Alexandria - martirizado (n. 260)
1120 - Guilherme Adelin, herdeiro de Henrique I de Inglaterra (n. 1103)
1185 - Papa Lúcio III (n. 1100).
1885 - Rei Afonso XII de Espanha (n. 1857)

1960 - Irmãs Mirabal, dominicanas assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo {Patria Mercedes (n. 1924), Minerva Argentina (n. 1926) e Antonia María Teresa (n. 1936)}.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rafael Leónidas Trujillo Molina, mais conhecido como Rafael Trujillo (San Cristóbal24 de outubro de 1891 — Santo Domingo30 de maio de 1961), foi o ditador1 da República Dominicana entre 1930 e 1961, quando foi assassinado.2
Com o suporte dos Estados Unidos, Trujillo tomou o controle do país em 1930 e o dirigiu até seu assassinato em 1961. Trujillo acumulou grande fortuna as custas de seu povo enquanto agia com repressão sobre a oposição.3
Trujillo governou a República Dominicana como se fosse sua fazenda particular. Em dado momento, calculou-se que sua família detinha 70% das terras cultivadas. Defendia a posse de tantas terras e fábricas com o fato de nelas empregar a maioria do povo dominicano.
Seu legado dentro da República Dominicana é, até os dias atuais, controverso. Muitos o louvam por ter trazido o país a uma era de estabilidade e certa prosperidade, sem paralelo com a história recente do país. Trujillo reorganizou o Estado e a economia, deixando uma boa infraestrutura interna. Contudo, os seus críticos dizem que esta "prosperidade" veio com um preço alto. Cerca de 50 mil pessoas morreram na repressão de seu governo, não havia liberdades civis e boa parte das riquezas da nação iam parar nas mãos do próprio Trujillo ou de seus parentes e associados. SAIBA MAIS

1968 - Upton Sinclair, escritor estadunidense (n. 1878)
1970 - Yukio Mishima, novelista e dramaturgo japonês (n. 1925)
1989 - Armand Salacrou, dramaturgo francês (n. 1899)
1998 - Eli Coimbra, jornalista brasileiro (n. 1942).
2005
Richard Burns, ex-campeão mundial de rali (n. 1971.
George Best, futebolista norte-irlandês (n. 1946).


Dia do Doador Voluntário de Sangue no Brasil.

Martírio de Santa Catarina (retirado do calendário oficial do Vaticano em 1969 mas ainda celebrado).

Emancipação do município de Guapimirim.

Feriado municipal de Santa Catarina, Cabo Verde.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Catarina é um concelho/municípioda ilha de Santiago, no Sotavento de Cabo Verde, com uma superfície de 243 km² e 49.829 habitantes. A sede de concelho é a cidade de Assomada.
Concelho com paisagens de rara beleza natural e com localidades de particular interesse, em claro contraste com a cidade de Assomada, em acentuado crescimento urbano. O Centro Cultural da Assomadaalberga o conhecido Museu da Tabanca.
O Dia do Município é 25 de novembro, data que coincide com a celebração de Santa Catarina.
Desde 2008, o município da Santa Catarina é governado pelo Movimento para a Democracia.

Índice

  [mostrar



Feriado municipal de Vera Cruz do Oeste, Paraná,
Dia da Baiana de acarajé.
Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.