domingo, 2 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 3 de novembro de 2014 > Segunda-Feira > Postado na véspera às 4:11 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Semana começa abafada em São Paulo

O ar quente e úmido predomina sobre SP e há previsão de pancadas de chuva.
Ler noticia

Chuva forte no Sul do Brasil > Leia e veja

Semana começa quente no Rio > Leia e veja


WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

3 de novembro de 2014.
307.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 58 para acabar o ano.


Em 03/11/1954, morre Henri Matisse, pintor francês (n. 1869).
Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 — Nice, 3 de novembro de 1954) foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (besta selvagem), na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa.4 Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna. Saiba mais


1493 - Cristóvão Colombo avista pela primeira vez a ilha de Dominica no Mar do Caribe.

1591 - É eleito o Papa Inocêncio IX.
1821 - Independência da Nicarágua.
1840 - Fundação da cidade paraibana de Ingá.

1866 - Tropas de Giuseppe Garibaldi são derrotadas pelas de Napoleão III, durante outra tentativa de livrar o território dos Estados Pontifícios da autoridade do Papa (veja também Questão Romana).
Em 1866, Garibaldi voltou à luta para libertar Veneza, ainda sob domínio austríacoGaribaldi operou inicialmente em cobertura de Bréscia, para depois passar decisivamente à ofensiva a Ponte Caffaro em 25 de junho, em 3 de julho em Monte Suello obrigou os austríacos à retirada, mas teve uma ferida na coxa por um golpe errôneo de um de seus voluntários. Abriu-se, com a vitória na batalha de Bezzecca eCimego em 21 de julho, a estrada a Riva del Garda e assim a iminente ocupação da cidade de Trento. Porém a assinatura do armistício de Cormons fez Garibaldi parar. Nessa ocasião, recebeu a notícia do armistício e a ordem de abandonar o território já ocupado. Respondeu telegraficamente "Obbedisco" ("Obedeço"), palavra que sucessivamente tornou motto do Risorgimento italiano e símbolo da disciplina e dedicação de Garibaldi. O Trentino só se tornaria território italiano após a Primeira Guerra Mundial, mais de sessenta anos depois. Em 1869, realizou novo ataque aos Estados Pontifícios, na tentativa de livrá-los do domínio do Papa. Em 3 de novembro suas tropas encontram-se com as de Napoleão III que veio em defesa do Papa. A invasão fracassou e 1600 de seus voluntários foram presos.
Abaixo, fac símile do telegrama de Garibaldi.

1887 - É fundada a Associação Académica de Coimbra, a mais antiga associação de estudantes de Portugal.

1891 - República Velha: Deodoro manda fechar o Congresso e decreta estado de sítio, após a aprovação de uma lei que permitia o impeachment do presidente da República. Júlio de Castilhos é deposto da presidência (como então eram chamados os governadores) do estado do Rio Grande do Sul.
Deodoro assumiu em 15 de novembro de 1889 como Presidente Provisório e, nessa condição, não teve maiores problemas políticos, conduzindo o processo de implantação da República. Convocou uma comissão de notáveis para redigir a nova Constituição e deu ao Congresso uma boa margem de liberdade para agir, ainda que tenha forçado sua eleição para o primeiro mandato como Presidente em definitivo. Aí as coisas desandaram porque, numa república presidencialista, queria governar como se o regime fosse parlamentarista. Convocava reuniões de gabinete levando à discussão assuntos privativos de cada ministério e causando alvoroço entre os ministros. E foi pensando como parlamentarista que ele usou o poder moderador (não existente na nova Constituição), dissolvendo o Congresso. Aí, a coisa desandou, sofreu uma pressão política muito forte e teve de renunciar à Presidência 6 meses após eleito. (Paulo Victorino)

1903 - Independência do Panamá.

1930 - Getúlio Vargas torna-se chefe do governo provisório no Brasil, completando-se o processo revolucionário que pôs fim à Primeira República (1889-1930).
03/11/1930 - Getúlio Vargas torna-se chefe do governo provisório no Brasil. As tropas revolucionárias que partiram de Porto Alegre em 3 de outubro de 1930, chegaram vitoriosas ao Rio de Janeiro,  Deposto pelo Exército, o presidente da República, Washington Luís, foi exilado para a Europa com seus principais ministros. Uma Junta Militar assumiu o poder, manifestando com pouca vontade de deixá-lo e, por isso, foi preciso uma hábil negociação para garantir a instalação de um governo revolucionário civil provisório, cuja posse se deu exatamente um mês após iniciada a Revolução, com a posse de Getúlio Vargas. O "provisório" durou 15 anos, sendo quatro sem Constituição nenhuma, outros três com uma Constituição promulgada pela Assembléia Constituinte (que confirmou Getúlio como Presidente) e outros oito sob a ditadura do Estado Novo. Nos três anos de ConstituiçãoPROMULGADA (1934-1937) ela praticamente não esteve em vigor, dado o quase permanente estado de sítio, motivado pela Intentona Comunista de 1935. Pior que isso, em 1937, o próprio Congresso autorizou o seu fechamento para dar poderes extraordinários ao Presidente e não mais voltou a abrir. Getúlio não titubeou em dar o golpe, impondo ao país uma Constituição OUTORGADA por ele mesmo, que vigorou até 1945, quando o ditador foi deposto. (leia meu artigo "A Revolução traída - Getúlio assume e fica" no livro "Brasil - Cem Anos de República". (Paulo Victorino)

1934 - Ichikawa recebe estatuto de cidade.
1937 - Niihama recebe estatuto de cidade.
1939 - Kudamatsu e Tateyama recebem estatuto de cidade.
1940 - Hamada e Onoda recebem estatuto de cidade .
1943 - Tagawa recebe estatuto de cidade.

1944 - Exército francês faz homenagem póstuma a Antoine de Saint-Exupéry, autor de "O Pequeno Príncipe".
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon29 de junho de 1900 — Mar Mediterrâneo31 de julhode 1944) foi um escritorilustrador e piloto francês, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. SAIBA MAIS

1947 - Musashino recebe estatuto de cidade.
1950 - Mitaka e Tokorozawa recebem estatuto de cidade.
1954 - Gosen, Kuji, Kumano e Kushima recebem estatuto de cidade.

1957 - A cadela russa Laika se torna o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial a bordo do Sputnik 2.
Laika (em russo Лайка, 1954 - 1957), uma raça de cães da Sibéria e norte da Rússia, literalmente: ("que ladra") foi o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a Terra e o fez a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik I, o primeiro objeto artificial a entrar em órbitaLaika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

1958 - Esashi, Koshigaya e Takehara recebem estatuto de cidade.
1964 - Kokubunji recebe estatuto de cidade.
1970 - Musashimurayama e Okegawa recebem estatuto de cidade.
1971 - Katano e Kitamoto recebem estatuto de cidade.

1973 - Lançamento da sonda Mariner 10.

1975 - O Major General Khaled Mosharraf conduz um golpe militar em Bangladesh.
1978 - Independência da Dominica.
1986 - Fim do protetorado e início do Tratado de Livre Associação da Micronésia e Marianas com os Estados Unidos.

1992 - Bill Clinton eleito 42° presidente dos Estados Unidos.

1993 - Realização da VII Viagem de Instrução dos Guardas-Marinha brasileiros a bordo do Navio-Escola "Brasil".
1994 - Último eclipse total do sol no hemisfério sul do século XX.
1998 - É lançado o álbum The Masterplan, da banda britânica Oasis.

2005 - Os restos mortais de Nicolau Copérnico são encontrados em uma catedral na Polônia.
Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473  Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médicoSua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna. 
Abaixo, a pintura "Nicolau Copérnico conversando com Deus", do pintor polonês Jan Matejko (1838-1893).


1558 - Thomas Kyd, dramaturgo britânico (m. 1594).

1560 - Annibale Carracci, pintor italiano (m. 1609).
Annibale Carracci nasceu em Bolonha, e muito provavelmente iniciou seu aprendizado com a família. Em1582, Annibale, seu irmão Agostino e seu primo, Ludovico Carracci, abriram um estúdio de pintura inicialmente chamado por alguns de Academia de Desiderosi ("desejoso de fama e de aprendizagem") e em seguida chamada Incamminati (progressistas; literalmente "aqueles que abrem novo caminho"). Embora os Carracci enfatizassem o esboço linear tipicamente florentino, como exemplificado por Rafael Sanzio e Andrea del Sarto, seus interesses pelas cores cintilantes e contornos sutis dos objetos eram derivados dos pintores venezianos, notavelmente do trabalho do artista Ticiano, o qual foi estudado por Annibale e Agostino durante viagens pela Itália em 1580-81, a mando do ancião Caracci Lodovico. Esse ecletismo se tornaria a característica que definiria os artistas do “Barroque Emilian” ou “Escola Bolonhesa”.



1587 - Samuel Scheidt, compositor e organista alemão (m. 1654).
1618 - Aurangzeb, Imperador mongol da Índia de 1658 à 1707.
1632 - Mihály Apafi I, Príncipe da Transilvânia (m. 1690).
1633 - Bernardino Ramazzini, médico e escritor italiano (m. 1714).
1660 - Simão Pereira de Sá, fundador do povoado que leva hoje o seu nome em Minas Gerais (m. 1730).

1718 - John Montagu, 4.º Conde de Sandwich, secretário de estado inglês, suposto inventor do lanche que leva seu nome (m. 1792).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Montagu, 4º Conde de Sandwich (1718 — 1792), herdou o título de seu pai, Edward Montagu, 3º Conde de Sandwich, em 1729, quando tinha a idade de apenas dez anos. Viajou pelo mundo inteiro, e ostentou diversos títulos importantes, como o de Primeiro Lord do Almirantado da Marinha Real Britânica e o de Secretário de Estado.
A Montagu é atribuída a invenção do sanduíche, porém essa afirmação nunca foi comprovada.
As ilhas Sandwich (agora Havaí) e as ilhas Sandwich do Sul foram nomeadas pelo capitão James Cook, em homenagem ao Conde.
1749 - Daniel Rutherford, médico e químico escocês (m. 1819).
1757 - Robert Smith, político estadunidense, 2o Secretário da Marinha e 6o Secretário de Estado (m. 1842).
1759 - Giuseppe Gherardeschi, organista e compositor italiano (m. 1815).
1766 - Simon Franz Molitor, violinista e compositor austríaco (m. 1848).
1768 - Karađorđe Petrović, cognominado "Jorge Preto", rei da Sérvia (m. 1817).
1770 - James Whitfield, Arcebispo de Baltimore, Estados Unidos (m. 1834).
1777 - Laval Nugent von Westmeath, militar austríaco (m. 1862).
1780 - Victor Dourlen, compositor francês (m. 1864).
1781 - William Butterworth Bayley, governador-geral de Fort William na Índia britânica (m. 1860).

1784 - Antonín Mánes, pintor e ilustrador tcheco (m. 1843).


1788 - Peter Leopold Kaiser, Bispo de Mogúncia (m. 1848).
1791 - Nicolas Charles Victor Oudinot, general francês (m. 1863).
1793
Stephen F. Austin, patriota, pioneiro e Fundador da República do Texas (m. 1836).

Thomas Ender - pintor de paisagens e aquarelista britânico (m. 1875).
Thomas Ender (Viena, 3 de novembro de 1793  28 de setembro de 1875) foi um pintor austríaco que deve ser incluído entre os chamados pintores viajantes, ou seja, aqueles que vieram ao Brasil a partir da época do príncipe regente D. João VI até os últimos anos do século XIXApesar de dominar várias modalidades de pintura, destacou-se como aquarelistaAcompanhou a missão científica de Johann Baptiste von Spix eCarl Friedrich Philipp von Martius ao Brasil, onde permaneceu entre 1817 1818.Nesse período, produziu uma vasta obra de registro do que viu no Rio de Janeiro e em São PauloForam mais de 600 desenhos e esboços, hoje no acervo dos mais importantes museus do país. 
Para ampliar a imagem abaixo, abra-a em nova guia ou janela.


1794 - William Cullen Bryant, poeta e jornalista estadunidense (m. 1878).
1799 - William Sprague III, político e industrialista estadunidense (m. 1856).
1852 - Imperador Meiji do Japão (m. 1912).

1860 - Alfredo Andersen, pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil (m. 1935).
Filho do Capitão da Marinha Mercante Tobias Andersen e de Hanna Carine Andersen, Alfredo aos 13 anos pintou sua primeira tela: “Akt”. Iniciou aos 17 anos os estudos na Academia de Belas-Artes de Cristiânia (atualmente Oslo), como aluno de Wilhelm Krogh, conhecido pintor na Noruega. Freqüentou depois a Real Academia de Belas Artes de Copenhague, na Dinamarca, entre 1879 e 1883, onde foi, posteriormente, professor de Desenho. Em 1884, realizou sua primeira exposição individual.Fez uma viagem aos trópicos, a bordo de um veleiro, chegando até a costa brasileira, que o impressiona, pintando uma tela no porto de Cabedelo, na Paraíba. Posteriormente, decidiu voltar à América, mais especificamente a Buenos Aires, mas ao passar em Paranaguá, onde seu barco parou em função de reparos, simpatizou com o lugar e decidiu ficar no Brasil. E ficou para sempre. (Quer saber mais?)


1877 - Carlos Ibáñez del Campo, presidente do Chile (m.1960).
1893 - Edward Adelbert Doisy, bioquímico norte-americano (m. 1986).
1900 - Adolf Dassler, empresário alemão, criador da marca Adidas (m. 1978).
1901 - André Malraux, ex-Ministro da Cultura francês (m. 1976).
1918 - Manuel Antunes, professor universitário e ensaísta português (m. 1985).
1921 - Charles Bronson, ator norte-americano (m. 2003).
1926
Valdas Adamkus, político lituano.

1926 - Osamu Tezuka, desenhista japonês (m. 1989).
Em 03/11/1926, nasce Osamu Tezuka, desenhista japonês (m. 1989). Osamu Tezuka (手塚 治虫?) (ToyonakaJapão3 de novembro de 1928 — Tóquio; Japão, 9 de fevereiro de 1989) foi um mangaká (desenhista de mangás) que influenciou muito esse estilo. Por isso, é lembrado por muitos no Japão como o “pai do mangá moderno”. Uma indicação de sua produtividade: a sua obra completa publicada no Japão reuniu cerca de 400 volumes, mais de 80.000 páginas (na verdade, sua obra completa chega a mais de 700 mangás com mais de 150.000 páginas). A grande maioria dessas obras nunca foi traduzida do original japonês e continua inacessível aos leitores do Ocidente.

1930 - Tsutomu Seki, astrônomo japonês.
1933 - Amartya Sen, economista indiano.
1935 - Betinho, sociólogo e ativista brasileiro (m. 1997).
1936 - Roy Emerson, ex-tenista australiano.
1939 - Adi Da, controverso orientador espiritual jamaicano.
1943 - João Só, cantor e compositor brasileiro (m. 1992).
1945 - Gerd Müller, ex-futebolista alemão.
1948 - Helmuth Koinigg, piloto austríaco de F-1 (m. 1973).
1949 - Anna Wintour, editora norte-americana da revista Vogue.

1952 - Reinaldo, humorista brasileiro, membro do grupo Casseta & Planeta.

1953 - Kate Capshaw, atriz norte-americana e esposa do cineasta Steven Spielberg.
1954 - Adam Ant, músico britânico.
1956 - Eike Batista, empresário brasileiro.
1957 - Dolph Lundgren, ator sueco.
1959 - Hal Hartley, cineasta norte-americano.
1960 - William Monahan, roteirista norte-americano, que escreveu Kingdom of heaven.
1963
Márcio Nunes, ex-futebolista brasileiro, conhecido pela falta que cometeu em Zico, em 1985.
Shigeaki Hattori, piloto japonês de corridas.
1964 - Gregório Paixão, bispo brasileiro.
1966
Vinny, cantor e compositor brasileiro.
Gil Baiano, ex-futebolista brasileiro.

1970 - Luciana Gimenez, apresentadora de televisão brasileira.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luciana Gimenez Morad Fragali (São Paulo3 de novembro de 1970) é uma modeloatriz e apresentadora de televisão brasileira. Atualmente, apresenta os programas Superpop e Luciana by Night, ambos na Rede TV!, cujo vice-presidente é Marcelo de Carvalho, seu marido. SAIBA MAIS

1971 - Unai Emery, ex-futebolista espanhol.
1973 - Mick Thomson,guitarrista da banda americana Slipknot.

1977 - Aria Giovanni, modelo e atriz norte-americana.

1979
Tim McIlrath, músico norte-americano.
Édson Bastos, futebolista brasileiro.
Arturo Sanhueza, futebolista chileno.
Pablo Aimar, futebolista argentino.
1983

Suzane Richthofen, jovem criminosa brasileira.
Fininho, futebolista brasileiro.
Milena Torres, atriz venezuelana.
1984 - Christian Bakkerud, piloto dinamarquês de corridas (m. 2011).

1995 - Alice Wegmann, atriz brasileira.


361 - Constâncio II, Flauius Iulius Constantius, imperador romano (n. 317).
572 - Santa Sílvia, mãe do Papa Gregório, O Grande.
1220 - Urraca de Castela, rainha de Portugal, esposa de D. Afonso II (n. 1186).
1584 - Carlos Borromeo, arcebispo católico e cardeal italiano (n. 1538).
1599 - Andrzej Batory, Príncipe da Transilvânia e Bispo de Warmia, Polônia (n. 1563).
1600 - Richard Hooker, teólogo inglês (n. 1554).
1627 - Giambattista Leni, cardeal italiano (n. 1573).
1629 - Jan Sixt von Lerchenfels, compositor boêmio (n. 1550).

1633 - Lucio Massari, pintor italiano (n. 1569).
03/11/1633 - Morre Lucio Massari, pintor italiano do período barroco, mas não necessariamente envolvido com esse estilo, que surgiu na contra reforma e era voltado para a pintura religiosa (n. 1569).
Na imagem abaixo uma cena de "Venus e Adonis", pintada por Massari, mais própria do Maneirismo, período que entremeia o Renascimento e o Barroco.


1637 - Bartholomäus Battus, teólogo evangélico alemão (n. 1571).
1639 - São Martinho de Lima, santo e dominicano peruano (n. 1579).
1643
John Bainbridge, astrônomo britânico (n. 1582).
Paul Guldin, matemático e astrônomo suiço (n. 1577).
1666
James Howell, historiador britânico e Bispo de Bristol (n. 1594).
Ascanio Filomarino, cardeal italiano (n. 1583).
1702 - Christian Friedrich von Kahlbutz, cavaleiro alemão, cuja múmia está em perfeito estado de conservação e se tornou atração turística (n. 1651).
1708 - Henriëtte Catharina van Nassau, filha de Frederik Hendrik, Príncipe de Orange (1584-1647).
1711
John Ernest Grabe, teólogo anglicano de origem alemã (n. 1666).
Vitale Giordano, matemático italiano (n. 1663).
1717 - Giovanni Filippo Certani, presbitero italiano.
1718 - Carl Wilhelm, Príncipe de Anhalt-Zerbst (n. 1652).
1736 - José Patiño Rosales, intendente geral da marinha espanhola (n. 1666).
1737
Adolfo de Dalberg, abade alemão (n. 1678).
Antonio Maria Lupi, presbítero e epigrafista italiano (n. 1695).
1742 - Carlo Gaetano Stampa, cardeal e arcebispo católico italiano (n. 1667).
1757 - George Munro, militar britânico (n. 1700).
1766 - Thomas Abbt, matematico e filósofo alemão (n. 1738).
1775 - Juan José Pérez Hernández, explorador espanhol (n. 1725).
1784 - Matías de Gálvez y Gallardo, general espanhol (n. 1725).
1787 - Robert Lowth, bispo e gramático britânico (n. 1710).
1793 - Olympe de Gouges, feminista, dramaturga e jornalista francesa (n. 1748).
1794 - François-Joachim de Pierre de Bernis, cardeal e chefe de estado francês (n. 1715).
1852 - Carlos María de Alvear, político argentino (n. 1789).

1864 - Gonçalves Dias, poeta brasileiro (n. 1823).

1867 - Marquesa de Santos, amante de Pedro I do Brasil e, mais tarde, casada com o Brigadeiro Tobias de Aguiar (n. 1797).

1962 - Ralph Hodgson, poeta inglês (n. 1871).
1998 - Bob Kane, criador do super-herói Batman (n. 1915).
2000 - Helvídio Nunes de Barros em Picos Piauí).
2002 - Jonathan Harris, ator de teatro e televisão norte-americano (n. 1914).
2006 - Alberto Spencer, ex-futebolista equatoriano, maior artilheiro da história da Copa Libertadores da América (n. 1937)

2006 - Paul Mauriat, maestro francês (n. 1925).
El cóndor pasa es una canción tradicional de origen peruano. Es una "zarzuela peruana" cuya música fue compuesta por el compositor peruano Daniel Alomía Robles en 1913 (registrada legalmente en 1933) y la letra por Julio de La Paz (seudónimo de Julio Baudouin y Paz). En el Perú fue declarada Patrimonio Cultural de la Nación en el año 2004. Y esta vez es dirigida por el maestro de maestros Paul Mauriat.

2009 - Francisco Ayala, escritor espanhol (n. 1906).


Dia mundial da Usabilidade
Dia do Cabeleireiro e do Barbeiro
Dia do Guarda Florestal
Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher
Dia da Independência do Panamá (em 1903).
Feriado de emancipação política na cidade de Ingá.
No Japão, é comemorado o Dia da Cultura (após 1946), ou o Nascimento do Imperador (antes de 1946).

Santos do dia
Santa Sílvia.

São Martinho de Porres - Padroeiro dos barbeiros




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.