quarta-feira, 16 de abril de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 16 de abril de 2014 > Quarta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Alemães
"Andere Länder, andere Sitten."
Lit.: Outros países, outros costumes.
Similar > Cada terra com seu uso.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1889, nasce Charlie Chaplin, ator e cineasta inglês, imortalizado com o personagem Charlot (Portugal) ou Carlitos (Brasil), o vagabundo (em qualquer país) (morreu em 1977).

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo."  > Charles Chaplin


Mato Grosso do Sul > Rodovia em Campo Grande > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam As bandeiras brasileiras que se vê ao longo da estrada fazem parte das comemorações da Semana de Tiradentes, que vai até segunda-feira, dia 21. Elas também apareceram na webcam que mostramos ontem, da rua Santa Ifigênia (SP).


Valores de Mercado-1 > A Christie's de Londres realizou ontem um leilão de objetos e obras de arte > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja

Valores de Mercado-2 > A Sotheby's de Nova York realizou leilão de esculturas, pinturas e desenhos americanos > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Veja


Jornal da Gazeta > Há um grupo de artistas que nunca vai expor em galerias, nem terá seus trabalhos em leilão, mas sua atuação é importante na segurança pública > A Polícia Civil de São Paulo já usa artistas gráficos, com a tecnologia de seu laboratório de arte forense para recriar as faces e identificar vítimas de crimes. Como no recente caso do homem esquartejado em São Paulo. Vídeo 3 minutos

Jornal das 10 > A arte chinesa milenar era carregada de erotismo e nunca pode ser exibida em público, mas agora Hong Kong, província livre da China, realizou uma exposição reunindo os melhores trabalhos, confeccionados 200 anos antes de Cristo Vídeo 30 segundos A China sempre consumiu esse material, mas nunca permitiu a exibição dele.
E o jovem Leonardo Da Vinci fez ontem 562 anos de idade, mais vivo do que nunca! Vídeo 30 segundos

Globo News em Pauta > Filme brasileiro "Flores Raras", com Glória Pires,  com a biografia da poetisa Elizabeth Bishop, chega aos cinemas dos Estados Unidos Vídeo 6 minutos 


Esculturas em papel > A grandiosidade do talento, na singeleza do papel. Veja como estas obras, simples no olhar, mas complexas na concepção, atingem em cheio o espectador 70 segundos  Veja outro artista, com outro estilo, mas utilizando o mesmo suporte: o papel Arquivo em Power Point


Pincel na estrada > Você buscaria um artista plástico para pintar faixas de trânsito numa estrada? Pois a Holanda escolheu Mais

Funk é arte? > Funk abre exposição e divide opinião de fãs do Museu de Arte do Rio de Janeiro > Curador fala de Tequileiras do Funk: 'Incentiva mulher a ser dona do corpo'. > Internautas discutem escolha; dançarina diz que 'surra de bunda' é arte. Mais Tudo bem que arte é transgressão, arte é provocação, mas arte tem de conter beleza e inteligência dentro de seu conceito mais amplo. Quando for apenas transgressão e provocação, não é mais arte, é apenas agressão. Se o Museu de Arte do Rio de Janeiro abriu espaço, chancelando a apresentação, deve ter suas razões para isso... Mas não reclame se tiver de enfrentar a reação de quem está habituado a lidar com arte, no sentido mais restrito do termo. (Paulo Victorino)

Viola em leilão > Não confunda com a viola de arame, semelhante ao violão. Esta é a a viola de orquestra, semelhante ao violino, só que um pouco maior. E não se trata de uma viola de orquestra qualquer, é um Stradivarius, e deve alcançar US$ 45 milhões! Mais No naipe de cordas de uma orquestra sinfônica você encontra, segundo o tamanho, de baixo para cima, o violino, a viola, o violoncelo, a rabeca e o rabecão. Este último era muito usado, também, nas orquestras de jazz, constituídas só por metais e madeiras, mas com um rabecão completando o conjunto.


Rio de Janeiro (RJ) >  Luz e imagem se encontram na nova exposição  de Tomás Ribas e Vicente de Mello

Os artistas Tomás Ribas e Vicente de Mello estarão juntos, a partir do dia 16 de abril, em uma exposição que promete despertar a curiosidade dos visitantes que passarem pelas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura. Batizada de Deserto do Céu, a mostra reunirá luz e imagem por meio de dois trabalhos que se complementam e lidam com os sentidos humanos e seus mecanismos de compreensão: Paredes e Death Valley.

Em uma sala vazia e escura, a obra Paredes, de Tomás Ribas, se forma a partir da interação de luz com fumaça, que faz com que planos pareçam sólidos ao olhar do público apesar de poderem ser atravessados. Esses planos - ou paredes - aparecem e desaparecem em lugares diferentes da sala, mudando a relação do visitante com o espaço. “Esse é um trabalho que ativa a percepção dos visitantes e chama a atenção para o modo como vemos o mundo”, destaca Tomás Ribas.

Ao mesmo tempo, Death Valley, instalação de Vicente de Mello, reveste as paredes da sala central das Cavalariças, até o teto, com impressões “lambe-lambe” que remetem aos gráficos de som e sua onda vibratória.  “A ideia é a projeção de luzes coloridas sobre as paredes, que alteram a cromaticidade das cores da imagem pelo acender e apagar de refletores coloridos, em um ritmo específico, levando a um efeito hipnótico. Assim, a fotografia é desfigurada e o resultado são os efeitos de desaparecimento, redução, transformação e vibração da cor como um Big Bang enigmático”, afirma Vicente.  

A ideia da exposição Deserto do Céu surgiu após o sucesso de outro trabalho em parceria dos artistas: a peça de teatro Deus é um DJ, dirigida por Marcelo Rubens Paiva, em 2011. Na ocasião, foi criado um cenário que transportava o espectador para o interior de uma galeria de arte. “Agora, com Deserto do Céu, entramos em áreas pouco conhecidas da nossa consciência, um vasto deserto tocável e infinito, e usamos a intuição como guia”, explica Vicente. 

Concomitante à exposição, os artistas estarão com dois outros trabalhos na Capela, da EAV. Tomás Ribas apresentará a série Chamex, onde fará um trabalho com resmas, intercalando diferentes tipos de papel; e Vicente de Mello lançará o gibi Sete dias, que será impresso em papel de jornal. 

Mais sobre os artistas:

Tomás Ribas é artista plástico e iluminador. Trabalha há dezoito anos com teatro, tendo ganhado três prêmios Shell de melhor iluminação. Esse ano ganhou os prêmios Cesgranrio, Shell e Questão de Crítica de melhor iluminação com a peça Moi Lui.

Vicente de Mello tem sua pesquisa fotográfica apresentada desde 1992. Desde então, já publicou o livro Aspera imagem, ganhou prêmio de melhor exposição de fotografia da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e foi o primeiro brasileiro a ser convidado a participar da residência de artista no Espace Photographique Contretype, em Bruxelas, Bélgica.

Serviço: 

Exposição: “Deserto do céu”, de Tomás Ribas e Vicente de Mello
Abertura: 16 de abril (quarta), das 18h às 21h
Em cartaz até 1 de junho
Visitação: diariamente, das 10h às 17h
Local: EAV Parque Lage (Cavalariças)
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Entrada Franca
Classificação Livre
Mais informações: (21) 3257-1800
www.eavparquelage.rj.gov.br

Assessora de Imprensa da exposição:
Luiza Seixas (21) 9 8029-3333/ imprensa@produtoresassociados.art.br


Assessora de Imprensa da EAV Parque Lage: 
Bárbara Chataignier (21) 9 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.