terça-feira, 29 de abril de 2014

Eventos em destaque no dia 30 de abril de 2014 > Quarta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


30 de abril de 2014.
120.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 245 para acabar o ano.



  313 — Licínio unifica sob seu comando todo o Império Romano do Oriente.

1803 - Estados Unidos compram da França, por US$15 milhões, a Luisiana.

1812 — Luisiana torna-se o 18º estado norte-americano.
1838 — Nicarágua declara independência da federação de estados centro-americanos.

1854 - É inaugurada a primeira ferrovia do Brasil em seu trecho inicial, ligando o porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba) a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro.

1900 - O Havaí torna-se território dos Estados Unidos.
Em 1874Kalākaua tornou-se rei do Havaí. Ele promoveu os costumes e a cultura havaiana entre a população nativa. Porém, a população do Havaí, especialmente agricultores, não gostavam dos laços políticos e econômicos que Kalākaua tinha com o governo e comerciantes americanos. Entre outros atos, Kalākaua permitiu que os americanos construíssem uma base naval em Pearl Harbor. Kalākaua foi obrigado a criar uma nova constituição em1887, que limitava seus poderes. Quando Kalākaua morreu, sua irmã, Liliuokalani, tornou-se rainha do Havaí. Lili‘uokalani apoiava a população havaiana em seu descontentamento contra a população de novos estrangeiros ou de descendência europeia. Porém, à época, comerciantes e agricultores americanos já controlavam muito da economia do Havaí. Em 1893, em uma invasão, tropas americanas e grupos militantes liderados por americanos,alemães e britânicos, tomaram o Havaí e depuseram Liliuokalani.

Liliuokalani foi a última rainha doReino do Havaí, desposta em 1893 por uma invasão armada dos EUA, sob apoio de cristãos protestantes.
A invasão norte-americana causou grande descontentamento entre a população do Havaí, o que fez com que o próprio presidente americano à época, Grover Cleveland, aconselhasse que a rainha tivesse seu trono de volta. Tanto Lili‘uokalani (que recusou perdão publicamente aos líderes desta invasão) quanto os principais líderes desta invasão recusaram. Lili‘uokalani foi a última monarca do arquipélago. Ainda em 1894, uma república foi instituída, com um americano, Sanford Dole sendo presidente. A república foi abolida em 1898, quando uma parte do Congresso dos EUA criou uma resolução conjunta, que é usada especificamente internamente como um meio para adquirir o Reino do Havaí como seu novo território em agosto de1898. Em 14 de junho de 1900, o Havaí tornou-se um território dos Estados Unidos. Mais
1912 - Fundado o América Futebol Clube, em Belo Horizonte.
1918 - Emancipação do município brasileiro de Erechim, estado do Rio Grande do Sul.
1937 — Sporting Clube de Portugal instala-se no Stadium de Lisboa

1948 - Criação da OEA com a assinatura da Carta da Organização dos Estados Americanos, em Bogotá.

1960
Elevação à categoria de arquidiocese da Diocese de Aracaju pelo Papa João XXIII.
Criação da Diocese de Estância pelo Papa João XXIII.
Inauguração do Jardim Botânico da Madeira.

1975 - Fim da Guerra do Vietnã, com ocupação de Saigon pelos Vietcong e exército norte-vietnamita.
Guerra do Vietnã (ou Vietname, ou Vietnam, ou ainda, segundo os vietnamitas, Guerra Americana ) foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1955 e 30 de abril de1975.
Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito. Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietnã dividido, terminando em abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon, então a capital do Vietnã do Sul e a rendição total do exército sul-vietnamita.
Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sua sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, naindústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980. Mais 
A menina da foto e a bomba que mudou sua vida Mais O programa "Fantástico" reencontra a menina, 40 anos depois Vídeo 4 minutos

1977 - As Mães da Praça de Maio iniciam sua primeira marcha em frente à Casa Rosada.

1980 - A rainha Beatriz dos Países Baixos (Holanda) sobe ao trono.

1981 — Atentado frustrado contra o Pavilhão Riocentro, onde era realizado um show em homenagem ao dia do trabalhador.
Atentado do Riocentro é o nome pelo qual ficou conhecido um frustrado ataque a bomba que seria perpetrado no Pavilhão Riocentro, no Rio de Janeiro, na noite de 30 de abril de 1981, por volta das 21 horas, quando ali se realizava um show comemorativo do Dia do Trabalhador, durante o período da ditadura militar no Brasil.
As bombas seriam plantadas pelo sargento Guilherme Pereira do Rosárioe pelo então capitão Wilson Dias Machado, hoje coronel, atuando como educador no Colégio Militar de Brasília. Por volta das 21h00min, com o evento já em andamento, uma das bombas explodiu dentro do carro onde estavam os dois militares, no estacionamento do Riocentro. O artefato, que seria instalado no edifício, explodiu antes da hora, matando o sargento e ferindo gravemente o capitão Machado.
Na ocasião o governo culpou radicais da esquerda pelo atentado. Essa hipótese já não tinha sustentação na época e atualmente já se comprovou, inclusive por confissão, que o atentado no Riocentro foi uma tentativa de setores mais radicais do governo (principalmente do CIE e o SNI) de convencer os setores mais moderados do governo de que era necessária uma nova onda de repressão de modo a paralisar a lenta abertura política que estava em andamento.
Uma segunda explosão ocorreu a alguns quilômetros de distância, na miniestação elétrica responsável pelo fornecimento de energia do Riocentro. A bomba foi jogada por cima do muro da miniestação, mas explodiu em seu pátio e a eletricidade do pavilhão não chegou a ser interrompida.
Esse episódio é um dos que marcam a decadência do regime militar no Brasil, que daria lugar dali a quatro anos ao restabelecimento da democracia. Wikipedia

1984 — Joaquim Agostinho sofre um acidente na Volta ao Algarve que lhe custaria a vida 10 dias depois
1994 - Grave acidente em Ímola mata o austríaco Roland Ratzenberger, da MTV Simtek-Ford na Temporada de Fórmula 1 de 1994
1999 - O Cambodja junta-se a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

2004 - A ONU cria a Minustah.
Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ouMINUSTAH (sigla derivada do francêsMission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti), é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004, por meio da resolução 1542,2 para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. Mais

2008 — Naufrágio do Assalama: o ferribote da companhia espanhola Naviera Armas encalha ao largo de Tarfaya (sul de Marrocos) com 113 passageiros, 30 tripulantes e 60 automóveis a bordo; não houve baixas.
2010 - Vai ao ar, pela última vez, o Correspondente Guaíba, tradicional jornalístico da Rádio Guaíba AM, no Rio Grande do Sul veiculado desde a fundação da emissora em 1957.

2013 - Abdica a rainha Beatriz dos Países Baixos (Holanda), em favor de seu filho, Guilherme Alexandre dos Países Baixos



1245 — Filipe III de França (m. 1285).

1586 — Rosa de Lima, santa católica peruana e padroeira do Peru (m. 1617)

1623 — François de Laval, primeiro bispo da Nova França (m. 1708).

1651 — Jean-Baptiste de la Salle, santo católico francês, padre e reformador da educação em seu país (m. 1719).
João Batista de La Salle (30 de abril de 1651 - 07 de abril de 1719) foi um sacerdote francês, reformador educacional, e fundador doInstituto dos Irmãos das Escolas Cristãs . Ele é um santo da Católica Romana Igreja e do santo padroeiro dos professores. Wikipedia
De La Salle dedicado grande parte da sua vida à educação de crianças pobres na França; ao fazê-lo, ele começou a muitas práticas educativas duradouras. Ele é considerado o fundador das primeiras escolas católicas.

1662 — Maria II de Inglaterra (m. 1694).
1664 — François Louis, Principe de Conti, general francês (m. 1709).
1721 — Roger Sherman, estadista norte-americano (m. 1793).

1723 — Mathurin Jacques Brisson, naturalista francês (d. 1806)

1777 — Carl Friedrich Gauss, matemático e astrónomo alemão (m. 1855)
1803 — Albrecht Graf von Roon, primeiro-ministro da Prússia (m. 1879)
1812 — Kaspar Hauser, jovem alemão famoso pelo mistério sobre suas origens (m. 1833)

1839 — Floriano Vieira Peixoto, Presidente do Brasil (m. 1895)
Floriano Vieira Peixoto (MaceióAlagoas30 de abril de 1839 —Barra MansaRio de Janeiro29 de junho de 1895 ) foi um militar epolítico brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República das Espadas. Foi denominado "Marechal de Ferro" e "Consolidador da República" . Mais

1845 — Oliveira Martins, escritor e politico português, uma das figuras-chave da história portuguesa contemporânea (m. 1894).
1857 — Eugen Bleuler, psiquiatra suíço (m. 1940).
1858 — José de Camargo Barros, bispo brasileiro (m. 1906).
1864 — Juhan Liiv, poeta e escritor estoniano (m. 1913)
1865 — Max Nettlau, anarquista e historiador alemão (m. 1944).

1869 — Hans Poelzig, arquiteto alemão (m. 1936).

1870 — Franz Lehár, compositor austríaco (m. 1948).

1883 — Jaroslav Hašek, escritor checo.
1893
Gyula Breyer, enxadrista húngaro (m. 1923).
Joachim von Ribbentrop, diplomata alemão e ministro dos negócios estrangeiros nazi entre 1938 e 1945 (m. 1946).

1897 — Humberto Mauro, cineasta considerado o "Pai do Cinema Brasileiro". (m. 1983)

1901 — Simon Kuznets, economista ucraniano (m. 1985).
1902 — Theodore Schultz, economista norte-americano, ganhador do Prêmio Nobel (m. 1998).

1909 — Rainha Juliana dos Países Baixos (Holanda) (m. 2004).

1914 - Carlos Lacerda, jornalista, escritor e político brasileiro (m. 1977).

1914 - Dorival Caymmi, cantor, compositor e pintor brasileiro (m. 2008).

1916 — Claude Shannon, matemático estadunidense (m. 2001).
1925 — Corinne Calvet atriz francesa que fez carreira nos Estados Unidos (m. 2001).
1926 — Cloris Leachman, atriz norte-americana.

1932 — Mário Travaglini, futebolista e treinador de futebol brasileiro (m. 2014).

1933 — Willie Nelson, cantor estadunidense.
1940 — Burt Young, ator norte-americano.
1941 — Alex Ferguson, treinador de futebol escocês.
1943
Frederick Chiluba, político zambiano.
José Massa, político brasileiro.
1946
Bill Plympton, animador norte-americano.
Don Schollander, nadador americano, campeão olímpico.
Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia.

1947 — Finn Kalvik, cantor norueguês.
1948 — Perry King, actor norte-americano.
1949 — António Guterres, ex-primeiro-ministro português e Alto Comissário para os Refugiados da ONU.
1954 — Jane Campion, realizadora neozelandesa.

1955 — Roberto Justus, apresentador, publicitário, empresário e cantor brasileiro.

1956
Jorge Chaminé, barítono português.
Lars von Trier, cineasta dinamarquês.
Michael Wright, ator norte-americano
1957 — Héctor Zelada, ex-futebolista argentino.
1959 — Stephen Harper, político do Canadá.
1961
Isiah Thomas, jogador de basquete norte-americano.
Franky Van Der Elst, ex-futebolista belga.
Arnór Guðjohnsen, ex-futebolista islandês.
Thomas Schaaf, treinador alemão de futebol.
1963
Michael Waltrip, piloto norte-americano de corridas.
Maurice "Mo" Johnston, ex-futebolista canadense.
1964
Lorenzo Staelens, ex-futebolista belga.
Tony Fernandes, empresário malaio.
1965
Adrian Pasdar, ator norte-americano.
Catalino Rivarola, ex-futebolista paraguaio.
Jorge Luís "Pinga", ex-futebolista brasileiro.
Eddie McGoldrick, ex-futebolista irlandês.
1966 — Dave Meggett, ex-jogador profissional de futebol americano estadunidense.
1968
Mike Matusow, jogador de pôquer estadunidense.
Flávio Dino, político brasileiro.
1969
Paulo Jr., músico brasileiro (Sepultura).
Gabriel Chalita, filósofo, escritor e político brasileiro.

1971
John Boyne, novelista irlandês.
Kuki, ex-futebolista brasileiro.
1972 — Hiroaki Morishima, ex-futebolista japonês.
1973
Akon, cantor de R&B e Hip Hop senegalês.
Jeff Timmons, cantor estadunidense, fundador do grupo 98 Degrees.
1975
Johnny Galecki, ator norte-americano.
Darren Manning, piloto inglês de corridas.
Elliott Sadler, piloto norte-americano de corridas.
1976 — Amanda Palmer, cantora norte-americana (The Dresden Dolls).

1977 — Alexandra Holden, atriz norte-americana.
Alexandra Holden (NorthfieldMinnesotaEUA30 de abril de 1977) é uma atriz norte-americana que fez em vários papéis secundários.
Holden atuou em "Drop Dead Gorgeous" como Mary Johanson e em in "Sugar & Spice" como Fern Rogers. A atriz também estrelou no filme de baixo orçamento Wishcraft, juntamente com o ator Michael Weston. Alexandra Holden também atuou na televisão e em vídeos musicais. 
Apareceu em 7 episódios de Friends atuando como namorada da personagem Ross, Elizabeth StevensMais

1978
Simone Barone, futebolista italiano.
Boban Jančevski, futebolista macedônio.
1979 — Gerardo Torrado, futebolista mexicano.
1980 — Mauricio Molina, futebolista colombiano.
1981
Cândido Costa, futebolista português.
John O'Shea, futebolista irlandês.
Kunal Nayyar, ator britânico.
1982
Andrew Seeley, ator e cantor canadense.
Kirsten Dunst, atriz norte-americana.
Mario Lička, futebolista tcheco.
Lloyd Banks, rapper norte-americano.
Miro, futebolista moçambicano.
Francis, futebolista brasileiro.
1983
Leandro Vissotto, jogador brasileiro de vôlei.
Vicente, futebolista brasileiro.
1984 — Shawn Daivari, wrestler norte-americano.
1985 — Alex Maranhão, futebolista brasileiro.
1986 — Dianna Agron, atriz norte-americana.
1989 — Kohei Shimizu, futebolista japonês.
1992 — Christoph Knasmüllner, futebolista austríaco.



65 — Lucano, poeta romano (n. 39).
1315 — Margarida da Borgonha, rainha consorte de França (n. 1290).
1660 — Petrus Scriverius, escritor neerlandês (n. 1576).
1696 — Robert Plot, naturalista britânico (n. 1640).
1841 — Peter Andreas Heiberg, escritor e filólogo dinamarquês (b. 1758).

1883 — Édouard Manet, pintor impressionista francês (n. 1832).
Manet foi a chave que abriu e fechou o movimento impressionista. O impressionismo, enquanto movimento, surgiu em torno dele, no ano de 1860 e se encerrou com sua morte, em 1883, quando o grupo de pintores se dissolveu e seguiu, cada um, o seu caminho.

1936 — Alfred Edward Housman, poeta inglês (n. 1859).
1943 — Otto Jespersen, filólogo dinamarquês (n. 1860).

1945
Adolf Hitler, político alemão (n. 1889).
Eva Braun, esposa de Hitler (n. 1912).
Blondi, cadela de Adolf Hitler (n. ?).
Os dois primeiros, suicidaram-se; a cadela, nem tanto. O fato de os corpos nunca terem sido encontrados gerou um sentimento messiânico, de que Hitler não morrera e voltaria para redimir o povo alemão. Com o tempo, esse sentimento foi se diluindo, até desaparecer. Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento porcianeto. O duplo método de suicídio e outras circunstâncias que rodearam o evento incentivaram rumores de que Hitler teria sobrevivido ao final daSegunda Guerra Mundial, tendo fugido para um país da América do Sulonde teria morrido com uma doença incurável, tendo sido um sósia a morrer no bunker em Berlim. O mesmo teria acontecido com Eva Braun, sua noiva, com quem teria se casado pouco antes do suicídio (Braun teria se casado com ele somente depois de jurar "fidelidade" e prometer que se mataria junto com ele), juntamente pelo fato de que nunca foram encontrados seus restos mortais, incentivando mais especulações. Mais


1947 — Yngvar Bryn, atleta e patinador artístico noruguês (n. 1881).
1956 — Alben W. Barkley, vice-presidente dos Estados Unidos (n. 1877).
1974 — Agnes Moorehead, atriz estadunidense (n. 1906).
1982 — Lester Bangs, músico, jornalista e autor norte-americano (n. 1949).
1983
George Balanchine, dançarino russo (n. 1904).
Muddy Waters, músico norte-americano de blues (n. 1915).
1989 — Sergio Leone, cineasta italiano (n. 1929).
1994 — Roland Ratzenberger, piloto de corridas austríaco (n. 1962).
1999 — Darrel Sweet, baterista da banda Nazareth (n. 1947).

2001 — Maria Clara Machado, dramaturga brasileira (n. 1921).

2002 — Charlotte von Mahlsdorf, fundador do Gründerzeit Museum in Berlin-Mahlsdorf (n. 1928)
2006 — Jean-François Revel, filósofo, escritor e jornalista francês (n. 1924).
2007
Gordon Scott, ator norte-americano (n. 1927).
Grégory Lemarchal, cantor francês (n. 1983).
Octavio Frias de Oliveira, publisher do jornal Folha de São Paulo (n. 1912).
2008 — Julio Maria Bandeira de Mello, médico e político brasileiro, fundador do município de Bom Jesus, no estado da Paraíba (n. 1925).
2009 — David Picão, religioso brasileiro.
2010 — Paul Augustin Mayer, cardeal alemão.
2011
Ernesto Sabato, escritor argentino.
José Massa, político brasileiro (n. 1943, mesmo dia do aniversário)
Feriados e eventos cíclicos[editar | editar código-fonte]
Noite de Walpurgis, chegada da primavera - Evento regional da Escandinávia1
Dia da Rainha — feriado nacional nos Países Baixos, nas Antilhas Neerlandesas e em Aruba.
Aniversário do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, dia oficial da bandeira
Dia da Libertação (Vietnam).
Véspera de Bealtaine (Do irlandês Bealtaine ou do escocês gaulês). Originalmente um feriado druida depois celta (Irlanda).

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.