segunda-feira, 20 de abril de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 20 de abril de 2015 > Segunda-Feira > Postado às 9:47 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Instabilidade no centro-norte gaúcho

Áreas de instabilidade que se formaram no norte da Argentina avançam sobre o estado do Rio Grande do Sul pela região da Fronteira e Missões, devendo atingir, com temporais, a região Central, Norte, Vales, Serra e Região Metropolitana e o Litoral Norte no...
Ler noticia







- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios em Talian (Wikiquote)

Talian (ou Dialeto Vêneto Rio-grandense) é uma variante da Língua vêneta (língua do norte da Itália) falada sobretudo na região das Serras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.

  • "Amor sensa barufa el fa la mufa"
- Amor sem briga, da dor de barriga.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja

Destaques > 

Nesta data, em 1893, nasce Joan Miró, pintor espanhol (m. 1983).
  • Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão. 
  • Quando jovem frequentou a Reial Acadèmia Catalana de Belles Arts de Sant Jordi da capital catalã e a Academia de Gali. 
  • Em 1919, depois de completar os seus estudos, esteve em Paris, onde conheceu Pablo Picasso e entrou em contato com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo. 
  •  No início da década de 1920, conheceu o fundador do movimento surrealista André Breton entre outros artistas.  
  • No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.  
  • Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. 
  • Em 1978 recebeu a Medalha de Ouro da Generalidade da Catalunha e o Prêmio Antonio Feltrinelli.  
  • Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra. (Wikipedia)


Nesta data, em 1947, nasce o fotógrafo e escultor baiano Mário Cravo Neto,  (m. 2009).
  • Mário Cravo Neto (Salvador, 20 de abril de 1947 - Salvador, 9 de agosto de 2009) foi um fotógrafo e escultor brasileiro.  
  • Filho do escultor Mário Cravo Júnior, viveu em Nova Iorque entre 1968 e 1970, onde estudou na Art Student League. 
  • Participou da Bienal Internacional de São Paulo em 1971, 1973, 1975, 1977 e 1983 e recebeu diversos prêmios nacionais de fotografia. 
  • Sua obra faz referências à sua cidade natal e faz parte do acervo de diversos museus como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Stedelijk Museum em Amsterdã, entre outros. 
  • Colaborou com as revistas Popular Photography e Câmera 35 e publicou onze livros. (Wikipedia)





  • Ataulfo Alves de Sousa (Miraí, 2 de maio de 1909 — Rio de Janeiro, 20 de abril de 1969) foi um compositor e cantor de samba brasileiro, um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino.Aos oito anos de idade, já escrevia versos. 
  • Foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, menino de recados, engraxate, marceneiro e lavrador, ao mesmo tempo em que frequentava a escola. 
  • Aos dez anos, perdeu o pai e sua mãe foi, com os filhos, morar no centro de Miraí. Aos dezoito anos, fixou residência no Rio de Janeiro acompanhando um médico para o qual trabalhava dia e noite como ajudante de farmácia. Aos dezenove anos tocava violão, cavaquinho e bandolim. Aos vinte anos começou a compor e tornou-se diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelo pessoal do bairro.  
  • Em 1933, Almirante gravou o samba Sexta-feira, sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda, gravou Tempo Perdido, garantindo sua entrada no mundo artístico. Em 1958 apareceu no filme Meus Amores no Rio.  
  • Sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira, tendo como intérpretes importantes que fizeram versões de suas músicas Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4.  
  • Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 60 anos de idade. 
  • Era chamado - no meio artístico - de "garnizé", provavelmente por ter estatura baixa. Garnizé é uma espécie de galo de menor porte.
Clique na imagem para ouvir 




Holanda > Neste feriado prolongado, dê um pulinho até Amsterdã, nem que seja só pela internet. 


  • Na Praça Dan (Amsterdã), diante do palácio da rainha, foi até montado, por alguns dias, um parque de diversões. 
  • E ali bem perto, fica a praça dos museus e o bairro da luz vermelha, que é aberto a todo o público curioso. 
  • Em Amsterdã, tudo é perto e fácil de visitar > 
  • Veja a praça Dan agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam. As imagens (sempre ao vivo) são cambiadas de vez em quando, para mostrar alguns detalhes da praça.



Valores de Mercado-1 > Na Sotheby's de Nova York, hoje, ocorre um leilãop de moveis, objetos e obras de arte > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.



  • María Luisa Mariaca Dietrich de Pacheco, conocida simplemente como María Luisa Pacheco (22 de septiembre de 1919 en La Paz – 23 de abril de 1982 en Nueva York), fue una pintora indigenista boliviana que emigró a los Estados Unidos y a España.  
  • Nacida en La Paz, hija del arquitecto paceño Julio Mariaca Pando, estudió en la Academia de Bellas Artes «Hernando Siles», luego ingresó a la facultad. 
  • En 1956, y durante tres años consecutivos, es adjudicada con becas Guggenheim de la John Simon Guggenheim Memorial Foundation en la ciudad de Nueva York. 
  • La primera beca concedida coincidió con una invitación a exponer en el Museo de la Organización de los Estados Americanos (OEA), en Washington. 
  • En su primer año en Nueva York obtuvo la ciudadanía estadounidense. 
  • Como resultado de esas dos oportunidades, María Luisa Pacheco permaneció en Nueva York hasta su muerte, donde falleció en 1982.
  • Se la reconoce por ser la boliviana más destacada representante del expresionismo abstracto. 
  • A finales de la década de 1960, amplió el concepto indigenista. 
  • Sus obras se transformaron en formas imaginarias que se puede identificar con estructuras arquitectónicas modernas, tanto de Nueva York como con el paisaje andino.



Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)

Fantástico (Rede Globo)







G1 > Pop & Arte

  1. RIO DE JANEIRO

    Marisa Tavares e José Godoy (CBN) lançam livro para pré-adolescentes no Rio

    'Pra ficar com ela' narra história de menino que se apaixona pela 1ª vez. 'Todo mundo vai se encontrar', diz escritora; obra pode ter sequências.

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Pelo 4º ano seguido, Brasil lidera ranking de violência no campo

Fábio Rodrigues / Agência Brasil
Segundo ONG Global Witness, país registrou 29 assassinatos de líderes ou ativistas ambientais e de questões da terra em 2014; autor de relatório vê 'falta de vontade política para se fazer justiça pelos mortos'.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


CRIMES AMBIENTAIS

Brasil continua liderando as mortes de ativistas ambientais

MARÍA MARTÍN São Paulo
Um informe da ONG Global Witness alerta sobre os 116 assassinatos no ano passado em consequência da defesa do meio ambiente. Cerca de 90 das mortes ocorreram na América Latina

CONVULSÃO POLÍTICA

FHC, um balde de água fria nos tucanos que querem impeachment

FLÁVIA MARREIRO Ilha de Comandatuba (Bahia)

Ex-presidente diz que não se pode pedir afastamento “sem fato concreto”. Discurso é sintomático da “crise de identidade” do principal partido da oposição
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

Hacienda detecta el pago a políticos de comisiones por parques eólicos

Altos cargos del PP en Castilla y León, entre los que cobraron 110 millones de las eléctricas

La Agencia Tributaria ha enviado el caso a Anticorrupción Las eléctricas pagaron dinero “sin lógica mercantil”, según el inspector
La Agencia Tributaria ha enviado a la Fiscalía Anticorrupción un informe en el que denuncia el pago de comisiones a altos cargos de Castilla y León por agilizar autorizaciones y trámites administrativos para la instalación de 35 parques eólicos entre 2004 y 2007 en esa comunidad, gobernada por el PP desde 1987.
El informe, al que ha tenido acceso EL PAÍS, descubre un movimiento de al menos 110 millones de euros y documenta pagos y transacciones accionariales que coinciden con el ritmo de esas gestiones administrativas. 
Los beneficiarios de los pagos de las empresas eléctricas están vinculados a la Consejería de Economía, que dirige Tomás Villanueva, mano derecha de quien es presidente autonómico desde 2001, Juan Vicente Herrera. Hacienda constata “la existencia organizada de un conjunto de personas y sociedades con reparto de funciones y mantenida a lo largo del tiempo”. 
De esa red formarían parte los citados altos cargos y empresarios relacionados con ellos que obtuvieron grandes beneficios de los parques eólicos. 
El informe de Hacienda detecta movimientos de dinero “sin lógica económica y mercantil”.  (Leia a íntegra no QUIOSQUE)

"Clarin", de Argentina, em português


ENTREVISTA

Inflação, tipo de câmbio e reservas: o 'trilema' da economia argentina

Do Clarín

Para o economista Eduardo Levy Yeyati, o próximo governo terá que escolher bem a sequência de medidas para solucionar cada um dos problemas sem provocar o desajuste dos outros.


"Notícias ao Minuto", de Portugal
A Santa Casa de Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (Évora) admitiu hoje "agir em conformidade com as responsabilidades criminais" caso se confirmem as suspeitas de abuso sexual e maus tratos que recaem sobre uma diretora técnica, que está suspensa.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

A limpeza de calçadas em São Paulo deverá ser feita por varrição, aspiração e outros recursos que não precisam de lavagem

Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro









































Mais notícias do Jornal do Brasil


POLÊMICAS

Mais notícias do R7 Esportes





 NA CAPITAL


EM SANTO ANDRÉ (SP)

INTERNACIONAL

ART BRUSSELS é uma feira de arte que se realiza em Bruxelas (Bélgica) em todo final de abril, com a participação das principais galerias do mundo, incluindo as do Brasil > CONHEÇA A EDIÇÃO DE 2015 (EM INGLÊS)


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.