terça-feira, 7 de abril de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 7 de abril de 2015 > Terça-Feira > Postado às 10:17 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ






- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Russos (Wikiquote)

  • Pronúncia: Raz na raz ne prikhoditsya.
  • Em inglês >: "Each time it is different."
  • Em português > "Em cada momento, isso é diferente."
  • Variante > "Casa caso é um caso."

 

Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja


Destaque > 
Nesta data, em 1831, o imperador Pedro I do Brasil abdica em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara, então com 6 anos de idade, e nomeia José Bonifácio de Andrada e Silva seu tutor. 

  • Procurando minimizar os ânimos liberais, após o assassinato do jornalista Líbero Badaró em São Paulo,  empreende o imperador uma viagem a Minas Gerais, onde o recebem friamente, com os sinos dobrando Finados.  
  • Quando retorna à Corte, teria já o imperador pensado na abdicação. Os portugueses locais realizam uma manifestação em seu apoio, com luminárias, entrando em conflito com os nacionais, naquela que passou à história com o nome de Noite das Garrafadas.  
  • A inabilidade de Pedro I faz com que, a um Ministério moderado, nomeie um absolutista, em substituição. O povo exige a volta da equipe anterior, ajuntando-se no Campo da Aclamação. O Imperador, sendo comunicado da exigência popular, responde que "Tudo farei para o povo, nada, porém, pelo povo".  
  • As tropas aderem ao movimento, deixando o monarca sem o apoio das armas.  
  • Após escrever sua abdicação, o agora ex-imperador entrega o papel da renúncia ao mesmo major Miguel de Frias e Vasconcelos (comandante da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras) que lhe viera comunicar o estado de ânimo das tropas e do povo .
  • Diz o imperador com os olhos marejados: "Aqui está a minha abdicação; desejo que sejam felizes! Retiro-me para a Europa e deixo um país que amei e que ainda amo." 
  • Eram duas horas da madrugada do dia 7 de abril de 1831.  
  • Na Europa, D. Pedro empreende uma luta contra seu irmão, D. Miguel, a fim de assegurar para a filha Maria a sucessão do trono português. No Brasil, dada a menoridade de Pedro II, tem início o conturbado e importante período regencial. 
  • Este foi o acontecimento que, mais que tudo, decidiu a favor da abdicação. D. Pedro I do Brasil era, concomitantemente, D. Pedro IV de Portugal, numa época em que não havia telefone, nem telégrafo, nem internet e a comunicação era feita por cartas transportadas pelos navios. 
  • Sua presença física em Portugal, no comando da guerra civil para depor o "mano" Miguel foi decisiva para a restauração do trono a favor de D. Maria II, a nossa Maria da Glória que, finalmente pode governar, enquanto D. Pedro acabava morrendo, vítima da tuberculose.  
  • As cortes de agosto de 1834 confirmam a regência de Pedro I, que repõe a filha no trono português. Apesar de ter reconquistado o trono português para sua filha, Pedro I voltou tuberculoso da campanha e morreu em 24 de setembro de 1834, pouco depois da Convenção de Évoramonte (que selara a vitória da causa liberal, de que se fizera paladino), no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes. Ao seu lado, na hora da morte, estavam Maria Amélia e Maria da Glória (Dona Maria II de Portugal). 



Um drama familiar
O príncipe D. Pedro, então com 6 anos, ao acordar pela manhã, descobriu que seu pai embarcara no navio, que se achava atracado no Porto, sem se despedir dele. Então, pediu à aia que o ajudasse a fazer uma carta, que foi respondida, em seguida por D. Pedro I:

  • "Meu querido filho, e meu imperador. Muito lhe agradeço a carta que me escreveu, eu mal a pude ler porque as lágrimas eram tantas que me impediam a ver; agora que me acho, apesar de tudo, um pouco mais descansado, faço esta para lhe agradecer a sua, e para certificar-lhe que enquanto vida tiver as saudades jamais se extinguirão em meu dilacerado coração. 
  • Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem na sua educação, e conte que o mundo o há de admirar, e que me hei de encher de ufania por ter um filho digno da pátria. 
  • Eu me retiro para a Europa: assim é necessário para que o Brasil sossegue, o que Deus permita, e possa para o futuro chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz. 
  • Adeus, meu amado filho, receba a benção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver. (D. Pedro de Alcântara - Bordo da Nau Warspite - 12 de abril de 1831."



"O fraco rei faz fraca a forte gente."

Luís de Camões Pensador



Ceará > Veja o Aterro de Iracema, em Fortaleza, agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam



Jornal da Gazeta (ontem à noite)



Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)








G1 > Pop & Arte

  1. MÚSICA

    Diva do jazz, Billie Holiday completaria cem anos nesta terça

    Dona de voz rouca e vida errática morreu com 44 anos, em 1959. Série de homenagens à cantora acontece em Nova York nesta semana.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Califórnia aposta em 'beleza da seca' e proíbe irrigação

Governo diz que moradores têm que repensar conceito de 'jardim'; 'temos que acabar com essa coisa de grama', diz cientista. O Estado vive uma de sua piores secas.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

As cartas do inédito amor entre Frida Kahlo e um artista espanhol

ELENA REINA Cidade do México
Casa de Nova York leiloará 100 páginas de correspondências entre a mexicana e o pintor Josep Bartolí, exilado por causa da guerra

Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

La guerra de los cuatro lienzos

("Lienzos", em espanhol,  tem o significado de "canvas" ou telas pintadas)

Patrimonio Nacional se enfrenta de nuevo a El Prado

Patrimonio exige al Prado obras de El Bosco, Tintoretto y Van der Weyden “La ley está por encima de lo que el señor Zugaza o yo podamos querer”
Desde que en julio del año pasado se supo que los responsables de Patrimonio Nacional estaban dispuestos a hacer valer su derecho de propiedad sobre cuatro obras maestras esenciales en la colección del Museo del Prado, el conflicto de intereses entre ambas instituciones no ha tenido un respiro. 
No es para menos. Las obras reclamadas son iconos indiscutibles de la primera pinacoteca española: El descendimiento de la cruz, de Rogier Van der Weyden (1435); El jardín de las delicias (1500) y La mesa de los siete pecados capitales (1485) ambas de El Bosco, y El lavatorio (1548), de Tintoretto. 
Su destino sería el nuevo Museo de las Colecciones Reales, cuya apertura está prevista para otoño de 2016. (Leia matéria completa no quiosque)

"Clarin", de Argentina, em português


ECONOMIA

Argentina: protecionismo afeta geração de emprego

Annabella Quiroga

Dados mostram que o 'casamento' barreiras comerciais e redução do desemprego não tem dado certo. 


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Se o negócio fosse feito há cinco anos, Vilamoura teria sido vendida pelo triplo do valor. Mesmo assim, trata-se do negócio mais valioso em Portugal nos últimos dez anos.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Brasil cai 14 posições no ranking global de comércio eletrônico
Os Estados Unidos retomaram a liderança do ranking do varejo online, posto que era ocupado pela China desde a crise de 2009
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro































Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes















Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.