sexta-feira, 10 de abril de 2015

Eventos em destaque no dia 11 de abril de 2015 > Sábado > Postado na véspera às 4:17 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

11 de abril de 2014.
101.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 264 dias para acabar o ano.


  672 - É eleito o Papa Adeodato II;

1241 - Batu Khan vence Béla IV da Hungria na Batalha de Mohi;
  • Batu Khan foi um governante mongol, fundador do Canato da Horda de Ouro, também conhecido como "Canato de Kipchak". O termo "kipchak" vêm dos turcos kipchak nas forças mongóis. 
  • Era filho de Jochi e neto paterno de Genghis Khan.  
  • Junto com Subedei comandou o grande ataque mongol à Rússia entre os anos de 1237 a 1240, além de ter lutado em 1241 na Hungria. 
  • Estava discutindo com Subedei planos de atacar o norte da Itália, Áustria e os estados germânicos, porém, devido à morte de seu tio, Ogedei, teve de voltar à Mongólia para a eleição do próximo khan. 
  • Ambicionava tornar-se o grande khan do Império Mongol, porém em seu lugar entrou Guyuk, filho de Ogedei, cujo reinado foi efêmero (1246-1248).  
  • Ao voltar da campanha européia consolidou o domínio da Horda de Ouro sobre os principados russos, que ficariam nessa situação nos próximos dois séculos. 
  • Faleceu em 1255, tendo sido sucedido por seu filho Sartak, cujo reinado foi também efêmero e sucedido por Berke. (Wikipedia)


1713 - Guerra da Sucessão Espanhola: assinatura do Tratado de Utrecht;
1764 - O tratado entre a Rússia e a Prússia garante as constituições vigentes da Polónia e da Suécia e assegura tanto o controle da eleição do monarca polonês como a ação conjunta contra os nacionalistas;

1814 - Napoleão Bonaparte abdica em Fontainebleau em favor de seu filho;

1835 - Emancipação do município de Acari - RN - Brasil;

1899 - A Espanha cede Porto Rico aos Estados Unidos;
  • Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol: "Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. 
  • Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, dentre elas Vieques, Culebra e Mona. 
  • A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem Cuba, Hispaniola e a Jamaica.  
  • Desde 1947, os porto-riquenhos podiam escolher seu próprio governador. 
  • Suas línguas oficiais são inglês e espanhol, com este último sendo a língua mais falada. 
  • O status politico da ilha, de independência ou por se tornar parte dos Estados Unidos, é um assunto de grande debate local. 
  • Em 6 de novembro de 2012, num referendo popular, 65% da população do território aprovou elevar seu status a parte integral do território americano como um estado, dependendo apenas da aprovação do Congresso dos EUA. (Wikipedia)



1901 - É publicada em Havana (Cuba) o primeiro número do "El Mundo";
  • Primer periódico moderno de la isla de Cuba. Inaugurado en 1901 y cerrado en 1969. Uno de los de mayor circulación, conocido como «El periódico de los hogares cubanos».


1909 - Sebastião de Sousa Teles substitui Artur de Campos Henriques no cargo de Ministro do Reino, em Portugal;

1919 - Fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT);

1945 - Segunda Guerra Mundial: O 3º Exército norte-americano liberta o campo de concentração de Buchenwald; Estamos a dois meses do Armistício, com o fim da guerra.
  • Buchenwald foi um campo de concentração Nazi localizado no actual estado da Turíngia (Thüringen), no leste da Alemanha.  
  • Erguido na colina de Ettersberg, a cerca de oito quilômetros do centro de Weimar, constituiu-se num campo de trabalhos forçados para indivíduos considerados inimigos do nazismo, como Comunistas, Judeus, Testemunhas de Jeová, ciganos e homossexuais. 
  • O lema sobre o seu portão era "Jedem das seine" (A cada um o seu).  
  • Voltado para a produção de armamentos, funcionou de Julho de 1937 a Abril de 1945, por aqui tendo passado mais de duzentos e cinquenta mil detentos. 
  • Embora não tenha sido um campo de extermínio, a exemplo de Auschwitz, na Polônia, onde existiam câmaras de gás, estima-se que aqui pereceram mais de cinquenta mil pessoas, vítimas de fome, doenças, assassinatos e violência arbitrária dos soldados da Schutzstaffel (SS). (Wikipedia)



1955 - Na Coreia, o Taekwondo ganha registro e especificação pelo General Choi Hong Hi;
1963 - O Papa João XXIII publica a Encíclica Pacem in Terris;

1964 - O candidato de consenso Humberto Castelo Branco é eleito presidente do Brasil por uma sessão conjunta do Congresso Nacional;

1979 - Deposto o ditador de Uganda, Idi Amin;
  • Idi Amin Dada (ca. 1920 – Jidá, 16 de agosto de 2003) foi um ditador militar e o terceiro presidente de Uganda entre 1971 e 1979. 
  • Amin se juntou ao King's African Rifles, um regimento colonial britânico, em 1946, servindo na Somália e no Quênia. Chegou a patente de Major-General no exército ugandense, e tornou-se Comandante antes de liderar um golpe de estado em 1971, depondo o então presidente Milton Obote. 
  • Mais tarde, como chefe de estado, se auto-promoveu a Marechal de Campo.  
  • O governo de Amin ficou caracterizado por violações dos direitos humanos, repressão política, perseguição étnica, assassinatos, nepotismo, corrupção e má gestão econômica. 
  • O número de mortos durante seu regime ditatorial é estimado por observadores internacionais e grupos de direitos humanos como estando entre cem mil e quinhentos mil. 
  • Durante seus anos no poder, Amin deixou de ser um anticomunista com considerável apoio de Israel e passou a ser apoiado por Muammar al-Gaddafi, a União Soviética e a Alemanha Oriental.  
  • Após a Guerra Uganda-Tanzânia em 1978, onde Amin tentou anexar a região de Kagera, dissidentes conseguiram encerrar seu regime de oito anos, forçando seu exílio. Primeiro ele foi para a Líbia, depois para a Arábia Saudita, onde viveu até sua morte em 16 de agosto de 2003. (Wikipedia0


2001 - A Seleção da Austrália vence Samoa Americana por 31 X 0 pelas Eliminatórias da OFC para a Copa de 2002, sendo a maior goleada já registrada na história do esporte;
2002
Atentado terrorista contra a sinagoga de la Ghriba na Tunísia mata 19 pessoas e fere 30.

2002 - Golpe de Estado contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que retoma o poder dois dias depois;


145 - Septímio Severo, rei de Roma entre 193 e 211 (m. 211).
  • Lúcio Septímio Severo (português europeu) ou Lúcio Sétimo Severo (português brasileiro) (em latim: Lucius Septimius Severus Pertinax) foi imperador romano de 193 a 211. 
  • Foi o primeiro cidadão oriundo de província, sem ascendentes romanos, a atingir o trono. Quando morreu foi proclamado Divus pelo senado.  
  • De ascendência púnica e berbere, Severo conseguiu situar-se na sociedade romana e até mesmo ter uma próspera carreira política e chegou a ser governador da Panônia. 
  • Após a morte do imperador Pertinax, os pretorianos venderam o trono do império a Dídio Juliano, um rico e influente senador. Contudo, desde o começo do seu reinado Juliano teve de enfrentar uma férrea oposição procedente do povo e o do exército.  
  • Aproveitando a debilidade do novo imperador, uma série de governadores de província entre os que se encontrava o próprio Severo, rebelaram-se. 
  • Com o fim de antecipar-se em relação a seus rivais na sucessão, Severo marchou contra Roma e depôs Juliano, que veio a ser executado por ordem do senado.   
  • Embora sua ânsia de poder tornasse Roma numa ditadura militar, Septímio Severo foi muito popular entre a população devido ao fato de ter restabelecido o moral após os anos decadentes do governo de Cómodo e a conseguir conter a corrupção. (Wikipedia)


1357 - Rei João I de Portugal (m. 1433).
1755 - James Parkinson, médico inglês (m. 1824).

1749 - Adélaïde Labille-Guiard, pintora francesa (m. 1803).
  • Adélaïde Labille-Guiard, chamada também de Adélaïde Labille des Vertus (Paris, 11 de abril de 1749 - Paris, 24 de abril de 1803), foi uma pintora francesa dedicada a temas históricos e a retratos.  
  • Adélaïde Labille casou-se aos vinte anos com Nicolas Guiard, em 28 de agosto de 1769, se separando dele em 27 de julho de 1777. 
  • O casamento com Guiard estimulou sua carreira de pintora, pois o contrato de casamento de 1769 previa Adélaide como pintora da Académie de Saint-Luc. 
  • Em seguida, ela se casou em 8 de junho de 1799 com o pintor François-André Vincent, vencedor do Prix de Rome e membro da Academia de Belas Artes. (Wikipedia)

Galeria com imagens ampliáveis


1769 - Jean Lannes, militar francês (m. 1809).
1810 - Henry Rawlinson, soldado e orientalista britânico (m. 1895).
1811 - Emmanuel de Rougé, egiptólogo francês (m. 1872).
1813 - Carl Jaenisch, enxadrista russo (m. 1872).
1852 - Bérenger Saunière, padre francês (m. 1917.;
1856 - Arthur Shrewsbury, jogador de críquete inglês (m. 1903).

1862 - Emílio Ribas, médico higienista brasileiro (m. 1925).
  • Emílio Marcondes Ribas (Pindamonhangaba, 11 de abril de 1862 — São Paulo, 19 de fevereiro de 1925) foi um sanitarista brasileiro.  
  • Trabalhou no combate a epidemias e endemias, tendo criado o Instituto Butantan entre outros órgãos públicos de saúde pública. 
  • Guiado apenas pela intuição, Emílio Ribas combateu a febre amarela, exterminando com êxito o mosquito transmissor da doença (hoje conhecido por Aedes aegyptii) nas cidades paulistas de São Caetano, Pirassununga, Pilar, Campinas e Jaú, o que lhe valeu a nomeação, em 1898, para diretor do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo.  
  • Sofreu forte oposição dos positivistas,os quais acreditavam que a doença era transmitida por contágio entre pessoas. Para provar que esta tese estava errada, deixou-se picar pelo inseto contaminado, junto com os colegas Adolfo Lutz e Oscar Moreira. 
  • Foi a partir da contaminação de Ribas que Oswaldo Cruz empreendeu a eliminação dos focos de mosquito no Rio de Janeiro.  
  • Em sua homenagem o nome de Emílio Ribas batiza o principal Centro de Estudos de pesquisa Infecto-contagiosas e um Hospital a ele ligado o Instituto de Infectologia Emílio Ribas. (Wikipedia) 
  • Também em sua homenagem, hoje é o Dia do Infectologista.


1888 - Arnold Ulitz, escritor romancista alemão (m. 1971).
1892 - Alexandre Marcondes Machado ("Juó Bananére"), escritor brasileiro (m. 1933).
1898 - Jerônimo Mazzarotto, bispo brasileiro (m. 1999).
1905 - József Attila, poeta húngaro (m. 1937).

1906 - Dale Messick, cartunista norte-americano (m. 2005).

1907 - Ivor Spencer-Thomas, fazendeiro e empresário norte-americano (m. 2001).

1910 - António de Spínola, militar e político português (m. 1996).

1913 - Oleg Cassini, designer de moda norte-americano (m. 2006).

1917 - José Datrino ("Profeta Gentileza"), pregador religioso brasileiro (m. 1996).

1926 - Pete Lovely, ex-piloto de Fórmula 1 norte-americano (m. 2011).

1929 - Almino Afonso, político brasileiro, ex-ministro do Trabalho no governo João Goulart.

1931 - Johnny Sheffield, ator norte-americano (m. 2010).
1935 - Richard Berry, cantor e compositor norte-americano (m. 1997).
1941 - Enzo Martins Peri, militar brasileiro, atual comandante do Exército Brasileiro.
1948 - Marcello Lippi, treinador de futebol italiano.
1950 - Dudu França, cantor e compositor brasileiro.
1951 - Gerry Becker, ator norte-americano.
1952
Andrew Wiles, matemático inglês.
Guy Verhofstadt, primeiro-ministro da Bélgica.
1953 - Lyubov Burda, ex-ginasta soviética.
1958 - Luisa Diogo, política moçambicana.
1960 - Jeremy Clarkson, apresentador de televisão inglês.
1961 - Doug Hopkins, músico norte-americano (m. 1993).
1962 - Vincent Gallo, ator norte-americano.
1963 - Jörg Woithe, nadador alemão, campeão olímpico.
1966
Lisa Stansfield, cantora inglesa.

1966 - Zeca Baleiro, cantor e compositor brasileiro.

1967 - Dilene Ferraz, cantora e compositora brasileira.
1968
Pit Passarell, músico argentino.
Ljubinko Drulović, ex-futebolista sérvio.
Rubén da Silva, treinador e ex-futebolista uruguaio
1971 - Oliver Riedel, baixista da banda Rammstein.
1974
Àlex Corretja, ex-tenista espanhol.
Tricia Helfer, modelo e atriz canadense.
Matt Holland, futebolista irlandês.
1975 - Anita Dark, atriz norte-americana.
1976
Antonio Pacheco, futebolista ítalo-uruguaio.
Tcheco, futebolista brasileiro.
1978
Ruy Cabeção, futebolista brasileiro.
David Ducourtioux, futebolista francês.
1979
Omar Al-Ghamdi, futebolista saudita.
Thabang Molefe, ex-futebolista sul-africano.
1980
Keiji Tamada, futebolista japonês.
Mark Teixeira, jogador de beisebol norte-americano.
1981 - Alessandra Ambrósio, modelo brasileira.
1982 - Angel Dark, atriz eslovaca.
1983 - Nicky Pastorelli, piloto holandês de corridas.
1984
Junior Lima, músico, cantor e compositor brasileiro.
Kelli Garner, atriz norte-americana.
Hernán Barcos, futebolista argentino.
1985
Lance Davids, futebolista sul-africano.
Pablo Hernández, futebolista espanhol.
Yohei Toyoda, futebolista japonês.
Lee Keun-Ho, futebolista sul-coreano.
1986 - Gregório Duvivier, ator brasileiro.
1987
Osvaldo, futebolista brasileiro.
Joss Stone, cantora e atriz inglesa.
1988 - Gil Servaes, futebolista belga.
1990
Dimitrios Anastasopoulos, futebolista grego.
Átila, futebolista brasileiro.
Shohei Otsuka, futebolista japonês.
1991
Andreea Grigore, ginasta romena.
Thiago Alcántara, futebolista ítalo-espanhol.
1994 - Dakota Blue Richards, atriz inglesa.


1034 - Romanus III, imperador bizantino (n. 968).
  • Romano III Argiro (em grego: Ρωμανός Γ΄ Αργυρός; transl.: Rōmanos III Argiros), (968 – 11 de abril de 1034), foi imperador bizantino de (15 de novembro de 1028 a 11 de Abril de 1034). "Argiro" significa "prata" em grego.  
  • Enquanto membro da aristocracia, Romano III suspendeu a prática dos seus antecessores de redução dos privilégios da classe e reduziu-lhes os impostos, permitindo ao mesmo tempo que os lavradores livres fossem reduzidos à condição de servos. 
  • Numa tentativa vã de reduzir as despesas, Romano impôs limites às despesas da imperatriz, o que só veio aprofundar as divergências entre os cônjuges.  
  • Internamente, Romano III viu-se confrontado com diversas conspirações, a maior parte delas tendo como origem a sua cunhada Teodora, como as de 1029 e 1030. 
  • Embora tenha sobrevivido a estas conjuras, a sua morte prematura em 1034 é atribuída ao envenenamento pela sua esposa, embora também se creia que foi afogado enquanto se banhava, por ordem de Zoé.


1079 - Martírio de Santo Estanislau da Polônia
1607 - Bento de Góis, Jesuíta e explorador terrestre português

1882 - Joaquim Manuel de Macedo, escritor, teatrólogo e político brasileiro (n. 1820).

1883 - Arsênio da Silva, pintor e fotógrafo brasileiro (n. 1833).

1890 - Joseph Merrick, "O Homem Elefante", portador da Síndrome de Proteus (n. 1862).

1900 - Bezerra de Menezes, médico, escritor, político e espírita brasileiro (n. 1831).

1970 - John O'Hara, diretor de cinema norte-americano (n. 1905).
1982 - Waldir Calmon, pianista brasileiro (n. 1919).
1985 - Enver Hoxha, ditador comunista da Albânia de 1944 até sua morte (n. 1908).
1990 - Helio Smidt, presidente da companhia aérea Varig (n. 1926).
2002 - Armando Cortez, actor português (n. 1928).
2005
László Nagy, patinador artístico húngaro (n. 1927).
Lucien Laurent, ex-jogador da Seleção Francesa da Copa do Mundo de 1930, autor do primeiro gol da história das Copas e o último remanescente daquela seleção (n. 1907).
2007 - Kurt Vonnegut, escritor estadunidense (n. 1922)


Dia Mundial da Doença de Parkinson

Portugal
Feriado Municipal de Lagoa (Açores)

Costa Rica
Aniversário da Batalha de Rivas (feriado nacional)

Brasil
Aniversário de Guaraí, Tocantins
Aniversário de Nova Bréscia, Rio Grande do Sul
Aniversário de Cafelândia (São Paulo)
Dia do Infectologista, em homenagem ao nascimento de Emílio Ribas, em 1862





PORTO ALEGRE

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.