domingo, 22 de junho de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 22 de junho de 2014 > Domingo

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Croatas
"Mi o vuku, a vuk na vrata." (Wikiquote)
Literalmente > (Falando) do lobo, e o lobo (vem) à porta).
Equivalente em português > Falou no diabo, aparece o rabo.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1791, morre Antônio José Landi, arquiteto italiano radicado em Belém do Pará (n. 1713).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Catedral Metropolitana de Belém

Gravura anônima mostrando o aspecto da catedral no século XIX
Antônio José Landi (Bolonha30 de outubro de 1713 — Belém22 de junho de 1791) foi um arquiteto italiano com marcante atuação naAmazônia. Era o quarto filho dos nove do casal Antonio Landi, médico, e Antonia Maria Teresa Gughliel.
Tinha o título honroso de membro da Academia Clementina, eleito em 16 de fevereiro de 1743. Aluno do mestre Fernando Gil de Bibiena, foi premiado em 1731 e em 1734. Deixou, trabalho de Bolonha, estampas e gravuras de portas e janelas por ele próprios criadas ou de monumentos arquitetônicos, como a Igreja metropolitana e o Museu arquiepiscopal de Ravena, a Igreja de Jesus Maria, a de São Pedro, a de São Jorge, a de São Paulo, em Bolonha. Como diz Leandro Tocantins, é opinião do professor Robert Smith, da Universidade de Pensilvânia, que se ficasse na Itália teria tido papel de primeira plana comparável a Luís Vanvitelli, a Fernando Fuga, a Carlos Dotti.
O rei de Portugal encarregou o carmelita João Alvares de Gusmão de contratar nas cidades italianas «sujeitos práticos nos estudos de geografia e astronomia» para fazerem observações astronômicas e formarem cartas geográficas do Brasil». Portugal e Espanha acabavam de assinar o Tratado de Madri em 1750 e o rei desejava técnicos para trabalhar na comissão de limites que iria estabelecer os marcos de fronteira - e preferia que «foossem versados na filosofia experimental» e «práticos de Medicina, especialmente de Botânica», e «suficientemente desenhadores para tirarem vistas dos lugares mais notáveis e debuxarem as plantas, animais e outras coisas desconhecidas e dignas de notícia - eram as instruções de Marcos de Azevedo Coutinho.
Professor de arquitetura e de perspectiva em Bolonha,1 foi contratado por D. João V como desenhista para a Expedição Demarcadora dos Territórios Portugueses no Norte do Brasil.
Não se sabe como se produziu o contato entre o carmelita e Landi, mas o primeiro o contratou, assim como ao astrônomo João Angelo Brunelli, pintor de alto padrão. Deixaram Bolonha em fins de 1750 ou princípios de 1751, tomando um barco em Gênova com destino a Lisboa. Já havia outros artistas italianos: Fillippo Terzi, construtor da igreja de São Vicente de Fora, que trabalhou na igreja de São Roque em Lisboa, da igreja da Misericórdia e do palácio do Freixo, no Porto. Landi permaneceu em Portugal dois anos. Já no trono o novo rei D. D. José I de Portugal, Landi partiu para o Pará a 2 de junho de 1753 com os demais membros da comissão técnica. A comissão permaneceu um ano em Belém antes de subir para o alto rio Negro, teatro das futuras operações.
Era governador e capitão general do Estado do Grão Pará Francisco Xavier de Mendonça, irmão do conde de OeirasSebastião José de Carvalho e Melo, o futuro marquês de Pombal. Landi atuou como naturalista amador, desenhando pela primeira vez a flora e a fauna amazônica. Somente na pequena vila de Barcelos permaneceria seis anos!
Ficaria entretanto conhecido pelo plano urbanístico da cidade de Belém, traçando fachadas, prédios, porto, praças e demais desenhos arquitetônicos. Ainda segundo Leandro Tocantins, «jamais representou o abandono dos valores culturais que faziam parte de sua personalidade de homem europeu e, especialmente, de italiano. Ao contrário, sua presença no Brasil - e no Brasil mais tropical que é a Amazônia - significou a introdução de formas e concepções técnicas e artísticas novas para o Brasil daquela época, e a feliz convergência de estilos em voga na Itália e em Portugal, sem esquecer a íntima correlação entre a arquitetura e o meio, fenômeno que Landi teve a sensibilidade de perceber. O que lhe proporcionou a vantagem de construir prédios, palácios e igrejas mais ou menos adaptados às condições climáticas da Amazônia, e nunca a transposição integral dos modelos europeus para os trópicos amazônicos. Neste ponto, Antonio Landi absorveu as constantes culturais nas áreas tropicais. E ainda foi além (...) adotou uma vida totalmente luso-tropical nos hábitos, em ser lusitanamemte membro da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em apreciar as viagens fluviais de exploração científica, no prazer de confraternizar com as populações nativas, na associação franciscana com a natureza e na curiosidade de investigá-la na propensão de fazer ciência experimentalista, dentro das tradições lusas e franciscanas do «saber de experiência feito.» E, por fim, na constituição da família, escolhendo para mulher uma senhora luso-brasileira, descendente do sólido tronco português .»

ÍNDICE

   [mostrar

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz." >> Le Corbusier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Le Corbusier
Le Corbusier em 1933
Nome completoCharles-Édouard Jeanneret-Gris
Le Corbusier
Nascimento6 de outubro de 1887
La Chaux-de-FondsSuíça
Morte27 de agosto de 1965 (77 anos)
Roquebrune-Cap-Martin,França
NacionalidadeFranco-suíço

Imagem de Le Corbusier em uma nota de 10 francos
Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimode Le Corbusier (La Chaux-de-Fonds6 de Outubro de 1887 —Roquebrune-Cap-Martin27 de Agosto de 1965), foi um arquitetourbanista e pintor francês de origem suíça.1 É considerado juntamente com Frank Lloyd WrightAlvar AaltoMies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.2
Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudónimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno, originário da região deAlbi.3 4 A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965.

Índice

  [mostrar

Formação

A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese.
Nas viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contactou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega, como da Acrópole de Atenas.
Le Corbusier projectou a sua primeira casa com dezoito anos, em 1905, na sua cidade natal, La Chaux-de-Fonds, conhecida pela produção de relógios. Foi, aliás, essa a sua primeira actividade profissional. Nasceu numa família calvinista, onde recebeu uma formação moral que acentuava os contrastes entre o Bem e o Mal. Kenneth Framptondefende que esta atitude mental tê-lo-ia influenciado no sentido da "dialéctica" presente na sua obra (o diálogo entre o sólido e o vazio, a luz e a sombra).




Bélgica > O país joga hoje contra a Rússia, no Estádio do Maracanã. Vamos agora à Bélgica, visitar a cidade de Bruges, um dos pontos de referência da arte flamenga. Veja Bruges, ao vivo e em streaming, pela Webcam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bruges (em neerlandês Brugge) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Ocidental, na região deFlandres.1 Tem cerca de 117 mil habitantes. Foi a capital europeia da cultura em 2002, juntamente com a cidadeespanhola de Salamanca.1
Bruges é chamada de "Veneza do Norte", por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam, mas também a ligam principalmente com a cidade de Gante.1
Diversos passeios de barco são propostos aos turistas, alguns dos quais permitindo chegar às cidades vizinhas. A cidade apresenta ainda as ruínas de uma fortaleza, bem como moinhos às margens dos canais.

Índice

  [mostrar


Valores de Mercado > A Christie's de Londres realizou um leilão tendo como referência a cultura Pop > Veja todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.


Jornal da Gazeta > Pela primeira vez no Brasil, foi comemorada, no Memorial da América Latina, a festa dos incas em homenagem à mãe Terra e ao pai Sol, registrando a entrada do ano 5.523 Vídeo 2 minutos
Wikipedia em espanhol
El calendario inca es el sistema de medición del tiempo empleado por los incas, en el Cuzco. Constaba de 12 meses de treinta días cada uno, divididos en tres semanas de 10 días. Estaba determinado a partir de la observación del Sol y la Luna.
El año, de 360 días, estaba dividido en 12 lunas de 30 días cada una. La organización mítico-religiosa determinaba la sucesión en el calendario a través de las 12 lunas. Correspondientes a festividades y actividades cotidianas:

Jornal das 10

Imprensa internacional diz que Copa do Mundo no Brasil pode ser a melhor dos últimos anos Mais






Tabela da Copa, atualizada até os últimos jogos Veja

A Copa em gráficos, desde 1930 Veja

BBC Brasil na Copa
  • COMO FOI
    Klose fez o gol do empate alemão e igualou o recorde de Ronaldo em Copas; Argentina venceu Irã por 1x0 e Nigéria eliminou a Bósnia.
  • Após goleadas, franceses 'acordam' para Copa e sonham com final.
  • Confira as zebras, decepções, o que deu certo e o que não deu.
BBC Brasil na Ucrânia
Reportagem da BBC percorreu região próxima de Donetsk e Luhansk, que já testemunham 'guerra de baixa intensidade'.

G1 Pop & Arte

  1. MÚSICA

    Cantor de 'heavy metal cristão', Tim Lambesis admite ser ateu

    Vocalista do As I Lay Dying disse que fingiu ser religioso para vender discos. Ele foi condenado a 9 anos de prisão por planejar assassinato da mulher.

  1. AMAZONAS

    EUA X Portugal: G1 'antecipa' duelo e lista ídolos, turismo e cultura de países

    Manaus recebe jogo entre 'patrícios' e norte-americanos neste domingo (22). Lista também destaca música, cinema e até musos e musas das duas nações.

  1. POP & ARTE

    Ingrid Betancourt lança livro de ficção

    'A linha azul' traz mulher capturada por esquadrões da morte na Argentina. Obra sai quatro anos após relato de seu cativeiro na selva colombiana.
Projeto em Uberlândia promove arte do grafite entre crianças
G1 


Ação no Bairro Shopping Park visa a decoração e o ensino da grafitagem. Projeto é uma iniciativa da Central Única de Favelas.



Antena Paulista

Exposição retrata os reis da África










Mídia Portuguesa > Jornal "Público"

Contra o clima, a baixa intensidade é a chave

JOÃO RUELA RIBEIRO 22/06/2014 


Portugal vai enfrentar temperaturas altas e muita humidade em Manaus, onde até já há quem tenha tido alucinações.

O calor é tanto que faz lembrar uma sauna permanente. Os termómetros vão estar próximos dos 30ºC e a humidade vai rondar os 80%. É este o ambiente que espera a selecção portuguesa no embate deste domingo frente aos Estados Unidos em Manaus, em pleno coração da selva amazónica.

Apesar de o jogo estar marcado para as 18 horas locais – o horário mais tardio para os jogos do Mundial – as condições meteorológicas vão ser bastante diferentes daquelas a que os jogadores estão habituados na Europa. Em Lisboa, por exemplo, o dia de domingo vai ter temperaturas perto dos 15ºC, metade do que vão sentir Cristiano Ronaldo e companhia.

Mas, mais do que as temperaturas altas, é a elevada humidade que é o factor de maior preocupação. Quem já lá jogou sabe do que fala. Claudio Marchisio, que participou no primeiro jogo na Arena Amazónia entre a Itália e a Inglaterra, disse que chegou a ter alucinações por causa do calor e da humidade. A verdade é que as alucinações de Marchisio não o impediram de marcar um grande golo, ajudando a squadra azzurra a vencer o jogo.

Em termos fisiológicos, a humidade em larga escala “torna a sudação mais difícil”, explica o antigo preparador físico da selecção nacional, José Soares, contactado pelo PÚBLICO. “Os atletas têm mais dificuldades em arrefecer o corpo e há mais gastos de energia”, acrescenta.

Para combater as condições adversas, há uma série de cuidados que jogadores e equipa técnica deverão ter. José Soares sublinha a hidratação constante, “um aquecimento menos intenso” e “que os jogadores estejam o menos possível ao sol”.

Todos estes cuidados são necessários, uma vez que “a aclimatação pressupõe uma estadia [no local] relativamente prolongada”, o que não aconteceu. A comitiva da selecção portuguesa viajou de Campinas – onde o tempo é mais ameno – para Manaus apenas na sexta-feira, tal como a selecção norte-americana.

A opção, na óptica de José Soares, é sobretudo de ordem logística, uma vez que as condições meteorológicas são diferentes para os três locais onde Portugal joga durante a fase de grupos (Salvador, Manaus e Brasília). “É difícil fazer um planeamento para três condições diferentes”, observa.

Dentro das quatro linhas é expectável, “mesmo de um ponto de vista táctico, um jogo mais pausado”, com “menos intensidade”, prevê o ex-técnico, que esteve na comitiva da selecção no Mundial 2002. Entre as potenciais “vítimas” das condições em Manaus estão “os jogadores mais em foco” e aqueles “que têm menos tempo de recuperação” entre acções desgastantes, nota José Soares.



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.