sexta-feira, 13 de junho de 2014

Eventos em destaque no dia 14 de junho de 2014 > Sábado

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

14 de junho de 2014.
165.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 200 para acabar o ano.


1276 - Enquanto a corte da Dinastia Sung estava exilada em Fuzhou, China, por conta da invasão mongol, o jovem príncipe Zhao Shi é coroado Imperador Duanzong de Sung.
1287 - Kublai Khan derrota as forças de Nayan e outros príncipes tradicionais Borjigin, no leste da Mongólia e Manchúria.
1381 - Ricardo II de Inglaterra se encontra com os líderes da revolta camponesa em Blackheath. A Torre de Londres é invadida por rebeldes que entraram sem nenhuma resistência.

1807 - O exército de Napoleão Bonaparte derrota o exército russo na batalha de Friedlândia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Napoleão lançou os seus exércitos num ataque à Áustria, derrotando-a na Batalha de Austerlitz em Dezembro de1805. No ano seguinte invadiu a Prússia e derrotou-a nas batalhas de Jena e Auerstadt. Em 1807 foi a vez dos Russos na batalha de Friedlândia. Em 1809, a Áustria voltou à luta, mas foi novamente derrotada e obrigada a fazer a paz. Leia a sequência

1821 - Badi VII, rei de Sennar, entrega seu trono á Ismail Paxá, General do Império Otomano, encerrando a existência do Reino do Sudão.

1846 - Fundação do estado norte-americano da California

1900 - Havaí se torna parte do Estados Unidos.

1940 - Segunda Guerra Mundial: o exército alemão invade Paris.

1942 - Anne Frank começa a escrever o seu diário.

1965 - Paulo VI cria a Diocese de Itabira, em Minas Gerais.

1966 - O Vaticano anuncia a abolição do Index Librorum Prohibitorum (Índice de livros proibidos).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Livro contendo a lista do Index Librorum Prohibitorum (Veneza1564)
Index Librorum Prohibitorum, em tradução livre o Índice dos Livros Proibidos, foi uma lista de publicações literárias que eram proibidas pelaIgreja Católica e as regras para que um livro entrasse nessa lista. A primeira versão do Index foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 e uma versão revista desse foi autorizada pelo Concílio de Trento. A última edição do índice foi publicada em 1948 e o Index só foi abolido pela Igreja Católica em1966 pelo Papa Paulo VI.1 2 Nessa lista estavam livros que iam contra osdogmas da Igreja e que continham conteúdo tido como impróprio.

Índice

  [mostrar

História

René Descartes foi um dos mais notáveis a ir para o Index
O objetivo do Index Librorum Prohibitorum inicialmente era reagir contra o avanço do protestantismo, sendo criado em 1559 no Concílio de Trento(1545-1563), e ficando sob a administração da Inquisição ou Santo Ofício. Esta lista continha os livros ou de obras que se opusessem a doutrina da Igreja Católica e deste modo tinha o objetivo de prevenir a corrupção dos fiéis.
O Direito Canônico recomenda ainda que os trabalhos sobre a Sagrada Escritura, Teologia, Direito Canônico, História da Igreja, e quaisquer escritos que dizem respeito especialmente a religião ou os bons costumes, ser submetido ao juízo do Ordinário local3 . Se essa pessoa dava o nihil obstat("nada impede") os subalternos do Ordinário local forneciam o imprimatur("deixe estar impresso ")4 .
O índice foi atualizado regularmente até a trigésima-segunda edição, em1948, tendo os livros sido escolhidos pelo Santo Ofício ou pelo Papa. A lista não era simplesmente reativa, os autores eram encorajados a defender os seus trabalhos. Em certos casos eles podiam re-publicar com omissões se pretendessem evitar a interdição. A censura prévia era encorajada.
A trigésima-segunda edição, publicada em 1948, continha 4 000 títulos censurados por várias razões: heresia, deficiência moral, sexualidade explícita, incorrecção política, etc. A escassez dos meios de comunicação da época dificultava e até impossibilitava que a Igreja pudesse se defender em tempo útil. Assim como a Igreja Católica, membros de outras religiões também exerceram tal censura, tal como o protestantismo na sua fase inicial5
Em determinados momentos da história obras de cientistasfilósofosenciclopedistas ou pensadores como Galileu GalileiNicolau CopérnicoGiordano BrunoNicolau MaquiavelErasmo de RoterdãoBaruch de EspinosaJohn LockeBerkeleyDenis DiderotBlaise PascalThomas HobbesRené DescartesRousseauMontesquieuDavid Hume ou Immanuel Kant tenham pertencido a esta lista, sendo algumas dessas tendo sido removidas mais tarde.

1982 - Termina a Guerra das Malvinas, entre Argentina e Grã-Bretanha, com a rendição por parte dos argentinos em Port Stanley.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guerra das Malvinas
Falklands, Campaign, (Distances to bases) 1982.jpg
Data2 de Abril a 14 de Junho de 1982
(2 meses e 5 dias)
LocalIlhas Malvinas e Sandwich do Sul
ResultadoReino Unido manteve a posse das ilhas.
Combatentes
Argentina ArgentinaReino Unido Reino Unido
Ilhas Malvinas Ilhas Malvinas
Comandantes
Mario Benjamín MenéndezJeremy Moore
Forças
Proximidade geográficaSuperioridade tecnológica
Baixas
649 mortos
1,068 feridos
11,313 aprisionados
---------
cruzador
1 submarino
4 cargueiros
barcos patrulha
1 traineira para espionagem
---------
25 helicópteros
35 caças
bombardeiros
aviões de carga
25 aviões de ataque ligeiro
9 traineiras armadas
255 soldados mortos1e 3 civis mortos
777 feridos
115 aprisionados
---------
destróieres
fragatas
2 navios logísticos de desembarque
1 navio porta-containers
---------
24 helicópteros
10 caças
Guerra das Malvinas (em inglêsFalklands War; em espanholGuerra de las Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sulfoi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unidoocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de1982 pela soberania sobre estes arquipélagos austrais reivindicados em 1833 e dominados a partir de então pelo Reino Unido.2 Porém, a Argentina reclamou como parte integral e indivisível de seu território, considerando que elas encontram "ocupadas ilegalmente por uma potência invasora" e as incluem como partes da província da Terra do FogoAntártica e Ilhas do Atlântico Sul.3
O saldo final da guerra foi a recuperação do arquipélago pelo Reino Unido e a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas. Na Argentina, a derrota no conflito fortaleceu a queda da Junta militar que governava o país e que havia sucedido as outras juntas militares instaladas através dogolpe de Estado de 1976 e a restauração da democracia como forma de governo. Por outro lado, a vitória no confronto permitiu ao governo conservador de Margaret Thatcher obter a vitória nas eleições de 1983.

Índice

  [mostrar

Antecedentes

Mapa das ilhas Malvinas (com os topônimos argentinos).
As ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sulsão três arquipélagos situados no Oceano Atlântico, perto da costa argentina, que constituem um domínio colonialbritânico desde 1833. Não obstante, desde a sua ocupação em 1690 foram motivos de conflito entre o Reino Unido, França e Espanha, e depois entre o Reino Unido e a Argentina, que se considera herdeira dos direitos espanhóis sobre estas ilhas. Neste período, surgiram diversas discussões para estabelecer uma ou outra soberania, que terminaram com a ocupação britânica de 1833.
Só um destes arquipélagos, as ilhas Malvinas, tem uma população civil nativa permanente (chamados em inglês dekelpers). Geralmente de origem escocesa, esta população se considera a si mesma britânica e apoia o estado atual de soberania sobre estas ilhas. As outras duas estão ocupadas, essencialmente, por cientistas. Em 1965 a Argentina conseguiu que a ONU aprovasse a resolução 2065, qualificando a disputa como um problema colonial e convocando as partes para negociar uma solução; não obstante, as negociações ficaram infrutíferas durante os próximos dezessete anos. De todas as formas, as relações entre a Argentina, o Reino Unido e os habitantes das Ilhas até os finais da década de 1960 e o início da década de 1970 foram excelentes. Tanto assim, que durante grande parte dos anos anteriores à guerra, semanalmente operava uma ponte aérea entre a Argentina e Puerto Argentino/Port Stanley, da qual os insulares dependiam para provisão e assistência médica. Sendo que a pista de aterrissagem original de Puerto Argentino/Port Stanley (feita em alumínio) foi construída pela Força Aérea Argentina.



1529 - Arquiduque Fernando II da Áustria (m. 1595)

1736 - Charles Augustin de Coulomb, físico francês (m. 1806)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charles Augustin de Coulomb (Angoulême14 de junho de 1736 —Paris23 de agosto de 1806) foi um físico francês.1
Em sua homenagem, deu-se seu nome à unidade de carga elétrica, ocoulomb.2
Engenheiro de formação, Coulomb foi principalmente físico. Publicou 7 tratados sobre eletricidade e magnetismo, e outros sobre torçãoatritoentre sólidos, etc.3 Experimentador genial e rigoroso, realizou uma experiência histórica com uma balança de torção para determinar a força exercida entre duas cargas elétricas (lei de Coulomb).1
Durante os últimos quatro anos da sua vida, foi inspetor geral do ensino público e teve um papel importante no sistema educativo da época.4

1801 - Peter Wilhelm Lund, paleontólogo dinamarquês radicado no Brasil (m. 1880)
1811 - Harriet Beecher Stowe, novelista e abolicionista americana (m. 1896)
1820 - John Bartlett, editor e escritor americano (Bartlett's Familiar Quotations) (m. 1905).
1832 - Nikolaus Otto, engenheiro alemão (m. 1891).
1856 - Andrei Andreyevich Markov, matemático russo (m. 1922).

1864 - Alois Alzheimer, médico alemão (m. 1915).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alois Alzheimer
Nome completoAloysius Alzheimer
Nascimento14 de Junho de 1864
MarktbreitBaviera
 Alemanha
Morte19 de dezembro de 1915 (51 anos)
Wrocław
 Polónia
OcupaçãoNeurologia
Principais trabalhosDescoberta do mal de Alzheimer
Escola/tradiçãoUniversidade de Tübingen
Universidade de Würzburg
Assinatura
Alois Alzheimer signature.svg
Aloysius Alzheimer (Marktbreit14 de junho de 1864 1 —Breslau19 de dezembro de 19152 ) foi um psiquiatra alemãoconhecido sobretudo por ter sido o primeiro autor a reconhecer com entidade patognómica distinta a doença neurodegenerativa que hoje tem o seu nome (doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer) Alzheimer trabalhou também com Emil Kraepelin, autor da primeira classificação moderna dos vários tipos de doença psicótica.

Vida e obra

Aloysius Alzheimer nasceu em 1864, na cidade alemã de Markbreit, Baviera, filho de Eduard Alzheimer e sua segunda esposa, Theresia. Estudou em Berlim, Tübingen e Würzburg.1
Casou-se em 1894, com a viúva Cecilie Simonette Nathalie Geisenheimer, com quem teve três filhos.3
O primeiro caso da doença que leva seu nome foi da paciente Sra. Auguste D., internada no hospital de Frankfurt em 25 de novembro de 1901 e que, aos cinquenta e um anos de idade, apresentava sintomas de demência.4
Em 1906 apresentou, durante um congresso científico na Alemanha, a doença do córtex cerebral (mal de alzheimer).4
Alois morreu em 1915, de uma grave infecção cardíaca.2

1868 - Karl Landsteiner, físico e biólogo austríaco (vencedor do Nobel de Fisiologia ou Medicina) (m. 1943).
1870 - Sofia da Prússia, Rainha Consorte do Rei Constantino I da Grécia (m. 1932).

1871 - Jacob Ellehammer, inventor dinamarquês (m. 1946).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jacob Ellehammer
Nome completoJacob Christian Hansen Ellehammer
Nascimento14 de Junho de 1871
Vordingborg
Morte20 de Maio de 1946
Copenhagen
NacionalidadeDinamarquês
OcupaçãoRelojoeiro e Inventor
Principais trabalhosSemi-biplano Ellehammer
Jacob Christian Hansen Ellehammer (14 de Junho de 1871 - 20 de Maio de 1946) foi um relojoeiro e inventor dinamarquês, nascido emVordingborg, na Dinamarca. Ele contribuiu nas questões da engenharia aeronáutica.
Foto de 1914 durante o teste do helicoptero de co-eixo de Ellehammer.
Após o fim do seu curso derelojoeiro, ele se mudou paraCopenhague onde ele trabalhou como mecânico em eletrônica antes de abrir sua própria empresa em 1898. No início ele produzia máquinas de cigarro, bebidas, entre outros tipos de máquinas. Em 1904 ele produziu sua primeira motocicleta, a Ellenham Motocycle. Em 1905 ele construiu um monoplano e no ano seguinte um "semi-biplano". Em sua máquina posterior, ele tentou um voo no dia 12 de setembro de 1906, se tornando o segundo europeu a realizar um voo com energia elétrica (depois de Traian Vuia).
Foto de 1935 do modelo de helicóptero com o disco-rotor.
As invenções posteriores foram um triplano e helicoptero. Seu helicoptero era um máquina de co-eixo. Um foto famosa foi tirada em 1914 mostrando o helicoptero em ação, mas não há nenhuma evidência de que um voo tenha tido sucesso. Posteriormente ele estudou uma configuração para um disco-rotor - um helicoptero composto com lâminas co-eixos que se estendia de um centro para rotação e retraía para uma velocidade maior em um voo vertical. Um modelo de túnel com rajadas de vento foi construído para um teste, porém não há evidências de que tenha funcionado.

1899 - Maria Romanov, grã-duquesa russa (m. 1918).

1908 - Fernão de Ornelas, político português (m. 1978).
1925 - Dalton Trevisan, escritor brasileiro.

1928 - Che Guevara, médico e revolucionário argentino (m. 1967).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ernesto Guevara
CheHigh.jpg
Che Guevara (fotografia de Alberto Korda intituladaGuerrilheiro Heroico)
Nome completoErnesto Guevara de la Serna
Nascimento14 de junho de 19281
RosárioProvíncia de Santa Fé,Argentina
Morte9 de outubro de 1967 (39 anos)
La HigueraBolívia
OcupaçãoMédicofotógrafoguerrilheiro,políticojornalistaescritor
Assinatura
CheGuevaraSignature.svg



















Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara(Rosário14 de junho de 19281 — La Higuera9 de outubro de1967)nota 1 , foi um políticojornalistaescritor e médico argentino-cubano4 .
Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram aRevolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime políticoem Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização doEstado cubano, desempenhando vários altos cargos da suaadministração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais.
Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967.
A sua figura desperta grandes paixões, a favor e contra, na opinião pública, e converteu-se em um símbolo de importância mundial. Foi considerado pela revista norte-americana Time uma das cem personalidades mais importantes do século XX.5 Para muitos dos seus partidários, representa a rebeldia, a luta contra a injustiça social e o espírito incorruptível. Em contrapartida, muitos dos seus detratores o consideram como um criminoso, responsável por assassinatos em massa, e acusam-no de má gestão como ministro da Indústria.
Seu retrato fotográfico, obra de Alberto Korda, é uma das imagens mais reproduzidas do mundo e um dos ícones do movimento contracultural. Tanto a fotografia original como suas variantes, algumas apenas com o contorno do seu rosto, têm sido intensamente reproduzidas, para uso simbólico, artístico ou publicitário.

Índice

  [mostrar

1931 - Marla Gibbs, atriz norte-americana.
1939 - Manuel Vásquez Montalbán, escritor espanhol (m. 2003).

1945 - Jörg Immendorff, pintor e escultor alemão (m. 2007)

1946 - Donald Trump, empresário e apresentador norte-americano.

1953 - Roberto Jefferson, político brasileiro.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roberto Jefferson
Roberto Jefferson
Deputado federal do Brasil pelo Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Mandato1983-2005
Vida
Nascimento14 de junho de 1953 (60 anos)
PetrópolisRJ
NacionalidadeBrasil brasileira
Dados pessoais
PartidoPTB
Roberto Jefferson Monteiro Francisco (Petrópolis14 de junhode 1953) é um advogado e político brasileiro. É o presidente nacional do PTB. Roberto Jefferson é filho e neto de políticos petebistas. Seus pais são Roberto Francisco e Neusa Dalva Monteiro Francisco. É casado com Ecila Brasil Jefferson Francisco, e pai da vereadora e presidente do PTB–RJ Cristiane Brasil – a qual concorreu em 2006 a uma vaga na Câmara Federal pelo Rio de Janeiro, tendo se tornado a 2ª suplente do PTB–RJ na Câmara com 40.954 votos. Roberto Jefferson ficou conhecido nacionalmente por denunciar a prática de compra de votos na Câmara – o mensalão –, após se envolver num escândalo de corrupção nos Correios.

Índice

  [mostrar


1955 - Peter Lindbäck, político finlandês (governador da província de Åland).
1956 - Gianna Nannini, cantora e compositora italiana (irmã do ex-piloto de Fórmula 1 Alessandro Nannini).
1961
Boy George, músico britânico (Culture Club).
Grace Jackson, atleta jamaicana, medalhista olímpica.
1964 - Guga, ex-futebolista brasileiro.
1966
João Antônio, ex-futebolista brasileiro.
Traylor Howard, atriz norte-americana.
Betinho, ex-futebolista brasileiro.
1969
Marcos Pasquim, ator brasileiro.
Steffi Graf, ex-tenista alemã.

1970
Guto Graça, escritor e poeta brasileiro.
Tetsuya Harada, ex-motociclista japonês.
1972 - Vanessa Riche, jornalista brasileira.
1973
Michael Cade, ator estadunidense.
David Fonseca, cantor português.
1976
Massimo Oddo, futebolista italiano.
Lavínia Vlasak, atriz e modelo brasileira.

1977 - Camila Pitanga, atriz brasileira.

1979
Paradorn Srichaphan, tenista tailandês.
Luís Filipe, futebolista português.
Iran, futebolista brasileiro.
1981 - Elano, futebolista brasileiro.
1983 - Louis Garrel, ator francês.
1985 - Andy Soucek, piloto espanhol de automobilismo.
1988 - Kevin McHale, ator e cantor norte-americano.
1989 - Lucy Hale, atriz americana
1992
Evan Sabara, ator norte-americano.
Daryl Sabara, ator norte-americano.
2000 - Thomaz Costa, ator brasileiro.


1909 - Afonso Pena, presidente do Brasil. (n. 1847)
    Descuidando-se do fato de que o poder central já não tinha mais aquela força que lhe era dada pela Política dos Governadores, Afonso Pena, pretendendo seguir o exemplo de seus antecessores, assumiu a tarefa de coordenar a escolha de um candidato às próximas eleições presidenciais e jogou todas as cartas sobre o nome de seu ministro da Fazenda, o jovem Davi Campista, contrariando, com isso, as pretensões veladas de outros auxiliares e, o que é pior, levantando a fúria do todo poderoso Pinheiro Machado, que detinha o controle do Congresso Nacional. O escolhido pelo Presidente, como se recorda, era um dos egressos do Jardim da Infância e não tinham, nem ele, nem seus companheiros, lastro político para sustentar uma luta dessa envergadura.
    Entre os governistas, a candidatura não despertou interesse maior. Se os caciques republicanos não lhe faziam franca oposição, também não tinham motivos para cruzar lanças nesse terrível embate que é o processo eleitoral, menos ainda se dispunham a queimar seu prestígio por um nome de menor projeção, e que não tinha qualquer identificação com as forças políticas dominantes. Já o grande opositor, Pinheiro Machado, viu nesse lance a grande oportunidade de provocar uma cisão dentro do governo e, manhosamente, insinuando-se entre oficiais militares de prestígio, conseguiu convencer o seu conterrâneo marechal Hermes da Fonseca, então ministro da Guerra, a se lançar candidato, reavivando o saudosismo dos governos fortes de Deodoro e Floriano.
    Os acontecimentos se precipitam. Em 12 de maio de 1909, aniversário do  Hermes, o capitão Jorge Pinheiro, lança a candidatura do marechal, fazendo, em presença do ministro, severas críticas ao governo. Animado, o marechal apresenta  a Afonso Pena uma carta seca e ríspida, pedindo demissão do Ministério. Na ocasião, assegurou ao Presidente que não se envolveria no processo eleitoral mas, no dia seguinte, enviou uma carta a Afonso Pena, retificando sua posição. Rui Barbosa, sondado a respeito por Pinheiro Machado, descarta seu apoio, não por ser o candidato um militar, mas pelo tom militarista com que a campanha havia sido lançada. Finalmente, no dia 19, em protesto contra tal candidatura, o deputado Carlos Peixoto Filho, renuncia à presidência da Câmara, solidarizando-se com o presidente da República.. Com essa renúncia,  bem intencionada mas ineficaz, desfaz-se também o bloco de apoio presidencial, o chamado Jardim de Infância.
    O Presidente ficou só, completamente só. O golpe foi pesado demais, levando-o à depressão, à doença e ao fim. No dia 14 de junho de 1909, após dois meses de crise política, morria Afonso Pena, assumindo em seu lugar o vice, Nilo Peçanha.  Leia o capítulo inteiro

1911 - Johan Svendsen, compositor, maestro e violinista norueguês (n. 1840)

1920 - Max Weber, sociólogo alemão (n. 1864)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karl Emil Maximilian Weber
Max Weber em 1894
Nascimento21 de abril de 1864
Erfurt Alemanha
Morte14 de junho de 1920 (56 anos)
Munique Alemanha
NacionalidadeAlemã
CônjugeMarianne Schnitger
OcupaçãoJuristaeconomista esociólogo
Principais trabalhosEconomia e sociedade
A ética protestante e o espírito do capitalismo
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt21 de Abril de 1864 — Munique,14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber,Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.
Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia dareligião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. Em outro trabalho importante, A política como vocação, Weber definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuições mais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber".

Índice

  [mostrar
1923 - Charles de Freycinet, político francês (n. 1828).

1926 - Mary Cassatt, pintora estadunidense impressionista, radicada na França e convivendo com os mestres do impressionismo (n. 1844)

1968 - Salvatore Quasimodo, escritor italiano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura (n.1901)

1969 - Cacilda Becker, atriz brasileira (n. 1921)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cacilda Becker
Cacilda Becker, em cena do filme Luz dos Meus Olhos(1947).
Nome completoCacilda Becker Yáconis
Nascimento6 de abril de 1921
Pirassununga, SP
Morte14 de junho de 1969 (48 anos)
São Paulo, SP
OcupaçãoAtriz
CônjugeWalmor Chagas
IMDb(inglês)
Cacilda Becker Iaconis (Pirassununga6 de abril de 1921 – São Paulo14 de junho de 1969) foi uma atriz brasileira, um dos maiores mitos dos palcos nacionais.

Índice

  [mostrar

Biografia

Filha do imigrante italiano Edmondo Iaconis e de Alzira Becker, Cacilda tinha apenas nove anos quando seus pais romperam o casamento e sua mãe viu-se obrigada a criar três filhas sozinha, uma delas a também atriz Cleyde Yáconis. Por este motivo, fixaram-se na cidade de Santos, onde Cacilda ainda jovem frequentou os círculos boêmios e mais vanguardistas, já que por ser filha de pais pobres e separados não podia estabelecer amizade com pessoas da alta sociedade.
Cacilda começou no teatro paulista como atriz amadora e se profissionalizou em 1948. Neste ano, Nydia Lícia recusou um papel na peça "Mulher do Próximo", de Abílio Pereira de Almeida, produzida pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), para não ter que beijar nem dizer "amante" em cena, pois isto podia lhe custar o emprego numa importante loja. Cacilda, que a substituiu, exigiu ser contratada como profissional, acabando com o velho preconceito de que artista sério deveria ser diletante.
Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças, no Rio de Janeiro e em São Paulo; fez dois filmes (Luz dos Seus Olhos em 1947 e Floradas na Serra, em 1954) e uma telenovela (Ciúmes, em 1966), na TV Tupi além de outras participações em teleteatros na televisão, foi Cacilda quem inaugurou o Teatro Municipal de São Carlos com a peçaEsperando Godot no começo de 1969.
1972 - Leila Diniz, atriz brasileira (n. 1945).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leila Diniz
Nome completoLeila Roque Diniz
Nascimento25 de março de 1945 (69 anos)
Niterói, RJ
Morte14 de junho de 1972 (27 anos)
Nova DélhiÍndia
OcupaçãoAtriz
CônjugeDomingos de Oliveira (1962-1965)
Ruy Guerra (1965-1971)
IMDb(inglês)
Leila Roque Diniz (Niterói25 de março de 1945 — Nova Délhi,Índia14 de junho de 1972) foi uma atriz brasileira.

Índice

  [mostrar

Biografia

Formou-se em magistério e foi ser professora do jardim de infânciano subúrbio carioca. Aos dezessete anos, conheceu seu primeiro marido, o cineasta Domingos de Oliveira e casou-se com ele. O relacionamento durou apenas três anos. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de trabalhar como atriz. Primeiro estreou no teatro e logo depois passou a trabalhar na TV Globo, atuando em telenovelas. Mais tarde, casou-se com o cineasta moçambicano Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaína. Participou, ao todo, de quatorze filmes, doze telenovelas e várias peças teatrais.
Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a suagravidez de biquini1 na praia, e chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite. Considerada uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções.2 Foi invejada e criticada pela sociedade conservadora das décadas de 1960 e 1970 e pelas feministas pois consideravam que ela estava a serviço dos homens 3 .

1979 - David Butler, cineasta estadunidense (n. 1894).

1986 - Jorge Luis Borges, escritor argentino (n. 1889).

1994 - Henry Mancini, compositor estadunidense (n. 1924).
1995
Clemente Geiger, bispo brasileiro (n. 1900).
Rory Gallagher, músico irlandês (n. 1948).
2000 - Maria do Carmo Gerônimo, supercentenária brasileira (n. 1871).
2007 - Kurt Waldheim, político austríaco (n. 1918).
2008
Esbjörn Svensson, pianista sueco (n. 1963).
Jamelão, sambista brasileiro (n. 1913).



Mitologia grega: 
Dia das Musas

Dia Mundial do Doador de Sangue
Dia de São Mário Aquino.
Dia Universal de Deus.



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.