quarta-feira, 4 de junho de 2014

Eventos em destaque no dia 5 de junho de 2014 > Quinta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


5 de junho de 2014.
156.º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 209 para acabar o ano.


1805 - Fundação da Ordem da Coroa de Ferro por Napoleão Bonaparte.
1915 - Dinamarca altera sua constituição para permitir o sufrágio feminino.

1919 - Fundação do Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP), que no futuro se tornaria o Partido Nazista
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deutsche Arbeiterpartei (DAP) ou Partido dos Trabalhadores Alemães, que durou pouco tempo (1919-1920), deu origem ao Partido Nazista
O DAP foi fundado em 5 de junho de 1919 (oito dias antes das próximas Eleições), em Munique por Anton Drexler e pelo escritor Karl Harrer, com pouco mais de 22 membros. Como presidente do novo partido foi eleito Drexler. Os primeiros integrantes do DAP foram quase que exclusivamente colegas de Drexler, que trabalhavam em sua maioria na estação ferroviária de Munique. As primeiras reuniões do DAP ocorriam exclusivamente em bares e cervejarias de Munique, onde Drexler como orador fez algumas palestras motivacionais, que muitas vezes acabavam em tumultos.

Adesão de Adolf Hitler

Cartão que era dado aos membros do partido DAP, o mostrado na imagem e de Hitler
Em 12 de setembro de 1919 Hitler fez seu primeiro contado com o DAP. Estava como um agente secreto infiltrado da Reichswehr para vigiar uma reunião do novo partido nacionalista. No entanto, gostou do que ouviu e dias mais tarde juntou-se ao partido e rapidamente ganhou a liderança.
Com a adesão de Hitler o partido passou a ter um líder, uma figura ilustre de propaganda que com o passar do tempo, lentamente o partido ia ganhando mais e mais adeptos e assim começou a ter seus cofres cheios de marcos do reich (com taxas de adesão, entrada e doações).
No dia 24 de fevereiro de 1920, os membros do partido passaram a se comportar como militares, era importante manter a disciplina estrita, os membros usavam uma especie de uniforme marrom. Pouco tempo depois a SAcomeçou a emergir.
Também naquela noite, Hitler propôs que o nome seria mudado para Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães), ou simplesmente partido Nazista. A liderança do tal ficou com Hitler, Esser, Rudolf Hess, e Rohm.

1933 - Fundação de Brazlândia, no atual Distrito Federal.

1944 - Segunda Guerra Mundial: Mais de mil bombardeiros britânicos largam 5000 toneladas de bombas nas baterias costeiras alemãs na Normandia, em preparação para o Dia D.
O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord.

A região era dominada pelos alemães na chamada Muralha do Atlântico. Os aliados, desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Os aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.

Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo a vitória sobre a Alemanha em 1945.

Os soldados das tropas aliadas, que participaram da invasão da Normândia durante no Dia D eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega. Fonte: www.suapesquisa.com.

1947 - Na Universidade de Harvard, George Marshall apresenta o "Plano Marshall" de ajuda aos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa da Europa mostrando os países que receberam ajuda do Plano Marshall. As colunas azuis mostram a quantidade total relativa de ajuda por país.
Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
O plano de reconstrução foi desenvolvido em um encontro dos Estados europeus participantes em julho de 1947. A União Soviética e os países da Europa Oriental foram convidados, masJosef Stalin viu o plano como uma ameaça e não permitiu a participação de nenhum país sob o controle soviético. O plano permaneceu em operação por quatro anos fiscais a partir de julho de 1947. Durante esse período, algo em torno de US$ 13 bilhões de assistência técnica e econômica — equivalente a cerca de US$ 132 bilhões em 2006, ajustado pela inflação — foram entregues para ajudar na recuperação dos países europeus que juntaram-se à Organização Europeia para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Quando o plano foi completado, a economia de cada país participante, com a exceção da Alemanha, tinha crescido consideravelmente acima dos níveis pré-guerra. Pelas próximas duas décadas a Europa Ocidental iria gozar de prosperidade e crescimento. O Plano Marshall também é visto como um dos primeiros elementos da integração européia, já que anulou barreiras comerciais e criou instituições para coordenar a economia em nível continental. Uma consequência intencionada foi a adoção sistemática de técnicas administrativas norte-americanas.
Recentemente os historiadores vêm questionando tanto os verdadeiros motivos e os efeitos gerais do Plano Marshall. Alguns historiadores acreditam que os benefícios do plano foram na verdade o resultado de políticas delaissez faire que permitiram a estabilização de mercados através do crescimento econômico. Além disso, alguns criticam o plano por estabelecer uma tendência dos EUA a ajudar economias estrangeiras em dificuldades, valendo-se do dinheiro dos impostos dos cidadãos norte-americanos.
Com a devastação provocada pela guerra, a Europa enfrentava cada vez mais manifestações de contestação aos governos constituídos. Os Estados Unidos analisaram a crise europeia e, concluíram que ela punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar sua própria economia, dando espaço para a expansão docomunismo.
Com isso, os norte-americanos optaram por ajudar na recuperação dos países europeus. Com esse objetivo criaram o Plano Marshall. No início os recursos foram utilizados para comprar alimentosfertilizantes e rações. Logo depois, foram adquirindo matérias-primas, produtos semi-industrializados, combustíveis, veículos e máquinas. Aproximadamente, 70% desses bens eram de procedência norte-americana. Além de se beneficiar com o plano Marshall, a França elaborou seu próprio plano de recuperação econômica, o Plano Monnet.
Inglaterra também se recuperou, porém perdeu a importância econômica e política. A Alemanha e a Itália também entraram em ritmo de recuperação. Com a criação da OTAN, os Estados Unidos visavam garantir a exportação de excedentes e concretizar a hegemonia econômica sobre o velho continente.

Índice

  [mostrar

1958 - Fundação de Taguatinga, no Distrito Federal.
1967
Fundação do time de hóquei no gelo estadunidense Pittsburgh Penguins.

1967 - Início da Guerra dos Seis Dias entre Israel e os estados árabes do Egito, Síria e Jordânia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guerra dos Seis Dias
Conflito Árabe-Israelense
1967 Six Day War - conquest of Sinai 7-8 June.jpg
Esquema da conquista da península do Sinai durante a Guerra dos Seis Dias
Data5 Junho de 1967 - 10 Junho de 1967
LocalOriente MédioIsraelCisjordânia,Península do SinaiColinas de Golã.
ResultadoConquista Israelense dos territórios invadidos
Combatentes
Flag of Israel.svg IsraelFlag of Egypt.svg Egito
Flag of Sudan.svg Sudão
Comandantes
Flag of Israel.svg Ariel Sharon
Flag of Israel.svg Yitzhak Rabin
Flag of Syria.svg Hafez al-Assad
Flag of Egypt.svg Gamal Abdel Nasser
Forças
264.000 Soldados
300 Caças
800 Tanques
Egito: 240.000 Soldados
Outros Beligerantes: 307.000 Soldados
957 Caças
2.504 Tanques
Baixas
Oficiais
779 Mortos
2.563 Feridos
15 aprisionados
46 caças abatidos
Estimativas
21.000 Mortos
45.000 Feridos
6.000 aprisionados
400 caças abatidos
Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado que opôs Israela uma frente de países árabes - EgitoJordânia e Síria, apoiados pelo IraqueKuwaitArábia SauditaArgélia e Sudão.1O crescimento das tensões entre os países árabes e Israel, em meados de 1967, levou ambos os lados a mobilizarem as suas tropas. A Força Aérea Israelense lançou um ataque preventivo e arrasador à força aérea egípcia que ameaçava atacar Israel.
O plano traçado pelo Estado-Maior de Israel, chefiado pelo general Moshe Dayan (1915-1981), começou a ser posto em prática às 7h e 45min da manhã do dia 5 de junho de 1967, quando caças israelenses atacaram nove aeroportos militares, aniquilando a força aérea egípcia antes que esta saísse do chão e causando danos às pistas de aterragem, inclusive com bombas de efeito retardado para dificultar as reparações. Ao mesmo tempo, forças blindadas de Israel investiam contra aFaixa de Gaza, o sul da Síria, as Colinas de Golã e o norte doSinai. A Jordânia abriu fogo em Jerusalém, e a Síria interveio no conflito depois de ser atacada.
No terceiro dia de luta, todo o Sinai já estava sob o controle de Israel. Nas 72 horas seguintes, Israel impôs sua superioridade militar, ocupando também a Cisjordânia, o sector oriental de Jerusalém e as Colinas de Golã, na Síria.
Como resultado da guerra, aumentou o número de refugiadospalestinos na Jordânia e no Egito. Síria e Egito estreitaram ainda mais as relações com a URSS, aproveitando também para renovarem seu arsenal de blindados e aviões, além de conseguirem a instalação de novos mísseis, mais perto do Canal de Suez.

Índice

  [mostrar

Situação geoestratégica anterior ao conflito (1956 – 1967)

Nos anos seguintes à crise de Suez, a tensão entre os países árabes e Israel havia aumentado perigosamente. Contribuíram para isso vários fatores, entre os quais:
1. A instalação de governos nacionalistas em países árabes (Síria e Iraque), em substituição à dominação colonial europeia. Era uma época em que o pan-arabismo (união de todos os países árabes) estava em ascensão. O Egito e a Síria uniram-se na República Árabe Unida (R.A.U.), e o presidente egípcioGamal Abdel Nasser tentava usar a luta comum contra Israel como um fator de aglutinação dos povos árabes sob o seu comando.
2. A formação de movimentos de resistência palestinianos como a Organização de Libertação da Palestina (OLP), chefiada porAhmed Shukairi e posteriormente por Yasser Arafat, que passaram a atuar de forma cada vez mais agressiva contra o estado judeu. A contínua repetição de episódios de confronto, principalmente ao longo da fronteira de Israel com seus vizinhos, criaram uma situação de atrito constante.

1975 - O Canal de Suez reabre pela primeira vez desde a Guerra dos Seis Dias.
1981 - 1º diagnóstico de casos de AIDS, nos Estados Unidos
1983 - Vai ao ar pela primeira vez a Rede Manchete de Televisão.

1989 - Um jovem desarmado desafiou o poderio chinês barrando a passagem de vários tanques de guerra durante o Protesto na Praça da Paz Celestial (Tiananmen).

1993 - Uma emboscada contra os capacetes azuis da ONU em Mogadíscio (Somália) causa 24 mortos e 62 feridos entre os soldados paquistaneses, gerando uma contra-ofensiva em que o alvo principal a abater é o general Aidid.

1995 - Primeira obtenção do condensado de Bose-Einstein.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
condensado de Bose-Einstein é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima dozero absoluto. Nestas condições, uma grande fracção de átomos atinge o mais baixo estado quântico, e nestas condições os efeitos quânticos podem ser observados à escala macroscópica. A existência deste estado da matéria como consequência da mecânica quântica foi inicialmente prevista por Albert Einstein em 1925, no seguimento do trabalho efetuado por Satyendra Nath Bose. O primeiro condensado deste tipo foi produzido setenta anos mais tarde por Eric Cornell e Carl Wieman em 1995, na Universidade de Colorado em Boulder, usando um gás de átomos derubídio arrefecido a 170 nanokelvins (nK).
Dados de distribuição de velocidade confirmando a descoberta de um novo estado da matéria, o Condensado de Bose-Einsten, a partir de um gás de Rubídio

Índice

  [mostrar

Descrição detalhada do gráfico de distribuição de velocidades

As cores artificiais representam o número de átomos em cada velocidade, indicando o vermelho menos átomos e o branco mais átomos. As áreas em que aparecem branco e azul claro são velocidades menores. Esquerda: Logo antes do aparecimento do condensado de Bose-Einstein. Centro: No instante do aparecimento do condensado. Direita: após a rápida evaporação, deixando amostras puras do condensado. O pico não é infinitamente estreito devido ao Princípio da Incerteza de Heisenberg: quando um átomo é retido numa região específica do espaço a sua distribuição de velocidade possui necessariamente uma certa largura mínima.

2006
O Parlamento da Sérvia proclama independência, dissolvendo a Sérvia e Montenegro.
A União dos Tribunais Islâmicos assume o poder na Somália.
É inaugurada a emissora brasileira de televisão por assinatura PlayTV.
2007 - Rihanna lança seu terceiro álbum de estúdio, Good Girl Gone Bad.
2009
O candidato a presidência de Guiné-Bissau, Baciro Dabó, é morto em sua residência por forças de segurança, supostamente porque estaria envolvido numa tentativa de golpe de Estado.
Lançamento do The Sims 3 (no Brasil).
2011
Realizam-se eleições legislativas em Portugal, sendo o PSD o partido com maior número de deputados eleitos para a Assembleia da República.
Ollanta Humala conquista a presidência do Peru.


1341 - Edmundo de Langley, Duque de York (m. 1402).
1507 - Fernando de Portugal, Duque da Guarda (m. 1534).
1656 - Joseph Pitton de Tournefort, botânico francês (m. 1708).

1718 - Thomas Chippendale, marceneiro britânico, precursor do design no mobiliário (m. 1779).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma cadeira em estilo Chippendale
Thomas Chippendale (OtleyYorkshire5 de junho de 1718 — Londres, novembro de 1779) foi um marceneiro britânico.
Ele abriu sua oficina de móveis em 1749, na capital londrina, mas sua reputação deveu-se sobretudo a uma coleção de modelos para o mobiliário, "The Gentleman and cabinet-marker's Director", publicada em1754 e reeditada várias vezes.
O guia tornou-se a cartilha do estilo Chippendale, combinando, com fantasia, fontes de inspiração inglesa (gótica, paladiana), francesa (rocaille), holandesa e chinesa.
Se os desenhos do livro eram pobres, o mobiliário fabricado por ele era perfeito em mão-de-obra e em desenho. Por causa de seu senso absoluto de linha e proporções, Thomas ganhou o apelido de "mestre da linha curva"1 .
1723 - Adam Smith, economista e filósofo britânico (m. 1790).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adam Smith
Nascimento5 de junho de 1723
KirkcaldyFife
Morte17 de julho de 1790 (67 anos)
Edimburgo Escócia
Ocupaçãoeconomista e filósofo
Influências
Influenciados
Escola/tradiçãoEconomia clássica
Principais interessesFilosofia politicaeconomia,ética
Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy5 de junho de 1723 —Edimburgo17 de Julho de 1790) foi um filósofo e economista escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, oséculo XVIII.1
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente)2 pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse".
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." Como resultado da atuação dessa "mão invisível", o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir.
As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rápida e intensa influência na burguesia (comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo.

Índice

  [mostrar

1757 - Pierre-Jean-Georges Cabanis, fisiologista e filósofo francês (m. 1808).
1760 - Johan Gadolin, químico finlandês (m. 1852).
1771 - Ernesto Augusto I de Hanôver (m. 1851).
1804 - Robert Hermann Schomburgk explorador britânico (m. 1865).
1814 - Pierre Laurent Wantzel, matemático francês (m. 1848).
1819 - John Couch Adams, astrônomo britânico (m. 1892).
1830 - Carmine Crocco, brigante italiano (m. 1905).
1835 - Manuel Afonso de Espregueira, militar e político português (m. 1917).
1862 - Allvar Gullstrand, oftalmologista sueco (m. 1930).

1863 - Delmiro Gouveia, industrial brasileiro, pioneiro da indústria no Nordeste (m. 1917).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Delmiro Gouveia, industrial brasileiro

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, mais conhecido como Delmiro Gouveia (Ipu,Ceará5 de junho de 1863 — PedraAlagoas10 de outubro de 1917), um industrialbrasileiro, foi um dos pioneiros da industrialização do país, e do aproveitamento do seu potencial hidroelétrico, tendo construído a segunda usina hidroelétrica do Brasil, sendo a primeira a Usina de Marmelos construída por Pacifico Mascarenhas, inaugurada em 11/12/1898, conforme o historiador Abílio Barreto (Alysson Mascarenhas Vaz pag. 358).1

Índice

  [mostrar

1866 - Carlos Maia Pinto, militar e político republicano português (m. 1932).
1868 - James Connolly, militante revolucionário irlandês (m. 1916).
1871 - Michele Angiolillo, tipógrafo anarquista italiano (m. 1897).

1878 - Pancho Villa, comandante da Revolução Mexicana (m. 1923).

1883 - John Maynard Keynes, economista britânico (m. 1946).
1884 - Ivy Compton-Burnett, novelista britânica (m. 1969).
1888 - Esther Nunes Bibas, professora e escritora brasileira (m. 1972).
1891 - Augusto Calheiros, cantor e compositor brasileiro (m. 1956).
1895 - William Boyd, ator estadunidense (m. 1972).
1897 - Charles Hartshorne, filósofo estadunidense (m. 2000

1898 - Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol (m. 1936).

1900 - Dennis Gabor, físico húngaro, ganhador do Nobel de Física (m. 1979).

1901 - Anastásia Romanov, filha do czar Nicolau II da Rússia (m. 1918)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anastásia
Grã-duquesa da Rússia
CasaRomanov
PaiNicolau II da Rússia
MãeAlexandra Feodorovna
Nascimento18 de junho de 1901
PeterhofSão Petesburgo,
Império Russo
Morte17 de julho de 1918 (17 anos)
EcaterimburgoUnião Soviética
Enterro17 de julho de 1998
Catedral de Pedro e Paulo,
São PetesburgoRússia
Assinatura
Anastásia Nikolaevna da Rússia (em russo Великая Княжна Анастасия Николаевна Романоваtransl. Velikaya KnyaginyaAnastásia Nikolaevna Romanova), (Palácio de PeterhofSão Petersburgo18 de junho de 1901 - 5 de junho de acordo com ocalendário juliano - Ecaterimburgo17 de julho de 1918) foi a quarta filha e segunda mais nova do czar Nicolau II da Rússia e da czarinaAlexandra Feodorovna, os últimos governantes autocráticos da Rússia Imperial. Morreu assassinada por soldados bolcheviques aos 17 anos, junto com os demais membros da família imperial russa.
Era irmã mais nova das grã-duquesas Olga NikolaevnaTatiana Nikolaevna e Maria Nikolaevna, e irmã mais velha de Alexei Nikolaevich, czarevich (Filho do Czar, em russo) da Rússia, o mais novo.
Desde a sua morte, circularam rumores persistentes sobre a sua possível sobrevivência, alimentados pelo facto de a localização da sua sepultura ter permanecido desconhecida durante as décadas do governo comunista. A vala comum que escondia os restos mortais do czar, da sua esposa e de três filhas foi descoberta perto deEcaterimburgo em 1991, mas os corpos de Alexei Nikolaevich e de uma das irmãs, não se sabia se Maria ou Anastásia, não se encontravam no mesmo local.
Contudo, a teoria da sua possível sobrevivência foi completamente desacreditada. Em janeiro de 2008, cientistas russos anunciaram que tinham desenterrado os restos mortais de um rapaz jovem e de uma mulher perto de Ecaterimburgo em agosto de 2007 e que, muito provavelmente, estes pertenciam ao czarevich de treze anos e a uma das quatro grã-duquesas Romanov. Cientistas forenses russos confirmaram esta possibilidade a 30 de abril de 2008.1 Em março de 2009, foram publicados os resultados finais dos testes de ADN pelo Dr. Michael Coble, do Laboratório de Identificação ADN das Forças Armadas dos Estados Unidos da América. Estes testes provaram de forma conclusiva que os restos mortais de todas as grã-duquesas tinham sido encontrados e, por isso, nenhuma tinha sobrevivido.2
Várias mulheres reivindicaram falsamente tratar-se de Anastásia, sendo a mais conhecida Anna Anderson. O corpo de Anderson foi cremado aquando da sua morte em 1984, mas, dez anos depois, foi possível realizar testes de ADN em pedaços de tecido e cabelo que mostraram que ela não possuía qualquer parentesco com a família imperial.3

Índice

  [mostrar

1903 - Pedro Nava, escritor e médico brasileiro (m. 1984).

1907 - Sir Rudolph Ernst Peierls, físico teuto-britânico (m. 1995).
1911 - Rudolf Franzius, comandante alemão (m. 1965).
1916 - Alair Vilar Fernandes de Melo, bispo brasileiro (m. 1999).
1917 - Pinheiro de Azevedo, militar e político português (m. 1983)

1921 - Zuzu Angel, estilista brasileira (m. 1976).

1923 - Jorge Daponte, automobilista argentino (m. 1963).
1925 - Mauricio Sirotsky Sobrinho, radialista e jornalista brasileiro, fundador da RBS TV (m. 1986).
1928
Umberto Maglioli, automobilista italiano (m. 1999).
Tony Richardson, ator, escritor, produtor e diretor inglês (m. 1991).
Ivon Curi, cantor, compositor e ator brasileiro (m. 1995).


1931 - Jacques Demy, diretor e roterista francês (m. 1990).
1936 - Hélène Cixous, escritora e poetisa francesa.
1938 - Karin Balzer, ex-atleta alemã, campeã olímpica.
1939 - Joe Clark, político canadense.
1941
Martha Argerich, pianista argentina.
Erasmo Carlos, músico brasileiro.


1942 - Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial.
1945 - Maria Isabel de Lizandra, atriz brasileira.
1946
Patrick Head, ex-diretor técnico da equipe Williams.
Stefania Sandrelli, atriz italiana.
Wanderléa, cantora brasileira.


1947 - Laurie Anderson, artista experimental, compositora e escritora norte-americana.
1952 - Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden.
1953 - Wandi Doratiotto, ator e músico brasileiro.
1954
Waldemar Lemos, treinador de futebol brasileiro.
Nancy Stafford, atriz norte-americana.
Alberto Malesani, treinador de futebol italiano.
Oswaldinho do Acordeon, músico brasileiro.
1955 - Edinho Nazareth, ex-futebolista brasileiro.
1956 - Kenny G, saxofonista norte-americano.
1958
Ahmed Abdallah Mohamed Sambi, político comorense.
Avigdor Lieberman, político israelense.
1959 - Carlos Eduardo Alves, político brasileiro.
1960 - Leslie Hendrix, atriz norte-americana.
1961 - Aldo Costa, engenheiro automobilístico italiano.
1962
Roberto Pruner, automobilista brasileiro.
Jeff Garlin, ator norte-americano.

1962 - Princesa Astrid da Bélgica.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Astrid da Bélgica (Bruxelas5 de junho de 1962) é a única filha do reiAlberto II da Bélgica e de sua consorte, a rainha Paola. Detém o título de Princesa da Bélgica.

Índice

  [mostrar
Desde 1994, a princesa Astrid é a presidente da Cruz Vermelha belga, cargo que foi ocupado por seu pai até então. Ela também é presidente honorária da Fundação Médica Rainha Elisabeth e da Organização Europeia para a Investigação e o Tratamento de Câncer. Em 22 de novembro de 1996, Astrid tornou-se membro do senado belga. No ano seguinte, juntou-se às forças armadas. Ela é coronel da unidade médica1 .

1963 - Karen Sillas, atriz norte-americana.
1964 - Rick Riordan, escritor norte-americano de livros juvenis.
1965 - Michael E. Brown, astrônomo estadunidense.
1967
Rita Alagão, atriz portuguesa.
Ron Livingston, ator estadunidense.
Enrico Ruggeri, cantor italiano.
1968
Percy Olivares, ex-futebolista peruano.
Sandra Annenberg, jornalista brasileira.

Marc Rieper, ex-futebolista dinamarquês.
1969 - Brian McKnight, cantor e compositor norte-americano.
1971
Mark Wahlberg, ator, modelo e ex-cantor norte-americano.
Gabriel de Anda, ex-futebolista mexicano.
1974 - Chad Allen, ator norte-americano.
1975
Anna Nova, atriz alemã.
Žydrūnas Ilgauskas, jogador de basquete lituano.
Jimmy London, vocalista da banda Matanza.
1976
Takayuki Suzuki, futebolista japonês.
Gabriel Bá, quadrinista brasileiro.
Aesop Rock, rapper e produtor musical estadunidense.
1977 - Liza Weil, atriz norte-americana.
1978
Fernando Meira, futebolista português.
Márcio Kieling, ator brasileiro.
1979
Ana Luiza Castro, jornalista e apresentadora brasileira.
Sebastián Saja, futebolista argentino.
Pete Wentz, baixista da banda Fall Out Boy.
David Bisbal, cantor espanhol.
Tomas Radzinevičius, futebolista lituano.
1980 - Rik de Voest, tenista sul-africano.
1981
Sebastien Lefebvre, guitarrista do Simple Plan.
Gabriel, futebolista brasileiro.
Jade Goody, atriz, empresária e ex-participante britânica de reality show (m. 2009).
1982
Frederica Piedade, tenista portuguesa.
Fabiano Peçanha, atleta brasileiro.
Achille Emana, futebolista camaronês.
1985
Jeremy Abbott, patinador artístico americano.
Rubén de la Red, ex-futebolista espanhol.
Sebastián Ariosa, futebolista uruguaio.
1986 - Amanda Crew, atriz canadense.
1987 - Alexander Domínguez, futebolista equatoriano.

1989 - Imogen Poots, atriz inglesa.

1990 - Sekou Oliseh, futebolista liberiano.
1998 – Yulia Lipnitskaya, patinadora artística russa.


754 - São Bonifácio (n. c. 672).
1219 - Hugo X de Lusignan, nobre francês (n. 1185).
1443 - Fernando de Portugal, o Infante Santo, no cativeiro em Fez (n. 1402)
1556 - Miguel da Silva, Bispo de Viseu (n. 1486).
1716 - Roger Cotes, matemático inglês (n. 1682).
1816 - Giovanni Paisiello, compositor italiano (n. 1740).

1826 - Carl Maria von Weber, compositor de óperas alemão (n. 1786).

1900 - Stephen Crane, romancista estadunidense (n. 1871).
1906 - Karl Robert Eduard von Hartmann, filósofo alemão (n. 1842).
1919 - Manuel Franco, político paraguaio (n. 1875).
1921 - Georges Feydeau, dramaturgo francês (n. 1862).
1931 - Rafael de Mayrinck, diplomata brasileiro (n. 1874).
1933 - Protásio Antônio Alves, político brasileiro (n. 1858).
1935 - James Edward Quibell, egiptólogo britânico (n. 1867).
1944 - Riccardo Zandonai, cantor de ópera italiano (n. 1883).

1970 - Vicente do Rego Monteiro, pintor e poeta brasileiro (n. 1899).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vicente do Rego Monteiro
Nascimento19 de Dezembro de 1899
RecifePernambuco
Morte5 de junho de 1970 (70 anos)
RecifePernambuco
Nacionalidade brasileiro





Vicente do Rego Monteiro (Recife19 de dezembro de 1899 — Recife, 5 de junho de 1970) foi um pintordesenhistaescultor,professor e poeta brasileiro. 
Iniciou seus estudos artísticos na Escola Nacional de Belas Artes, (Rio de Janeiro), em 1908.
Complementou seus estudos na França, na Académie Colarossi, na Academia Julian e na Académie de la Grande Chaumière.
Vicente do Rego era irmão mais novo de Joaquim do Rego Monteiro e Fédora do Rego Monteiro Fernandes, nasceu em Recife em 1899, filho de Ildefonso do Rêgo Monteiro e Elisa Cândida Figueiredo Melo prima de Pedro Américo.
Foi um artista múltiplo: pintor, desenhista, muralista, escultor e poeta. Freqüentou a Academia Julian em Paris, de 1911 a 1914, voltando ao Brasil para morar no Rio de Janeiro. Em 1920 expôs algumas obras em São Paulo, conhecendo o grupo de modernistas da cidade e abrindo caminho para a exposição de oito obras suas na Semana de Arte Moderna de 1922, enfatizando temas nacionais. Inspirado na cerâmica marajoara e na cultura indígena, ilustrou o livro de P. L. Duchartre – Légendes, Croyances et Talismãs dês Indiens de l’Amazonie.
Em 1923, faz desenhos de máscaras e figurinos para o balé Legendes Indiennes de LAmazonie.1
Em 1930, depois de uma longa estada em Paris, veio ao Brasil trazendo a exposição da Escola de Paris a Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Dois anos depois, Vicente do Rego Monteiro fixaria residência no Recife, alternando períodos no Brasil e na França até 1950.
A pintura de Vicente do Rego Monteiro é marcada pela sinuosidade e sensualidade. Contido nas cores e contrastes, as obras do artista nos reportam a um clima místico e metafísico. A temática religiosa é freqüente em sua pintura, chegando a pintar cenas do Novo Testamento, com figuras que, pela densidade e volume, se aproximam da escultura.
Além de Vicente ter sido um pintor requintado, escrevia poesias, tinha o gosto pela dança, venceu muitos concursos de dança de salão em Paris, foi professor no Instituto Central de Artes da UnB, adorava carros e em 1931 disputou o Grand Prix do Automóvel Clube da França, tinha gosto pela engenharia mecânica e construiu um planador e, emPernambuco, fabricou aguardente.
Em 1946, funda a Editora La Presse à Bras, dedicada à publicação de poesias brasileiras e francesas. A partir 1941, publica seus primeiros versos, Poemas de Bolso, organiza e promove vários salões e congressos de poesia no Brasil e na França. Retorna ao Brasil, e dá aulas de pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE entre 1957 e 1966. Em 1960, recebe o Prêmio Guillaume Apollinaire pelos sonetos reunidos no livro Broussais - La Charité. Entre 1966 e 1968, dá aulas no Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília - UnB.

1971 - György Lukács, filósofo húngaro (n. 1885).
1975 - Paul Keres, enxadrista estoniano (n. 1916).
1983 - Kurt Tank, engenheiro aeronáutico alemão (n. 1898).

1986 - Lilian Lemmertz, atriz brasileira (n. 1938).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lilian Lemmertz
A atriz, em cena de Cordélia, Cordélia (1971)
Nascimento15 de junho de 1937
Porto AlegreRS
Nacionalidade brasileira
Morte5 de junho de 1986 (48 anos)
Rio de JaneiroRJ
Ocupaçãoatriz
CônjugeLineu Dias
Outros prêmios
Festival de Gramado
  • 1982: Melhor atriz de TV, por Baila Comigo
IMDb(inglês)
Lílian Lemmertz Dias (Porto Alegre15 de junho de 1937 — Rio de Janeiro5 de junho de 1986) foi uma atriz brasileira.

Biografia

Descendente de alemães, Lílian formou-se como professora deLiteratura em Porto Alegre. O teatro aconteceu-lhe por um acaso, e foi Antônio Abujamra, seu colega de um curso de inglês e amigo de família, que a convenceu a trabalhar na peça À Margem da vida, que estava sendo montada pelo Teatro Universitário da capital gaúcha.
Foi casada por muitos anos com o também ator Lineu Dias, com quem teve uma filha, a também atriz Júlia Lemmertz.
Quando morreu, prematuramente, aos 48 anos, vítima de umenfarte do miocárdio, sozinha em seu apartamento no Rio de Janeiro, Lilian estava ensaiando o espetáculo Ação entre amigos, com direção de Paulo Betti.

Carreira

Começou sua carreira, em 1958, em teatros amadores na capital gaúcha. Em 1963, após trabalhar por cinco anos nesses teatros, ela se transferiu para São Paulo, onde, a convite de Walmor Chagas e Cacilda Becker, se tornou profissional ao participar da montagem do musical Onde Canta o Sabiá.
Em 1965, ganhou o Prêmio SACI como melhor atriz coadjuvante na peça Quem Tem Medo de Virginia Woolf?.
Estreou no cinema em 1966, no filme Corpo Ardente. Suas interpretações no cinema sempre foram muito elogiadas pela crítica. Foi musa do cineasta Walter Hugo Khouri, com quem fez oito filmes, entre eles As Amorosas, em 1968, e Eros, o Deus do Amor, em 1981
Na televisão, ficou conhecida por suas personagens delicadas e angustiadas, em novelas como Baila ComigoFinal Feliz e Partido Alto. Aliás foi em Baila Comigo que Lílian viveu a primeira "Helena" das novelas de Manoel Carlosnuma interpretação ao lado do ator Fernando Torres.
A atriz recebeu vários prêmios de melhor atriz tanto no cinema como no teatro.

1990 - Luís Viana Filho, 36.º Governador da Bahia.

1993 - Conway Twitty, músico e letrista country norte-americano (n. 1933)
2000 - João Nogueira, cantor e compositor brasileiro (n. 1941).
2002 - Dee Dee Ramone, músico norte-americano (Ramones) (n. 1951).

2004 - Ronald Reagan, ator de filmes "B" e 40º presidente dos Estados Unidos (n. 1911).

2008 - Eugenio Montejo, poeta venezuelano (n. 1938).
2009 - Baciro Dabó, político de Guiné-Bissau (n. 1958).


Dia Mundial do Meio Ambiente

Brasil
Dia da Ecologia
Aniversário de Brazlândia, no Distrito Federal.
Aniversário de Taguatinga, no Distrito Federal.

Irlanda
Dia de Domna, senhora de todas as pedras sagradas

Religioso
Dia de São Bonifácio.

NNNN


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.