sexta-feira, 1 de maio de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 1º de maio de 2015 > Sexta-Feira > Postado às 9:47 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Agricultura Urbana > Fotomontagem > Marcos Victorino


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios em Talian (Wikiquote)

Talian (ou Dialeto Vêneto Rio-grandense) é uma variante da Língua vêneta (língua do norte da Itália) falada sobretudo na região das Serras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.


  • "Co l’àqua la toca el col se impara nodar".
- Quando a água chega ao pescoço aprende-se a nadar.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja

Destaque > 


Nesta data, em 1829, nasce José de Alencar, escritor e político brasileiro (m. 1877).
  • José Martiniano de Alencar (Messejana (Fortaleza), 1º de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.  
  • Nasceu em Messejana, que à época de seu nascimento ainda tinha status de município, tendo sido integrada a Fortaleza em 1921. 
  • A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, e José de Alencar, então com onze anos, foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar. 
  • Em 1844, matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de direito em 1846.  
  • Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854 estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publicou o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em 1857 que alcançou notoriedade. 
  • Estes romances foram publicados todos em jornais, como folhetim (à semelhança das nossas telenovelas) e só depois se tornaram livros.  
  • José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema (1865) e Ubirajara (1874). O primeiro, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel" e "cabelos tão escuros como a asa da graúna". O segundo tem por personagem Ubirajara, valente guerreiro indígena que durante a história cresce em direção à maturidade. 
  • Em 1872 se tornou pai de Mário de Alencar, o qual, segundo uma história nunca confirmada, poderia ser na verdade filho de Machado de Assis, o que para alguns daria respaldo para o enredo principal do romance Dom Casmurro. 
  • Viajou para a Europa em 1877, para tentar um tratamento médico, porém não teve sucesso. Faleceu no Rio de Janeiro no mesmo ano, vitimado pela tuberculose. 
  • Machado de Assis, que esteve no velório de Alencar, impressionou-se com a pobreza em que a família Alencar vivia. 
  • Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.






Todo discurso deve ser como o vestido das mulheres; não tão curto, que nos escandalize, nem tão comprido, que nos entristeça."
José de Alencar, que nasceu nesta data, em 1829.





Ceará > O aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza é local das grandes concentrações na cidade natal de José de Alencar > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam




Valores de Mercado-1 > A Christie's de Londres realizou ontem um leilão de Velhos Mestres e Pintura Britânica > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.


  • Observe que o quadro acima, avaliado em 10 mil libras, acabou alcançando, no bater do martelo, mais de 200 mil libras, ou seja, 20 vezes mais que o valor estimado. 
  • Os especialistas também erram e o melhor juiz para avaliar o valor real de uma obra de arte é o próprio mercado.
  • Claude Lorrain ou Claude Gellée, seu verdadeiro nome (Lorena, 1600; — Roma, 23 de Novembro de 1682), foi um dos mais conhecidos pintores franceses, admirado pelas paisagens campestres e urbanas que pintava.  
  • Nascido na cidade de Chamagne, na Lorena, frequenta a escola do vilarejo, antes de começar a aprender o ofício de pasteleiro.
     
  • Órfão aos doze anos, muda-se para Friburgo, onde imediatamente entra em contacto com grandes artistas e aos quatorze anos, Claude junta-se a um grupo de pasteleiros que vai para Roma.
     
  • Em Roma, ele encontra trabalho como cozinheiro do pintor Agostino Tassi. 
    Provavelmente é nessa época que Claude Gellée teria inventado a massa folhada.
     
  • Além de fazer trabalhos domésticos, Claude preparava as tintas do seu patrão e assim tinha oportunidade de vê-lo pintar.
     
  • Afinal começa a pintar ele mesmo, surpreendendo Tassi, que decide educar o jovem na arte pictórica.
     
  • Em Roma trabalha também para o Cavalliere d'Arpino. 
     

  • No seu regresso a França, consolida-se como o grande paisagista do Barroco francês, tendo sido influenciado pelos maneiristas italianos, alemães e nórdicos.
     

  • O quadro acima não é seu, mas de um de seus seguidores. Nos exemplos abaixo,  algumas das obras podem ser de discípulos seus.


Valores de Mercado-2 > A Sotheby's de Nova York leva a efeito, no dia de hoje, um leilão com impressões e múltiplos > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.
Lembre-se que hoje não é feriado nos Estados Unidos, já que lá o Dia do Trabalho é comemorado na primeira 2ª feira de setembro.




  • Marc Chagall (Vitebsk, Império Russo, 7 de julho de 1887 — Saint-Paul-de-Vence, França, 28 de março de 1985) foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês. 
  • Nascido Mojša Zacharavič Šahałaŭ (em bielorrusso, Мойша Захаравіч Шагалаў; em russo, Мовшa Хацкелевич Шагалов, romanizado Movsha Zatskelevich Shagalov), no seio de uma família judaica, na sua juventude entrou para o ateliê de um retratista famoso da sua cidade natal. Lá aprendeu não só as técnicas de pintura, como a gostar e a exprimir-se nessa arte.
  • Ingressou, posteriormente, na Academia de Arte de São Petersburgo, de onde rumou para a próspera cidade-luz, Paris, onde entrou em contacto com as vanguardas modernistas que enchiam de cor, alegria e vivacidade a capital francesa. 
  • Conheceu também artistas como Amedeo Modigliani e La Fresnay. Todavia, quem mais o marcou, deste próspero e pródigo período, foi o modernista Guillaume Apollinaire, de quem se tornou grande amigo.  
  • Na França e nos Estados Unidos pintou, para além de diversos quadros, vitrais e mosaicos. Explorou também os campos da cerâmica, tema pelo qual teve especial interesse.  
  • Chagall faleceu em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1985.




Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



Globo Repórter (Hoje à noite)


Globo Repórter mostra histórias de quem redescobriu a profissão

Programa desta sexta (1) mostra a história de brasileiros que deram um novo rumo à vida profissional e reencontraram a alegria de viver.






G1 > Pop & Arte

  1. SÃO PAULO

    Exposição em SP mostra como fotografar com técnica de 1850

    'Ambrótipos - Prata em Vidro' traz fotos feitas em chapas de vidro. O lançamento, que celebra Dia da Placa Úmida, mostrará o processo.

  2. MÚSICA

    Cantora francesa Patachou morre aos 96 anos

    Artista morreu em sua casa em Neuilly, no subúrbio de Paris, nesta quinta. Sua canção 'Bal chez Temporel' permaneceu célebre ao longo dos anos. OUÇA
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo



Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Agrotóxicos em 70% dos alimentos no Brasil é visto como “alarmante”

MARINA ROSSI São Paulo
Brasileiros consomem o equivalente a cinco litros de veneno por ano. Substâncias usadas aqui são proibidas na Europa e nos EUA

Nova lei dispensa símbolo da transgenia em rótulos

M. R. São Paulo
Produtores não serão mais obrigados a indicar ao consumidor a presença de grãos geneticamente modificados nos alimentos
Mais notícias de "El País"




Clique na imagem para ver "El País" em original


"Clarin", de Argentina, em português


VITICULTURA

RADIOGRAFIA DO MALBEC, O VINHO CARRO-CHEFE DA ARGENTINA

Matías Longoni 

A uva mais representativa do país ocupa 17% dos vinhedos e 12% da produção total de videiras. Mas corresponde a mais da metade das exportações de vinhos finos.



"Notícias ao Minuto", de Portugal

O que pode falhar em Portugal se voltarmos a ser abalados por um sismo como o que aconteceu em 1755? Fique a saber como funciona o planeamento português.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Quem não enviou o documento só poderá fazê-lo na próxima segunda-feira (4), a partir das 8h
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro































Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes

















Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.