sexta-feira, 29 de maio de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 29 de maio de 2015 > Sexta-Feira > Postado às 9:49 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


O Brasil é um bom esconderijo?

  • No Brasil, a extradição é prevista pela Constituição Federal no art. 5º, LI e LII, dispositivos que proíbem a extradição de brasileiro (exceto o naturalizado se a naturalização veio a solidificar-se depois do crime) e vedam a de estrangeiro em caso de crime político ou de opinião.  
  • O instituto é definido pela Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980 (Estatuto do Estrangeiro), e regulado pelo Decreto nº 86.715, de 10 de dezembro de 1981. 
  • A lei brasileira prevê que a extradição deve ser solicitada pelos canais diplomáticos e o respectivo processo é apreciado exclusivamente pelo Supremo Tribunal Federal. 
  • A existência de cônjuge ou filho de nacionalidade brasileira não obsta a concessão da extradição.  
  • O Brasil celebrou diversos tratados bilaterais de extradição. Até 2006, o país mantinha acordos bilaterais sobre o tema com Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Lituânia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai e Venezuela. (Wikipedia)

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios em Talian (Wikiquote)

Talian (ou Dialeto Vêneto Rio-grandense) é uma variante da Língua vêneta(língua do norte da Itália) falada sobretudo na região das Serras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.


  • "Tempo de guerra, pi "bale" che tera".
- Tempo de guerra, mais boatos que fatos.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja

Destaque > 

FIM DA IDADE MÉDIA, INÍCIO DA IDADE MODERNA

Nesta data, em 1453, ocorre a Queda de Constantinopla; o sultão otomano Mehmed II conquista Constantinopla depois de um cerco de seis semanas, pondo fim ao Império Bizantino, um evento que muitos consideram marcar o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
  • Denomina-se queda de Constantinopla a conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, na terça-feira, 29 de maio de 1453. 
  • Isto marcou não apenas a destruição final do Império Romano do Oriente, e a morte de Constantino XI Paleólogo, o último imperador bizantino, mas também a estratégica conquista crucial para o domínio otomano sobre o Mediterrâneo oriental e os Bálcãs. 
  • A cidade de Constantinopla permaneceu capital do Império Otomano até a dissolução do império em 1922, e foi oficialmente renomeada Istambul pela República da Turquia em 1930. 
  • A queda de Constantinopla para os turcos otomanos foi um evento histórico que, segundo alguns historiadores, marcou o fim da Idade Média na Europa, e também decretou o fim dos últimos vestígios do outrora poderoso império Romano agora dividido e chamado de imperio Bizantino. 
  • Constantinopla (em latim: Constantinopolis; em grego: Κωνσταντινούπολη) é o antigo nome da cidade de Istambul, na atual Turquia. 
  • O nome original era Bizâncio (do grego Bυζαντιον, transliterado em Bizâncio). O nome da cidade era uma referência ao imperador romano Constantino, que tornou esta cidade a capital do Império Romano em 11 de maio de 330. (Wikipedia) 
  • A tomada de Constantinopla pelos turcos, com o subsequente fechamento do caminho para as Índias, obrigou portugueses e espanhóis a buscar novas rotas marítimas, dando origem às grandes navegações e os novos descobrimentos. O mundo nunca mais seria o mesmo.




Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos."
John F. Kennedy, ex-presidente dos EUA, que nasceu nesta data, em 1917. Pensador



Constantinopla > Veja a Basílica de Santa Sofia, em Istambul (antiga Bizâncio e antiga Constantinopla) agora, pela Webcam > 



  • Há exatos 562 anos, a cidade caia nas mãos dos turcos (otomanos), pondo fim à Idade Média e marcando o início da Idade Moderna, com a Renascença e as Grandes Navegações. 
  • Não foram as facilidades, mas sim as dificuldades, que impulsionaram o mundo rumo ao progresso jamais conhecido antes.





Valores de Mercado > Conforme noticiamos ontem, a Christie's realizou um leilão de Arte Latino Americana. O total arrecadado foi 25 por cento acima dos 20 milhões inicialmente previstos. Do Brasil, um destaque para Cândido Portinari e Di Cavalcanti > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




Mas a joia da coroa foi a pintora surrealista hispano-mexicana Remedios Varo, com estimativa de 1,5 a 2 milhões, alcançando, no bater do martelo, US$3.300.000,00.







  • Remedios Varo Uranga (16 de Dezembro de 1908 - 8 de Outubro de 1963) foi uma pintora surrealista. 
  • Ela nasceu em Anglés Cataluña, Espanha e morreu de ataque cardíaco na Cidade do México em 1963.  
  • Durante a Guerra Civil Espanhola, Remedios mudou-se para Paris onde foi grandemente influenciada pelo movimento surrealista. 
  • Ela foi forçada a exilar-se da capital francesa durante a ocupação nazista da França e mudou-se para a Cidade do México em fins de 1941. 
  • Embora ela considerasse o México como um refúgio temporário, o país acabou por tornar-se sua residência definitiva.







Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)

Globo Repórter (Hoje à noite)

Globo Repórter desvenda os cenários deslumbrantes da Nova Zelândia

Programa desta sexta (29) viaja pelo arquipélago em uma aventura entre vulcões, crateras gigantes, animais quase extintos e lindas paisagens.




G1 > Pop & Arte

  1. MÚSICA

    Em Cuba para gravar clipe, Rihanna dança e se diverte em restaurante

    Cantora passou por vários locais turísticos de Havana. 'Ela queria comer comida cubana', disse dono do estabelecimento.
  2. MÚSICA

    Rancho de Michael Jackson está à venda por US$ 100 milhões

    Neverland estava fechado desde 2009, quando o rei do pop morreu. Cantor chegou a construir zoológico e parque de diversões no local.





Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Duzentas e nove federações da entidade votam nesta sexta para decidir sobre reeleição de Blatter, poucos dias após prisão de sete dirigentes.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Caso FIFA desencadeia uma disputa política e econômica mundial

SANDRO POZZI Nova York
O presidente russo, Vladimir Putin, defende Joseph Blatter da investigação dos EUA, enquanto o primeiro-ministro britânico, David Cameron, pede a cabeça do presidente da entidade

Brasil decide investigar a CBF

AFONSO BENITES São Paulo
Se ampliadas, apurações podem chegar a clubes brasileiros e aos direitos de transmissão dos principais torneios do país


Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



El caso de la FIFA desata una guerra política y económica


Putin defiende a Blatter frente a EE UU. Las marcas amenazan con dejar el fútbol internacional. Dudas sobre la legitimidad de los próximos Mundiales y el de Sudáfrica

El escándalo de corrupción en el seno de la FIFA destapado por EE UU ha desembocado en una pugna geopolítica con la intervención ayer del presidente ruso, Vladímir Putin, que cuestionó las intenciones de la investigación del FBI, consciente de que este terremoto puede afectar a la celebración del Mundial de 2018 en su país. 
“El que el caso de la FIFA tenga lugar justo antes de la elección de su presidente sugiere esa idea”, señaló el dirigente ruso. 
Putin mostraba así su apoyo al actual jefe de la entidad, Joseph Blatter, que se enfrenta hoy a su reelección. 
Mientras, desde Reino Unido, su primer ministro, David Cameron, pedía su dimisión. 
Además del Mundial ruso también existen dudas de la legitimidad de Qatar 2022 y Sudáfrica 2010.


"Clarin", de Argentina, em português


JULIO GRONDONA

Conheça um dos principais pivôs do maior escândalo da história do futebol

Facundo De Palma

Na Associação do Futebol Argentino (AFA), onde ele governou durante 35 anos e até a sua morte, no ano passado, ele fez e desfez como quis. E na FIFA, ele ocupou um dos cargos mais importes da instituição: foi tesoureiro por mais de duas décadas. Entenda aqui quem era Julio Grondona, o “Don Corleone” do futebol argentino


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Um em cada quarto portugueses (25%) é fumador, mais dois pontos percentuais do que em 2012, 12% deixaram de fumar e quase dois terços (63%) nunca fumaram, segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado, em Bruxelas.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

O local é sede do Congresso para decidir o novo presidente da instituição
A estratégia foi relatada por três diferentes empresários que, desde 2012, foram obrigados a negociar contratos comerciais com a CBF
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

















Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes







DIADEMA (SP) 







Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.