terça-feira, 25 de junho de 2013

Inaugura amanhã no Rio a exposição de fotos de Gustavo Speridião


Gustavo Speridião – Sobre fotografia e filme

Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio
[Terceiro andar]
Abertura: 26 de junho de 2013, às 19h
Exposição: 27 de junho a 27 de julho de 2013
Entrada Franca

Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, a partir de 26 de junho para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “Gustavo Speridão – Sobre fotografia e filme”, que ocupará o terceiro andar da galeria com sete sequências de fotos – dípticos e trípticos – e um filme.

As fotos pertencem a duas séries distintas: “Uma Epopéia Fotográfica” e “Estudos Superficiais”, ambas produzidas entre 2006 e 2013. Os trabalhos são inéditos no Brasil, mas parte deles está sendo apresentado até 15 de junho próximo na prestigiosa Maison Européenne de la Photographie, em Paris. A MEP já realizou exposições de importantes fotógrafos brasileiros como Miguel do Rio Branco, Sebastião Salgado, Vicente de Mello, entre outros.

Na Anita Schwartz Galeria de Arte serão apresentadas cinco sequências coloridas – dois trípticos e três dípticos – da série “Uma Epopéia Fotográfica”, que é composta por 43 conjuntos de fotos no total. Esta série é resultado de um longo processo, realizado durante sete anos - de 2006 a 2013 -, em 18 países: Brasil, Bolívia, Argentina, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Polônia, Republica Tcheca, Hungria, Itália, Grécia, Turquia, Rússia, Marrocos e Egito.

Gustavo Speridião explica que “montados em curtos versos emoldurados, esta ‘Epopéia Fotográfica’ é a aventura em um mundo de cores e formas em dramática mudança. É a construção de versos através da montagem, da edição”.  “Não importa o que é a imagem, e sim de que maneira ela é editada ou montada, e assim (re)configurada”, diz.
Todas as imagens foram captadas pelo artista, que fez, ainda, todo o processo de edição. Gustavo Speridião ressalta que as duas séries possuem “linguagem acessível, sem os mata-burros da erudição nem os quebra-molas das citações frequentes, o que permitirá ao espectador situar-se com facilidade em um cenário poético-politico-geometrico”.

No texto de apresentação da exposição em Paris, o curador Guilherme Bueno afirma: “Por um procedimento de 'assemblage' e de re-encenação das imagens, Speridião cria ficções reais da vida pós-moderna, nos colocando face a este grande arquivo global chamado 'mundo'. Suas imagens captadas e entremeadas em um processo de edição inspirado no kinoglaz das vanguardas russas fazem o retrato deste mundo, onde se misturam desejo, vertigem, frustração, e entusiasmo. Em uma palavra, todos os nossos sentimentos ocultos”.

A exposição terá, também, duas seqüências de fotos – a primeira e a última – da série “Estudos Superficiais”, que é composta por 94 fotografias em preto e branco e um filme digital, também em preto e branco, de 55 minutos. O filme será apresentado na íntegra, no contêiner que fica no terraço da galeria. Apesar de este trabalho ter sido desenvolvido durante o mesmo período da série “Uma Epopéia Fotográfica” – de 2006 a 2013 –, o foco é distinto. O tema deste trabalho é a narrativa cinematográfica. “Busquei realizar um filme narrativo, uma descrição da humanidade, seu comportamento e suas emoções em um método poético documentário sem encenação, sem roteiro e sem cor. Utilizei a câmera de filmar como um cine-olho para explorar o caos dos fenômenos visíveis que enchem o espaço”, explica. “O filme apresenta uma seqüência de aparências do mundo em suas luzes e formas, como o círculo, o quadrado, o triângulo, o ponto e a linha. Bem como aqueles que compõem este espaço; o mundo vegetal, o mundo animal e a humanidade em sua beleza e terror, sua geometria e guerra”, completa.



SOBRE O ARTISTA

Gustavo Speridião nasceu em 1978, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha.

Com apenas 34 anos, o artista já ocupa um lugar destacado no panorama da arte contemporânea brasileira, tendo participado de coletivas em instituições importantes, como o MAM Rio, Paço Imperial, Itaú Cultural, MAM Bahia, CCBB, integrado mostras no exterior, e recebido vários prêmios. Este ano, participará da Bienal de Lyon, na França, que será inaugurada dia em 12 de setembro de 2013.

Ele já recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Funarte Marcantonio Vilaça [MAC-Niterói], em 2010; Prêmio Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2008-2009, Prêmio FASM de videoarte, São Paulo, Prêmio SPA das Artes, Recife, em 2009; Prêmio Projéteis Funarte de Artes Visuais, Prêmio Conexões Funarte de Artes Visuais, em 2007; Prêmio Intervenção Urbana na Semana de Artes Visuais de Recife – PE, em 2004.


Serviço: Gustavo Speridião – Sobre fotografia e filme
Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio
Abertura: 26 de junho de 2013, às 19h.
Exposição: 27 de junho a 27 de julho de 2013
Entrada Franca
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Horário: 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 12h às 18h, aos sábados
Entrada franca

Mais informações: CW&A Comunicação
                               Claudia Noronha / Beatriz Caillaux/ Marcos Noronha
                               21 2286.7926 e 3285.8687
                               claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.