terça-feira, 25 de junho de 2013

Em Niteroi (RJ), o Museu de Arte Contemporânea apresenta nova edição do "MAC como Obra de Arte"


“MAC como Obra de Arte”
Em sua 3ª edição, o "MAC como obra de arte" propõe ocupar todos os espaços do museu como laboratório de práticas artísticas, pedagógicas e sociais

Nos dias 29 e 30 de junho, a partir das 9h, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói vai virar uma obra de arte. Isso mesmo! Nestes dois dias, todos os espaços (dentro e fora) do MAC serão explorados, formando uma grande escultura social ocupada por performances, dança, música e poesia, ativando seus caminhos circulares como uma estrutura viva. O programa “MAC como Obra de Arte”, ao mesmo tempo em que ocupa o intervalo entre exposições temporárias de pinturas ou esculturas, propõe abrir seus espaços para se tornar um campo de vivências compartilhadas de diferentes linguagens artísticas. Uma realização da Prefeitura de Niterói – por intermédio do MAC – e da Associação de Amigos do museu.

Em sua 3ª edição, o “MAC como obra de arte” é também uma homenagem às Coleções João Sattami e MAC de Niterói. O objetivo é ocupar os espaços do local, que passa a funcionar como laboratório de práticas artísticas, pedagógicas e sociais. As experiências coletivas – formuladas a partir da confluência entre a beleza da paisagem e as formas espirais do museu – envolvem corpo, poesias, vídeo, projeções e criações. A programação proposta ativa a vida pública do local, a partir das premissas éticas de interações, sob uma perspectiva radical de educação social – campo de união entre formação de professores e alunos da rede municipal, pesquisas de poéticas e história da arte, além da ação ambiental na cidade, nas escolas e nas comunidades.

Neste fim de semana especial de celebrações e performances do “MAC como obra de arte”, duas atividades simbólicas e poéticas vão ser também oferecidas ao público – ‘Cada Olhar uma História’ e ‘Onde as Obras Dormem’.

A programação é intensa: Coletivo Filé de Peixe; Coletivo Urbanário; Grupo Aprendiz; Concerto da Orquestra de Cordas da Grota; Oficina de Brinquedos com material reciclado com o artista Deneir Martins; OS SEIS, PERFORMANCE ESTUDO I: os 7 buracos de nossa cabeça; Corpo-Poiético; os artistas Jarbas Lopes, Fernanda Terra e Bernardo Ramalho; Música Experimental com Tato Taborda; mostra de danças urbanas com alunos e parceiros do studio UDC e, ainda, um FLASH MOB contando com a participação espontânea do público; grupo musical “Fanfarra”; baixista Arthur Maia; alunos e pesquisadores da UFF; “A Era do Incomum na Arte”, com Guilherme Vaz e participação do artista Romano; “Filipetando”, com Eduardo Machado; “Experiência Câmara Escura”; “Cada Olhar uma História”, com Igor Valente; “Como Nasce uma Forma”, com Bruno Albert; “Ponto de Vista”, com Caio Franco, Patrícia Chaves e Karenina Marzulo; “Coletivo Shiba”; “MAC-Nético”, com Daniel Whitaker; “Olhares Alheios”, com Carlos Lima; oficina de música “Tocata Aberta”; “Cada um e Alguém”, com Tathiane Peixoto; “Sol do meu Soul”, com Petúnia Netto e Jeisse Álvares; Oficina de Customização de Camisas; participação da Fundação Arte de Viver e Tai Chi Chuan, com a professora Chang Whan; Corpo Poético, com Eliane Carvalho e Lucina Ponso. Também haverá mostra de filmes Cine Olho; documentário “Ensaio sobre o Sujeito na Arte Contemporânea Brasileira”, de Tânia Rivera; “Vídeo Projeções”, com Plus Ultra e convidados; oficinas do Programa Arte Ação Ambiental, além outras oficinas pensadas especialmente para dialogar com a Coleção Sattamini e que estará em exibição - "Audioguia" e "Onde as Obras Dormem".

Serviço
 “MAC como Obra de Arte”
Dia 29 de junho (sábado), das 9h às 20h
Dia 30 de junho (domingo), das 9 às 18h
Entrada gratuita
MAC de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/n⁰, Niterói, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2620-2400/ (21) 2620-2481


Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com
Apoio: Universidade Federal Fluminense/ Bistrô MAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.