segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Eventos em destaque no dia 26 de novembro de 2013 > Terça-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando.

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


26 de novembro de 2013.
330.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 35 para acabar o ano. 


1694 - Fundação da cidade paraibana de Guarabira.

1764 - A Companhia de Jesus (Jesuítas) é proibida em França.

1801 - Charles Hatchett anuncia a descoberta de um novo elemento químico, o qual deu o nome de Colombium (anos depois redescoberto e que recebeu o nome de Nióbio).
1880 - Fundação da Sociedade Filarmónica Providência, em Vila Fresca de Azeitão.

1884 - Após ter liquidado as dívidas com os seus credores, o Barão de Mauá recebeu carta de reabilitação de comerciante.

1915 - O Club de Regatas Vasco da Gama e o Lusitânia se fundem e o Vasco passa a contar com um time de futebol.

1917 - Primeira Guerra Mundial: A Segunda Divisão do Corpo Expedicionário Português assume a responsabilidade da sua parte do Sector Português na frente.

1922 - Aberto o túmulo do faraó egípcio Tutancâmon. Howard Carter torna-se a primeira pessoa a entrar na tumba do faraó em 3000 anos.
1930 - Criação do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil.

1938 - Na Alemanha, Hermann Göring dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus.
Note-se que a Segunda Guerra Mundial só eclodiria um ano depois no princípio de setembro de 1939, mas o endurecimento do regime nazista após a posse de Adolfo Hitler trouxe o início da perseguição contra as minorias, atingindo sobretudo os judeus. Veja cronologia da guerra

1939 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro discurso radiodifundido do primeiro-ministro britânico sobre a guerra. Chamberlain declara que os britânicos conhecem doravante o segredo das minas magnéticas alemãs e denuncia a largada de minas pelos Alemães.
1939 - Guerra de Inverno: Tiros de artilharia são disparados sobre a aldeia de Mainila, junto à fronteira finlandesa, matando quatro soldados soviéticos.
1940 
Segunda Guerra Mundial: Início de convulsões políticas na Roménia, marcadas por motins. Os legionários da Guarda de Ferro prendem e abatem 64 personalidades, entre as quais o historiador e antigo-primeiro-ministro Nicolae Iorga. A repressão é efetuada pelo exército romeno com a ajuda de soldados alemães.
Na Suíça, são proibidas todas as organizações comunistas.
Segunda Guerra Mundial: O governo Nazi começa a erigir um muro à volta do Gueto de Varsóvia, separando os 400 mil habitantes judeus da população da cidade, não lhes dando alimentação adequada, nem tão pouco condições de saúde e habitação.

1941 - Segunda Guerra Mundial: Frota da Marinha Imperial Japonesa, incluindo seis porta-aviões comandados pelo Vice Almirante Chuichi Nagumo, deixa a baía de Hitokappu, nas Ilhas Kuril e seguem para Pearl Harbor para o ataque a Pearl Harbor.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Hitler dá a ordem a Pétain para desmobilizar o exército francês e entregar aos alemães a frota francesa.
1943 
Segunda Guerra Mundial: Ao largo da costa argelina, perto de Bougie, um navio de transporte de tropas britânico é afundado por um bombardeamento aéreo alemão, causando mais de mil vítimas. Oito aparelhos alemães são abatidos.
Salazar discursa sobre Timor e os Açores na Assembleia Nacional. No dia anterior havia feito o elogio fúnebre de Duarte Pacheco.
1944 
Segunda Guerra Mundial: A 8.ª esquadra da força aérea norte-americana ataca Hanôver, com o objectivo de destruir as instalações petrolíferas, a estação ferroviária de Hamm e o viaduto de Bielefeld. Os norte-americanos, que perderam 36 bombardeiros e 7 caças de escolta durante a operação, afirmam ter abatido 138 caças alemães.

1944 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a paragem das atividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau. Destruição do crematórios de Auschwitz e Stutthof.
Como ato subsequente, em 27 de janeiro de 1945, os campos foram libertados pelas tropas soviéticas, dia este que é comemorado mundialmente como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, assim designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, resolução 60/7, em 1 de novembro de 2005, durante a 42º sessão plenária da Organização.

1950 - O exército da República Popular da China entra na Coreia do Norte e ataca as tropas norte-americanas e sul-coreanas.
1953 - Reunião dos ministros dos negócios estrangeiros dos seis países fundadores da Comunidade Econômica Europeia (CEE) cria uma comissão intergovernamental tendo em vista a redacção do tratado instituidor de uma comunidade política europeia. O projeto será redigido em 15 de Março de 1954.
1955 - Invenção do Babete para crianças.
1958 - Prisão de Delgado Azevedo Gomes, Vieira de Almeida, Jaime Cortesão e António Sérgio, quatro destacados organizadores da campanha eleitoral de Humberto Delgado.

1959 - Ernesto Che Guevara assume a presidência do Banco Nacional de Cuba.

1967 - Grandes cheias da região de Lisboa. As inundações, associadas às precárias condições de habitação e à falta de ordenamento causam cerca de 500 mortos e deixam milhares de pessoas sem abrigo.
1968 - Intervindo pela primeira vez na Assembleia Nacional, Marcello Caetano pronuncia-se a favor da manutenção da presença portuguesa em África.
1969 - Guerra Colonial: Os adidos militares em Lisboa dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha visitam Angola e Moçambique.
1970 
Tentativa de assassinato do Papa Paulo VI, na visita a Manila, Filipinas.
Comunidade Econômica Europeia: O Conselho Europeu decide proceder a uma reforma do Fundo Social Europeu (FSE) no sentido de dotar a Comunidade com um instrumento adequado para assegurar a correlação entre a política social e as outras políticas comunitárias.
1983 - Assinatura em Lisboa de um acordo de cooperação económica, técnica, científica e cultural com a República da Mauritânia.

1984 - Golpe Militar de 1964: segunda explosão em um comitê da Aliança Democrática, desta vez em Brasília.
A Aliança Democrática (AD) era formada pelos dissidentes do PDS (partido governista) que formaram uma Frente Liberal (FL), mais tarde transformada em partido (PFL). Esta frente se juntou ao PMDB (partido já constituído), que apresentou a candidatura de Tancredo Neves e José Sarney às eleições indiretas, contra a candidatura governista de Paulo Salim Maluf. Leia meu artigo: "O Fim da República Militar".

1991 - Comunidade Económica Europeia: A Comunidade adere à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tornando-se a primeira organização de integração económica que é membro de pleno direito de uma agência especializada das Nações Unidas.
1996 - O presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, reúne-se com Jacques Chirac, em Paris, a quem solicita o apoio da França para Timor-Leste.
2001 
Mikhail Gorbachev funda o Partido Social-Democrata Russo.
No Brasil, 106 presos fogem da prisão de Carandiru, São Paulo, a maior fuga de sua história.

2003 - O Concorde é retirado dos voos comerciais.
2005 - O Grêmio se torna campeão da série B do campeonato Brasileiro num jogo histórico, contra o Náutico, conhecida como a "Batalha dos Aflitos".

2007 - O estádio da Fonte Nova, em Salvador, é fechado devido a um desabamento na arquibancada.
Na partida desde domingo, entre Bahia e Portuguesa de Desportos, além do tradicional "minuto de silêncio", os jogadores baianos usaram uma tarja preta sobre a camisa, em lembrança aos mortos nesse desabamento.

2008 - Atentados terroristas atingem a cidade de Bombaim, na Índia, causando a morte de pelo menos 125 pessoas e ferindo centenas.

2011 - NASA envia o ROV Curiosity para explorar solo de Marte.


1288 - Imperador Go-Daigo do Japão (m. 1339).
1607 - John Harvard, sacerdote calvinista inglês (m. 1638).
1638 - Catarina de Bragança, rainha consorte britânica (m. 1705).
1827 - Ellen G. White, profetisa da Igreja Adventista (m. 1915).

1839 - Francisco Rangel Pestana, jornalista e político brasileiro (m. 1903).
Francisco Rangel Pestana (Nova Iguaçu, 26 de novembro de 1839 — São Paulo, 17 de março de 1903) foi um jornalista, político e jurista brasileiro, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo (formou-se em 1863). Signatário do Manifesto Republicano (1870), foi deputado da província de São Paulo em diversas legislaturas e, proclamada a República, assumiu a direção da província no triunvirato em que também faziam parte Prudente de Morais e o coronel Joaquim de Sousa Mursa. (Wikipedia). A família Rangel Pestana era proprietária do jornal "A Província de São Paulo" que, após a Proclamação da República passou a chamar-se "O Estado de São Paulo". Envolvidos com a nova República, pouco depois, passaram o jornal para seu principal empregado, Júlio Mesquita. Quanto a Rangel Pestana, este foi eleito senador e fez parte da comissão de notáveis, presidida por Rui Barbosa, que redigiu o ante projeto da primeira Constituição republicana.

1847 - Dagmar, princesa da Dinamarca (m. 1928).

1853 - Bat Masterson, Batedor do Exército, caçador de búfalos, Delegado federal no Velho Oeste e jornalista esportivo (m. 1921). "Seu nome, em lenda, se tornou..."

1857 - Ferdinand de Saussure, linguista suíço (m. 1913).
1888 - Francisco Canaro, cantor, músico (violinista) e compositor uruguaio naturalizado argentino (m. 1964).
1898 
Karl Waldemar Ziegler, químico alemão (m. 1973).
Héctor Scarone, futebolista uruguaio (m. 1967).

1909 - Eugène Ionesco, dramaturgo franco-romeno (m. 1994)

1910 - Cyril Cusack, ator sul-africano (m. 1993).

1911 - Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro (m. 2002).

1918 - Patricio Aylwin, ex-presidente do Chile.

1921 - Otello Zeloni, empresário e ator ítalo-brasileiro (m. 1973).

1922 - Charles Schulz, cartunista estadunidense, criador da turma do Charlie Brown (m. 2000).

1931 - Adolfo Pérez Esquivel, arquiteto e ativista argentino de direitos humanos, ganhador do Prémio Nobel da Paz em 1980.

1934 - Jamshid Mashayekhi, ator iraniano.
1938 - Walter Lima Junior, diretor de cinema brasileiro.
1939 - Tina Turner, cantora, compositora e atriz norte-americana.
1940 - Sérgio Mota, engenheiro e político brasileiro (m. 1998).
1948 
Fausto, cantor português.
Galina Prozumenshchikova, nadadora ucraniana, campeã olímpica pela União Soviética.
1949 - Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro de Timor-Leste.
1951 
Anna Ilona Staller (Cicciolina), cantora, ex-atriz pornô e ativista política italiana.
Dalmo Medeiros, jornalista, cantor e compositor brasileiro.
1953 - Desiré Wilson, ex-automosilista sul-africana.
1960 - Delio Rossi, treinador de futebol italiano.
1962 
Fernando Bandeirinha, ex-futebolista português.
Bobô, ex-futebolista brasileiro.
1969 - Krunoslav Jurčić, ex-futebolista croata.
1970 - John Amaechi, ex-jogador de baquete britânico.
1971 
Akira Narahashi, ex-futebolista japonês.
Vanessa Lóes, atriz brasileira.

1972 
Francisco Nascimento, ator português.
André Domingos, atleta brasileiro.
1973 
Peter Facinelli, ator estadunidense.
Batata, ex-futebolista brasileiro.
1975 
Gerardo Bedoya, futebolista colombiano.
Vladislav Radimov, futebolista russo.
Ronaldo Angelim, futebolista brasileiro.
1976 - Rita Lisauskas, jornalista brasileira.
1977 - Ivan Basso, ciclista italiano.
1978 
Andrejs Rubins, futebolista letão.
Ryan Toby, cantor e compositor norte-americano.
1979 - Deborah Secco, atriz brasileira.

1980 
Aruna Dindane, futebolista marfinense.
Albert Montañés, tenista espanhol.
1981 
Diogo Amaral, ator português.
Natasha Bedingfield, cantora britânica.
Stephan Andersen, futebolista dinamarquês.
1982 - Karl Henry, futebolista inglês.
1983 - Sheron Menezzes, atriz brasileira. 
Chris Hughes, empresário norte-americano co-fundador do Facebook.
1984 
Felipe Adão, futebolista brasileiro.
Antonio Puerta, futebolista espanhol (m. 2007).
1985 - Nikola Pokrivač, futebolista croata.
1986 
Trevor Morgan, ator estadunidense.
Yukina Ōta, ex-patinadora artística japonesa.
1987 
Georgios Tzavelas, futebolista grego.
Missy Stone, atriz norte-americana.

1989 - Junior Stanislas, futebolista inglês.
1990 - Danny Welbeck, futebolista inglês.
1991 - Bernardo Castro Alves, ator brasileiro.


399 - Papa Sirício, 38º papa

1696 - Gregório de Matos, advogado e poeta barroco brasileiro (n. 1623 ou 1633)

1926 - John Browning, desenhador de armas americano (n. 1855)
1981 - Max Euwe, xadrezista neerlandês (n. 1901)
1991 - Dom Alberto Gaudêncio Ramos, bispo brasileiro (n. 1915)
1993 
César Guerra-Peixe, compositor brasileiro (n. 1914)
Grande Otelo, ator, comediante e cantor brasileiro (n. 1915)

1999 - Daniel Nathans, microbiologista norte-americano (n. 1928)
2000 - Plínio Doyle, advogado e bibliófilo brasileiro (n. 1906)
2005 - Takanori Arisawa, compositor e arranjador japonês (n. 1951)

2006 - Mário Cesariny, pintor surrealista português. Mais


Dia do Ministério Público
Emancipação da cidade de Guarabira - PB
Emancipação da cidade de Solânea - PB
Emancipação da cidade de Cacoal - RO

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.