quinta-feira, 21 de novembro de 2013

São Paulo > A Paralelo expõe MONSTRUTIVISMO, do cineasta, fotógrafo e artista multimídia Ivan Cardoso, de 28 de novembro a 22 de dezembro

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Monstrutivismo, de Ivan Cardoso

A Paralelo expõe MONSTRUTIVISMO, do cineasta, fotógrafo e artista multimídia Ivan Cardoso, com curadoria de Fernando Cocchiarale. Nesta mostra, diversos trabalhos exploram a versatilidade da produção de Ivan por meio de vídeos, fotos, objetos, colagens e pinturas, com a proposta de apresentar um resumo de sua obra.

A exposição pode ser considerada uma trama, ainda em processo, produzida não só pela invenção poética e por novas imagens, pinturas e objetos de Ivan Cardoso, como também pelo registro icônico de personalidades do universo cultural brasileiro, capturados pela câmera do artista. Nas palavras de Fernando Cocchiarale: “A mostra tem por foco principal a faceta menos conhecida da produção visual de Cardoso. No entanto, é impossível pensá-la separadamente - tanto o cinema de Ivan Cardoso quanto suas outras obras têm por referências ícones da brasilidade. Mas, diferentemente do foco agro-rural que havia marcado essa questão até o pós-guerra, as referências apropriadas pelo artista são inversamente urbanas. Na verdade ele sequer trata de temas estritamente brasileiros já que múmias, vampiras, etc. são parte de um imaginário local que filtrou Hollywood e chegou às chanchadas da Atlântida.”

Em meio à intensa repressão instaurada pela Ditadura Militar, Cardoso inventou um cinema que, ao conceber a máscara do chamado terrir e a estética udigrudi, confrontava diretamente tal repressão e seus desdobramentos. Ao discorrer sobre o artista, Remier Lion pondera: “Pode-se dizer que os filmes de Cardoso propõem uma espécie de carnavalização cinematográfica, uma vez que, contrários a qualquer espécie de ingenuidade, exibem um niilismo ideológico assombroso e acima de tudo, divertido.

No entanto, o cinema não é único no universo poético formado pelo conjunto das obras criadas por Ivan Cardoso. Do cinema e da fotografia, o cineasta-artista expandiu-se para diversos outros suportes, agora expostos nesse apanhado de sua produção que entra em cartaz na Galeria Paralelo.     




SERVIÇO
Exposição                 Ivan Cardoso - MONSTRUTIVISMO
Curadoria                  Fernando Cocchiarale
Coordenação                       Andrea Rehder e Flávia Marujo
Abertura                    27 de novembro de 2013, quarta-feira, às 19h
Período                       de 28 de novembro a 22 de dezembro de 2013
Local                          Paralelo – www.paralelogaleria.com
Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SP
Tel: (11) 2495-6876
Horário                        segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h
Técnica                      Vídeo, fotografia, pintura, objetos, colagem, etc.
Nº de obras                Aproximadamente 30
Dimensões                 Variadas
Preço                          De R$5.000,00 a R$30.000,00

Ass. Imprensa           - Balady Comunicação – Silvia Balady/Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br

O artista
Ivan Cardoso nasceu em 1952, no Rio de Janeiro. Ator, artista plástico, diretor, fotógrafo, jornalista, roteirista e produtor de cinema, é mais conhecido como cineasta, graças ao enorme sucesso popular dos seus filmes que lhe renderam muitos prêmios, nacionais e internacionais, inventando o novo gênero cinematográfico "terrir". O arquivo de Ivan Cardoso com mais de 80 mil negativos reunidos em uma antológica galeria de artistas como Torquato Neto, Décio Pignatari, Glauber Rocha, Raul Seixas, Tim Maia, Rogério Sganzerla, Tunga, Haroldo de Campos, Caetano Veloso e Hélio Oiticica, representam um arquivo histórico único de umas das etapas culturais mais importantes do Brasil: o Tropicalismo.

A galeria

A Galeria Paralelo foi criada por Andrea Rehder e Flávia Marujo, com foco na criação contemporânea em suas últimas manifestações.  Tem como objetivo a produção, exibição, promoção e comercialização da obra de seus artistas, destacando tanto a constância artística dos mais renomados quanto a ousadia e frescor dos mais jovens. Está também implicada em construir uma ponte entre o Brasil, Europa e América Latina em busca de troca de experiências na diversidade das expressões plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.