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Presépios:
Um Olhar, uma História – em exposição no
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Museu de Arte Sacra de São Paulo
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP,
instituição da Secretaria de Estado da
Cultura, seguindo uma das mais fortes tradições cristãs nas festas de fim
de ano, inaugura a exposição Presépios: Um Olhar, uma História.
Com curadoria de Cristina Ferraz, texto
de Cesar Giobbi e expografia de Antonio Ferreira Jr., esta representa a
maior mostra sobre o tema já realizada no MAS/SP
e conta com um seleto grupo de 42 pessoas – entre designers, arquitetos,
artistas plásticos, colecionadores e nomes da sociedade paulistana -, os quais
foram convidados a montar suas próprias versões deste símbolo natalino,
resultando em 35 presépios. A exposição traz, ainda, uma sala do museu toda
ambientada com peças de arte barroca e presépios do acervo da família Landmann, montados por Jorge e Julio Landmann em homenagem à
sua mãe, Edith Landmann.
Com
toda sua sensibilidade, Cristina Ferraz
fez o convite a alguns amigos para eles reproduzirem, nesta mostra, as emoções
e as memórias afetivas envoltas em seus rituais familiares de montagem dos
presépios. Unindo pessoas com diferentes crenças, histórias e tradições, um
traço de extrema delicadeza permeia a exposição, pois leva tais informações emotivas
recriadas em presépios que podem ser considerados verdadeiras obras de arte.
As
boas vindas à exposição são dadas por Gica
Mesiara com a instalação Poder
Divino, Poder Humano, onde projeta uma imagem de Jesus em um jardim
vertical de estrutura metálica com os dizeres “...aquele que crê em mim, esse fará também as obras que eu faço e fará
ainda maiores...”. Os painéis de textos da mostra contam com delicados
traços de Paulo von Poser, alusivos
a data.
Um
epaço especial - Sala Edith Landmann
– é uma homenagem do MAS/SP à
matriarca da família Landmann,
composta por itens de sua coleção de arte barroca e de presépios. Seus filhos, Jorge e Julio Landmann, fazem a curadoria dessas peças, de forma a mostrar
ao público um pouco das tradições de seus familiares. A coleção de presépios
foi iniciada há cerca de 35 anos, sendo muitos desses objetos adquiridos em
viagens ou recebidos como presente de amigos e de membros da família. Sobre as
lembranças dessa época festiva, Julio
Landmann descreve: “Estes presépios eram
colocados um mês antes do Natal, ao longo de toda a sala de estar no
apartamento dos meus pais. Era um trabalho que ela mesma (Edith) fazia questão
de executar pessoalmente e o fazia com muito amor, carinho e bom gosto. A
mensagem do presépio era sempre renovada, Natal após Natal, para todas as
crianças, sejam netos ou bisnetos”.
Compostos
tanto por peças de coleções particulares como por itens do acervo do MAS/SP, estão em exibição presépios de
nacionalidades e épocas distintas, feitos de diferentes materiais como argila,
madeira, papel, tecido, barro cozido, aniagem, etc. Presépios: Um Olhar, uma História
é o resultado de um esforço coletivo, onde cada convidado abre seu coração e
representa uma história universal do nascimento de Jesus.
Convidados:
Alessandra Campiglia, Angelo Derenze,
Antonio Ferreira Jr., Baba Vaccaro, Beatriz Moura Andrade Araujo, Beatriz
Monteiro de Carvalho, Bruna Carvalho, Brunete Fraccaroli, Chris Ayrosa, Eduardo
Machado, Esther Giobbi, Esther Schattan, Fatima Salton, Francesca Alzati,
Glorinha Baungart, Graziella Leonetti, Irene Ravache, Jóia Bergamo, Jorge
Brandão, Lilian Bomeny, Lourdes Bottura, Marcelo Lima, Margarethe
Abussamra, Maria Adelaide Amaral, Maria Pia Trussardi,
Maria Thereza McNair, Olga Krell, Pedro Ariel, Priscila Pacey, Regina Carvalho,
Roberto Sansão, Sabina de Libman, Sandra Penteado, Simone Goltcher, Sonia
Diniz, Toninho Mariutti, Valéria Beraldin, Vic Meirelles, Vilma Eid, Virginia
Lamarco, Wair de Paula e Walkiria Tesssari Derenze.
Exposição Presépios:
Um Olhar, uma História
Curadoria Cristina
Ferraz
Texto Cesar
Giobbi
Expografia Antonio Ferreira Jr.
Desenhos Paulo von Poser
Instalação Gica Mesiara
Crédito de Imagem Victor Tronconi e Sonia Balady
Abertura 26
de novembro de 2013 – terça-feira – às 19h
Período 27 de
novembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014
Local Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida
Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/
educativo para visitas monitoradas
Horário terça a sexta
das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso R$ 6,00
(estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras 35
Dimensões variadas
Imprensa:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Balady
Comunicação - Silvia Balady/ Zeca Florentino
Tel.:
(11) 3814-3382 – contato@balady.com.br
Secretaria de
Estado da Cultura
Giulianna Correia – (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 2627-8166 rmbeltrao@sp.gov.br
O museu
Instituição da Secretaria de Estado da
Cultura, o Museu de Arte Sacra de São
Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado
entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de
outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu
de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora
da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital
paulista.
A edificação é um dos mais importantes
monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro
exemplar remanescente na cidade, ultima chácara conventual da cidade. Foi tombado
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo
Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado
de São Paulo, em 1979.
Tem
grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo
inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo
detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com
exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu
possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei
Agostinho de Jesus, Antonio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito
Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e
ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros
litúrgicos e numismática.
Presidente
do Conselho de Administração - José
Roberto Marcellino dos Santos
Diretor Executivo - José
Carlos Marçal de Barros
Diretor de Planejamento
e Gestão
- Luiz Henrique Marcon Neves
Diretora Técnica – Maria Inês Coutinho
PRESÉPIOS
O
termo deriva do latim praesaepe, que
significa o local para onde o gado é recolhido, estrebaria, curral, estábulo.
Na cultura cristã, é uma referência ao nascimento de Jesus - o local e os
personagens bíblicos presentes naquele momento. De acordo com a Bíblia, São
José e a Virgem Maria estavam em uma viagem, por motivo de recenseamento da
Galileia, quando pararam para pernoitar nos arredores de Belém.
Conta
a história que Jesus nasceu em uma manjedoura e imediatamente foi visitado por
pastores da região, que haviam sido avisados por um anjo. Os animais
representam a simplicidade do local. O boi remete a bondade, a força pacífica.
O burro, a humildade. Logo em seguida, chegam os Três Reis Magos, vindos do
Oriente, guiados por uma estrela, trazendo ouro, incenso e mirra para
presentear a criança. Gaspar, Baltazar e Belchior; eram considerados sábios e
simbolizam as diferentes raças, representando a universalidade.
Historicamente,
temos que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal
de 1223. O frade organizou e encenou o presépio na floresta de Greccio (comuna
italiana da região do Lácio). Sua intenção foi a de explicar às pessoas mais
simples o significado de como foi o nascimento de Jesus Cristo. A partir do
século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, se
popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.
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