segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Porto Alegre (RS) > de 12 a 30 de novembro, a exposição de pinturas de Tor Onsten

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


‘Paisagem Finita’, titulo da exposição que será inaugurada dia 12 de novembro, na Galeria Arte Paulo Capelari, é um alerta do artista para a transitoriedade humana


Foram muitos anos de silenciosa e paciente dedicação à arte de pintar, ofício que aprendeu aos 14 anos, na distante e fria Suécia, terra de seus antepassados. A maturidade deste longo e intimista processo poderá ser vista a partir do dia 12 de novembro, quando o pintor e médico TOR ONSTEN inaugura sua primeira exposição individual, às 19h, com coquetel, na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre, sob a curadoria do artista plástico Paulo Amaral.

Intitulada “Paisagem Finita”, a mostra reúne 14 obras em acrílico sobre tela, de grandes formatos, com inspiração expressionista. As imagens, em colorido forte e contrastante, retratam o fascínio do artista pelas paisagens rurais e urbanas do Rio Grande do Sul, lugares que ele costuma frequentar, como o Morro Alto, próximo a Osório, os Campos de Cima da Serra ou mesmo Porto Alegre, ao mesmo tempo em que revelam sua preocupação com a transitoriedade destes cenários, que a qualquer momento podem mudar ou desaparecer. Como bem observou o curador, Paulo Amaral, “...aquilo que hoje se vê, amanhã não mais estará ali, será encoberto por uma nova ordem rural ou urbana, que não mais representará o que pode ser percebido agora, o que estamos habituados a fruir e repartir no presente. Esta tela de urgente advertência, que dá o título a esta exposição, trata da confissão do artista sobre a insensibilidade do movimento que ousamos definir como o “progresso da cidade”.

“Paisagem Finita” pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h30min, e aos sábados das 10h às 13h, até o dia 30 de novembro próximo. Entrada franca.

Sobre Tor Onsten
Filho de suecos, Tor Onsten nasceu em São Paulo, mas aos quatro anos de idade sua família retornou para a Suécia. Ele lembra que nesta idade já gostava de desenhar e pintar. Aos 14 anos, decidiu que seria artista, influenciado pelo pintor sueco Bo Ake Adamssom, seu principal e único mestre, com que aprendeu pintura a óleo e gravura. Neste período, sua família decide voltar para o Brasil, fixando-se no Rio Grande Sul. A permanência foi curta. Por motivos profissionais, seus pais retornaram à terra natal, porém, Tor decidiu ficar, fascinado que estava pelo clima e pela geografia local. Ficou em um internato, em São Leopoldo, por cinco anos. Deste período, guarda preciosas lembranças, como as amizades que fez e o aprendizado de vários instrumentos: flauta transversa, saxofone e o trompete, tudo de forma autodidata. Aos 18 anos, ingressou na faculdade de Medicina, mas jamais deixou de pintar. “Experimentei diversas técnicas, até fixar-me na tinta acrílica e fazer uma opção pelo figurativo”, comenta.

Apaixonado pelo pintor Ticiano, ele confessa que demorou a realizar sua primeira individual pela dificuldade que tem em se desapegar de suas criações. O momento, porém, de maturidade, aliado ao incentivo de amigos, familiares e à uma curadoria profissional, o colocam em posição de  dar este grande passo.

SERVIÇO:
O Quê: Exposição de pinturas de Tor Onsten
Onde: Galeria de Arte Paulo Capelari (Rua Visconde do Rio Branco, 691), 
bairro Rio Branco, 
Porto Alegre-RS
Quando: De 12 a 30 de novembro de 2013, de segunda a sexta, das 09h às 18h30min; sábados das 10h às 13h. Coquetel de abertura dia 12, às 19h.

Quanto: Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.